Semana de Vela de Angra dos Reis volta ao calendário após 11 anos
Começaram nesta quinta-feira, dia 8, as regatas da Semana de Vela de Angra dos Reis, evento que volta ao calendário após 11 anos.
A competição, que tem parceria com a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO, vai até o domingo, dia 11, e será disputada nas classes ORC, Bico de Proa e será o Campeonato Brasileiros nas classes BRA-RGS e BRA-RGS Clássicos. Ao todo são 41 barcos na disputa.
Grandes nomes da vela nacional
A competição volta com presença de grandes nomes da vela nacional. O barco King, da classe ORC, virá com Jorge Zarif, quarto lugar na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016 na classe Finn e com participação nos Jogos de Tóquio.
“Velejei uma vez aqui em Angra, com 9 anos, no Neptunus Express e uma Ilha de Caras, em 2018. Vai ser um grande desafio, com os dois melhores e mais modernos barcos do Brasil”, disse Zarif.
A equipe terá também Juninho de Jesus, membro da Seleção Brasileira da SSL Gold Cup, principal competição por equipes da Vela Oceânica mundial.
“Esse barco era da Mitsubishi e eu já velejei muitos anos nele. Com essa tripulação, eu velejei apenas uma vez, quando o antigo proprietário vendeu o barco e eles me chamaram para fazer uma clínica, para explicar como funcionava o barco. Já fiz uma campanha de TP52, em 2018, junto com o Jorge Zarif”, apontou Juninho, que vem da disputa da Copa del Rey, na Espanha, e o Mundial de Snipe.
O King irá desafiar na classe os dois barcos mais modernos do país, o Crioula 52 — campeão da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, em julho –, e o Phoenix — vice-campeão no evento no litoral norte de São Paulo.
A equipe gaúcha do Crioula terá presença de Samuel Albrecht, atleta olímpico da Nacra 17, enquanto que o Phoenix terá o comando de Eduardo Souza Ramos — atleta olímpico da década de 80, porta-bandeira do Brasil nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984 — e a presença de André Fonseca, o Bochecha — com participações em três Olimpíadas (2000, 2004 e 2008) e três regatas Volta ao Fundo, a The Ocean Race.
A equipe terá também Marco Grael, filho de Torben Grael, que participou da Rio-2016 e Tóquio em 2021.
Velejadores de fora também terão destaque
O Campeonato Brasileiro das classes BRA-RGS terá presença de grandes nomes não só da vela brasileira, mas também da Argentina.
O barco Chancegger, da Argentina, será uma das atrações, com o velejador olímpico Martin Billoch na raia que venceu a regata durante os Jogos de Atlanta em 1996.
O barco Bruschetta, atual campeão nacional, e de Ubatuba (SP), vem com Maurício Santa Cruz, pentacampeão mundial, sendo quatro conquistados no próprio veleiro na classe J-24.
Santinha, como é chamado, tem participações olímpicas e dois Ouros Pan-Americanos na Rio-2007 e Guadalajara, México, em 2011.
A Semana de Vela de Angra dos Reis começou nesta quarta-feira, dia 7, com a Abertura Oficial a partir das 19h no Clube Coqueiro, no Colégio Naval, e o Jantar dos Comandantes. As primeiras regatas saíram a partir de quinta-feira, 8, às 12h, com sede no Angra dos Reis Marina Clube.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Com investimento de R$ 100 milhões, o local terá integração com a Baía Afonso Wippel, no complexo Marina Itajaí
Data foi celebrada no Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro; conheça iniciativas da gestão no período
Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, contou sobre o processo na 9ª edição do Congresso Internacional Náutica
Em ano histórico para a marca, estaleiro exibirá cinco lanchas em evento nos Estados Unidos. Veja quais!
Os dois modelos fazem parte linha 2024, têm a mesma potência e pertencem a mesma família, mas são bem diferentes