Marina exclusiva para iates de luxo é nova aposta dos sauditas
Batizada de Jaumur, projeto é pensado para a marina de Neom, cidade futurista da Arábia Saudita
Não é novidade que a Arábia Saudita quer, cada vez mais, tornar-se um país atrativo para os turistas. Essa iniciativa, inclusive, tem passado fortemente pelo esporte, com clubes sauditas investindo valores astronômicos em atletas de ponta, como Cristiano Ronaldo e Neymar. Agora, a novidade vem com uma marina de luxo, exclusiva para iates, batizada de Jaumur, na cidade futurista de Neom.
Conheça o La La Land, superiate com dois cinemas, duas adegas e duas piscinas
Comprador misterioso adquire iate histórico dos Estados Unidos por valor de “pechincha”
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Para se ter uma ideia do tamanho de tudo isso, vale ressaltar que a cidade de Neom é um projeto de “cidade do futuro” da Arábia Saudita, que está em andamento desde 2021. Trata-se de uma proposta liderada por Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro e primeiro-ministro do país, junto com Roger Nickells, ex-CEO da BuroHappold.
A Neom será composta por quatro regiões: Sindalah, Trojena, Oxagon e Line, todas com projetos arquitetônicos assinados por Morphosis, Zaha Hadid, Mecanoo, Aedas e UNStudio, que incorporarão à Neom tecnologias de cidades inteligentes e conceitos futuristas de planejamento urbano.
Além das quatro regiões, há uma já estabelecida: o Golfo de Aqaba, na ponta norte do Mar Vermelho, a leste da Península do Sinai e com litoral dividido entre Egito, Israel, Jordânia e Arábia Saudita. Justamente neste último país nascerá a Jaumur, “uma comunidade cosmopolita de marinas”, como define a própria Neom.
Jaumur será uma comunidade residencial exclusiva situada em torno de uma inspiradora marina de superiates. Sendo o maior bairro de luxo ao longo da costa do Golfo de Aqaba, oferecerá a mais de 6 mil residentes os mais elevados padrões de vida– ressalta a Neom
Jaumur será um destino de luxo do mais alto padrão, com a promessa de combinar experiências em terra e no mar, complementando o desenvolvimento regional da Neom. Até 6 mil pessoas poderão residir na Jaumur, que contará com nada menos que 500 apartamentos na marina e cerca de 700 vilas de luxo, com acesso à beira-mar e ancoradouro privado. Dois hotéis ainda oferecerão 350 quartos e suítes luxuosas.
O projeto prevê a marina como o “coração” do empreendimento, e deixará isso muito claro em sua estrutura. Uma espécie de aerofólio de 1,5 km estará acima da marina, proporcionando proteção solar durante todo o ano para as grandiosas embarcações — que, inclusive, deverão ter até 150 metros.
A estrutura terá forma semelhante a uma flecha, que ficará apontada para o deserto. Desafiando a gravidade, o aerofólio formará uma entrada de tirar o fôlego para a marina, como um portal para os maiores iates do mundo.
Outro espaço vai abrigar um centro de pesquisa em alto-mar, com expedições submersíveis para o estudo do litoral saudita. O “calçadão” da marina trará ainda experiências de entretenimento, lazer e cultura, com eventos artísticos e programas de performance durante todo o ano, complementados por lojas exclusivas e opções gastronômicas de classe mundial.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Equipamentos da tradicional marca japonesa prometem manutenção simples, com taxa abaixo de 3%
Dois grandes sucessos da marca atracarão no salão, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu
Espécie não era vista na costa de Washington desde 1970; um dos animais avistados é sobrevivente das capturas
Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar
Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu