Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2023

Com público de 33 mil pessoas e mais de 200 barcos vendidos, evento foi descrito como um dos mais espetaculares salões náuticos do Brasil

25/04/2024
Foto: Arquivo Revista Náutica

Em 2024, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição. Para comemorar esse momento histórico, a equipe de NÁUTICA vai revisitar o passado novamente para mais uma edição da série Memória Náutica. Hoje, último capítulo da retrospectiva, é dia de relembrar o Rio Boat Show 2023, ano em que o evento náutico vendeu mais de 200 barcos a um público encantado com as novidades exibidas.

Permeado por um gostoso clima de confraternização, o clássico endereço do salão carioca, na Marina da Glória, recebeu mais de 33 mil pessoas entre 29 de abril e 7 de maio, em tempos de reaquecimento da economia no pós-pandemia.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Foi, em síntese, um dos mais espetaculares e bonitos salões náuticos já realizados no país– destaca a edição 385 da Revista Náutica

O que aconteceu no mundo em 2023

Mais de três anos após declarar emergência sanitária internacional provocada pela Covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) suspendeu a classificação em anúncio que representou um sopro de alívio e esperança ao planeta.

 

Sob os holofotes mundiais, o Reino Unido coroou, pela primeira vez em 70 anos, um novo monarca: o rei Charles III. O Brasil se encheu de orgulho dos atletas que disputaram os Jogos Pan-Americanos do Chile. Com recorde de medalhas, várias modalidades se classificaram para as Olimpíadas de 2024, incluindo a vela.

 

Nas salas de cinema, Barbie e Oppenheimer disputaram forças. Os filmes, na lista dos mais aguardados do ano, lançaram no mesmo dia e geraram uma série de memes nas redes por conta da ‘competição’ — incluindo o termo ‘Barbieheimer’, cereja do bolo da disputa. Povoando a cabeça dos brasileiros, a música “Voando pro Pará”, da cantora Joelma, fez com que “tacacá” se tornasse a comida mais pesquisada do ano.


Como foi o Rio Boat Show 2023

Com a presença de celebridades como Regina Casé, Rodrigo Minotouro e outros apaixonados por barcos, o charmoso evento mostrou, em terra e nas águas, o que há de mais moderno no universo náutico. Unindo ambos os elementos, os estandes flutuantes mantiveram a tradição e encantaram o público.

 

Pela segunda vez, a ação Minha Primeira Velejada, em parceria com a escola CL Velas, levou, de forma gratuita, os visitantes para uma experiência completa a bordo de veleiros, ao passo que o catamarã VivereXTreme, ideal para festas e eventos, proporcionou momentos únicos nos espaços distribuídos em seus 60 pés.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Apaixonados por carros de luxo que percorreram os terrenos do Boat Show tiveram a oportunidade de conferir, em primeira mão, a estrela da linha 2023 da Lexus: o NX 350h F-Sport. Presença garantida em mais um ano, a Porsche Stuttgart arrancou suspiros de admiração com o elétrico Taycan e o híbrido Macan.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Na penúltima noite de evento, o aguardado Desfile de Barcos roubou a cena e transformou a Baía de Guanabara em uma passarela colorida e iluminada, que fez com que as 14 embarcações exibidas brilhassem ainda mais. Quem não esteve presente pôde acompanhar toda a emoção diretamente do Canal Náutica, no Youtube.

Apaixonados por barcos e celebridades aproveitaram o Boat Show para conhecer de perto os mais cobiçados barcos do momento– relata a edição 385 da Revista Náutica

Foto: Arquivo Revista Náutica

Destaques do Rio Boat Show 2023

Pelo segundo ano consecutivo, o iate Inace 90 Explora, do estaleiro brasileiro Inace Yachts, foi o maior barco do salão carioca. Com cinco suítes e área social de 450 m², o gigante chamou a atenção e agradou a quem buscava amplos espaços.

 

Com status de iate, o Sedna 78 Aluminium brilhou na Marina da Glória. O modelo, apresentado no evento náutico, possui 23,30 metros e posto de comando único no flybridge, além da possibilidade de personalização dos interiores — que abrigam duas suítes e dois camarotes.

Foto: Revista Náutica

Novidade da Azimut no Rio, a Atlantis 51 uniu o melhor do estilo esportivo com o conceito open. A prioridade do modelo são os passeios diurnos, muito bem aproveitados graças aos numerosos espaços ao ar livre e destinados a banho de sol.

Foto: Revista Náutica

Quem também apareceu sobre as águas cariocas pela primeira vez foi a New Schaefer 375, lancha hard top que apresenta não um, mas três motores de popa, cada um com 300 hp. Versátil, também oferece a opção com dois motores centro-rabeta, de 320 hp cada.

O Rio Boat Show 2023 também ficou marcado por boas novidades, como o anúncio da Sessa sobre a aquisição de 100% das ações da Sessa Marine International. Das lanchas expostas, o destaque vai para a Sessa C36, de DNA italiano, mas com novo design que favorece a entrada de iluminação natural. Já a NX Boats mostrou, orgulhosa, a NX 50 Fly Invictus, primeiro barco com fly do estaleiro.

 

Descrito pela Revista Náutica como “sonho de consumo de quem deseja um catamarã a vela”, o Excess 11, de 38 pés, mirou na esportividade e vendeu, de 2019 a 2023, mais de 400 unidades. Além da proa com amplas redes, conta com duas rodas de leme na popa, que permitem ao velejador a sensação genuína de navegar.

Foto: Revista Náutica

Se o assunto é emoção no mar, a Quadricenter não decepcionou e exibiu aos visitantes sua nova linha de quadriciclos e jets — este último dividido em opções para aventuras náuticas e pesca esportiva.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Confira mais fotos do Rio Boat Show 2023

Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica

Rio Boat Show 2024

Evento náutico mais charmoso do Brasil, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. As águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recebem o evento entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Por lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico com barcos na água e test-drive de embarcações.

O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estarão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.

 

O público da 25ª edição do evento terá ainda atrações diversas, como palestras, desfile de moda e o tradicional Desfile de Barcos — em que os modelos de destaque do evento navegam pela Baía de Guanabara, junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.

Anote aí!

RIO BOAT SHOW 2024
Quando: De 28 de abril a 5 de maio;
Horário: De segunda a sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h;
Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória);
Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: rioboatshow.com.br.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    E-combustíveis para o setor marítimo podem gerar 4 milhões de empregos, diz pesquisa

    Estudo foi encomendado pelo Fórum Marítimo Global e indica que as vagas serão abertas até 2050

    Futurista e feita de titânio: conheça a lancha de 55 pés que parece uma nave espacial

    Com estilo contemporâneo, será a primeira embarcação lançada pelo estaleiro Mirrari, dos Emirados Árabes Unidos

    Litoral de São Paulo e do Rio pode ter ondas de até 3 metros neste sábado (18)

    Alerta da Marinha do Brasil vale para as cidades de Santos e Campos dos Goytacazes; confira dicas de segurança em caso de ressaca marítima

    Projeto na Croácia quer criar cinco vilas ecológicas de luxo à beira mar com direito a barcos elétricos

    Ideia da eD-TEC visa redefinir o conceito de vida de luxo, oferecendo energia solar às moradias durante os 365 dias do ano

    Criança de 11 anos encontra fóssil de ictiossauro pré-histórico, o maior réptil marinho que já existiu

    Com a companhia do pai e pesquisadores, garota ajudou a desvendar a vida marinha de 200 milhões de anos atrás