É Ouro!

Por: Redação -
21/09/2014

Domingo histórico para o esporte brasileiro. As velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze, com apenas 23 anos, conquistaram o Mundial de Vela de Santander, na Espanha, pela classe 49erFX. O título coroou a temporada espetacular da dupla brasileira em 2014 e foi a única medalha do país na competição. A prata ficou com as dinamarquesas Ida Marie Nielsen e Marie Olsen e o bronze com as italianas Giulia Conti e Francesca Clapcich.

“É maravilhoso! Estamos muito felizes. Foi difícil, pois o vento estava bastante rondado, mas sabíamos tudo o que estávamos fazendo”, disse Martine Grael.

O campeonato começou com pouco vento e regatas canceladas, mas os três últimos dias de prova foram emocionantes. Martine e Kahena brigavam ponto a ponto com a dupla da Dinamarca Ida Marie Nielsen e Marie Olsen, e para a medal race a diferença entre elas era de apenas dois pontos, com as europeias na frente.

Para garantir o ouro, Martine e Kahena precisavam chegar na frente das dinamarquesas na final. Com uma largada não muito boa, as brasileiras fizeram uma prova de recuperação fantástica e na última volta ultrapassaram as adversárias. A partir daí foi só manter a calma e comemorar muito com o público que assistia tudo bem de perto.

“Foi muito bom disputar esta regata com tanta gente torcendo por nós. Foi emocionante”, disse Kahena Kunze.

O Mundial de Vela reuniu durante duas semanas os principais velejadores do mundo na baía de Santander. A competição, que terminou neste domingo, definiu 50% das vagas da Vela para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Por ser o país sede, o Brasil já possui vaga em cada uma das dez classes olímpicas.

Martine Grael e Kahena Kunze começaram a competir juntas na 49erFX no final de 2012, quando a classe foi oficializada pela ISAF. Mas a parceria de sucesso começou em 2009, quando a dupla foi campeã mundial junior na classe 420.

Na primeira temporada pela nova classe olímpica, em 2013, Martine e Kahena foram vice-campeãs mundiais, vice-campeãs europeias, campeãs do norte-americano de vela, campeãs da etapa de Miami da Copa do Mundo de Vela e campeãs sul-americanas. Resultados que garantiram a liderança do ranking mundial da classe em novembro do ano passado. Desde então, a dupla brasileira reina absoluta no topo da classificação.

O Mundial é o sexto título de Martine Grael e Kahena Kunze em 2014. Nesta temporada as velejadoras também conquistaram as etapas de Hyères e Mallorca da Copa do Mundo de Vela da ISAF, a Semana Olímpica de Garda Trentino, a Copa Brasil de Vela e a medalha de ouro no Aquece Rio International Sailing Regatta, evento teste para os Jogos Olímpicos, em agosto, no Rio. Além disso, foram também vice-campeãs dos campeonatos norte-americano e europeu, além do quarto lugar na etapa de Miami da Copa do Mundo de Vela.

Resultado Mundial de Vela – 49erFX
1) Martine Grael e Kahena Kunze (BRA) – Ouro 

2) Ida Marie Nielsen e Marie Olsen (DIN) – Prata
3) Giulia Conti e Francesca Clapcich (ITA) – Bronze

Foto: Sailing Energy

 

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    O mar e o tempo

    Por: Redação -
    20/09/2014

    No passado, relógios e sextantes navegavam juntos. “Quando fazíamos navegação astronômica, era preciso marcar os décimos de segundo da hora em que observávamos um astro, para o cálculo da posição do barco e, nos navios, o cronômetro de bordo era aferido diariamente”, relembra Alvaro Otranto, skipper profissional de iates e ex-oficial da Marinha Mercante. Com a chegada do gps, a navegação astronômica foi praticamente aposentada e os cronômetros de bordo também. Mas, até hoje, mesmo com o advento do celular e até o gps de pulso, os tradicionais relógios têm seu lugar a bordo. “Nem sempre estamos perto dos eletrônicos de bordo e o celular geralmente fica na mesa de navegação”, explica o velejador de cruzeiro Fernando Maciel, que usa o relógio principalmente para controlar as trocas de turno e horários das marés em portos, canais e baías. “Já fiquei capeando as velas um tempão, aguardando a hora certa de entrar, como em Paranaguá e Recife, mais de uma vez”, ele conta. Se para velejadores de cruzeiro como Fernando o relógio é fundamental imagine então para os profissionais do mar. “Quem trabalha precisa controlar o tempo quando navega e quando organiza a vida de bordo, não há como ficar sem relógio de pulso”, saliente Alvaro Otranto.

    Se você também é um apaixonado por relógios confira esta reportagem na edição de setembro de NÁUTICA, que está nas bancas de todo o Brasil.

     

    Foto: WatchAnish.com

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      Na Final

      Por: Redação -

      Chegou ao fim neste sábado a fase final do Mundial de Vela da Federação Internacional, que está sendo disputado na Espanha. Neste domingo apenas os dez melhores colocados das classes 49er, 49er FX, Finn e Nacra 17 estarão na água na disputa da medal race, dentre eles, a dupla líder do ranking mundial Martine Grael e Kahena Kunze. As meninas do Rio de Janeiro se classificaram na segunda posição da FX, a apenas dois pontos das dinamarquesas Ida Marie Nielsen e Marie Olsen

      “Fomos muito bem hoje, com um terceiro, um segundo e um primeiro para fechar a série final. E para melhorar, conseguimos reparação da regata que largamos escapadas e agora estamos a apenas dois pontos das líderes. O dia não poderia ter sido melhor! Amanhã é tudo ou nada!”, disse Kahena.

      As classes 49er e 49erFX farão três regatas em “theatre style”, bem curtinhas, demarcada por boias, em uma raia bem perto do público. A Finn e a Nacra 17 terão uma regata com pontuação dobrada.

      Jorge Zarif é 38º na Finn: Melhor atleta de 2013 após vencer o Mundial aberto e o Mundial Jr da classe Finn, Jorginho Zarif encerrou a sua participação na competição em 38º da flotilha ouro (primeira metade da súmula). O líder é o inglês Giles Scott, que, com 20 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, só precisa terminar a regata da medalha para garantir o ouro.

      Nacra 17 e 49er sofreram com regime de ventos: A semana de competições na Espanha não foi fácil para nenhum velejador. A espera pelo vento (para que ele aparecesse ou diminuísse) foi maior do que as horas de regatas disputadas e com isso, os velejadores brasileiros não puderam colocar à prova todo o talento que têm mostrado nas diversas competições internacionais em que participaram ao longo do ano.

      Nas classes 49er e Nacra, por exemplo, nenhum brasileiro conseguiu se classificar para a flotilha ouro. Marco Grael e Gabriel Borges foram os melhores da 49er, na 30ª colocação geral, ficando na flotilha prata. Dante Bianchi e Thomas Low-beer, que tiveram alguns problemas durante a competição, ficaram na flotilha bronze da mesma classe, encerrando a disputa na 55ª posição geral.

