Brasileiro de Hobie Cat

Por: Redação -
06/11/2014

A dupla Bernard Arndt e Diogo Zabeu, de Ilha Bela, São Paulo, conquistou, nesta quarta-feira (5), o título do Campeonato Brasileiro da Classe Hobie Cat 16 (Brascat), disputado desde o último domingo (2), Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em Maria Farinha, litoral norte de Pernambuco. Os velejadores paulistas mantiveram o favoritismo do primeiro dia, quando terminaram na liderança, e confirmaram a boa fase nas quatro últimas regatas do Nacional – um primeiro, um segundo, um terceiro e um quarto.

Ao todo, oito regatas foram realizadas no Brascat 2014. Com os descartes (exclusão dos dois piores resultados nas oito regatas) a dupla Bernard e Diogo finalizou a competição com 11 pontos. A segunda colocação geral ficou com o campeão brasileiro do ano passado, também de Ilha Bela, José Roberto de Jesus e Otávio Cardoso, que somaram 17 pontos. André Montenegro e Isabelle Crispim, do Iate Clube da Paraíba, completaram o pódio ficando com a medalha de bronze.

A pernambucana radicada em São Paulo, Geisa Lira, que velejou com Felipe Frey, ficou na quarta colocação geral. O outro pernambucano na disputa, Guilherme Araújo, que correu com a gaúcha Karoline Bauermann, subiu da 16ª posição, no primeiro dia, para a 11ª colocação final. Nas quatro regatas realizadas nesta quarta, o pernambucano terminou 10º, 14º, 15º e sétimo.

“O nível técnico do Brasileiro de Hobie Cat 16 foi muito elevado. O campeão realmente era o mais experiente e correu muito bem nos dois dias, manteve uma constância. Ao contrário do primeiro dia, nesta quarta, o vento estava de médio para bom”, resumiu Edival Júnior, da Comissão de Regata do Brasileiro.

O paraibano Diogo Monteiro, do Iate Clube da Paraíba, também confirmou o favoritismo e sagrou-se campeão do Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 14. O atual hepta campeão, Fábio Espinar, também da Paraíba, ficou com o segundo lugar, seguido do catarinense Adam Mayerle.

A partir de agora, todas as atenções estarão voltadas para o Sul-Americano de Hobie Cat 16, que começa nesta sexta-feira (7). Trinta barcos disputarão a competição continental que classificará os últimos três países para os Jogos Pan-Americanos, que em 2015 será realizado na cidade de Toronto, no Canadá. Até o momento estão garantidos nos Jogos o Canadá, Estados Unidos, Guatemala e Porto Rico. “O Brasil tem tudo para conseguir uma das vagas. Além de estar em casa, tem bons velejadores na disputa”, comentou Edival Júnior.

Fotos: Marcos Mendez/SailSatation

 

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    Intermarine 80

    Por: Redação -

    O estaleiro paulista Intermarine lançou, na noite de ontem em São Paulo, seu mais novo barco, um iate de 80 pés desenhado pelo estúdio norte-americano Luiz de Basto Designs. A Intermarine 80 vai integrar a linha Yacht, com modelos acima de 24 metros, do estaleiro fundado em 1973. Este é o segundo iate da Intermarine que já tem uma 95 pés em produção no estaleiro.

    A nova Intermarine 80 é o primeiro lançamento após o retorno de uma lancha Offshore, a 48 pés apresentada durante o São Paulo Boat Show no mês de setembro.

    Roberta Ramalho, à frente da Intermarine desde o mês de maio deste ano, apresentou o novo barco aos convidados presentes no coquetel. Com 24,35 metros de comprimento total, a nova Intermarine é um iate com amplas áreas externas e internas, além de alto desempenho para seu porte e belo design. A lancha possui estilo moderno que marca a linha da Intermarine.

    A praça de popa foi concebida para o uso tropical e oferece muito espaço. Já a plataforma de popa, com 2,5 metros de comprimento, permite içar um bote ou jet com facilidade e ainda serve como uma praia particular a bordo. O espaço gourmet com pia, churrasqueira e espaço para preparo de alimentos é convenientemente localizado nessa área, com a proteção solar de um toldo elétrico embutido no teto da praça de popa.

    O flybridge foi criado para oferecer o máximo de espaço e é oferecido em duas versões de layout. As duas opções contam com amplos e confortáveis sofás, além de um bar com duas banquetas, espreguiçadeiras, solário e posto de comando. Em uma das versões a área de sofás é ainda maior. Já na outra, opcional, um dos sofás é substituído por uma banheira de hidromassagem e um solário.

    Na cabine o salão é divido entre sala de estar, sala de jantar, cozinha e posto de comando. A porta do salão, com quatro folhas, possui ampla abertura e permite uma excelente integração com a praça de popa. O ambiente também tem duas opções de layout, com ou sem cozinha. É possível ainda criar outro layout diferente dos oferecidos como padrão em conjunto com os departamentos de design e engenharia do estaleiro.

    No deque inferior encontram-se as quatro suítes. A máster, localizada à meia-nau, ocupa toda a largura da embarcação. Possui cama king-size, amplas janelas com vista para o mar, escrivaninha, sofá, banheiro e closet.

    Segundo o estaleiro, mesmo sendo uma embarcação de grande porte, a Intermarine 80 possui excelente desempenho. Equipada com dois motores MAN 1550, atinge 35 nós de velocidade máxima e 30 nós de cruzeiro. Para garantir conforto, a Intermarine 80 possui um sistema de estabilização por aletas, que reduz drasticamente o balanço do barco tanto ancorado como em movimento – que é um diferencial em relação a outros sistemas de estabilização. O casco com V profundo corta perfeitamente as ondas e permite uma navegação segura mesmo em condições severas de mar.

    Veja as fotos do coquetel de lançamento da Intermarine 80:

     

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      Abre e fecha

      Por: Redação -

      Bem diferente do que existe por aí, inclusive no design, a Oronero 38 é uma lancha híbrida (tem um motor diesel e outro elétrico), concebida pelo projetista Alex Pirard para o estaleiro italiano Perini Navi.

      Mas seu detalhe mais marcante é o de ser uma lancha “conversível”, à maneira de alguns carros esportivos. Ou seja, sua capota, que é rígida, pode ser totalmente abaixada – e automaticamente embutida – num compartimento na popa. Como é que não pensaram nisso antes?

       

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        Azimut 42

        Por: Redação -
        05/11/2014

        Foi só para uma sessão fotográfica, mas pode-se dizer que a Azimut 42, primeiro modelo de 42 pés fabricado pela filial brasileira da Azimut Yachts, estreou em águas nacionais durante o fim de semana. Após lançamento ao público, com exposição no pavilhão durante o São Paulo Boat Show em setembro, a Azimut 42 navegou nas águas que banham a cidade catarinense de Balneário Camboriú. A lancha navegou durante o último final de semana entre as praias Central e de Taquaras, no litoral norte de Santa Catarina, para produção fotográfica.

        “Trata-se de um novíssimo modelo da Coleção Flybridge, unicamente fabricado no Brasil, que reúne as inovações da marca Azimut Yachts na composição dos espaços exteriores e interiores em uma embarcação de quase 13 metros. Atende às necessidades dos brasileiros desde os iniciantes no mundo náutico até os mais experientes que desejam ter uma lancha mais acessível e de alta qualidade”, explica o diretor comercial da Azimut Yachts do Brasil Francesco Caputo.

        Junto com os modelos de 43, 48, 60 e 70 pés, a Azimut 42 passa a fazer parte da coleção de barcos produzida no estaleiro da Azimut Yachts do Brasil, filial italiana do Grupo Azimut-Benetti – maior fabricante de iates a motor de luxo do mundo.

        Com quase 13 metros de comprimento, a lancha apresenta o alto padrão e o requinte característicos da Azimut Yachts em uma combinação de espaços externos e internos. De longe parece compacto, mas ao conhecê-lo por dentro é possível notar a divisão harmônica dos ambientes.

        As janelas grandes e curvas – aspectos marcantes do design exterior assinado por Stefano Righini – garantem a luminosidade natural e a ampla visão e contato com o exterior. O charmoso “fly” além de possuir um segundo posto de comando, foi planejado para se adaptar a diversas situações.

        O salão, além do posto de comando principal, conta com sofá em “L” (que pode ser transformado em uma cama adicional), móvel para apoiar uma TV de até 32 polegadas, armários e acesso à sala de máquinas.

        Há ainda mesa para 6 pessoas para agradáveis refeições a bordo que é removível e facilmente dobrável – pode também ser utilizada na praça de popa (lado externo da embarcação). A cozinha, em um nível inferior, está equipada com pia em inox, cooktop, micro-ondas, geladeira e armários. Ela também faz a ligação entre a área íntima e social da lancha que tem acabamento refinado.

        No pavimento inferior estão 2 cabines espaçosas e 2 banheiros, sendo a suíte do proprietário e o quarto de hóspedes. Os materiais e a decoração seguem o bom padrão e estilo Azimut Yachts.

        Fotos: Alberto Sodré/Azimut Yachts  – Informações: assessoria de imprensa

         

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          42 metros

          Por: Redação -

          A Sanlorenzo Yachts, estaleiro italiano de grandes lanchas, anunciou, durante o boat show de Fort Lauderdale, a venda da segunda unidade de seu iate de 138 pés lançado no começo de 2014. O 460 EXP é um iate projetado especialmente para longas travessias com equipamentos e comodidades próprios para longos períodos a bordo.

          Construído em aço e alumínio, o iate tem duas opções de motorização: dois motores de 1319 hp ou dois de 1360 hp cada. O tanque de combustível tem capacidade para 50.000 litros de diesel. E o tanque de água tem capacidade para 8.000 litros. O iate tem autonomia de até 4.000 milhas náuticas em velocidade de cruzeiro de 11 nós, o 460 EXP ainda pode alcançar 15 nós em velocidade máxima.

          O espaço interno é um dos principais atrativos deste iate que pode acomodar até 10 convidados e sete tripulantes, além de muitos brinquedos náuticos.

          Imagens: Divulgação

           

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            25 dias depois…

            Por: Redação -

            A etapa mais equilibrada da história da Volvo Ocean Race teve o Abu Dhabi Ocean Racing como vencedor. A equipe árabe cruzou a linha de chegada na tarde desta quarta-feira (5), após 25 dias de regata, entre Alicante, na Espanha, e a Cidade do Cabo, na África do Sul. O resultado foi apertado, já que o segundo colocado, o chinês Dongfeng, apareceu 12 minutos depois. Na reta final, árabes e chineses protagonizaram um verdadeiro ‘pega’ nas águas africanas. “Estou muito contente pela vitória! Não esperava. Nossa equipe velejou super bem e merecemos o resultado”, explicou o inglês Ian Walker, comandante do Abu Dhabi. “As últimas duas horas foram extenuantes. Mas não podemos esquecer dos últimos dias com a pressão do Dongfeng. Tenho que parabenizar o Charles Caudrelier – comandante do barco chinês – e sua equipe pela regata. Eles não podem ser subestimados”.

