Estaleiro anuncia megaiate explorador capaz de navegar no Ártico
Feito sob encomenda, barco foi construído para realizar sonho do proprietário e "ser visto do espaço sideral"


Chegou a hora da gigante holandesa Feadship entrar na “brincadeira” dos iates exploradores! O estaleiro já chega com os dois pés na porta, anunciando o lançamento do Valor, um megaiate de 262 pés (80 metros de comprimento) que promete emissão zero nas primeiras 48 horas de navegação.
Robusto, versátil e delicado: conheça o superiate M, do estaleiro Sanlorenzo
Mais de 100 barcos de origami gigantes tomam conta do Parlamento Europeu
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Por incrível que pareça, esse barco foi construído para um cliente fiel da Feadship, que terá um modelo exclusivo para chamar de seu. Nada modesto, ele tinha uma pequena exigência: que sua encomenda fosse algo que pudesse ser reconhecível do espaço sideral.


Na verdade, ele também tinha outra condição: que a embarcação fosse capaz de transitar pela Passagem Noroeste, via marítima acima do Círculo Polar Ártico. Dito e feito! O barco está equipado com uma faixa de gelo de dois metros acima e abaixo da linha d’água, o suficiente para garantir que o sonho do proprietário possa ser realizado.
Além disso, o megaiate explorador tem geradores de calor que podem reciclar e capturar energia latente (que é a energia térmica envolvida durante uma mudança de estado físico onde não há alteração na temperatura). Essa tecnologia permite que o Valor gerencie as condições extremas do Ártico.
Segundo a marca, o super barco ainda tem um dos sistemas de propulsão para iates “mais ecológicos e eficientes disponíveis atualmente”. O Feadship 715 — como também é chamado — carrega um sistema de propulsão diesel-elétrico alimentado à bateria.
Como complemento, ainda tem um painel solar de alta eficiência montado em seu longo mastro, que extrai energia adicional sem gerar carbono. Além disso, o megaiate explorador é capaz de operar por até dois dias apenas com bateria, que permite uma navegação silenciosa e livre de emissões.


Por falar em energia, o Valor a extrai de quatro geradores ultra eficientes de velocidade variável, conectados a uma rede elétrica CC e a um banco de baterias de íons de lítio refrigerado a água.
Toda essa operação resulta em cinco vezes menos fornecimento de energia elétrica do que o Savannah, primeiro superiate híbrido do mundo, lançado em 2015. Segundo a marca, o barco terá testes utilizando biocombustível de óleo vegetal hidrotratado (HVO), que promete reduzir as emissões de carbono em até 90%.
Tem o seu Valor
As inspirações do proprietário — que é americano, mas não teve a identidade revelada — deste megaiate explorador não poderiam ser mais bélicas: uma mistura de “proa de navio de guerra” e uma versão modernizada de uma fragata de mísseis.
Ver essa foto no Instagram
Logo, o Feadship 715 ganhou deques amplos e acessíveis, com baluartes alargados tanto no “andar” do proprietário quanto no dos hóspedes. O dono também ganhou alguns mimos, como um espaço extra para lounge ao ar livre, uma área de descanso com direito a gramado e um chuveiro para os três cachorros Golden retrievers dele.
Inclusive, por falar em proprietário, ele tem um deque inteirinho para chamar de seu, com uma cabine voltada para a proa e vista para o heliponto, uma jacuzzi privativa, amplo closet privativo e um escritório. Não poderia faltar um skylounge para o dono e seus convidados, com paredes de vidro que unem ambientes interno e externo.


Os convidados certamente terão muito conforto a bordo deste megaiate explorador, que acomoda até 14 hóspedes em seis cabines no convés principal. Não foram revelados detalhes do interior do barco, mas o estaleiro afirma que elas seguem as “linhas limpas e planas” do design exterior.
A estética vintage domina todo o Valor, em um ambiente que remete a meados do século passado. Quem ficou responsável pelo design foi o estúdio britânico Bannenberg & Rowell, que ainda trouxe uma escadaria principal composta por exatas 48.001 peças, que incluem bronze maciço e pedras.
Completo e imponente
Não bastasse o tamanho, design e a emissão zero, esse megaiate explorador entrega ainda mais comodidades do lado de fora. Tem uma piscina de lazer infinita contracorrente, uma segunda jacuzzi para os hóspedes na proa, espaço para refeições ao ar livre na popa e sala de massagem e beleza, além de outros atrativos.


Para quem deseja guardar seu tender (ou barco de apoio), a Feadship construiu um lugar à boreste que estão entre as maiores já feitas pelo estaleiro para um iate desse tamanho. Ainda há brinquedos aquáticos, equipamentos de exercício e de mergulho disponíveis para uso dos hóspedes.
O beach-club conta com portas enormes que se abrem para ampliar o espaço e aumentar a integração entre a parte interna e externa, além de proporcionar “vistas e brisas incríveis”, segundo o estaleiro.
No quesito velocidade, o Valor consegue atingir mais de 15 nós (cerca de 28 kh/h) e 11 nós (20 km/h) em cruzeiro, devido aos dois propulsores. Essa belezinha está programada para ser entregue até agosto e estreará no Monaco Yacht Show deste ano.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Nas águas geladas da Antártica, saga em parceria com a Yanmar passa por contaminação no diesel, cratera vulcânica e mudança de rota
De 3 a 6 de julho, marca apresentará vasto leque de opções em sua loja, dentro do evento
Pesquisadores querem entender detalhes sobre aquíferos de água doce encontrados sob o mar
Símbolos de cansaço também estão no fundo do mar — e a ciência está de olho neles
Embarcação de 15,25 metros de comprimento é tida como a maior do estaleiro. Evento acontece de 3 a 6 de julho