Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2004
Na 7ª edição do salão náutico, estaleiros nacionais apresentaram 191 embarcações, 28 a mais do que em 2002
Em 2024, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição. Para comemorar esse momento histórico, a equipe de NÁUTICA vai revisitar o passado novamente para mais uma edição da série Memória Náutica. Hoje é dia de relembrar o Rio Boat Show 2004, tido como uma grande festa do mercado náutico.
Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2003
Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2002
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Em 2004, a 7ª edição do Rio Boat Show atracou na Marina da Glória entre os dias 16 e 25 de abril. Por lá, o público pôde observar ao vivo um grande salto da indústria náutica nacional que, naquele ano, foi a grande estrela do salão. Entre barcos, lançamentos, atrações e público, o Boat Show do Rio percorria suas milhas de sucesso.
Como ocorre há 7 anos, o Rio Boat Show foi um grande e divertido happening, no qual nem mesmo as crianças e adolescentes deixaram de ser atendidos. Durante uma semana, houve na Marina da Glória muito de tudo para todos– dizia a edição 189 da Revista Náutica
O que acontecia no mundo em 2004
Se hoje a população passa grande parte do seus dias de olho no celular, 2004 certamente foi o ano que deu início a essa tendência — mesmo que os aparelhos da época ainda fossem primitivos. Isso porquê, naquele ano, redes sociais como o já falecido Orkut e o Facebook foram criadas, juntamente com o YouTube.
Nos esportes, o ano de 2004 foi marcado pelos Jogos Olímpicos de Athenas, evento vitorioso para o Brasil. Por lá, o velejador Robert Scheidt trouxe para terras brasileiras uma medalha de Ouro na categoria Laser, enquanto Marcelo Ferreira e Torben Grael ganharam a medalha dourada na categoria Star.
Na cultura, obras que marcaram uma geração ganharam vida, como o filme Shrek 2 e o 3º filme da saga Harry Potter, com O Prisioneiro de Azkaban. A série Friends, por sua vez, exibia naquele ano seu último episódio. No carnaval do Rio, a escola Beija-Flor de Nilópolis conquistava seu bicampeonato.
Como foi o Rio Boat Show 2004
Quando a revista Náutica disse que o Rio Boat Show 2004 teve “muito de tudo para todos”, não foi um exagero. Naquela edição, os visitantes do salão náutico mais charmoso da América Latina puderam participar de uma série de atrações, para todos os gostos.
Uma delas, que chamou bastante atenção, foi a presença de um aquário com 12 mil litros de água e cerca de mil peixes de água doce, de espécies variadas, no meio da feira. Naquela edição, até quem nunca pisou em um barco teve a chance de percorrer as primeiras milhas, graças a escola C&L, que levou mais de 450 pessoas para navegarem em Optimists e Dingues.
Amyr Klink novamente ancorou na Marina da Glória com seu superveleiro Paratii 2, de 90 pés (28,8 metros), recém-chegado de sua segunda circunavegação da Antártica, em uma viagem que durou cinco meses.
O estande da Barracuda Advanced Composites deu sequência a já tradicional construção de barcos ao vivo durante a feira. Na ocasião, a empresa construiu uma lancha de 25 pés (7,6 metros) — o maior até então — com materiais de alta performance.
O curso de arrais foi novamente um sucesso, e rendeu a cerca de 760 pessoas a carteira de habilitação de arrais amador, em exame realizado no estande da Marinha do Brasil. Ainda entre as atrações, um tanque de mergulho de 4,5 metros de profundidade, organizado pela Revista Mergulho e pela Fishing, instruiu mais de 400 visitantes à prática.
No já esperado sorteio de um barco, a sortuda da vez foi a bióloga Marie Elisabeth Christine Classen, do Rio de Janeiro, que levou para casa um veleiro Dingue.
Principais novidades do setor
Entre as principais novidades do setor no Rio Boat Show 2004 estavam o lançamento de embarcações de quatro grandes estaleiros. Um deles foi o da Spirit Ferretti, que escolheu o salão carioca para estrear a Ferretti 78, tendência de maior volume entre suas embarcações de duplo comando. Além disso, a marca embelezou a feira com o maior barco do salão, uma cabinada com flybridge de 81 pés (24,7 metros).
A Intermarine, por sua vez, ancorou na Marina da Glória com sua linha completa, incluindo a elegante 520 Full Gold. Naquele ano, de acordo com a Revista Náutica, a Schaefer Yachts já era considerada líder entre os estaleiros emergentes na busca por excelência, e sua nova lancha, uma Phantom 470 com flybridge, chegava como prova disso, reunindo design arrojado e arranjo prático.
Outro destaque do salão ficou por conta da Real Powerboats. Já conhecida como uma marca de barcos com boa performance, o estaleiro investiu no acabamento e surpreendeu os visitantes com a nova Class 34.
Rio Boat Show 2004 em números
A 7ª edição do Rio Boat Show reuniu na Marina da Glória um total de 221 barcos, 16 embarcações a mais do que em 2002. Ente tantos modelos, 67 deles estavam em seu habitat natural, sobre as águas da Baía de Guanabara, enquanto 157 ficaram em terra firme.
Os barcos de estaleiros nacionais foram novamente maioria, com 191 embarcações (28 a mais do que em 2002), enquanto os importados somaram 30 modelos.
Entre as 221 embarcações, 116 eram lanchas, 44 infláveis, 19 caiaques, 15 jets, 7 veleiros oceânicos e 4 monotipos, 5 jetboats e 11 modelos diversos, como botes. O maior barco foi uma Spirit Ferretti, com 81 pés (24,7 metros). A Regata Boat Show daquele ano, por sua vez, reuniu nada menos que 410 veleiros.
Foram cerca de 50 lançamentos, entre barcos, motores, equipamentos e variedades. Marcas como Ferretti, Romano Marine, Cobra, Magna, Real Powerboats, Intermarine, Klase, Hobie Cat, Princess, Colunna, Coral, Schaefer Yachts, Phoenix, Runner, Real Marine, Fibra Sul, Nautika, Flexboat, Emisul, Sea-Doo, Volvo, Mercruiser, Yanmar, Mercury, Scania, Evinrude e Megatech apresentaram suas últimas novidades no salão.
Confira mais fotos da edição de 2004 do Rio Boat Show
Vem aí o Rio Boat Show 2024!
Evento náutico mais charmoso do Brasil, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. As águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recebem o evento entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Por lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico com barcos na água e test-drive de embarcações.
O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estarão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.
O público da 25ª edição do evento terá ainda atrações diversas, como palestras, desfile de moda e o tradicional Desfile de Barcos — em que os modelos de destaque do evento navegam pela Baía de Guanabara, junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.
Anote aí!
RIO BOAT SHOW 2024
Quando: De 28 de abril a 5 de maio;
Horário: De segunda a sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h;
Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória);
Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: rioboatshow.com.br.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Em palestra no 9º Congresso Náutica, Isabella Pozzeti disse que 8 projetos pilotos de infraestrutura estão sendo implantados
Com ajuda de detectores de metal, dois homens encontraram 36 moedas cunhadas na Inglaterra e na Irlanda
Grandes barcos do estaleiro catarinense atracarão nas águas da Bahia marina, de 6 a 10 de novembro
Pesquisa aponta que mudanças climáticas aumentarão consideravelmente o risco de colisões entre o animal e embarcações
A ideia foi defendida pelo economista Gustavo Grisa, durante o 9º Congresso Internacional Náutica