            O resultado marca a redenção do Abu Dhabi. Em 2011-12, na mesma etapa, os árabes perderam o mastro e foram obrigados a abandonar a perna. Dessa vez, a estratégia de Ian Walker foi mais conservadora, sem deixar o pelotão da frente durante quase todo o percurso. A batalha com os chineses começou após as Ilhas Canárias, antes da Linha do Equador. Com a passagem pelos Doldruns – zona de calmaria, o prognóstico começou a se definir com dois grupos. Foi aí que o Mapfre, do brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca perdeu terreno. Vice-campeão da etapa, o Dongfeng teve dois problemas estruturais no barco e acabou perdendo mais de seis horas para reparos.

            Mas, apesar de o Abu Dhabi e o Dongfeng terem liderado a maior parte dos 12 mil quilômetros da primeira perna, todas as outras equipes sentiram o gostinho de estar em primeiro lugar por horas.

            O próximo barco a completar a primeira etapa deve ser o Team Brunel. Os holandeses são esperados na Cidade do Cabo no início da noite desta quarta-feira. Pelo monitoramento da Volvo Ocean Race, o quarto a chegar será o Team Vestas Wind, da Dinamarca. A previsão indica que os escandinavos irão cruzar a linha na manhã desta quinta-feira (6). O Team Alvimedica é esperado no período da noite. Já o espanhol Mapfre e o sueco Team SCA só devem aparecer na sexta-feira (7).

            O som das vuvuzelas e do público prometem animar todos os velejadores que ainda vão chegar na África do Sul. Eles sofreram com a variação de temperatura – no começo mais quente e depois o frio do sul, e o racionamento de comida a bordo.

            Fotos: Charlie Shoemaker/Volvo Ocean Race

             

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              Prestige 620

              Por: Redação -

              A Prestige 620, lancha que fez bastante sucesso no Rio Boat Show 2014, ganhou uma nova versão para a temporada 2015, agora a lancha tem um hard top no flybridge que proporciona mais proteção do sol, deixando o espaço ainda mais confortável. O novo hard top do fly, construído em fibra de vidro e carbono, tem teto solar com abertura elétrica.

              A primeira Prestige 620 com o novo hard top estreou no boat show de Fort Lauderdale, que terminou na última segunda-feira, e a equipe da Yacht Center Group, representante brasileira do estaleiro, esteve no evento para acompanhar as novidades da linha Prestige.

              Fotos: Yacht Center Group/Divulgação

               

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                AM Voyage 55

                Por: Redação -

                Totalmente inspirado nos Aston Martin, os célebres esportivos usados por James Bond, o AM Voyage 55 é um barco-conceito, ou seja, fruto apenas de imaginação do projetista brasileiro radicado nos Estados Unidos Luiz de Basto, um apaixonado também por automóveis, e responsável pelo novo iate Intermarine.

                Do desenho das janelas às luzes traseiras, passando pelo para-brisas, tudo lembra uma versão náutica do famoso carro do agente 007. Mas não deve passar disso. Trata-se apenas de uma homenagem e ele não deverá ser produzido. Uma pena.

                Imagem: Divulgação

                 

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                  Brasileiro de Hobie Cat

                  Por: Redação -

                  A dupla Bernard Arndt e Diogo Zabeu, de São Paulo, terminou o primeiro dia de regatas do Campeonato Brasileiro da Classe Hobie Cat 16 (Brascat), que está sendo realizado na sub-sede do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em Maria Farinha, Litoral Norte de Pernambuco, na primeira colocação geral. Após as quatro regatas realizadas nesta terça-feira (4), os velejadores paulistas somaram nove pontos – dois primeiros, um terceiro e um quarto lugar.

                  Como o primeiro dia reservado para o Brascat – a última segunda-feira (3) – não houve regata por conta da falta de vento, a Comissão de Regata estabeleceu que a competição será realiza em até oito regatas. Com isso, as quatro últimas serão realizadas nesta quarta-feira (5), quando também será conhecido o campeão nacional da classe Hobie Cat 16 (HC 16).

                  A segunda colocação geral da HC 16 é ocupada pelos paraibanos André Montenegro e Isabelle Crispim, do Iate Clube da Paraíba, que estão com dez pontos (um primeiro, um segundo, um terceiro e um quarto) um a mais que os líderes. O paulista Felipe Frey e a pernambucana Geisa Lira, ambos inscritos por São Paulo, estão na terceira posição com 15 pontos (um primeiro, um terceiro, um quinto e um sexto).

                  “As regatas foram bem disputadas. O vento estava de médio para fraco. No entanto, com apenas quatro provas realizadas, ainda é cedo para arriscar quem será o campeão. O primeiro colocado tem grandes chances, mas outros favoritos também podem surpreender nesta quarta-feira (5)”, comentou Edival Júnior, da Comissão de Regata do Brascat.

                  O atual campeão brasileiro, José Roberto de Jesus, de São Paulo, que neste Brasileiro corre com Otávio Cardoso, terminou o dia na quinta posição com 26 pontos (um segundo, um quarto, um sétimo e um 13º). A dupla cearense Daniel Nottinghan e Mequitas Queiroz, que em julho deste ano conquistou o título do Campeonato Nordeste da Classe HC 16, realizado na praia de Maria Farinha, está na sexta posição geral e também na briga pelo título.

                  Uma surpresa do dia foi a colocação do pernambucano Guilherme Araújo, que está formando dupla com Karoline Bauermann, do Rio Grande do Sul. Depois de terminar as três primeiras regatas distante dos dez primeiros colocados – 22º, 16º e 17º – eles chegaram em segundo na última regata do dia. Com esses resultados, a dupla ocupa 16ª posição geral com 57 pontos.

                  Vale lembrar que os resultados das regatas contam pontos no ranking classificatório para o Sul-Americano da classe, que será disputado após o Brascat (de 7 a 9 de novembro), novamente em Maria Farinha. As 20 duplas brasileiras mais bem ranqueadas na classe Hobie Cat 16 estarão garantidas no Sul-Americano, juntamente com as duplas estrangeiras, femininas e de jovens.

                  A competição será de extrema importância para a flotilha de HC 16 do Brasil, isso porque o Sulcat classificará os últimos três países para os Jogos Pan-Americanos, que em 2015 será realizado na cidade de Toronto, no Canadá. Até o momento estão garantidos nos Jogos o Canadá, EUA, Guatemala e Porto Rico.

                  Fotos: Marcos Méndez/SailStation

                   

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                    Melhores do ano!

                    Por: Redação -
                    04/11/2014

                    Um início de carreira inesquecível, assim pode se resumir esse ciclo de Martine Grael e Kahena Kunze na classe 49er FX. As duas acabam de ser consideradas pela Federação Internacional de Vela, a Isaf, as melhores velejadoras de 2014.

                    O prêmio é um reconhecimento pelos títulos conquistados pela dupla de Niterói. Em 2014, Martine e Kahena reinaram absolutas na classe 49er FX e conquistaram nada menos do que seis títulos. Além do Mundial, as brasileiras também venceram as etapas de Hyères e Mallorca da Copa do Mundo de Vela da Isaf, a Semana Olímpica de Garda Trentino, a Copa Brasil de Vela e a medalha de ouro no Aquece Rio International Sailing Regatta, evento teste para os Jogos Olímpicos, em agosto, no Rio. Além disso, foram vice-campeãs dos campeonatos norte-americano e europeu e ficaram em quarto lugar na etapa de Miami da Copa do Mundo de Vela. A dupla ainda lidera o ranking mundial da classe desde novembro do ano passado.

                    O Isaf Rolex de melhor velejador do ano, criado em 1994, já foi entregue a atletas do Brasil em três oportunidades: Robert Scheidt venceu em 2001 e 2004 e Torben Grael, pai de Martine, foi contemplado em 2009 e continuava inédito entre as mulheres da vela nacional.

                    Com apenas 23 anos, Martine e Kahena quebram mais uma barreira da vela brasileira, elas conquistaram o primeiro título mundial da classe feminina e são agora contempladas com o prêmio de melhores velejadoras do ano.

                    Entre os homens o título de melhor velejador do ano ficou com o australiano James Spithill, capitão da equipe Oracle Team USA que conquistou a última edição da America’s Cup.

                    “Este prêmio é o reconhecimento por um ano maravilhoso. Estamos muito felizes e é realmente difícil para mim encontrar as palavras para expressar nossos sentimentos”, declarou Martine Grael durante a cerimônia de entrega em Palma de Mallorca. “Estamos muito felizes. Fazer parte desta cerimônia, estando cercadas por todas essas pessoas, já seria bom o suficiente para nós nesta noite. Este prêmio significa muito, e nós não conseguimos parar de sorrir”, completou Kahena.

                    Na foto as meninas posam ao lado de James Spithill.

                    Foto: Kurt Arrigo/Rolex

                     

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                      24 horas para a chegada

                      Por: Redação -

                      As próximas 24 horas serão agitadas para as tripulações que disputam a Volvo Ocean Race 2014-15. O tempo estimado de chegada a Cidade do Cabo indica que o Abu Dhabi, por enquanto líder da primeira etapa, deve cruzar a linha de chegada no porto sul-africano no início da noite desta quarta-feira (5). Por isso, a equipe árabe não quer saber de descanso. Todo mundo está trabalhando sem dormir até ganhar a perna.

                      “Nosso comandante Ian Walker não dorme. Seus olhos estão vermelhos e ele fica nervoso a cada diminuição de velocidade do barco”, disse Matt Knighton, repórter a bordo do Abu Dhabi.

                      O Abu Dhabi foi o time que por mais tempo liderou a etapa. Desde a passagem por Cabo Verde, a tripulação de Ian Walker poucas vezes perdeu a ponta. Atrás tentando as últimas cartadas estão Dongfeng Race Team e Team Brunel, da China e Holanda, respectivamente.

                      A flotilha da Volvo Ocean Race mostra ainda o Team Vestas Wind (4º), Team Alvimedica (5º), Mapfre (6º) e Team SCA (7º).

                      “Perdemos um pouco de contato com os barcos da frente. Na última madrugada ficamos mais de quatro horas parados. Pela manhã, o vento entrou e a gente começou a andar. Esperamos chegar em quatro dias na África do Sul”, disse André ‘Bochecha’ Fonseca, brasileiro do Mapfre da Espanha. “Estamos sim frustrados por não ter encontrado um bom caminho para fazer avanços contra os nossos adversários”.

                      Lembrando que a pontuação da Volvo Ocean Race mudou em relação à última edição. O vencedor leva um ponto, o segundo dois e assim por diante. O campeão será o barco que somar menos pontos no final do evento.

                      Foto: Matt Knighton/Abu Dhabi

                       

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                        10 Mandamentos

                        Por: Redação -

                        A segurança no mar é um dos temas mais discutidos entre os amantes da vida no mar. A bordo de um veleiro ou lancha, não importa, é necessário tomar cuidados essenciais para evitar acidentes, não prejudicar a natureza e deixar o passeio ainda mais prazeroso.

