Autoridade marítima de Singapura usará catamarã elétrico com hidrofólio

A embarcação foi um dos seis projetos vencedores de concurso promovido pelo governo singapurense

07/03/2024
Foto: marinEV/ Divulgação

Um tecnológico catamarã elétrico movido a bateria foi escolhido para integrar a Autoridade Marítima e Portuária de Singapura (MPA), e vai trabalhar diretamente com o governo singapurense e pesquisadores associados para operar em portos, sendo essencial para a segurança nos mares do país.

Chamado Hydroglyder, este barco é um conceito de catamarã elétrico desenvolvido pela marinEV, marca pertencente a Yinson GreenTech (YGT). Com apenas quatro anos, a companhia de tecnologia sustentável tem projetos que vão de mobilidade urbana e veículos autônomos até infraestrutura de recarga elétrica.

Foto: marinEV/ Divulgação

Este foi apenas um dos barcos vencedores da competição de embarcações portuárias elétricas (e-HC) feito pela MPA. Depois de 30 empresas concorrentes e 55 propostas, 11 empresas foram selecionadas e apenas seis trabalharão diretamente com Singapura.

Catamarã elétrico, tecnológico e sustentável

A Hydroglyder se trata de um tecnológico catamarã de transferência de tripulação, que combina o hidrofólio movido por propulsão elétrica e baterias substituíveis com a zero emissão na jusante, segundo a empresa. Sendo assim, é uma das poucas opções de transporte marítimo com essa característica.

Foto: marinEV/ Divulgação

A tecnologia do Hydroglyder eleva o casco acima da água, que reduz o arrasto e proporciona um passeio mais suave. Segundo a marinEV, a embarcação entrega até 50% a 70% de economia de energia e 90% de redução no custo operacional em comparação com barcos convencionais.

 

Além disso, o acoplamento automático é outro recurso de alta tecnologia neste catamarã elétrico, concebido para ser adaptado para operações totalmente autônomas no futuro. Esta moderna embarcação também está equipada com sistemas de navegação e sensores de última geração.

Foto: marinEV/ Divulgação

De acordo com a marinEV, tudo foi cuidadosamente pensando peara otimizar a eficiência energética: desde o casco leve feito de materiais compósitos, assentos impressos em 3D — que são mais leves — e operações adaptáveis a diferentes perfis operacionais.

Mais rápido do que parece

Este catamarã elétrico mede 39 pés (pouco menos de 12 metros de comprimento) e foi projetado para transportar seguramente até 12 passageiros, com uma tripulação máxima de duas pessoas. E sua velocidade também não deixa a desejar, tanto de cruzeiro quanto na máxima.

Foto: marinEV/ Divulgação

Em termos de desempenho, ele promete uma velocidade máxima de 30 nós (55,5 km/h) e de 20 a 25 nós (37 a 46 km/h) em cruzeiro. Além disso, possui um alcance de 15 milhas náuticas (27,7km). Por fim, a embarcação portuária conta com um sistema de atracação automática.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Buscando uma lancha na faixa dos 30 pés? Mestra Boats levará duas ao Boat Show de Foz

    Dois grandes sucessos da marca atracarão no salão, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu

    De volta ao lar: 50 anos depois, orcas retornam a local marcado pela caça nos EUA

    Espécie não era vista na costa de Washington desde 1970; um dos animais avistados é sobrevivente das capturas

    Aprenda a receita de moqueca capixaba de frutos do mar do restaurante Gruta das Estrelas

    Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar

    Campeonato de pesca esportiva é atração do Foz Internacional Boat Show

    Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu

    Hidea atracará no Boat Show de Foz com três conhecidos motores de popa

    Público poderá conferir equipamentos a partir de R$ 9,5 mil no estande da marca; salão acontece no Lago de Itaipu, de 28 de novembro a 1º de dezembro