Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2022

Após dois anos sem acontecer, evento atracou na Cidade Maravilhosa recheado de atrações e surpreendeu com crescimento de 15%

23/04/2024
Foto: Arquivo Revista Náutica

Em 2024, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição. Para comemorar esse momento histórico, a equipe de NÁUTICA vai revisitar o passado novamente para mais uma edição da série Memória Náutica. Hoje é dia de relembrar o Rio Boat Show 2022, ano em que o evento voltou a abrilhantar a Cidade Maravilhosa após um hiato de dois anos provocado pela pandemia de Covid-19.

Realizado entre 3 e 10 de abril, na Marina da Glória, o maior salão náutico outdoor da América Latina provou ter deixado saudades. Fervilhando de gente, o Boat Show ofereceu uma vasta gama de atrações para toda a família e demonstrou sua força mais uma vez: mesmo após tempos difíceis, gerou excelentes resultados e cresceu 15% em relação à edição anterior, de 2019.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Além de movimentar o mercado náutico, o Rio Boat Show consolidou-se também como um hub de oportunidades e geração de negócio para além do setor, que propicia o encontro de grandes marcas com um público seleto– aponta a edição 380 da Revista Náutica

O que acontecia no mundo em 2022

Depois dos anos de pandemia, o mundo aos poucos retornava ao normal. Além do Boat Show, grandes festivais de música e eventos de alto calibre voltaram a animar o público, como é o caso do Rock in Rio — que recebeu artistas como Guns n’ Roses, Iron Maiden, Post Malone e Djavan.

 

O Oscar, que de praxe alvoroça as redes sociais, gerou ainda mais barulho devido ao tapa que o ator Will Smith deu no rosto de Chris Rock. A briga aconteceu após o humorista fazer uma piada com o visual da esposa do colega, Jada Smith.


No universo dos virais, outra situação que ganhou destaque foi a separação da cantora Shakira e do jogador de futebol Gerard Piqué. Por falar no esporte, a Argentina fez bonito e levou para casa a Taça da Copa do Mundo do Catar, acabando com o jejum de 36 anos.

 

Em contrapartida às lágrimas de alegria dos ‘hermanos’, o Brasil chorou a morte de Pelé, um dos maiores ícones do futebol. Em 2022, o mundo ainda se despediu de outros grandes nomes, como Rainha Elizabeth II, Jô Soares, Gal Costa, Erasmo Carlos, Elza Soares e Éder Jofre.

Como foi o Rio Boat Show 2019

Com uma média de 22 barcos vendidos por dia — totalizando 174 — e R$ 253 milhões movimentados em negócios, o evento náutico mostrou a que veio.

 

Mantendo os disputados test-drives e estandes flutuantes nas águas da Marina da Glória, o Rio Boat Show 2022 apresentou inúmeros lançamentos, bem como motores, equipamentos e acessórios para todos os tipos de necessidade.

 

Amantes do mercado de luxo tiveram a oportunidade de conhecer de perto dois dos mais admirados carros esportivos do mundo, apresentados pela Stuttgart Porsche: o 911 Carrera e o Taycan Cross Turismo, novidade na época.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Dentro do salão, uma área de 700 m² foi destinada, em parceria com o Ministério do Turismo, a mostrar tudo o que o turismo náutico tem a oferecer. No estande da Torpedo Marine, o sorteio de um inflável Mini T, modelo de entrada com 3,30 metros, animou os visitantes.

Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica

No campo das comunicações, a nova Revista Náutica embalou quem não perde a chance de ficar por dentro dos principais assuntos do meio. No Canal Náutica do Youtube, nosso time garantiu a cobertura do Rio Boat Show em mais de 30 horas de conteúdo, com transmissões ao vivo diretamente do salão.

 

Sobre as águas, as atrações encantaram o público. Em parceria com a CL Vela, a ação Minha Primeira Velejada levou mais de 500 pessoas à uma experiência náutica completa e gratuita. Projetado para festas e eventos, o catamarã VivereXtreme chamou a atenção ao oferecer, em meio à bela paisagem, um serviço de bar exclusivo com drinques especiais.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Pela primeira vez na história, um navio da Sea Shepherd atracou na costa brasileira, e não foi qualquer um. Trata-se do Ocean Warrior, embarcação de patrulha e pesquisa, parte da frota internacional de defesa da conservação marinha contra a atividade baleeira e de pesca ilegal.