                        E uma das funções da Marinha do Brasil é cuidar da segurança de todos os navegadores, sejam eles profissionais ou amadores. Isso significa que não importa o tamanho do barco ou para que ele está sendo usado, passear ou trabalhar, a Marinha é quem dita as regras e cuida para que elas sejam cumpridas. Segundo a própria Marinha é a violação de normas e regulamentos de segurança a maior causa de acidentes entre os navegadores amadores, por isso, a instituição divulga, a cada temporada, regras básicas para que os passeios deixem apenas boas recordações.

                        E neste ano a instituição reforça as regras básicas para uma navegação segura com uma lista que contém os “10 mandamentos de segurança” para um passeio sem surpresas.

                        1 – Mantenha a manutenção da embarcação sempre em dia, principalmente se o barco ficou muito tempo parado.

                        2 – É preciso ter a bordo o material de salvatagem prescrito nas normas da autoridade marítima de acordo com a classificação da embarcação.

                        3 – Respeite o número máximo de pessoas permitido em seu barco e sempre tenha a bordo coletes salva-vidas para todos os ocupantes.

                        4 – Tenha sempre extintores de incêndio em bom estado de conservação e dentro da validade.

                        5 – Ao sair, informe o seu plano de navegação ao iate clube, marina ou condomínio.

                        6 – Respeite os limites de navegação impostos por sua habilitação, conduzindo a embarcação com prudência e em velocidade compatível com a região.

                        7 – Se beber, passe o timão para alguém habilitado na categoria adequada.

                        8 – Mantenha distância adequada (200 metros) das praias e dos banhistas.

                        9 – Respeite a vida, seja solidário, preste socorro.

                        10 – Não polua o mar.

                         

                        Foto: Shutterstock

                         

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                          Brasileiro de Hobie Cat

                          Por: Redação -

                          A falta de vento adiou o início do Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16 e 14 (Brascat) para hoje. A competição, que reúne diversos talentos da vela brasileira, será realizada no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, na sub-sede em Maria Farinha. Ao todo, até nove regatas, dependendo das condições do vento, serão realizadas até a próxima quarta-feira (5).

                          Vale lembrar que os resultados das regatas contam pontos no ranking classificatório para o Sul-Americano da classe, que será disputado após o Brascat (de 6 a 9 de novembro), novamente em Maria Farinha.

                          Trinta e quatro barcos disputam o Brasileiro de Hobie Cat 16. Atual campeão, José Roberto de Jesus, que no Brascat de HC 16 de 2013, em Ilha Bela/SP, conquistou o título nacional com o proeiro Anderson Brandão, também de Ilha Bela, tentará o bicampeonato com outro proeiro – Otávio Peixinho (SP). O destaque regional fica com a dupla cearense Daniel Nottinghan e Mequitas Queiroz, que em julho deste ano conquistou o título do Campeonato Nordeste da Classe HC 16, realizado na praia de Maria Farinha. Os paulistas Marcos Ferrari e Caroline Sylvestre também estão na disputa.

                          Pernambuco tem um bom histórico no cenário nacional de Hobie Cat. No ano passado, por exemplo, o pernambucano Claudio Cardoso, que formou dupla com seu sobrinho Rafael Monteiro, ficou em quinto lugar no ranking geral. Este ano, porém, a dupla não disputará o torneio. O único representante de Pernambuco será Guilherme Araújo, que formará dupla com Karoline Bauermann, do Rio Grande do Sul.

                          Foto: Divulgação

                           

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                            Jet Elétrico

                            Por: Redação -

                            Na corrida pela produção de veículos cada vez mais “limpos”, você sabia que – quem diria? – já chegou a vez dos jets?

                            A empresa americana Dimora apresentou em meados de 2011 o Eco Watercraft, um jet com motor 100% elétrico que além de preservar a natureza não agride os ouvidos, já que é absolutamente silencioso.

                            Para garantir a autonomia, painéis solares na parte dianteira ajudam a recarregar as baterias. Resta saber se ele tem a agilidade de um jet de verdade ou apenas navega feito um trawler.

                            O projeto ainda não está em produção e ainda não há data para um provável lançamento.

                            Imagem: Divulgação

                             

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                              Fora de série

                              Por: Redação -

                              A Continental Super 100, de estonteantes 100 pés de comprimento, segue a cartilha dos barcos feitos para curtir o sol no mar. Ele já deveria estar construído, mas pouco ainda se sabe do lançamento pelo estaleiro CNM.

                              Da popa à proa tem único e grande espaço aberto, quase sem interrupção alguma – sem contar duas varandas que se abrem no costado, aumentando assim sua área de convés para cerca de 180 m². A cabine e outro espetáculo à parte, mas isso nem vem ao caso, em se tratando de um das maiores lanchas abertas (e põe aberta nisso!) já construídas.

                               

                              Fotos: Divulgação

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                                Expectativa

                                Por: Redação -
                                03/11/2014

                                As campeãs mundiais de vela na classe 49erFX Martine Grael e Kahena Kunze já estão em Palma de Mallorca, na Espanha, onde participam nesta terça-feira (4/11) da cerimônia promovida pela Federação Internacional de Vela (Isaf) para premiar os destaques da modalidade na temporada. As brasileiras concorrem ao prêmio de melhores velejadoras do mundo em 2014 com a kitesurfista inglesa Steph Bridge e a windsurfista francesa Charline Picon.

                                A expectativa para o resultado é grande, mas não tira a tranquilidade das velejadoras brasileiras. Aos 23 anos Martine e Kahena vivem um momento mágico na carreira e já são apontadas por muitos como grande esperança de medalha para o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

                                “Claro que ficaremos felizes se o prêmio vier, mas só o fato de estar concorrendo entre os finalistas com grandes nomes do nosso esporte já é uma honra para a gente e nos deixa muito felizes. Esse reconhecimento do nosso trabalho é muito gratificante”, destaca Kahena Kunze.