      Entre os Nacras, os melhores colocados foram Samuel Albrecht e Geórgia Silva, na 44ª posição, enquanto João Bulhões e Juliana Mota ficaram em 49º.

      “Tivemos alguns problemas durante a competição, como por exemplo, uma onda que arrancou o saco do balão. Foi um campeonato para refletirmos”, disse Samuel.

      Os resultados completos de cada regata e o acumulado podem ser vistos clicando aqui: http://bit.ly/1uzlQsO.

      Quem quiser, poderá acompanhar as regatas ao vivo através do blog da Isaf. Além disso, durante as regatas finais, será possível acompanhar os barcos através de tracking 2D e 3D ou pelo Youtube e torcer para Martine e Kahena a partir das 7h15 deste domingo.

      Foto: Jesus Renedo/Sailingenergy

       

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        Mini 6.5

        Por: Redação -

        O primeiro veleiro da classe internacional Mini 6.5 Transat fabricado no Brasil fará sua estreia nacional na mais tradicional regata da classe oceano gaúcha, o Troféu Seival, que larga hoje (20) em Porto Alegre. O barco será tripulado pelo velejador Nelson Ilha e Maurano Castilhos, do estaleiro Skipper, fabricante do veleiro de 21 pés. A regata promovida há 44 anos pelo Veleiros do Sul é de 70 milhas de distância com percurso pelo rio Guaíba e Lagoa dos Patos. Será um bom teste para o Mini 6.5 porque nesta época do ano há predominância de ventos fortes na Lagoa dos Patos.

        “Nós iremos correr na classe livre e será o primeiro teste do barco em uma regata longa. Tivemos a oportunidade de velejar com o projetista do Mini 6.5, Nestor Volker e com o velejador baiano Kan Chu, que participou da Mini Transat em 2011 e eles deram várias dicas importantes”, contou Nelson Ilha.

        O estaleiro Skipper é o pioneiro no Brasil na fabricação dessa classe que integra a regata internacional Transat 6.50 (MiniTransat), criada em 1977 para velejadores solitários que larga da França e chega no Brasil, num desafio pelo Oceano Atlântico. Conforme Marion Castilhos, diretor do estaleiro, o barco será homologado na França e a classe registrada no Brasil. “Quando sair a homologação o qualifying para a MiniTransat poderá ser feito em nosso País. Os velejadores não precisarão ir várias vezes à França para correr as regatas classificatórias”, diz Marion.

        A etapa final do 23º Circuito Conesul de Vela de Oceano começa hoje, dia 20, com a realização das regatas longas: o 44° Troféu Seival para as classes ORC Internacional e Bico de Proa Monocascos, cujo percurso é feito pelo rio Guaíba e Lagoa dos Patos na distância de 70 milhas e ainda a 25ª Regata Farroupilha para as classes BRA-RGS e Microtoner 19, de percurso menor, cerca de 40 milhas. O Circuito Conesul tem o apoio da Delta Yachts.

        Foto: Ricardo Pedebos/VDS

         

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          UE

          Por: Redação -

          A União Europeia (UE), por meio de sua comissária Cecilia Malmström, indicou que os acidentes que ocorrem no Mediterrâneo não são acidentes e sim homicídios. Segundo a representante, a entidade vai reforçar as suas ações contra os traficantes de seres humanos que agenciam viagens em barcos superlotados a partir da África para a Europa.

          A Itália é o destino preferido desses imigrantes ilegais devido à proximidade com a Líbia. Nessa semana, mais de 800 pessoas morreram ou desapareceram em naufrágios no Mar Mediterrâneo.

          Foto: Marinha da Itália

           

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            Depoimentos

            Por: Redação -

            Yacht Club Santo Amaro, Yacht Club de Ilhabela, outros clubes pelo País e velejadores apoiam a 1ª edição da Bart’s Bash Regatta, uma prova do mundo todo de 24 horas em homenagem ao velejador Andrew Simpson. Personalidade da modalidade falaram sobre o evento.

            “O YCSA deverá levar para a Bart’s Bash mais de 30 velejadores neste domingo, entre eles Martin Lowy (campeão brasileiro de Laser 4.7 e 4º no Mundial da Juventude), representando o Audi YCSA Sailing Team. Basta ter um objeto que se move a vela para entrar na regata. Desde um caiaque até uma caravela”, conta entusiasmado o coordenador de Vela do clube Marco Del Porto, organizador da regata no YCSA.

            Para o também velejador de Star, Marcelo Bellotti, a homenagem a Andrew Simpson é mais do que merecida. “O Bart era um grande velejador. Em seu currículo foram várias medalhas e resultados expressivos. Ele traduzia em seu rosto a felicidade ao velejar”.

            A regata mundial está sendo organizada pela Andrew Simpson Sailing Foundation, criada em 2013, após a morte precoce do campeão olímpico britânico Andrew ‘Bart’ Simpson em pleno treino para a America’s Cup, na baía de São Francisco.

            Foto: Divulgação

             

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              Max 280

              Por: Redação -
              19/09/2014

              A Máxima Yachts, estaleiro do Guarujá, litoral de São Paulo, acaba de confirmar presença no São Paulo Boat Show com dois barcos, a 250 FR, uma lanchinha de pesca, e a Max 280, uma lancha cabinada.

              Com 28 pés e boca de 3,17 metros, a Max 280 tem cabine com duas camas de casal e pé direito de 1,80 metro, o que garante bastante conforto para os ocupantes. A lancha ainda pode ter o costado pintado com nada menos que 14 opções de cores, e a simulação de cores pode ser feita no site do estaleiro (www.maximayachts.com.br).

              O São Paulo Boat Show 2014 acontece de 25 a 30 de setembro no Transamerica Expo Center.

              Foto: Divulgação

               

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                Jet Tour São José

                Por: Redação -

                As motos aquáticas navegam por águas da região de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, neste fim de semana. No sábado, haverá test drive com as máquinas da Sea-Doo, entre 11h e 16h. Já no domingo, o Jet Tour Sea-Doo convida proprietários de motos aquáticas de todas as marcas para um passeio monitorado pelas belas paisagens do Rio Grande. A programação terá como base o Condomínio Enseada Azul 1, em Fronteira, Minas Gerais.

                “Toda a região tem muito potencial para as motos aquáticas, São José do Rio Preto fica no centro de grandes rios e lagos. A cidade está a 50 quilômetros do Rio Grande e do Rio Tietê e a 60 quilômetros do Rio Paraná. A diversão gira em torno de atividades náuticas e de aproveitar os condomínios que ficam nas margens dos rios”, contou Renato Piccolo, da R&R Náutica, concessionária dos produtos BRP no município do interior paulista.

                O fim de semana promete momentos únicos de lazer. “Teremos show room dos produtos da BRP, com as motos aquáticas da Sea-Doo e os veículos on-road e off-road da Can-Am, no local do test drive de sábado. No domingo, o passeio terá cerca de uma hora de duração, subindo pelo Rio Grande até o Condomínio Náutico”, concluiu Piccolo, lembrando que a programação termina com um churrasco de confraternização.

                As inscrições para as atividades estão a cargo da equipe da R&R Náutica no telefone 17/3216-2200. A organização do Jet Tour Sea-Doo e do test drive exige o uso dos equipamentos de segurança e a apresentação da habilitação náutica por parte dos pilotos. A Sea-Doo patrocina a campanha Navegue Seguro, da Marinha do Brasil, a qual trabalha a conscientização sobre o uso responsável das motos aquáticas.

                Foto: Divulgação

                 

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                  Estreia

                  Por: Redação -

                  Durante a 16ª edição do São Paulo Boat Show, os visitantes que passarem pelo estande da Azimut Yachts poderão conferir a novíssima Azimut 42, produzida exclusivamente na fábrica do Brasil para o público brasileiro.

                  A exclusiva lancha será apresentada, oficialmente, em um coquetel no dia da abertura do salão náutico paulista, 25 de setembro. O estande, de 400 m², será decorado com móveis italianos para que os convidados entrem no clima que envolve as lanchas Azimut. E o clima italiano não para na decoração, bebidas e comidas do país serão oferecidas aos convidados.

                  Além da 42, a Azimut leva ao salão a sua lancha de 60 pés da linha Flybridge.

                  Imagem: Divulgação

                   

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                    Petição

                    Por: Redação -

                    O velejador Lars Grael apoia as famílias dos tripulantes do veleiro Tunante II, que se perdeu após sair da Argentina rumo ao Rio de Janeiro passando por uma forte tempestade. As buscas foram encerradas pela Marinha do Brasil e pela Marinha Argentina após pouco mais de 20 dias, porém os familiares acreditam que os velejadores ainda possam estar vivos.

                    A última informação obtida pelas famílias é de que um telefone via satélite levado a bordo teria sido usado pela última vez no dia 28 de agosto, às 2h54. Para tentar retomar as buscas, as famílias de Alejandro Vernero (62 anos), Horacio Roberto Morales (63) Jorge Benozzi (62) e Mauro Cappuccio (35) criaram uma petição online.

                    O documento assinado por Lars Grael pode ser assinado por você também acessando o link.

                    As famílias e comunidade de velejadores da América Latina continua na busca pelo veleiro através do software Tomnod, que pode ser acessado clicando aqui.

                    Foto: Divulgação

                     

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                      Clean Up

                      Por: Redação -

                      Está chegando o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Será neste sábado (20) e reunirá várias ONGs pelo Brasil. O evento foi criado pela fundação australiana Clean Up the World em parceria com Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

                      Aqui no Brasil, a Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar), leva à Praia do Tinguá, em Governador Celso Ramos, em Santa Catarina, o projeto Limpeza dos Mares Acatmar. Com apoio da prefeitura do município será disponibilizada estrutura para que seja removida a sujeira da areia e dos costões, envolvendo também a guarda mirim do local, sob supervisão do Corpo de Bombeiros.

                      Para Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Acatmar, a iniciativa busca conscientizar tanto banhistas quanto mergulhadores, usuários de barcos de lazer e pescadores. “A tão sonhada chegada de estruturas náuticas para o estado tem de estar acompanhada desta preocupação ambiental. Lutamos por ferramentas sustentáveis para a atividade”, frisa.

                      A empreitada vai envolver dezenas de pessoas, entre mergulhadores voluntários e membros das entidades e instituições envolvidas. “Nas duas primeiras ações coletamos quase três toneladas de lixo. Às vésperas da temporada de verão, queremos deixar o mar destes locais limpo e orientar a todos para que não seja poluído novamente”, diz Sandro Poty, diretor de Mergulho da Acatmar.

                      O projeto já removeu lixo das águas dos entornos da Ilha do Arvoredo e Ilha do Francês, na Grande Florianóplis.

                      Anualmente, o  Clean Up the World mobiliza mais de 40 milhões de voluntários em 120 países.  A mobilização conta com a participação de voluntários que tiram toneladas de resíduos das águas.

                      Foto: rj.gov.br

                       

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                        Marsset

                        Por: Redação -

                        Antes tarde do que nunca! O francês Seb Marsset foi confirmado como tripulante do Team Alvimedica para a Volvo Ocean Race 2014-15. O atleta realiza o sonho de ser titular na regata, após integrar o Groupama na edição passada. Pelo menos pé quente ele é, pois o barco citado foi o campeão de 2011-12. Seb Marsset, de 29 anos, se junta ao grupo, basicamente formado por tripulantes até 30 anos.

                        “Nós tivemos a sorte de conhecer e ter tempo para avaliar seu desempenho a bordo”, disse Bill Erkelens, CEO do Team Alvimedica.

                        Seb Marsset trabalhou com o Groupama por quatro anos consecutivos. No ano passado, ele correu o Tour de France à La Voile. Outras experiências do velejador foram obtidas a bordo de trimarãs da MOD 70 e monocascos da Class 40.

                        Os tripulantes das sete equipes da Volvo Ocean Race agora estão descansando para a regata que começa dia 4 de outubro. Enquanto isso, os barcos estão sob a supervisão do estaleiro oficial do evento, comandado por Nick Bice.

                        “Agora temos teoria e prática juntas. As equipes podem ver que nós somos profissionais confiando na nossa manutenção”.

                        Foto: Divulgação

                         

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                          Por: Redação -
                          18/09/2014

                          Depois de bater na trave no evento-teste da Rio-2016, Robert Scheidt voltou a ficar sem medalha no Mundial de Vela de Santander, na classe Laser. O bicampeão olímpico na categoria ficou com o quinto lugar, nesta quinta-feira (18). Dono de onze títulos mundiais na Laser, o brasileiro foi o quarto colocado na medal race, chegando a duelar diretamente com o holandês Nicholas Heiner, campeão da regata e da competição, e ficou a apenas nove pontos da medalha de bronze. Completaram o pódio o australiano Tom Burton, vice-campeão, e o inglês Nick Thompson, medalha de bronze.

                          “Claro que eu gostaria que o resultado tivesse sido um pouco melhor, mas fiz o melhor que pude. Tive uma boa largada, e foi uma bela medal race”, definiu Scheidt, dono de cinco medalhas olímpicas (dois ouros, duas pratas e um bronze), entre as classes Laser e Star.

                          A experiência de 11 títulos mundiais na Laser e outros três na Star, além de mais três medalhas de prata e uma de bronze, contou a favor de Scheidt no início da competição. O brasileiro chegou a liderar o Mundial já no segundo dia de disputas, com uma vitória e outros dois resultados entre os três primeiros colocados. Mas na fase final, o mau tempo e as poucas regatas disputadas com vento fraco pesaram na classificação do atleta, que competiu com outros 148 velejadores, na classe mais numerosa em Santander.

                          “Não foi um grande campeonato para mim, mas o quinto lugar num Mundial não é para desprezar. Além disso, estou velejando bem, com uma boa velocidade, e melhorando da lesão que sofri no evento-teste no Rio”, analisou o brasileiro, patrocinado pelo Banco do Brasil, Rolex e Deloitte, com os apoios de Audi, COB e CBVela. O próximo desafio de Scheidt é a Copa Brasil, em dezembro. “Agora é focar na preparação para os Jogos do Rio, para chegar bem em 2016. Temos esse evento em dezembro, o Pan-Americano no ano que vem.”

                          O Mundial de Vela de Santander também é um evento pré-olímpico, valendo vaga para os Jogos do Rio de Janeiro/2016 para parte dos competidores. Os que não conseguirem se classificar durante o evento ainda terão outra chance em 2015, nos Mundiais de cada classe.

                          Foto: Thom Touw

                           

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                            Tsuneshige Nozaki, Supervisor de Engenharia Naval da Yamaha Motors Company do Japão, visitou as instalações do estaleiro Ventura Marine, em Capitólio, Minhas Gerais, para uma supervisão técnica dos processos de produção e qualidade das embarcações Ventura Marine.

                            O maior interesse do engenheiro japonês era acompanhar a construção da V410 Premium, lancha projetada pela Yamaha e produzida pela Ventura aqui no Brasil. O modelo é sucesso de vendas na Ásia e Europa e

                            Produzida pela Ventura Marine, a V410 Premium, foi projetada pela Yamaha e é sucesso de vendas na Ásia e Europa. A pequena lancha com flybridge chama a atenção pelo aproveitamento de espaço e opção de motorização IPS que permite o uso de joystick a bordo.

                            A Ventura Marine já é presença confirmado no São Paulo Boat Show e apresentará sua linha completa de lanchas, incluindo a V300, lançamento do estaleiro que já foi testada por NÁUTICA.

                            A parceria estabelecida entre Yamaha e Ventura contempla visitas periódicas da equipe de engenharia japonesa para acompanhar o processo de produção dos barcos.

                            Foto: Divulgação/Ventura

                             

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                              Acontece neste domingo a regata mundial que promete entrar para o livro de recordes como a maior do mundo e o Circuito Ilhabela de Vela—Copa Suzuki Jimny que acontece neste fim de semana em Ilhabela, irá integrar o grupo de 740 clubes que participam do evento. Ao todo serão 65 países e o que deve contabilizar cerca de 12.000 participantes.

                              Batizada de Bart’s Bash Regatta, o evento tem ainda um objetivo mais nobre, arrecadar fundos para Fundação Andrew Simpson Sailing, que auxilia no desenvolvimento de crianças para o meio náutico. Andrew, que dá nome à Fundação, faleceu no ano passado durante um treino para o América’s Cup. Por causa dos fortes ventos, o barco em que ele treinava virou e ele ficou preso por cerca de 10 minutos embaixo do catamarã de quase 22 metros. “É uma causa nobre, um motivo ímpar e como amantes desse esporte temos que apoiar”, diz o diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela, Carlos Eduardo Souza e Silva.

                              Cada clube ao redor do mundo irá executar sua própria regata de acordo com o regulamento do evento. Para fazer parte, o Yacht Club de Ilhabela solicitou a inscrição à Fundação e deverá seguir regras como ter no mínimo 15 minutos de velejada e mais de um quilômetro de extensão. No caso de Ilhabela, o evento fará parte do Circuito Ilhabela de Vela, porém, a inscrição não é automática, é necessário entrar no site, preencher o formulário de participação e se quiser ajudar a Fundação terá que fazer a doação de 5 euros. O site é www.bartsbash.co.uk e não é obrigatório doar para efetivar a inscrição. “Seria interessante que todos os participantes doassem, mas deixamos a critério de cada um”, diz o diretor.

                              A Bart’s Bash Regatta tem também outro alvo: entrar para o livro dos recordes (Guinness Book) como a maior regata do mundo. Até o momento São Paulo está em 381° no ranking de inscritos com confirmação de sete barcos. “Queremos aumentar esse número e ficaremos felizes de participar de um evento grande como esse que repercute o esporte e valoriza os novos talentos” conta Carlos Eduardo Souza e Silva, diretor de vela do O Yacht Club de Ilhabela.

                              A terceira e penúltima etapa do Circuito de Vela de Ilhabela termina neste fim de semana.

                              Foto: Marcos Mendez/Sail Station

                               

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                                Nova 48 Offshore

                                Por: Redação -

                                A Intermarine, tradicional estaleiro paulista, volta a construir uma lancha offshore depois de muitos anos e o lançamento oficial da nova 48 pés será semana que vem durante o São Paulo Boat Show, entre os dias 25 e 30 de setembro, no Transamerica Expo Center. Será uma das principais estrelas do maior salão paulista.

                                A Intermarine Offshore 48 não é só uma lancha de alta performance, ela também oferece conforto aos passageiros e ótimo acabamento. A nova esportiva tem capacidade para 11 pessoas em passeios diurnos e também possui cabine para um casal. O desempenho é o principal atrativo desta offshore. O proprietário pode optar entre duas motorizações, dois motores de 725 ou 800 hp cada.

                                Veja tudo sobre o São Paulo Boat Show. Acesse: www.boatshow.com.br/saopaulo.

                                Foto: Mozart Latorre

                                 

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                                  Por: Redação -

                                  A temporada náutica 2014-2015, marcada pelo salão de Cannes, na Europa, e pelo São Paulo Boat Show aqui no Brasil, começou bem para o estaleiro italiano Azimut | Bennetti. Dois barcos da marca receberam prêmios do World Yacht Trophy, uma iniciativa do grupo francês LuxMediaGroup que reconhece os trabalhos mais importantes do ano.

                                  A 95RPH, iate da linha Grande com 95 pés e posto de comando elevado ou Raised Pilot House, foi premiada na categoria de 24 a 36 metros com o título de “Most Achieved Trophy”, ou iate de mais sucesso da temporada. Já a 77S recebeu o prêmio de melhor design exterior na categoria de 15 a 24 metros.

                                  “Estamos muito orgulhosos por termos recebido esses prêmios”, declarou Giovanna Vitelli, membro da Diretoria do Estaleiro na Itália. “Esta é outra prova de que nossos esforços apreciados não só pelo mercado, mas também pelos maiores especialistas no campo”.

                                  Os dois modelos premiados ainda não chegaram ao Brasil, mas a Azimut já confirmou presença no São Paulo Boat Show 2014 com dois grandes destaques, a Azimut 42BR e a Azimut 60.

                                  Fotos: Divulgação

                                   

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                                    Por: Redação -

                                    A Volvo Ocean Race terá uma nova pontuação para a edição 2014-15. A partir de agora, o vencedor será o time que somar menos pontos. No final de cada perna, um ponto será atribuído ao primeiro lugar, dois para o segundo lugar, três para o terceiro — e assim por diante, com 7 pontos para o último colocado.

                                    A pontuação das In-port Races também sofreram alterações e só valem agora para critérios de desempate.

                                    A regata começa em 4 de outubro, em Alicante, na Espanha.

                                    Foto: Divulgação

                                     

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                                      Mundial de Vela

                                      Por: Redação -
                                      17/09/2014

                                      O vento não quer mesmo colaborar com os participantes do Mundial de Vela, que está sendo realizado na Espanha pela Federação Internacional. Se até ontem o problema era a falta dele, hoje foi o excesso que atrasou o início das regatas. Depois de alguma espera ele diminuiu novamente e impediu a que o programa fosse completado e apenas 20 regatas, das 64 programadas para o dia foram realizadas. Dentre os que velejaram, a dupla Martine Grael e Kahena Kunze, da 49er FX, foi a melhor do dia, terminando empatada com a dupla inglesa Charlotte Dobson e Sophie Ainsworth, da Inglaterra.

                                      Quem também teve um dia bom foi a dupla Renata Decnop e Isabel Swan. Elas foram segundas colocadas na única regata do dia para a classe 470 e subiram para a 14ª colocação. Fernanda Oliveira e Ana Barbachan foram oitavas na regata e subiram para 11º. As duas duplas seguem com chances de disputar a medal race no dia 20. As líderes são as austríacas Lara Vladau e Jolanta Ogar.

                                      “Tivemos um dia de bastante espera em terra por causa do vento forte e por causa do 470 masculino que estava usando a mesma raia. Quando fomos para a água o vento tinha diminuído um pouco, já estava com menos de 20 nós, e fizemos apenas uma regata. Mudamos a regulagem do barco e velejamos com ele muito veloz, o que nos deu uma boa vantagem no início da prova. Ao longo da regata o vento foi caindo e nós conseguimos administrar bem, até cruzar a linha em segundo”, disse Renata.

                                      Já entre os meninos, Geison Mendes e Gustavo Thissen seguem sendo os melhores brasileiros na 35ª colocação, enquanto Henrique Haddad e Bruno Bethlem estão em 58º e Tiago Brito e Andrei Kneipp estão em 64º. Os líderes são os americanos Stuart Mcnay e David Hughes.

                                      Primeira a entrar na água em Santander, a classe Laser também foi a primeira a encerrar a sua participação na competição. Nesta quarta-feira terminou a fase final com uma regata a menos do que o programado e agora apenas os dez melhores da Radial e da Standard velejam amanhã na medal race. A regata tem pontuação dobrada e será disputada bem perto do público. Dentre os brasileiros, só Robert Scheidt estará na água a partir das 9h15, horário de Brasília.

                                      “Foi um dia muito extremo, pois passamos sete horas na água e só fizemos uma regata. Tinha bastante vento de manhã, mas a CR foi um pouco ineficiente e perdeu a oportunidade de fazer três regatas e só fez uma. Fiz uma regata regular, não muito boa. Estou em sexto geral, ainda com chance de ficar pelo menos em terceiro. Tenho que fazer uma excelente regata amanhã e vou brigar para ganhar. A ideia é velejar o melhor possível, sem focar em nenhum adversário específico”, disse Scheidt.

                                      “Tinha o objetivo de chegar ao pódio e estive bem perto disso, mas não tive um dia bom e infelizmente encerrei a minha participação na 12ª colocação geral.”, disse Bruno Fontes, que viu a vaga na medal race escapar por apenas cinco pontos.

                                      Também estiveram representando o Brasil Alex Veeren, que ficou na 70º colocação geral na Standard, Fernanda Decnop, 25ª colocada geral na Radial, Tina Boabaid, 64ª, e Odile Ginaid, 79ª na mesma classe.

                                      Entre os 49ers a melhor dupla brasileira ainda é Marco Grael e Gabriel Borges. Os dois ocupam a 29ª colocação. Já Dante Bianchi e Thomas Low-beer estão em 62º, pois não completaram a segunda regata e foram desclassificados da terceira. No total, a classe correu quatro provas até agora e os líderes são os neozelandeses Peter Burling e Blair Turke.

                                      A classe Nacra 17 não velejou e João Bulhoes e Juliana Mota seguem na 20ª colocação com duas regatas enquanto Samuel Albrecht e Georgia Silva estão em 61º com uma regata. Na liderança estão os franceses Billy Bresson e Marie Riou.

                                      Na Finn, duas regatas foram realizadas e Jorginho Zarif aparece em 34º. O líder é o inglês Giles Scott.

                                      Entre as pranchas, Bimba sofreu com o vento e caiu para 16º. Albert Carvalho é 45º e Gabriel Bastos, 78º, com duas regatas a menos. O líder é o francês Julien Bontemps.

                                      Entre as meninas, Patrícia Freitas está na 10ª colocação, na zona da medal race. Bruna Martinelli aparece em 31º, sem terminar as três regatas do dia. A líder é a francesa Charline Picon.

                                      A classe RS:X chegará ao último dia da fase final nesta quinta-feira, quando serão definidos os velejadores que disputarão a medal race na sexta-feira.

                                      Foto: Thom Touw / Informações: assessoria CBVela

                                       

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                                        Por: Redação -

                                        O Rally Náutico da Bahia acontece neste sábado, dia 20, com largada no Yacht Clube da Bahia às 11h. A confraternização entre adeptos de esportes de regularidade e amantes do mar chega a sua sexta edição como uma atividade que se fixou no calendário náutico nacional e vem se tornando um dos principais eventos da modalidade no país.

                                        De acordo com o organizador técnico do rally, Glênio Cogo, a modalidade de regularidade surge com o objetivo de aproximar a tripulação e promover a navegação mais segura, difundido o uso do sistema GPS e das tecnologias disponíveis. “Possibilita também agregar famílias, já que não há um conceito restrito de competidores e sim, de uma equipe, geralmente formada por familiares, que desenvolvem papéis importantes durante a competição”, explica Cogo.

                                        Após a saída do Yacht Clube da Bahia, os tripulantes seguem em direção à Barra, com ponto neutro na Bahia Marina. Em seguida, Monte Serrat, voltando para o Yacht.

                                        Um dia antes da competição, na sexta-feira, 19, os navegadores se reúnem no Yacht, às 18h para abertura do evento e apresentação da prova para os inscritos. Este ano haverá consultoria personalizada sobre a utilização correta do GPS náutico, na quinta e sexta-feira, das 9h às 18h.

