Megatsunami com ondas de 200 metros atingiu a Terra por 9 dias, revela NASA
Fenômeno aconteceu em setembro de 2023, em área desabitada da Groenlândia, e foi precedido por um abalo sísmico
Na quinta-feira (31), a NASA divulgou detalhes de um megatsunami que atingiu a Terra em setembro de 2023. O fenômeno, com ondas de 200 metros de altura, durou 9 dias e ocorreu em uma região desabitada da Groenlândia.
Acordo de proteção à biodiversidade marinha é firmado na COP 16, na Colômbia
Ameaçadas de extinção, baleias-francas são monitoradas via satélite pela 1ª vez no Brasil
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
O tsunami foi detectado pelo satélite SWOT, da NASA. O equipamento mede o nível da água em oceanos, rios e lagos. Ao sobrevoar a região do Fiorde Dickson, na Groênlandia, o satélite capturou uma elevação de 1,2 metros na superfície da água no lado norte em comparação ao lado sul.
Segundo os cientistas, antes do fenômeno, houve ainda um abalo sísmico que durou 9 dias. Um grande deslizamento de rochas, de uma altura de 400 metros, fez com que as águas do fiorde deslizassem de um lado para o outro a cada 90 segundos durante o período.
Como o local está desabitado, o megatsunami não deixou feridos. Além disso, de acordo com os dados sísmicos, as ondas provocadas pelo fenômeno se dispersaram antes de atingir o oceano. Ainda assim, parte delas ficou “presa” nos fiordes, o que causou uma movimentação agitada das águas no local por quase 10 dias.
O megatsunami só levantou suspeitas após relatos de ondas anormais em uma base naval dinamarquesa desativada na ilha Ella, que fica próxima ao local onde ocorreu o fenômeno.
A descoberta reforça o potencial do satélite para analisar eventos naturais em locais remotos, segundo Josh Willis, especialista em nível do mar no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.
Observar a forma da onda é algo que nunca conseguimos fazer antes do SWOT- ressaltou Willis
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Batizada de RCYL e feita pela alemã igus, bike não enferruja, não precisa de óleo e é praticamente livre de manutenção
Lendário Galeb, de 385 pés, serviu na Segunda Guerra Mundial, sofreu bombardeio e foi resgatado pelo governo croata
Especialista Bianca Colepicolo explica como Sorriso (MT) pode diversificar suas atividades além do agro
Com operações em mais de 13 países, marca traz soluções em produtos internacionais ao país, além de alavancar marcas nacionais no exterior
Ao longo de 30 anos, projeto de R$ 8,5 bilhões deve abranger 180 km de hidrovias urbanas, incluindo rios como o Pinheiros e Tietê