                                Em 2014, Martine e Kahena reinaram absolutas na classe 49erFX e conquistaram nada menos do que seis títulos. Além do Mundial, as brasileiras também venceram as etapas de Hyères e Mallorca da Copa do Mundo de Vela da Isaf, a Semana Olímpica de Garda Trentino, a Copa Brasil de Vela e a medalha de ouro no Aquece Rio International Sailing Regatta, evento teste para os Jogos Olímpicos, em agosto, no Rio. Além disso, foram vice-campeãs dos campeonatos norte-americano e europeu e ficaram em quarto lugar na etapa de Miami da Copa do Mundo de Vela.

                                A dupla lidera o ranking mundial da classe desde novembro do ano passado. Mas para Martine Grael, mais do que pensar em prêmios, o momento é de curtir a grande fase.

                                “Queremos mesmo é aproveitar e curtir a cerimônia. O prêmio é bem-vindo, mas para a gente estar participando desse evento já é uma conquista. Estamos torcendo muito, mas a sensação é de dever cumprido independentemente do resultado final”, disse Martine, filha do também velejador Torben Grael, que em 2009 levou o prêmio na categoria masculina.

                                O prêmio Isaf Rolex de melhor velejador do ano, criado em 1994, já foi entregue a atletas do Brasil em três oportunidades: Robert Scheidt venceu em 2001 e 2004 e Torben Grael, pai de Martine, foi contemplado em 2009. Neste ano, o vencedor será escolhido por meio de votação dos membros e autoridades nacionais da Isaf, e o prêmio será um troféu e um relógio Rolex.

                                Foto: Divulgação

                                 

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                                  Benetti Veloce 140

                                  Por: Redação -

                                  O iate Benetti Veloce 140′ é o primeiro modelo da série Fast Displacement. O modelo, semi-customizado, tem 47 metros e casco D2P, projetado pelo departamento do Grupo Azimut | Benetti de Pesquisa & Desenvolvimento. Esse casco dá a escolha de uma velocidade de cruzeiro de 12 nós com baixo consumo de combustível ou a velocidade máxima de mais de 20 nós com total conforto.

                                  O iate foi o maior destaque da Benetti no boat show de Fort Lauderdale que termna hoje nos Estados Unidos. Com proprietário brasileiro o barco tem grande terraço que cobre mais de 77 metros quadrados. A embarcação tem cinco camarotes, uma para o proprietário do iate, duas duplas e duas para os hóspedes, com camas individuais. As quatro cabines da tripulação, para os oito tripulantes, estão na extremidade da proa.

                                  O salão náutico de Fort Lauderdale foi o palco de estreia do novo iate que ainda não havia sido apresentado ao público.

                                  Veja as imagens do Veloce 140 chegando ao boat show de Fort Lauderdale:

                                   

                                  Foto: Divulgação

                                   

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                                    Brasileiro de Hobie Cat

                                    Por: Redação -

                                    Começou hoje (3) o Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16 e 14 (Brascat). A competição, que promete reunir diversos talentos da vela brasileira, acontece até o dia 5, no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, na sub-sede em Maria Farinha. Ao todo, até nove regatas serão realizadas, sendo até três por dia.

                                    Vale lembrar que os resultados das regatas contam pontos no ranking classificatório para o Sul-Americano da classe, que será disputado após o Brascat (de 6 a 9 de novembro), novamente em Maria Farinha.

                                    A expectativa da organização é que 35 barcos disputem o Brasileiro de Hobie Cat 16. Atual campeão, José Roberto de Jesus, que no Brascat de HC 16 de 2013, em Ilha Bela/SP, conquistou o título nacional com o proeiro Anderson Brandão, também de Ilha Bela, tentará o bicampeonato com outro proeiro – Otávio Peixinho (SP). O destaque regional fica com a dupla cearense Daniel Nottinghan e Mequitas Queiroz, que em julho deste ano conquistou o título do Campeonato Nordeste da Classe HC 16, realizado na praia de Maria Farinha.

                                    Pernambuco tem um bom histórico no cenário nacional de Hobie Cat. No ano passado, por exemplo, o pernambucano Claudio Cardoso, que formou dupla com seu sobrinho Rafael Monteiro, ficou em quinto lugar no ranking geral. Este ano, porém, a dupla não disputará o torneio. O único representante de Pernambuco será Guilherme Araújo, que formará dupla com Karoline Bauermann, do Rio Grande do Sul.

                                    A previsão da organização é que 15 velejadores disputem o Brascat de HC 14. Nesta classe, o domínio é quase que total dos atletas do Iate Clube da Paraíba (ICPB). No Norcat de HC 14, os três primeiros colocados pertenciam ao ICPB – Fábio Espinar (campeão), João Octávio Costa (vice) e Diego de O Monteiro (terceiro lugar).

                                    A maior expectativa é para a classe HC 16, isso porque os 20 melhores no Ranking nacional estarão classificados para o torneio continental, que acontecerá entre os dias 6 e 9 de novembro, em Maria Farinha.

                                    A organização espera que as regatas tenham 30 barcos – os 20 melhores do Brasil e o restante duplas estrangeiras, femininas e de jovens. A competição será de extrema importância para a flotilha de HC 16 do Brasil, já que o Sulcat classificará os últimos três países para os Jogos Pan-Americanos, que em 2015 será realizado na cidade de Toronto, no Canadá. Até o momento estão garantidos nos Jogos o Canadá, Estados Unidos, Guatemala e Porto Rico.