                                        Veja a programação completa:

                                        Encerramento das inscrições: 19 de setembro, 18h
                                        Consultoria sobre GPS: 18 e 19 de setembro das 9h às 18h no Yacht
                                        Briefing com entrega de materiais e sorteio da ordem da largada: 19 de setembro, às 18h no Yacht

                                        Dia 20 de setembro (sábado) – prova
                                        Entrega dos data loggers: 9h
                                        Largada: 11h Yacht Clube
                                        Ponto Neutralizado: Bahia Marina 12h30
                                        Chegada no Yacht Clube: 16h
                                        Apuração: 17h
                                        Premiação e coquetel de encerramento com show de Simone Sampaio, no Yacht Clube: 17h30.

                                        O evento é realizado anualmente pelo Yacht Clube da Bahia e Bahia Marina, sob assessoria técnica da Apucron – Apuração e Cronometragem.

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                                          Bart’s Bash

                                          Por: Redação -

                                          A regata Bart’s Bash, tentativa de recorde mundial em homenagem ao velejador Andrew Simpson será no próximo domingo (21). Os organizadores querem entrar para o Guinness com provas espalhadas pelo mundo durante as 24 horas do domingo. Mais de 700 clubes de 60 países já se inscreveram on-line no site bartsbash.co.uk. Ainda há tempo para participar.

                                          O objetivo é lembrar do campeão olímpico Andrew ‘Bart’ Simpson, que faleceu no ano passado em um acidente durante os treinos para a America’s Cup e inspirar a nova geração de velejadores a praticar a modalidade.

                                          Foto: OnEdition

                                           

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                                            Por: Redação -

                                            O Comitê Organizador da Rio-2016 divulgou a tabela de preços dos ingressos para a Olimpíada do Brasil. Na vela, os preços variam de R$ 40 a R$ 100. O valor mais alto é para as medal races, as finais das regatas de cada classe. A vela será disputada na Marina da Glória e faz parte do complexo de Copacabana, que tem outras modalidades como maratonas aquáticas e triathlon.

                                            Resta saber como serão as arquibancadas e os acessos ao local.

                                            Foto: Fred Hoffmann

                                             

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                                              Ônibus anfíbio navega pelo Rio Tietê, na altura do Cebolão, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (17). O passeio faz parte da 3ª edição do projeto “Por uma Cidade Navegável”, promovido pelo São Paulo Boat Show. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população e a opinião pública sobre os benefícios de recuperar os rios urbanos. A experiência, inédita em São Paulo, levou moradores de várias regiões da cidade para um passeio improvável. Do ônibus, que navegava tranquilamente pelas poluídas águas do Tietê, era possível ver o aumento do número de carros na marginal, na região da Ponte do Remédios. O ônibus anfíbio foi trazido do Rio de Janeiro para o desafio que foi completado com sucesso. Apesar dos detritos sólidos, como sacolas, terem se agarrado ao eixo e ao hélice da embarcação, os três passeios programados foram realizados sem interrupções.

                                              Alguns dos convidados a bordo voltaram a navegar no rio após muitos anos longe das águas desse símbolo da capital paulista. Ricardo Linares Pereira, Professor de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo e remador, passou boa parte da juventude nessas águas. “O rio já estava um pouco poluído, mas ainda era possível praticar muitos esportes aqui. Com a construção das marginais a poluição piorou muito e os clubes se mudaram para outros locais da cidade”. O professor Ricardo, que rema há quase 50 anos, é um dos poucos paulistanos que tiveram o privilégio de navegar no trecho urbano do Tietê. “No começo da década de 1970 todas as competições aquáticas aconteciam aqui no Tietê, mas agora o único centro de desenvolvimento do remo fica na USP”, conclui Ricardo.

                                              Outra passageira que viveu os bons tempos do Tietê era Marlene Maia Mattos, de 80 anos, ela aprendeu a nadar no Tietê com o pai e também, na juventude, competiu em regatas de remos e provas de natação no rio. “É muito triste ver que o rio está morto. Eu nadava com peixes e quase todas as lembranças da minha infância estão ligadas ao Tietê. Eu espero vê-lo limpo e vivo novamente e quem sabe eu possa competir aqui de novo, já que o remo e a natação ainda são muito presentes na minha vida”, disse Marlene que, triste com a situação do rio, chorou emocionando todos a bordo.

                                              O ônibus anfíbio que navegou no Rio Tietê na manhã fria desta quarta-feira veio do Rio de Janeiro. Na cidade maravilhosa ele leva turistas em passeios pela Baía de Guanabara. “Hoje tive a certeza que este rio pode ser uma ótima alternativa para desafogar o trânsito paulistano. Nosso ônibus foi desenvolvido para o turismo, mas, com essa experiência, pude ver que uma tecnologia similar pode ser usada como meio de transporte”, declarou Paulo Valadares, que comanda os passeios turísticos no Rio de Janeiro ao lado de Elidio Guerra e Lucas Toledo.

                                              O passeio do ônibus anfíbio da ação “Por uma Cidade Navegável” zarpou do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e percorreu o trecho entre o DAEE e a Ponte dos Remédios, chamando a atenção dos que por ali passaram.

                                               

                                              Fotos: Divulgação

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                                                16/09/2014

                                                A catarinense Cleide Lana é a nova diretora de marketing da Brunswick Brasil, detentora das marcas Bayliner, Sea Ray e Boston Whaler. Por muitos anos, Cleide ficou à frente do estaleiro catarinense Fibrafort, das lanchas Focker, também como gerente de marketing, tornando-se uma referência do assunto no mercado náutico brasileiro.

                                                A Brunswick, maior fabricante de lanchas de passeio do mundo, tem fábrica em Joinville, Santa Catarina, com capacidade para produção anual de até 400 embarcações. As primeiras unidades sendo produzidas pela fábrica são os modelos Bayliner 310BR Special Edition e 250 Sport Boat. Já as primeiras unidades Sea Ray, marca líder nos Estados Unidos, são 375 Sundancer e 395 Sundancer.

                                                A Brunswick estará no São Paulo Boat Show 2014 expondo lanchas de todas as marcas que fabrica.

                                                Foto: Arquivo NÁUTICA

                                                 

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                                                  Nesta terça-feira o vento apareceu no Mundial da Isaf (Federação Internacional de Vela), que está sendo realizado na cidade de Santander, Espanha. Apesar de fraco em algumas raias, agora toda a delegação brasileira já fez a sua estreia. Além do vento rondado, quem também atrapalhou os velejadores foram as algas.

                                                  Na classe 49erFX a dupla Juju Senfft e Gabriela Nicolino chegou a virar o barco e limpar a bolina (peça que faz com que o barco não ande de lado) e com isso acabou a regata na 25ª colocação. No geral as meninas ocupam a 50ª colocação.