Foto: Arquivo Revista Náutica

O clássico Desfile de Barcos, em sua quinta edição, encerrou o Boat Show de forma apoteótica, tal qual o Desfile das Campeãs que embala o famoso Carnaval carioca: ao som da bateria da escola de samba Beija-Flor, 15 embarcações, de 15 estaleiros, transformaram a Baía de Guanabara em uma espécie de sambódromo náutico, colorido e envolvente.

Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica

Com criatividade e variedade de atividades, o Rio Boat Show 2022 caiu no gosto do carioca e virou um programão, com atrações para toda a família– destacou a edição 380 da Revista Náutica

Destaques do Rio Boat Show 2022

O maior barco do evento náutico atracou em águas cariocas após navegar todo o caminho a partir do Ceará, onde foi fabricado. Com 90 pés, o Inace 90 Explora encantou com a área útil de 400 m², que abriga, entre outros espaços, cinco suítes, flybridge com jacuzzi e beach club.

Foto: Revista Náutica

Lançamento de sucesso, a Schaefer 450 foi apresentada como uma 45 pés de padrão internacional, com soluções presentes nos maiores modelos da marca. Já a Schaefer 770 roubou a cena pela divisão de ambientes: a suíte master ocupa sozinha o segundo piso inferior da lancha, enquanto outras três suítes se acomodam nos 23,56 metros do barco. A cereja do bolo são as duas varandas laterais, de 7 metros cada.

Foto: Revista Náutica

Reconhecida pelo alto padrão, a Azimut levou um dos maiores barcos produzidos no Brasil ao Rio Boat Show: o Azimut 27 Metri, de 88,5 pés. Pela primeira vez exposto no país, o modelo conta com cinco suítes, lounge na proa e espaço gourmet na popa.

 

Quem procurou por veleiros na 23ª edição do evento náutico, saiu feliz. Um dos destaques foi o Oceanis 51.1, da Aloha Náutica — distribuidora da Beneteau. Com 15,94 metros, o modelo pode vir com até cinco camarotes e é apontado como ideal para quem deseja fazer boat office. Já o Jeanneau Sun Odyssey 440 agradou com o deck walk around, expressão usada para caracterizar o espaço em que todos os ambientes se situam à mesma altura, sem degraus, garantindo conforto e praticidade.

Foto: Rogério Pallata

Para os apaixonados por esportes, a Ventura V220 Surf, feita em parceria com o campeão de wakeboard Marcelo Giardi — o Marreco — se mostrou uma ótima pedida. Agora, se a ideia é ter um barco que permite reunir até 18 pessoas em um fim de semana, e encarar a pesca no oceano em outro, a Victory 398 provou ser uma boa aposta.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Garantindo a diversidade de embarcações, o Rio Boat Show 2022 também exibiu o Torpedo T700, inflável de 6,8 metros que se destaca pela alta qualidade, e o Solara 30, pontoon de 9,39 metros, capaz de acomodar 24 pessoas a bordo e se transformar em um ambiente de festa na água.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Confira mais fotos do Rio Boat Show 2022

Foto: Arquivo Revista Náutica
default
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica

Rio Boat Show 2024

Evento náutico mais charmoso do Brasil, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. As águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recebem o evento entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Por lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico com barcos na água e test-drive de embarcações.

O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estarão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.

 

O público da 25ª edição do evento terá ainda atrações diversas, como palestras, desfile de moda e o tradicional Desfile de Barcos — em que os modelos de destaque do evento navegam pela Baía de Guanabara, junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.

Anote aí!

RIO BOAT SHOW 2024
Quando: De 28 de abril a 5 de maio;
Horário: De segunda a sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h;
Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória);
Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: rioboatshow.com.br.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Teste Solara 380 Bowrider: lancha encanta com amplos espaços e boa navegabilidade

    Muito agradável para uso externo, a nova embarcação tem aberturas laterais na popa, solário triplo e cockpit espaçoso

    Novo jet elétrico do Batman traz ficção à vida real em embarcação de luxo limitada

    Batizado de Maverick GT Stormy Knight, 27 unidades do jet serão comercializadas pela própria Wayne Enterprises

    Na Espanha, praia de areia preta já abrigou espiões da Guerra Fria e hoje é point de turistas

    Playa de Puerto Naos contrasta escuridão da areia com azul do mar e simpáticos prédios coloridos, além de ostentar o selo Bandeira Azul

    Dupla brasileira disputará volta ao mundo de veleiro na Globe 40

    Desafio chega à segunda edição como o mais forte em duplas dentro da modalidade

    Na popa de superiate, Bugatti atrai olhares durante GP Mônaco de Fórmula 1

    Pelo 2º ano, influenciador içou carro de luxo para dentro de embarcação -- dessa vez, uma 170 pés