                                    Foto: Divulgação

                                     

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                                      Mundial de Motonáutica

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                                      O brasileiro Lebos Chaguri, o mais famoso piloto de motonáutica de nossas águas, está em mais um desafio em sua carreira: o Campeonato Mundial de Motonáutica, na Colômbia. A desafio começa hoje e percorrerá, ao todo, nada menos que 1025 km pelo famoso Rio Magdalena. O piloto recebeu o convite Ministério dos Esportes da Colômbia para participar da disputada competição que segue até o dia 8.

                                      O Mundial de Motonáutica será disputado em 7 pernas. Cada perna é disputada em um ponto do rio e oferece condições diversas (e adversas) de navegação. Lebos compete ao lado de um co-piloto da região, que será seu navegador.

                                      Ao todo, 30 embarcações comandadas por pilotos de 13 países diferentes disputam o torneio. Cada detalhe desta emocionante disputa será contada pelo próprio Lebos Chaguri que, a partir de agora, passa a integrar a seleta equipe de colunistas do portal de NÁUTICA.

                                      Fotos: Divulgação

                                       

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                                        Nem mais um problema no barco Dongfeng Race Team tirou os chineses da busca pela liderança da primeira etapa da Volvo Ocean Race 2014-15. Os asiáticos continuam poucas milhas atrás do líder Abu Dhabi, após uma recuperação impressionante na aproximação à África do Sul. Na tarde deste domingo (2), a equipe chinesa teve um problema no sistema de uma das velas, que se danificou seriamente. Outras partes do veleiro quebraram, inclusive um equipamento de transmissão via satélite. Não houve feridos, mas os danos vão impedir uma série de manobras para o time de Charles Caudrelier.

                                        Mark Turner, dirigente da OC Sports, empresa que gerencia a campanha do Dongfeng, falou sobre o problema. “Mesmo com a quebra, o frio e a umidade a bordo, nossos velejadores conseguiram voltar à caça ao Abu Dhabi e já recuperaram os quilômetros perdidos”. Todo o processo durou cerca de meia hora e os chineses do Dongfeng perderam mais de cinco quilômetros.

                                        Na mesma etapa, só que dia atrás, o Dongfeng chegou a perder a liderança quando teve que reparar o leme, que se chocou com algum objetivo no Oceano Atlântico.

                                        Os primeiros colocados na última atualização, Abu Dhabi, Dongfeng e Team Brunel, estão próximos de cruzar a linha de chegada na Cidade do Cabo, na África do Sul. Faltam menos de 1.500 quilômetros para acabar a primeira perna, que começou em Alicante, na Espanha. A previsão de chegada, de acordo com as condições de vento, varia entre quarta (5) e quinta (6).

                                        A flotilha da Volvo Ocean Race tem ainda Team Vestas Wind, Team Alvimedica, Mapfre e Team SCA, nessa ordem.

                                        Fotos: Yann Riou/Dongfeng

                                         

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                                          Circuito Rio

                                          Por: Redação -

                                          Com quatro classes na raia, S40, ORC, IRC e Rgs o 45º Circuito Rio terminou neste domingo com a vitória do Pajero, de Eduardo Souza Ramos, na classe S40. O veleiro Carioca 25, de Roberto Martins, ficou com a segunda colocação e os gaúchos do Crioula, de Samuel Albrecht, com a terceira colocação.

                                          Na ORC o veleiro Energisa/Magia V, de Torben Grael, foi o grande campeão da raia. Já na IRC o Rudá de Mario Martinez foi o melhor colocado. O veleiro Dorf, comandado por Roberto Schnarndorf, foi o campeão da RGS Geral.

                                          O Circuito Rio teve a participação de 45 barcos das classes ORC, IRC, BRA RGS e Soto 40.

                                          Foto: Divulgação/Mitsubishi

                                           

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                                            Nova Riva

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                                            02/11/2014

                                            A bela Riva 122 Mythos é uma da maiores e mais belas lanchas expostas no salão náutico de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. Com 120 pés (37 metros), a lancha tem três opções de arranjo interno (3, 4 ou 5 camarotes) e uma bela cor prateada no costado.

                                            O iate tem casco de alumínio e motores com 3510 hp.

                                            Fotos: Divulgação

                                             

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                                              5 motores

                                              Por: Redação -

                                              O estaleiro americano Midnight Express, especializado em lanchas de center console, está exibindo uma lancha com motorização bastante diferente, são 5 motores de popa Mercury 300 Verado. Além de impressionar pela quantidade de motores, o estaleiro pintou os motores com a mesma cor do casco e colocou a lancha, de 43 pés, em uma plataforma suspensa no píer.

                                              Além deste modelo de 43 pés e 5 motores, o estaleiro está expondo outras lanchas, duas delas com 4 motores de popa.

                                              O salão náutico de Fort Lauderdale termina amanhã nos Estados Unidos.

                                              Foto: Midnight Express/Divulgação

                                               

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                                                Azimut 84 Fly

                                                Por: Redação -
                                                01/11/2014

                                                Mais uma vez o estaleiro italiano Azimut Yachts se empenha em agradar a um mercado que não o europeu ao lançar um modelo totalmente adaptado ao mercado norte-americano. Aqui no Brasil o estaleiro acaba de lançar a Azimut 43 e nos Estados Unidos a novidade é a Azimut 84 Flybridge.

                                                O iate teve o flybridge e o convés principal redesenhados ao gosto dos consumidores norte-americanos. O modelo foi desenhado por Stefano Righini e interior projetado por Achille Salvagni Architetti. A motorização são dois Caterpillar de 1725 hp cada que levam este iate a 24 nós de velocidade máxima.

