Operação Verão: Marinha do Brasil já inspecionou quase 30 mil embarcações em um mês

Realizada desde 15 de dezembro, a atividade envolve mais de 5 mil militares pelo litoral do Brasil

22/01/2024
Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

Com pouco mais de um mês, cerca de 27 mil embarcações foram inspecionadas pela Marinha do Brasil por conta da Operação Verão 2024, que procura intensificar a segurança do transporte aquaviário durante a temporada de verão — onde aumenta significativamente o número de barcos no litoral.

No total, pouco mais de 1.110 embarcações foram notificadas durante a atividade, com 114 apreendidas. Desde a primeira edição, realizada em 2021, mais de 300 mil barcos sofreram vistorias, com 2023 possuindo menos apreensões nos últimos três anos. Confira a tabela abaixo.

Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

Mais de 5 mil militares participam desde o dia 15 de dezembro de 2023 da operação, com cooperação de todas as Capitanias, Delegacias e Agências da MB. Hidrovias interiores, rios, lagos, lagoas, canais, enseadas e áreas marítimas abrigadas estão na área de abrangência da Operação Verão 2024.

Temporada de alta

Com a chegada das férias — e consequentemente do verão — , aumenta a preocupação da Marinha sobre a segurança das navegações e a prevenção da poluição ambiental por embarcações. Por este motivo, justamente essas pautas são reforçadas durante a atividade.

Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

Além disso, a Operação Verão 2024 também orienta os tripulantes sobre aspectos importantes, como as regras de navegação. Assim, para instruir melhor o público náutico, a Marinha trabalha em duas frentes: palestras educativas e inspeções navais — todas conduzidas por Agentes de Autoridade Marítima.

 

As palestras acontecem em marinas, colônias de pescadores e clubes náuticos, onde são destacadas a importância do aplicativo NAVSEG. Disponível tanto para sistemas Android quanto iPhone (iOS), a ferramenta já foi utilizada por 8 mil condutores, segunda a Agência da Marinha.

Pelo app, é possível informar o plano de viagem da embarcação — aviso de saída — , sem a necessidade do envio de papéis. Assim, permite o monitoramento da embarcação, facilitando o serviço de resgate caso seja necessário. O aplicativo ainda fornece diversas outras informações sobre a navegação.

Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

Já nas inspeções, são verificadas pontos como a habilitação do condutor, material de salvatagem — medidas para resgate após um desastre — e lotação da embarcação. Inclusive, o aplicativo NAVSEG também está incluso nesta dinâmica, já que os condutores são orientados sobre a utilização da plataforma.

 

Iniciada no dia 15 de dezembro de 2023, a Operação Verão 2024 termina em 29 de fevereiro. Porém, vale ressaltar que em alguns Distritos Navais, esta atividade também ocorre em outras datas durante o ano, por conta de cada particularidade de cada local.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Eletrodomésticos de luxo da Elettromec estarão no Rio Boat Show 2024

    Ao todo, sete produtos da marca serão expostos no evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Siga Empreendimentos exibe churrasqueiras e acessórios no Rio Boat Show 2024

    Visitantes poderão conferir produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti

    Fabianne Domingos expõe decorações e enxovais para barcos no Rio Boat Show 2024

    Especialista em projetos personalizados para o mercado náutico também decorou oito barcos expostos no salão carioca

    Especialistas do setor de combustíveis comandam palestra no NÁUTICA Talks

    Pâmela Barreto e Jean Leone conduzem papo sobre o diesel Verana e a gasolina Podium na série de palestras que acontecem no Rio Boat Show 2024

    Almirante Carlos Roberto detalha novos barcos da Marinha no NÁUTICA Talks

    Principais projetos estratégicos em andamento, construções do navio polar e de nova fragata serão destrinchadas durante o Rio Boat Show 2024