Mais de 3 mil anos atrás: conheça 5 dos naufrágios mais antigos da história
Através das descobertas, pesquisadores conseguem decifrar hábitos, comércio e até tecnologias de época
De canoas a navios cargueiros, muitas são as embarcações que encontraram o descanso eterno em seu habitat natural. Carregadas ou vazias, fato é que, quanto mais antigos forem os naufrágios, mais essas estruturas submersas contribuem para a ciência e história da humanidade, trazendo uma melhor percepção sobre o comércio, tecnologia e a vida cotidiana de sua época.
Fotos inéditas do Titanic prometem revelar detalhes nunca vistos dos destroços
Cemitério de cruzeiros? Entenda como acontece o desmanche de navios aposentados
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Ímãs de curiosos e da vida marinha propriamente dita — que encontra nos destroços uma nova possibilidade de lar –, as antigas embarcações naufragadas encontradas no fundo do mar já se revelaram mesmo depois de 3 mil anos, aumentando as expectativas do que ainda pode ser encontrado oceano a dentro.
Enquanto novos achados não surgem, confira a seguir os mais antigos naufrágios já registrados na história.
Cesareia, 1,7 mil anos atrás
Encontrado em 2021, um naufrágio romano datado de 1,7 mil anos atrás surpreendeu pesquisadores ao ser achado na cidade de Cesareia, em Israel, carregado de artefatos antigos. Segundo o Instituto Armstrong de Arqueologia Bíblica, entre os objetos estavam centenas de moedas romanas de prata e bronze, além de estátuas e estatuetas.
Mar da Galileia, 2 mil anos atrás
Preservado por uma camada de argila, os restos de uma embarcação de 2 mil anos atrás foram encontrados em 1986, na costa noroeste do Mar da Galileia, também em Israel. De acordo com o museu Yigal Allon Centre, após datação por radiocarbono, foi constatado que a embarcação datava entre 100 a.C. e 100 d.C.
Dinamarca, 2,3 mil anos atrás
Com quase 20 metros, 530 quilos e capacidade para 24 pessoas com armas e equipamentos, o barco Hjortspring foi encontrado no pântano de Hjortspring Mose, na Dinamarca, entre 1921 e 1922, após escavações. Projetado como uma grande canoa da Idade do Ferro pré-romana escandinava, indícios mostraram que a embarcação teria sido construída por volta de 300 a 400 aC.
Estados Unidos, 3 mil anos atrás
Em 2022, uma canoa datada de 3 mil anos atrás foi encontrada o Lago Mendota, em Madison, Wisconsin, EUA. Com aproximadamente 4,4 metros, o antigo naufrágio foi esculpido a partir de um único pedaço de carvalho-branco, conforme informou a Sociedade Histórica de Wisconsin em comunicado.
Próximo ao local da descoberta, especialistas acreditam existir uma aldeia indígena submersa.
Inglaterra, 3,5 mil anos atrás
Tido como o “barco marítimo mais antigo conhecido do mundo” pelo Museu de Dover, um naufrágio de 3,5 mil anos atrás foi encontrado por trabalhadores que realizavam obras de uma ligação rodoviária em Dover, na Inglaterra, em 1992.
Conheça também as histórias de naufrágios já contadas pela equipe de NÁUTICA.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
De acordo com os cientistas, artefato encontrado na Alemanha é datado da Idade do Gelo, há mais de 15 mil anos
Origem do fenômeno é desconhecida, gerando teorias diversas, que vão de esconderijo alienígena a base nazista
De 28 de novembro a 1º de dezembro, acessório que atende de crianças a adultos atracará no salão ao lado de outros produtos recém-lançados da marca
Pachtogue River Christmas Boat Parade levará embarcações natalinas e clássicos do rock a Long Island, em Nova York
Agroquímica São Gabriel aposta na variedade para conquistar o público do salão, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro