Enorme submarino de guerra surge em Santos, no litoral de São Paulo

Embarcação da Marinha, o Tikuna - S34 chamou a atenção ao atracar com tripulantes sobre o casco

Por: Redação -
25/06/2024
Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

Um enorme submarino de guerra da Marinha do Brasil chamou a atenção ao atracar no porto de Santos, litoral de São Paulo, no último sábado (22). A embarcação, chamada Tikuna – S34, tem 62 metros de comprimento e 12,5 metros de altura.

Antes de chegar à cidade, o submarino de guerra participou de exercícios militares no mar próximo ao Rio de Janeiro. Ele permanecerá em Santos até quarta-feira (26), dia em que retornará ao Rio, e não ficará aberto a visitação.

Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

Em setembro do ano passado, o Tikuna – S34 fez sucesso com moradores e turistas ao atracar na cidade pela primeira vez em seis anos. Assim como da última vez, os tripulantes chegaram ao local sobre o casco.

Por dentro do submarino de guerra Tikuna – S34

A embarcação é a primeira a receber esse nome na Marinha, que faz homenagem ao povo indígena Tikuna. A estreia dela no mar aconteceu em março de 2005.


De acordo com a Marinha, os submarinos são navios de guerra capazes de alterar o grau de flutuabilidade para efetuar patrulhas e ataques submersos na água. No caso do Tikuna, é possível ficar debaixo d’água ao longo de 24 horas, em uma profundidade de até 300 metros.

Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

Os torpedos emitidos pelo navio têm alcance de 40 quilômetros, o suficiente para destruir um navio de guerra em apenas um disparo. As instalações contam com quatro quartos e dois banheiros, destinados ao uso da tripulação, que pode chegar a 44 pessoas.

 

O submarino de guerra é dividido em cinco compartimentos: torpedos, baterias, comando — que conta com radares, sonares, mapas e outras telas –, manobra e máquinas. A parte de baterias, responsável por fornecer energia ao navio, fica abaixo do piso.

Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Dois em um: novo trimarã promete velocidade de regata oceânica e luxo de iate

    Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1

    Assista: fotógrafo faz registro impressionante de baleia de Bryde respirando na superfície

    Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela

    Inclusão: venezuelano foi de pintor a líder em um dos maiores estaleiros do Brasil

    Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!

    Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, vence Prêmio Nacional de Turismo

    Após votação aberta ao público, empresário garantiu o 1º lugar na categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”

    Superiate é lançado com sistema inspirado nos usados por estaleiros italianos há mais de 80 anos

    A italiana Baglietto atendeu ao pedido do proprietário e desenvolveu um sistema de lançamento da embarcação auxiliar tal qual entre 1940 e 1960