                                                  Já Martine Grael e Kahena Kunze tiveram uma excelente estreia, vencendo a primeira regata do dia e ficando em quinto na segunda. Tanto elas, quanto Juju e Gabi estão na flotilha amarela, que tem uma regata em atraso em relação à azul. Por isso elas aparecem em 29º e 50º no acumulado, porém quando esta regata for realizada, elas subirão para o top 10. As líderes são as dinamarquesas Ida Marie Nielsen e Marie Olsen, que correram duas regatas.

                                                  “O primeiro dia foi puxado, mas muito bom para as condições que tivemos hoje. Estamos velejando dentro da baía, que é uma raia complicada e o vento não tem ajudado muito. Mas estamos satisfeitas com os resultados de hoje e amanhã vamos correr uma regata a mais para igualar com a flotilha azul”, disse Kahena.

                                                  “Nós chegamos a ir para a água novamente no final do dia e largamos bem. Estávamos em segundo lugar, disputando o primeiro após quatro pernas, mas o vento rondou 180 graus e anularam a regata”, disse Gabi.

                                                  Quem também estreou hoje foi a classe Nacra. Na flotilha amarela, João Bulhoes e Juliana Mota fizeram duas regatas, terminando o dia na 20ª colocação geral. Já a flotilha azul fez apenas uma regata e Samuel Albrecht e Georgia Silva aparecem em 61º, também com chances de melhorar assim que for realizada a segunda regata da série. Os líderes são os franceses Billy Besson e Marie Riou.

                                                  “Finalmente conseguimos estrear e acabamos não indo tão bem na única regata do dia. A condição estava bastante complicada, com o vento variando muito de direção e intensidade”, disse Samuca.

                                                  Na 49er, os melhores brasileiros são Marco Grael e Gabriel Borges, na 19ª colocação, com três regatas disputadas. Dante Bianchi e Thomas Low-Beer, únicos brasileiros a velejarem ontem, acabaram não velejando hoje e, com duas regatas, ocupam a 56ª posição. Com a realização da terceira regata para a flotilha amarela, eles deverão subir na classificação geral. Os líderes são os neozelandeses Peter Burling e Blair Turke.

                                                  Na Finn, Jorginho Zarif foi 15º colocado a única regata do dia na sua flotilha. No acumulado ele aparece em 29º. O líder é o australiano Oliver Tweddell.

                                                  Entre as pranchas, apenas os homens velejaram hoje. As mulheres ficaram de folga. Ricardo Bimba Winicki sofreu para desviar das algas e chegou a montar a primeira boia na 46ª posição, dentre 49 inscritos. No final, o talento falou mais alto e terminou em 11º. Ele ocupa a 16ª colocação geral. Albert Carvalho está em 40º e Gabriel Bastos em 80º. O líder é o polonês Piotr Myszka.

                                                  “Velejamos muito perto da praia, com vento bastante rondado. Esta regata foi bem parecida com a regata eu ganhei, com a diferença que naquela não tinha alga”, disse Bimba.

                                                  Com a realização de mais duas regatas para a classe 470 feminina, a flotilha foi dividida em ouro e prata e as duas duplas brasileiras ficaram entre as melhores. Renata Decnop e Isabel Swan tiveram um bom dia, com um nono e um sexto lugares, subindo para a 21ª colocação geral. Já Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, que estrearam em segundo ontem, caíram para a 14ª colocação após conquistarem um 16º e serem desclassificadas da última regata do dia por estarem acima da linha na hora da largada.

                                                  Já os meninos fizeram apenas uma regata ontem e uma hoje. Geison Mendes e Gustavo Thiesen são os melhores brasileiros na 58ª colocação. Henrique Haddad e Bruno Bethlem estão em 64º. Os dois estão na mesma flotilha, com uma regata a menos que os líderes Nicolas Charbonnier e Achille Nebout-Javal, da França.

                                                  Entre os Laser Standard, o dia não foi muito produtivo para os brasileiros. Robert Scheidt caiu para a sexta colocação, a 18 pontos do líder, e Bruno Fontes foi para 11º, e terá que se recuperar amanhã para voltar para a zona da medal race.

                                                  Na Radial, Fernanda Decnop foi a única brasileira a se classificar para a flotilha ouro e foi 20ª colocada na única regata do dia. Tina Boabaid e Odile Ginaid passaram o dia esperando para velejar na flotilha prata, mas acabaram não velejando por falta de vento. A líder é a holandesa Marit Bouwmeester.

                                                  A previsão é que nesta quarta sejam realizadas as últimas três regatas da fase final. Na quinta-feira os dez primeiros colocados irão disputar a medal race, que é mais curtinha, bem próxima do público e tem pontuação dobrada. Scheidt, que busca mais um título mundial, não pode mais errar se quiser voltar da Espanha com a medalha de ouro da classe.

                                                  O Mundial da Isaf vai definir 50% dos países que estarão no Rio em 2016 e, como a classe Laser foi a primeira a ir para a água, 23 vagas já foram definidas entre os Standard. Além do Brasil que já tem vaga nas 10 classes, conquistaram um lugar a Austrália, Bélgica, Canadá, Croácia, Chipre, Dinamarca, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Alemanha, Guatemala, Inglaterra, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Cingapura, Suécia, Polônia, Portugal, Tunísia, EUA e Ilhas Virgens Americanas. Nove vagas virão no Mundial de 2015, outras duas no Sul-Americano, Norte Americano, Africano, Asiático e Europeu e mais duas por convite.

                                                  Entre as meninas do Radial, a classificação só será conhecida amanhã, já que existem 19 vagas e 33 barcos passaram para a flotilha ouro.

                                                  Os resultados completos de cada regata e o acumulado podem ser vistos clicando aqui.

                                                  Foto: Thom Touw

                                                   

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                                                    Por: Redação -

                                                    O tradicional estaleiro carioca Real Power Boats chega ao São Paulo Boat Show repleto de novidades. Entre os lançamentos, a bela Real 420 linha 2014. Com novo visual, a embarcação inclui vigias panorâmicas que privilegiam a iluminação interior, plataforma de popa integrada ao casco e targa em formato elíptico com LED.

                                                    A capacidade do barco é para até 16 pessoas em passeios diurnos, e acomoda confortavelmente quatro passageiros em pernoite. A motorização, de centro-rabeta, é feita por dois motores, totalizando de 700 a 1000 hp.

                                                    Confira todas as embarcações do estaleiro Real Power Boats no São Paulo Boat Show que acontece entre os dias 25 e 30 de setembro no Transamerica Expo Center.

                                                    Foto: Divulgação / Informações: Boat Show Eventos

                                                     

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                                                      O Club Med de Itaparica irá sediar, entre os dias 8 e 15 de outubro, a segunda edição do Club Med Sailing Week, considerado o maior evento de vela da Bahia. A primeira edição foi um sucesso, com a presença de mais de 140 velejadores de diversas classes, com suas famílias. E a expectativa para 2014 é de que mais de 200 atletas participem.

