SailGP, a Fórmula 1 da vela, terá etapa no Rio de Janeiro em 2025

Equipe brasileira será liderada por Martine Grael, a 1ª mulher a estabelecer o feito na liga; etapa acontece entre 3 e 4 de maio

02/09/2024
Foto: Instagram @sailgp / Reprodução

Não é só nas pistas que as altas velocidades atraem entusiastas do mundo todo. Nos mares, essa missão fica a cargo da SailGP, competição conhecida como a ‘Fórmula 1 da vela’. Para a alegria dos brasileiros que apreciam a junção entre mar e velocidade, veio aí uma boa notícia: o campeonato global terá uma etapa no Brasil em 2025, nas águas da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, de 3 a 4 de maio.

Batizada de Enel Rio Sail Grand Prix, a etapa no Brasil será a 6ª do calendário da temporada 2024/25 — a maior da liga até hoje, com eventos em cinco continentes. O cenário, já privilegiado pelas vistas para o Pão de Açúcar e o icônico Cristo Redentor, ganhou ares ainda mais especiais com o anúncio de que a bicampeã olímpica Martine Grael estará no comando da equipe brasileira, a Mubadala Brazil SailGP.

 


Martine será nada menos que a primeira mulher a pilotar na liga. Para ela, esse é “um novo capítulo na competição que reúne os melhores do mundo, ao mesmo tempo em que o Rio de Janeiro lança sua primeira etapa”. A velejadora ainda destacou que “não poderia haver um momento melhor para nossa equipe”.

Estou muito honrada de ter recebido esse convite para liderar o Time do Brasil no SailGP. É um projeto novo e desafiante– ressaltou Martine Grael

No SailGP, a brasileira que soma duas medalhas de ouro olímpicas (conquistadas nos Jogos do Rio 2016 e Tóquio 2020) comandará um catamarã F50, modelo ultrarrápido e tecnologicamente avançado, capaz de atingir velocidades superiores a 50 nós (aproximadamente 93 km/h).

Foto: André Luiz Mello/AGIF / Divulgação

Para inaugurar os trabalhos, Martine terá sua primeira experiência a bordo de um F50 neste mês, em um campo de treinamento para equipes selecionadas nas Bermudas. Além dos feitos em Olimpíadas, a velejadora acumula experiências em regatas oceânicas com a equipe AkzoNobel na Volvo Ocean Race 2017-18 — ou seja, uma bagagem de peso para estrear na SailGP.

Ser palco da etapa inaugural da Sail GP, que chega pela primeira vez à América do Sul, reforça a vocação internacional do Rio de Janeiro para atrair grandes eventos– Eduardo Paes, prefeito do Rio

Como funciona a SailGP

A SailGP é uma liga global de vela de alto desempenho, lançada em 2018. Além do Brasil, a competição reúne equipes da Nova Zelândia, Espanha, Austrália, França, Dinamarca, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Alemanha e Suíça para competirem em regatas realizadas ao redor do mundo todo.

 

O campeonato é caracterizado pelo uso de catamarãs idênticos para todas as equipes, os chamados F50, capazes de ultrapassar os 50 nós de velocidade (aproximadamente 93 km/h).

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por SailGP (@sailgp)

 

A ideia é que as corridas sejam curtas, mas carregadas de emoção. Geralmente, as etapas são realizadas perto da costa, para que o público possa acompanhar de perto.

 

Ao longo da temporada, disputada em etapas em diferentes países, as equipes buscam acumular pontos para chegar à grande final.


Como a SailGP chegou ao Brasil

A etapa da SailGP no Brasil — a Enel Rio Sail Grand Prix — se deu quando a Mubadala Capital (divisão de gestão de ativos da Mubadala Investment Company) anunciou seu investimento para comprar uma equipe de vela que representaria o Brasil na competição.

 

Batizada de Mubadala SailGP, a equipe liderada por Martine Grael terá as empresas Mubadala e IMM — empresa brasileira especializada em esportes e entretenimento — trabalhando em parceria para gerenciar e operar o time.

Alan Adler, CEO da IMM, e Martine Grael. Foto: @ma_sarmento / Divulgação

A IMM é liderada por Alan Adler, ex-velejador olímpico e campeão mundial. A empresa já é conhecida por organizar grandes eventos no Brasil, como o torneio de tênis Rio Open, o Cirque Du Soleil e a São Paulo Fashion Week. Além disso, Alan Adler também é o CEO da Brazil Motor Sports, empresa que organiza o Grande Prêmio de Fórmula 1, em São Paulo.

Estamos muito felizes em anunciar o Rio de Janeiro como palco de uma das etapas do SailGP. Sempre foi nosso sonho poder ter a equipe brasileira participando de uma etapa próxima dos fãs, apaixonados por esporte em alto nível– Alan Adler, CEO da IMM

Com a chegada da etapa no Rio, o Brasil se tornará o primeiro país sul-americano a ingressar na SailGP. ”A equipe brasileira da Mubadala SailGP inspirará e se conectará com nossa comunidade, promovendo o esporte e seus valores em toda a América do Sul”, destacou Adler.

A escolha do Rio de Janeiro para sediar a etapa inaugural desta importante competição, coroa um novo tempo que o estado vive, sendo visto pelo mundo todo como cartão postal do esporte nacional, vocacionado e preparado para receber grandes eventos– Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro

Foto: Instagram @sailgp / Reprodução

O Rio Sail Grand Prix também é apresentado pela Enel, e tem a TIM como parceira oficial de conectividade, promovendo tecnologia 5G para a comunicação durante a competição.

Confira as datas das próximas etapas:

  • Dubai, Emirados Árabes Unidos, entre 23 e 24 de novembro;
  • Auckland, Nova Zelândia, entre 18 e 19 de janeiro;
  • Sydney, Austrália, entre 8 e 9 de fevereiro;
  • Los Angeles, Estados Unidos, entre 15 e 16 de março;
  • San Francisco, Estados Unidos, entre 22 e 23 de março;
  • Rio de Janeiro, Brasil, entre 3 e 4 de maio;
  • Nova York, Estados Unidos, entre 7 e 8 de junho;
  • Great Britain, Reino Unido, entre 19 e 20 de julho;
  • Alemanha, entre 16 e 17 de agosto;
  • Taranto, Itália, entre 6 e 7 de setembro;
  • Genebra, Suíça, entre 20 e 21 de setembro;
  • Andalucía, Espanha, entre 4 e 5 de outubro;
  • Oriente Médio, entre 7 e 8 de novembro;
  • Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, entre 29 e 30 de novembro.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Baleias de papinho? Esse é novo palpite para sons misteriosos no Oceano Antártico

    Registrados ao longo de 40 anos, pesquisadores acreditam que "grasnados" são de baleias-minke

    Especial Digital do Boat Show de Foz já está disponível no app NÁUTICA!

    Saiba como acessar o guia com as todas as informações do evento náutico que acontece nas águas doces do Lago de Itaipu

    ESG será pauta do Instituto Orizzonte durante o Boat Show de Foz

    Organização promete ações de educação ambiental, gestão de resíduos e compensação de carbono no salão náutico

    Foi dada a largada! Expedição de jets parte rumo ao Boat Show de Foz

    Com 150 motos aquáticas, travessia percorrerá quase 850 km entre ida e volta pelo rio Paraná

    Mercury equipará embarcações de alto desempenho no Boat Show de Foz

    Em parceria com a Mega Bass e a revenda Sport Náutica, marca equipará barcos com motores superpotentes; visitantes poderão testar