Corais do litoral de SP têm capacidade surpreendente de retenção de carbono, aponta pesquisa
Corais-cérebro analisados retêm anualmente cerca de 20 toneladas de carbono


A ciência brasileira tem mais um motivo para comemorar. Um novo estudo revelou que um tipo de coral encontrado no litoral de São Paulo têm uma capacidade impressionante de reter carbono — e não por pouco tempo. Essa retenção pode se estender por séculos e talvez até milênios.
Pesquisa usa poemas antigos para apontar queda de golfinhos no Rio Yangtze
Estudo mostra que a população global de tartarugas marinhas está aumentando
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
A descoberta foi feita por pesquisadores do Laboratório de Ecologia e Conservação Marinha da Universidade Federal de São Paulo (LABECMar/Unifesp), que analisaram recifes de corais-cérebro (Mussismilia hispida) na região de Alcatrazes, no litoral norte paulista.


O resultado, nas palavras da própria equipe, foi “surpreendente“. Os corais estudados produzem, por ano, cerca de 170 toneladas de carbonato de cálcio (CaCO₃). Isso equivale à fixação de aproximadamente 20 toneladas de carbono anualmente — um número bastante significativo.


Para se ter ideia, essa quantidade de carbono corresponde às emissões geradas pela queima de 324 mil litros de gasolina. Mas o destaque não para por aí.
Diferente do carbono orgânico capturado pela fotossíntese — que pode voltar à atmosfera em pouco tempo — , o carbonato de cálcio formado pelos corais é uma estrutura mineral estável. Isso significa que o carbono ali presente pode ficar preso por centenas ou até milhares de anos. Um verdadeiro cofre climático natural.


Com isso, os pesquisadores reforçam o papel vital dos ecossistemas marinhos como aliados no combate às mudanças climáticas. Medir e entender processos naturais como esse abre caminho para soluções inovadoras em sustentabilidade.
Simples, natural e eficaz. Os corais-cérebro podem ajudar no desenvolvimento de modelos de negócios com baixa emissão de carbono e agora nos relembraram que o oceano tem muito a ensinar quando se trata de cuidar do planeta.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Quase toda a linha do estaleiro preencheu o novo e estratégico espaço da empresa em sua inauguração, nesta quinta-feira (12)
Estaleiro levará 6 lanchas ao salão náutico, com direito a 3 lançamentos exclusivos. Evento acontece na Marina da Glória, de 11 a 19 de abril
Do couro de cogumelo ao bambu, materiais ecológicos aplicados na parte interna das embarcações também contribuem para emissões zero
Em Nazaré, durante etapa da WSL Wave Challenge, Michelle des Bouillons encarou uma onda do tamanho de um prédio de sete andares
Modelo ao estilo “semichato” é uma das grandes novidades do estaleiro, que apresentará ainda outras 8 embarcações no evento