                                                      Este ano acontecem as etapas do Campeonato Brasileiro de Kitesurf (Racing), a Copa Club Med de Stand Up Paddle (para iniciantes, amadores e profissionais), além de uma Clínica de Optimist para os níveis Veterano, Estreante e Escola de Vela. Serão premiados os três melhores colocados em cada classe. Para as crianças, será realizada uma clínica de Optimist ministrada pelo renomado velejador Rolf Preben e Marco Grael.

                                                      O evento contará com mais de 30 atividades, dentro e fora da água. Enquanto os velejadores se aventuram, o Club Med de Itaparica oferece diversão e conforto a todos os participantes, familiares e torcedores.

                                                      As inscrições para o II Club Med Sailing Week já estão abertas e a taxa é de R$ 50 por participante. Basta entrar em contato pelos telefones: 21/3174-1101 e 21/99253-9094 ou pelo e-mail: [email protected]. As diárias no Village estão saindo a partir de R$ 220,00 por pessoa, com um mínimo de 2 diárias. Para quem quiser levar a criançada, o Village oferece uma cortesia para uma criança de até 15 anos a cada dois adultos pagantes, acomodados no mesmo quarto.

                                                      Foto: Matías Capizzano/Divulgação

                                                       

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                                                        Workshop de Pesca

                                                        Por: Redação -

                                                        Habilidade técnica, equipamentos adequados e, sobretudo, muita paixão. A Evinrude não só fabrica os motores de popa que são referência no segmento como compreende os fatores fundamentais para as melhores pescarias. Por isso, a marca passa a promover o Workshop de Pesca Evinrude em suas concessionárias pelo país, e as primeiras atividades do evento estão agendadas para esta semana: em Cambé (PR), nesta terça-feira; em Maringá (PR), na quarta-feira; e em Joinville (SC), nesta quinta-feira. O objetivo principal é a troca de valiosos conhecimentos entre pescadores profissionais e amadores, por meio da palestra com o expert Roald Andretta.

                                                        “Vamos abordar desde a vara e a carretilha até como embarcar o peixe, passando por temas como check list, diário de bordo e escolha e uso correto dos equipamentos”, antecipou Andretta, apontado como uma das maiores autoridades de pesca no país. “A troca de experiências é fundamental aos pescadores e possibilita a descoberta de novas técnicas e procedimentos que incrementam a atividade e trazem mais satisfação para os dias de pescaria”, continuou.

                                                        Andretta também irá compartilhar conhecimentos sobre os motores das embarcações. “Os motores dois tempos, com os da Evinrude, proporcionam grande desempenho ao pescador por serem ágeis e com grande torque. Vamos dar dicas sobre manutenção preventiva e o uso adequado para aumentar ainda mais a vida útil dos equipamentos”, comentou.

                                                        O palestrante também terá informações específicas sobre as regiões que receberão o evento. “As características de cada local influenciam na atividade de pesca. Na região de Cambé e Maringá, há represa e o Rio Paraná, ou seja, os principais objetivos dos usuários de embarcações são peixes como tucunaré e dourado. Já em Joinville, na Baía da Babitonga, os pescadores buscam animais como o robalo e a garoupa”, concluiu Andretta. Confira a programação do Workshop de Pesca Evinrude:

                                                        16/9, Terça-feira
                                                        Náutica Gold Fish, em Cambé-PR (Rodovia Celso Garcia Cid, 888, Parque Manela)
                                                        Horário: 19h30
                                                        Informações e inscrições (vagas limitadas): 43/3174-1515

                                                        17/9, Quarta-feira
                                                        Kit Náutica, em Maringá-PR (Avenida Colombo, 8082, Zona 06 – Centro)
                                                        Horário: 19h
                                                        Informações e inscrições (vagas limitadas): 44/3262-6365

                                                        18/9, Quinta-feira
                                                        Sanáutica, em Joinville-SC (Rua Ottokar Doerffel, 1112, Anita Garibaldi)
                                                        Horário: 19h
                                                        Informações e inscrições (vagas limitadas): 47/3433-2800

                                                        Foto: Divulgação

                                                         

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                                                          Por: Redação -

                                                          Embora as buscas oficiais tenham terminado no domingo, os familiares dos quatro tripulantes do veleiro argentino Tunante II, desaparecido há mais de 15 dias em algum ponto da costa brasileira, na altura do litoral de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, quando seguia em direção ao Rio de Janeiro, não desistem. Além de criarem uma petição virtual que está colhendo assinaturas em todo o mundo pedindo a volta das buscas, que estavam sendo feita pelas Marinhas Brasileira e Argentina (para assinar o documento clique aqui), estão arregimentando voluntários no mundo inteiro para pesquisar, centímetro a centímetro, as imagens do oceano em busca de algum sinal do barco, um veleiro de 41 pés, que supostamente está à deriva, depois de perder velas, mastro e bateria durante uma tempestade.

                                                          O serviço voluntário de pesquisa no site Tomnod está se tornando uma verdadeira corrente mundial e estima-se que já movimente cerca online casino de 40.000 pessoas a passarem horas diante das telas de seus computadores, analisando as imagens, que mostram cenas assim (clique aqui para ver). Elas são a maior esperança das famílias de encontrarem os ocupantes do barco, que, segundo elas, estão lá, a espera de socorro e não podem ser simplesmente abandonados no oceano. Em contato com NÁUTICA, as quatro famílias agora pedem que os brasileiros entrem nesta imensa pesquisa e avisem, através da página no Facebook (Novedades búsqueda Tunante II) qualquer nova imagem que possa ajudar a renovar as esperanças de ainda encontrar o barco e todos os seus ocupantes vivos.

                                                          Fotos: Arquivo Pessoal

                                                           

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                                                            Carcará

                                                            Por: Redação -

                                                            O barco pernambucano Carcará venceu o Norte-Nordeste da classe BRA-RGS. O evento foi o último teste antes da Regata Recife/Fernando de Noronha, com largada marcada para o dia 27 de setembro. A Refeno tem 98 embarcações inscritas para 2014. Este número envolve participantes de 11 estados do Brasil, além de três países: três argentinos, um holandês e um francês. O Rio de Janeiro é o lugar mais bem representado, com 24 barcos inscritos. São Paulo vem logo atrás, com 22. Pernambuco é o terceiro, com 19 embarcações.

                                                            “Muitas embarcações locais aproveitaram essa competição para realizar os últimos ajustes antes da Refeno. Se tiver que quebrar, falhar, vai falhar agora e você terá tempo de reparar até a Refeno. Por isso, serviu como último grande teste antes da largada”, afirmou João Jungmann, diretor geral da Refeno.

                                                            Foto: Verônica Azevedo/Divulgação

                                                             

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