Polvo Dumbo raríssimo é avistado por mergulhadores; confira o vídeo
Momento excepcional foi registrado em vídeo, a 2.665 metros de profundidade no oceano
Não é todo dia que você encontra um polvo com aparência fantasmagórica no fundo do mar. Mas, em uma expedição marinha recente, realizada no Oceano Pacífico, próximo das ilhas havaianas, um raríssimo “polvo Dumbo” — como é apelidado — foi registrado em imagens e vídeo.
Submarino da U-Boat Worx é apresentado no Monaco Yacht Show 2023
Aventureira Tamara Klink se torna a primeira brasileira a atravessar o Círculo Polar Ártico
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
O Grimpoteuthis — nome científico do animal — , foi encontrado por uma equipe de pesquisadores no fundo do oceano, a 2.665 metros de profundidade, ao noroeste do Havaí. Eles se depararam com o polvo dumbo flutuando na frente de um minissubmarino. Confira no vídeo abaixo.
Este animal é um tipo de cefalópode que habita as profundezas do oceano — costuma viver a 3,9 mil metros de profundidade — e, como já mencionado, raramente é visto por humanos.
Além disso, ele também se esconde na escuridão marinha e tem seus braços menores que o de outros polvos. Com dois grandes olhos e um corpo largo, a aparência fantasmagórica chama a atenção das poucas pessoas que conseguem encontrá-lo.
O motivo pelo qual o polvo Dumbo vive nas profundezas do oceano se dá por conta de sua incapacidade de suportar o calor. Seu apelido, por sua vez, teve inspiração no personagem homônimo da Disney, por conta de suas orelhas, digamos, avantajadas. Seu tamanho, por sua vez, é pequeno: quando adulto, chega a medir de 20 a 30 centímetros.
Suas estruturas, que lembram orelhas, na verdade são barbatanas usadas pela espécie para capturar comida. Como não possui presas, a dieta do animal conta com caracóis, vermes ocasionais, moluscos e outros pequenos animais.
Apesar disso, encontrar mais informações sobre esta espécie é deveras desafiador. Afinal, esses animais abissais são encontrados em poucas situações, o que torna seu registro em imagens, por exemplo, bem mais complexo. Para se ter ideia, até o momento, apenas 20 polvos deste tipo foram descritos.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Dois grandes sucessos da marca atracarão no salão, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu
Espécie não era vista na costa de Washington desde 1970; um dos animais avistados é sobrevivente das capturas
Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar
Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu
Público poderá conferir equipamentos a partir de R$ 9,5 mil no estande da marca; salão acontece no Lago de Itaipu, de 28 de novembro a 1º de dezembro