Teste Azov Z260 Open: amor à primeira vista para quem adora lanchas de proa aberta
Equipada com um motor de popa, a embarcação tem linhas elegantes, bom espaço no cockpit e banheiro completo


Imagine-se deitado ao sol, sentindo o vento e o balanço suave da água. Para quem adora lanchas de proa aberta, a Azov Z260 Open é amor à primeira vista. Uma joia náutica desenhada para quem busca prazer ao ar livre, perfeita tanto para novatos quanto para veteranos na navegação.
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Com seus 8,42 metros de comprimento (o equivalente a 27,6 pés) e 2,80 metros de largura, ela não é apenas um barco: é um convite ao prazer da navegação.


O estaleiro Azov Yachts, jovem, mas já cheio de credenciais no mercado, apresenta aqui um dos quatro modelos que vêm ganhando as águas: além da Z260, estão no portfólio as lanchas Z380 Open, Z380C e a Z480 HT. Um estaleiro que sabe falar com quem quer navegar. E a Z260 faz isso com simplicidade, modernidade e eficiência.
Por fora, linhas modernas e limpas. A proa alongada, quase afiada, promove uma navegação suave, cortando as ondas com leveza. E ela cumpre: navegamos com uma Z260 Open na Baía de Guanabara, no Rio, equipada com um motor Mercury de 250 cv, e depois na represa de Ibiúna, em São Paulo, com um Yamaha de mesma potência.


Resultado? Surpresa positiva em ambos os cenários. Aliás, essa lancha foi projetada para rodar com motores de popa entre 250 e 300 cv, sempre com um só propulsor.
Já a plataforma de popa é um show à parte. Apesar de contar com o espaço reservado ao motor e um módulo gourmet completo, a circulação flui sem esforço. Cunhos retráteis são garantias de amarrações seguras, mas sentimos falta de cunhos extras à meia-nau. E atenção aos detalhes: a escada para água tem quatro degraus e pega-mãos no estilo piscina — garantia para quem vem da água.


O espaço gourmet, equipado com pia, geleira e uma charmosa churrasqueira a carvão, é protegido por um refratário de metal sem tampo de acrílico, para evitar acidentes. E se o sol for inclemente, não tem problema: uma tenda pode ser inserida no piso e no T-top para proteger a turma.


No cockpit, a Z260 acomoda até 14 pessoas (embora oito sejam o ideal para conforto máximo). Movimentação sem obstáculos e o convés autodrenante são detalhes que fazem a diferença. Aliás, o tanque de combustível fica centralizado para distribuir bem o peso — mais uma prova de que aqui cada detalhe foi pensado para entregar equilíbrio.


Quer curtir um aperitivo? A mesa de madeira traz quatro porta-copos e fica ao lado de sofás amplos: um em L para quatro pessoas e outro, a bombordo, para mais três. Sob os assentos, há paióis generosos, e um deles acomoda até um cooler.


Na proa, a mágica continua: um sofá em V (quase U) pode ser transformado em um grande solário. O resultado? Uma área de relaxamento perfeita, com direito a porta-copos de inox em cada canto. A proa é acessada pela abertura do para-brisa, sem degrau, mas cuidado: pontas vivas podem arranhar. Nada que o estaleiro não possa corrigir rapidamente.




No posto de comando, o piloto tem visibilidade limpa, e o volante, mesmo não escamoteável, está bem posicionado. O painel revestido em couro evita reflexos e acomoda instrumentos específicos, incluindo um eletrônico de 7 ou 9 polegadas. Há também porta-copos duplos, perfeitos para apoiar o celular e até uma saída USB, porque conforto é também prático.


Sob o console, o banheiro é uma surpresa agradável: completo e bem equipado, oferece vaso sanitário, pia, armário, ducha higiênica e até um espelho, luzes led e ventilação. Tudo para que ninguém precise encurtar o passeio por falta de comodidade.


Seja para dias de sol na costa ou para águas tranquilas no interior, o Azov Z260 Open se apresenta como uma lancha que conquista pelo equilíbrio entre esportividade e conforto. Navegar com ela é como ouvir uma música que faz tudo parecer mais leve. Não precisa pensar muito: experimente uma Z260.
Navegação da Azov Z260 Open
Agora vamos ao que interessa: como ela navega? Com o motor Yamaha de 250 cv, a Azov Z260 entrou em avião com apenas 11,5 nós. Em segundos, a velocidade de cruzeiro bateu 28,3 nós com o motor a 4500 rpm. E, com um toque no trim, alcançamos 36,5 nós a 5280 rpm , sem necessidade de flaps e sem caturro — um feito e tanto para uma lancha desse porte.


Nas curvas fechadas, a lancha impressiona: perdeu só 3 nós e manteve uma estabilidade invejável, quase sem adernar. Tentamos manobras bruscas e desvios rápidos. O volante, firme e confiável, responde com precisão, bem diferente do que se encontra em barcos com centro-rabeta, que costuma ter direção mais solta. E na arrancada? Do zero aos 20 nós em 7,7 segundos — números que fazem jus ao espírito esportivo da Z260.
Com 200 litros de combustível, a autonomia é de 108 milhas — um pouco justa para os mais aventureiros. Talvez um tanque de 50 litros a mais trouxesse mais liberdade. Em compensação, os 100 litros de água doce são um intervalo para quem gosta de estender o passeio, garantindo banhos refrescantes e pia sempre funcional.


E se a ideia é curtir sem complicações, a Azov Z260 Open entrega o pacote completo. Equilíbrio, estabilidade e desempenho surpreendente fazem dela uma escolha perfeita para quem quer explorar águas abertas ou navegar por represas e baías.
Saiba tudo sobre a Azov Z260 Open
Pontos altos
- Excelente desempenho;
- Cockpit espaçoso e bem planejado;
- Banheiro completo e funcional;
Pontos baixos
- Capacidade de combustível limitada;
- Faltam cunhos na meia-nau;
- Ajuste pontual no para-brisa;
Características técnicas
- Comprimento: 8,42 m (27,6 pés);
- Boca máxima: 2,80 m;
- Calado: 0,40 m;
- Ângulo de V na popa: 19 graus;
- Tanque de combustível: 200 litros;
- Tanque de água doce: 100 litros;
- Capacidade: 14 pessoas;
- Motorização: popa;
- Potência: 1 x 250 a 300 hp.


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