Visita de mergulhador a restos de baleia vence concurso de fotos subaquáticas do mundo; veja imagens
Competição de fotos de dentro do mar acontece anualmente e conta com diversas categorias
Que a vida marinha atrai vários encantos todo mundo já sabe. Mas quando as maravilhas do mar são registradas em lentes de fotógrafos profissionais — e com total proibição de uso de inteligência artificial — só pode resultar no Ocean Art Underwater Photo Competition 2024, o maior concurso de fotos subaquáticas do mundo, com mais de 6,5 mil imagens participantes.
Crânio de pliossauro com 2 metros de comprimento foi descoberto em penhasco na Inglaterra; veja fotos
Registro de trio de baleias jubarte vence concurso de fotos do mar; confira as imagens
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
O prêmio de Underwater Photographer of the Year 2024 ficou com o fotógrafo sueco Alex Dawson, que tirou a foto de um mergulhador visitando restos mortais de uma baleia, vítima da caça industrial da espécie. A captura aconteceu em condições adversas, sob a capa de gelo da gelada Groenlândia.
O traje de mergulhador e a tocha dão uma sensação de ‘visita alienígena– Alex Mustard, um dos jurados do concurso
Já o português Nuno Sá foi responsável por tirar a foto de banhistas tentando salvar uma baleia encalhada perto da Costa da Caparica, em Portugal. Com essa “pintura” ele venceu a categoria Save Our Seas Foundation Marine Conservation — prêmio que busca conscientizar sobre a preservação dos mares e da vida marinha.
Também teve mulher vencedora no concurso de fotos subaquáticas. A americana Lisa Stengel foi premiada na categoria Up & Coming Underwater Photographer of the Year 2024. O clique registra um mahimani — comum de ser servido em restaurantes — caçando sardinhas.
“Poucas pessoas já olharam no olho de uma baleia”. Foi isso que Alex Mustard disse sobre a fotografia impressionante de Rafael Fernandez Caballero, fotógrafo espanhol que capturou em muitos detalhes o olho de uma baleia-cinzenta.
Caballero também tirou uma foto do exato momento em que a baleia de Bryde abocanha um cardume nas águas. Ambas as fotos foram capturadas na Baía de Magdalena, no México. Os cliques resultaram no prêmio Behaviour and Portrait (Comportamento e Retrato) ao espanhol — que já venceu a categoria principal outras vezes.
Confira abaixo outros registros da fotos subaquáticas que merecem destaque no Ocean Art Underwater Photo Competition:
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu
Público poderá conferir equipamentos a partir de R$ 9,5 mil no estande da marca; salão acontece no Lago de Itaipu, de 28 de novembro a 1º de dezembro
Dois grandes eventos aconteceram neste final de semana (17), reunindo, ao todo, mais de 300 equipes
Novo barco estará ao lado de outros dois modelos da marca no evento, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu
Com 3º volume de coletânea, jornalista fará noite de autógrafos nesta terça (19), em São Paulo