Maior navio elétrico do mundo tem energia que equivale a mais de 400 Teslas

12/05/2025

Haja energia! Uma da maiores especialistas do mundo quando o assunto é balsa de catamarã, a Incat anunciou a sua nova menina dos olhos: o colosso China Zorilla — ou Hull 096, para os íntimos — , que, desde já, pode ser considerado o maior navio elétrico do planeta.

O gigantesco barco de 426 pés (130 metros de comprimento) está a serviço da Buquebus, operadora de balsas sul-americana. Logo mais, o Hull 096 estará navegando nas águas do Rio da Prata, para ligar Buenos Aires, na Argentina, a vários locais no Uruguai.

Foto: Instagram @incattas/ Reprodução

Não bastasse ser o maior navio elétrico, o China Zorilla vem para quebrar mais recordes: ter o maior espaço para compras entre todas as balsas do mundo, com 2,3 mil metros quadrados —  o equivalente a um pouco mais de cinco quadras poliesportivas.

Foto: Incat/ Divulgação

Mesmo acostumada a lançar barcos gigantes há mais de 40 anos, a Incat nunca havia aspirado algo tão grande assim, aponta Robert Clifford, o presidente da companhia. O porta-voz não esconde o orgulho do lançamento, que está sendo construído no estaleiro da empresa, na Tasmânia.

O Hull 096 é o projeto mais ambicioso, complexo e importante que já entregamos. Este navio muda o jogo– declarou Robert Clifford

Quando entrar em serviço em águas uruguaia-argentinas, o Hull 096 operará inteiramente com energia 100% elétrica, além de transportar até 2.100 passageiros e 225 veículos pelo Rio da Prata.

O Hull 096 prova que soluções de transporte em larga escala e com baixas emissões não só são possíveis, como já estão prontas– disse Stephen Casey, CEO da Incat

Energia para dar e vender

Nos planos iniciais do estaleiro, o navio deveria ser movido a gás natural liquefeito (também conhecido em sigla como GNL). Entretanto, uma mudança de rumo durante sua construção o fez partir para as baterias elétricas — 250 toneladas delas, para ser mais exato.

Foto: Instagram @incattas/ Reprodução

Ao todo, as baterias do maior navio elétrico do mundo podem armazenar um total de 40 megawatts de energia. Para ter uma noção, tal quantidade equivale a 487 carros elétricos da Tesla, além de ser “quatro vezes maior do que qualquer instalação marítima anterior no mundo”, segundo comunicado da fabricante.

 

Por sua vez, a energia das baterias alimentará um esquadrão de oitos jatos d’água, o que se imagina ser o bastante para impulsionar o barco a 46 km/h. A distância máxima que o Hull 096 pode percorrer com uma única carga é de 185 km (115 milhas) — mais do que o suficiente para o serviço.

Foto: Incat/ Divulgação

Porém, o barco ainda tem detalhes pendentes: o interior ainda não está pronto, tem tarefa a ser feita na instalação da bateria e na integração do sistema de energia. Quando essas etapas estiverem finalizadas, restarão os ajustes finais e os testes no Rio Derwent, na Tasmânia.

 

Ainda não se sabe quando o China Zorilla estará 100% apto, mas uma coisa é certa: o CEO está muito empolgado com o projeto.

Não estamos apenas construindo um navio — estamos construindo o futuro

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    YouTuber lança câmera a 200 metros de profundidade e registra criatura não identificada

    Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!

    Quanto custa uma lancha no modelo multipropriedade?

    Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas

    Dois em um: novo trimarã promete velocidade de regata oceânica e luxo de iate

    Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1

    Assista: fotógrafo faz registro impressionante de baleia de Bryde respirando na superfície

    Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela

    Inclusão: venezuelano foi de pintor a líder em um dos maiores estaleiros do Brasil

    Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!