                                                Fotos: Divulgação

                                                 

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                                                  Marcelo Puscar, atual diretor de Marítimo Lazer para a Volvo Penta América do Sul, acaba de ser anunciado como o novo Diretor de Marketing da gestão executiva para a Volvo Penta região Américas. Segundo a Volvo Penta, nesta posição,”Marcelo será responsável pela gestão e implementação de um plano estratégico de marketing que constrói, promove e comunica a marca, produtos e serviços da Volvo Penta. Um dos focos principais é posicionar a Volvo Penta Américas como a principal forncedora de soluções de energia na indústria de motores industriais e marítimos”.

                                                  Marcelo, durante a gestão atual como diretor de Marítimo Lazer para a Volvo Penta América do Sul, inplementou, com sucesso, planos de vendas e desenvolveu estratégias de marketing para o negócio marítimo da América do Sul que resultou na exposição de marca positiva e ganhos de participação no mercado.

                                                  Marcelo Puscar tem 15 anos de experiência de trabalho em marketing, vendas e cargo de gestão dentro da indústria do Marítimo e Automotivo.

                                                  Foto: Divulgação

                                                   

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                                                    31/10/2014

                                                    O estaleiro italiano Sanlorenzo está apresentando, pela primeira vez, seu novo iate de 112 pés ao público americano no salão náutico de Fort Lauderdale. O iate, que já tem seis unidades vendidas pelo mundo, é um tri-deque que faz parte de uma nova linha da Sanlorenzo.

                                                    Idealizado para longas travessias e muitos dias a bordo, o SD 112 tem acomodações para 10 pessoas em cinco camarotes fechados. Um dos destaques deste modelo é uma varanda que se abre para fora do casco a partir do salão principal.

                                                    O modelo está equipado com dois motores de 1450 hp cada e pode alcançar 17 nós em velocidade máxima.

                                                    Fotos: Divulgação

                                                     

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                                                      Tiago Quevedo, do clube Veleiros do Sul, ficou em quinto lugar no Campeonato Mundial da classe Optimist que terminou nesta quinta-feira em San Isidro, na Argentina. O gaúcho encerrou sua participação com um oitavo lugar na última regata realizada na tarde no Rio da Prata. O Brasil também ficou com a sexta colocação com o paulista Gustavo Abdulklech na flotilha ouro, que teve a participação de 69 velejadores. O título do mundial foi do suíço Nicolas Rolaz e na categoria feminina foi da espanhola Aina Colom, que terminou em quarto lugar na classificação geral.

                                                      “Tinha confiança que conseguiria chegar no final da competição entre os cinco melhores do mundo”, disse Tiago, de 13 anos, atual campeão brasileiro da classe Optimist. A equipe do Brasil contou no total com cinco velejadores no Mundial, que na fase final foi dividido em três flotilhas com 70 barcos cada uma: ouro, prata e bronze. Gabriel Lopes, velejador do Veleiros do Sul campeão sul-americano de 2013 foi o oitavo na flotilha prata. Os demais resultados dos brasileiros foram: Tiago Monteiro em 18º na prata, e Clara Penteado, 21º na bronze.

                                                      Foto: Matias Capizzano / Informações: assessoria de imprensa

                                                       

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                                                        Em mais uma ação social, dia 6 de novembro próximo a Regatta Casa abre as portas em prol da Tucca — Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer — revertendo à instituição o imposto incidente sobre as vendas de seus objetos de decoração.

                                                        Formada por médicos, pais e representantes da sociedade civil, a Tucca já assistiu, desde 1998, mais de 2 mil pacientes, mantendo de forma ininterrupta sua missão de elevar a taxa de cura e melhorar a qualidade de vida de jovens carentes diagnosticados com a doença.

                                                        Nesse dia, a loja fica aberta excepcionalmente até às 20h30.

                                                        Foto: Divulgação / Informações: assessoria de imprensa

                                                         

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                                                          Único brasileiro a bordo de um veleiro na Volta ao Mundo, André ‘Bochecha’ Fonseca está em sua terceira participação no evento. Nessa temporada, o catarinense integra o Mapfre, barco de bandeira espanhola na Volvo Ocean Race. As sete equipes que disputam a prova estão atravessando o Oceano Atlântico na primeira perna, entre Alicante, na Espanha, e a Cidade do Cabo, na África do Sul. Num momento mais tranquilo, o velejador falou um pouco sobre sua carreira.

                                                          “A Volvo Ocean Race é uma grande experiência e quem disputa a regata guarda recordações para a vida toda. Meu sonho é ganhar a regata”, disse Bochecha. “A natureza me encanta. Sol, céu e mar. Foi a natureza que me trouxe pra vela”.

                                                          Na última atualização – 14h30 desta sexta-feira (31), o barco de Bochecha ocupava a sexta posição.

                                                          Veja a entrevista de Bochecha filmada no meio do Oceano Atlântico:

                                                           

                                                          Foto: Divulgação

                                                           

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                                                            A curiosa lancha que você vê aqui, com certeza, jamais será produzida – é fruto apenas da imaginação dos projetistas da Audi alemã, que nem barcos produz.

                                                            Mas é uma pena, porque a ideia é pra lá de original: um par de jets encaixam-se nas laterais do casco, gerando um curioso trimarã, que pode ser movido, também, pelos propulsores dos próprios jets ou simplesmente guardá-los em duas garagens tão inéditas quanto a própria ideia da Audi de inventar algo com a sua marca para uso na água.

                                                            Quem sabe, um dia, eles não mudem de ideia?

                                                            Foto: Divulgação / Texto: revista NÁUTICA

                                                             

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