Renan Macedo, da “Usina do Jet”, é novo Influenciador NÁUTICA

Há mais de 20 anos, Renan trocava seu carro por um jet; hoje ele é entusiasta de travessias e preparação de motos aquáticas

10/04/2024
Foto: Arquivo Pessoal

Crescido às margens da Represa Usina de Atibaia, no interior de São Paulo, Renan Macedo encontrou nas águas uma verdadeira paixão, alimentada pelos pais. Por lá, ele praticou remo, windsurf, esqui aquático, surf e natação, mas nada disso o cativou tanto quanto um jet.

Há mais de 20 anos, um amigo o apresentou ao mundo das motos aquáticas. A partir daí, não teve jeito: foi amor à primeira vista. O sentimento foi tão avassalador que Renan logo deu um jeito de comprar o jet do amigo — colocando seu próprio carro na troca.

Cheguei em casa com o jet e sem carro– Renan Macedo

Foto: Arquivo Pessoal

Seu primeiro modelo foi um X2, igual ao que Ayrton Senna gostava de pilotar sobre as águas quando estava longe das pistas. Não demorou para que o novo hobby o aproximasse de amigos que competiam, o que levou Renan a participar de campeonatos regionais, brasileiros e até uma etapa do mundial em Havasu, nos Estados Unidos, em 2018.

Foto: Arquivo Pessoal

Sempre registrando em fotos e vídeos os momentos ao lado do jet — não só nas competições mas também durante as preparações –, Renan percebeu que não seria má ideia criar redes sociais para compartilhar suas vivências. Nascia, então, a Usina do Jet, com canal no YouTube e perfil no Instagram.

Foto: Arquivo Pessoal

O nome, segundo ele, tem dois significados que se conectam: a expressão “montar uma usina no meu jet” (referência a equipar o veículo com um motor forte) e, claro, uma homenagem à represa que fez parte de sua formação, a Represa da Usina.


Desde 2018, a Usina do Jet conta com estrutura técnica e equipe para realizar a cobertura de campeonatos e eventos de jet, não só no Brasil, como também no exterior — conteúdo que é compartilhado nos canais digitais de Renan.

A veia da preparação de motores de jet está mais ativa do que nunca, e a visão técnica da época de piloto me deixou mais preparado para continuar aprendendo, opinando e ensinando sobre como os jets reagem a cada melhoria e mudança– Renan, sobre o conteúdo produzido pela Usina do Jet

Ultimamente, Renan tem se debruçado nas expedições de longo percurso, o que tem exigido mais conhecimento técnico de navegações no mar — informações que ele compartilha com seus seguidores e, agora, como parte do time Influenciadores NÁUTICA, vai compartilhar também por meio das redes sociais de NÁUTICA! Bem-vindo ao time, Renan!

Foto: Arquivo Pessoal

Você também quer fazer parte do time de influenciadores NÁUTICA? Envie um e-mail para [email protected] ou um direct para @revistanautica no Instagram.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Projeto na Croácia quer criar cinco vilas ecológicas de luxo à beira mar com direito a barcos elétricos

    Ideia da eD-TEC visa redefinir o conceito de vida de luxo, oferecendo energia solar às moradias durante os 365 dias do ano

    Criança de 11 anos encontra fóssil de ictiossauro pré-histórico, o maior réptil marinho que já existiu

    Com a companhia do pai e pesquisadores, garota ajudou a desvendar a vida marinha de 200 milhões de anos atrás

    Arquipélago de São Pedro e São Paulo, pedaço do Brasil mais próximo da África, ganha nova estação de pesquisa

    Construção substituirá a atual e garantirá a continuidade dos interesses nacionais na região rica em biodiversidade e história

    NÁUTICA Talks estreia com sucesso de público no Rio Boat Show 2024

    Mais de mil pessoas passaram pelo ciclo de palestras que ultrapassou a marca de 40 importantes nomes do setor

    Agora submersa, área na costa da Austrália pode ter abrigado até 500 mil pessoas no passado

    Paleocontinente de Sahul pode ter atingido os 390 mil km² e ter sido um local habitável antes de afundar