Movido a energia solar, novo catamarã da Sunreef Yachts promete bateria de 1 mil kWh

Modelo elétrico contará com tecnologia que percorre toda superfície externa do barco para captar a luz do sol

15/04/2024
Foto: Sunreef Yachts / Divulgação

O estaleiro polonês Sunreef Yachts já é conhecido no meio náutico pela produção de embarcações de luxo elétricas, movidas à energia solar. Os modelos ecológicos da marca vão dos 60 aos 100 metros de comprimento — pelo menos até agora. Com a chegada do Explorer Eco 40, o estaleiro apresenta o projeto de sua menor embarcação dentro do segmento — que promete continuar norteando os rumos da Sunreef.

Apesar do tamanho, o novo modelo não perde em tecnologia — muito pelo contrário. A Sunreef quer dar à nova embarcação recursos mais avançados em comparação aos outros premiados barcos da marca, o que estende o leque de possíveis interessados no novo Explorer Eco 40.

Foto: Sunreef Yachts / Divulgação

Como é o novo Explorer Eco 40 da Sunreef Yachts

Como o próprio nome já sugere, o Explorer Eco 40 tem 40 pés, distribuídos em um design de catamarã, que dá à embarcação o benefício de consumir menos energia para a propulsão no mar — e torna a parte elétrica mais eficiente.

Foto: Sunreef Yachts / Divulgação

Falando em eficiência, a ideia é que o modelo seja empurrado por dois motores de 540 kW e duas baterias de 550 kWh, que somam mais de 1 mil kWh de energia, dando à embarcação a possibilidade de passeios bastante duradouros. Com essa potência, será possível levar até 17 pessoas para navegar a uma velocidade de cruzeiro de 10 nós (18,5 km/h), e máxima de 14 nós (26 km/h).


Para a captação da energia do sol, o Explorer Eco 40 será equipado com tecnologia de ponta. A Sunreef conta com uma “pele solar”, que percorrerá cada centímetro da parte externa da superfície da nova embarcação, e cumprirá o papel de captar a luz do sol, gerando, assim, energia limpa.

 

Inclusive, vale ressaltar que, segundo o estaleiro, a Sunreef é a única do setor a incorporar células solares em estruturas de fibra de vidro de grande escala, para geração de energia.

Foto: Sunreef Yachts / Divulgação

Para além da tecnologia, o Explorer Eco 40 esbanja uma vasta área de relaxamento, com acesso direto ao mar e espaço de armazenamento para compressores de mergulho, e-bikes, e-foils, botes à vela e tenders. Na popa, é possível aproveitar o sol em uma piscina e no spa com vista privilegiada para o oceano.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Campeonato de pesca esportiva é atração do Foz Internacional Boat Show

    Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu

    Hidea atracará no Boat Show de Foz com três conhecidos motores de popa

    Público poderá conferir equipamentos a partir de R$ 9,5 mil no estande da marca; salão acontece no Lago de Itaipu, de 28 de novembro a 1º de dezembro

    Torneios de pesca movimentaram cidades lindeiras do Lago de Itaipu

    Dois grandes eventos aconteceram neste final de semana (17), reunindo, ao todo, mais de 300 equipes

    Recém-lançado, pontoon de pesca da Fluvimar atracará no Boat Show de Foz

    Novo barco estará ao lado de outros dois modelos da marca no evento, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu

    Jorge de Souza lança novo livro de histórias curiosas que aconteceram nos mares

    Com 3º volume de coletânea, jornalista fará noite de autógrafos nesta terça (19), em São Paulo