Temperatura do mar está mais alta do que o normal em todo o Brasil

Registros evidenciam aquecimentos neste mês de março, mas situação está longe de ser exclusiva do país

25/03/2024
Foto: PxHere/ Reprodução

A temperatura da água do mar está acima da média em todo o Brasil neste mês de março. É o que mostram os dados da NOAA, agência de administração oceânica e atmosférica dos Estados Unidos.

Embora não sejam significativos, os desvios de temperatura superficial estão presentes na costa inteira, do Rio Grande do Sul ao Amapá. As maiores anomalias foram percebidas na região tropical, com destaque para o litoral do Nordeste e próximo à faixa equatorial.

 

Vale destacar que as informações referem-se ao alto-mar. Banhistas que entrarem na água podem não sentir a mudança da temperatura do mar, já que há condições de relevo e ressurgências costeiras capazes de trazer correntes mais frias em alguns pontos das praias.

Foto: PxHere/ Reprodução

Além de ser prejudicial para a saúde geral dos oceanos e abrir espaço para a perda de biodiversidade, o aquecimento dos oceanos acelera o derretimento do gelo nos polos, intensifica furacões e aumenta o nível do mar devido à expansão térmica.

Tendência mundial

A situação observada no Brasil está longe de ser local; países ao redor do globo registram oceanos mais quentes há vários meses.


Ainda que o aquecimento do Pacífico seja explicado pelo fenômeno natural El Niño, que altera a temperatura das águas, o mesmo não vale para outras regiões. Essas ondas de calor marinhas foram definidas como “potencialmente devastadoras” pelo Copernicus, serviço climático da União Europeia.

 

As áreas que mais apresentaram anomalias nos estudos recentes foram o Pacífico equatorial, Atlântico Norte – que fica acima da linha do Equador e banha um pedaço do Brasil –, Mediterrâneo e Caribe.

 

O que mais preocupa os cientistas nesse momento é a elevada temperatura do Atlântico Norte na região tropical, já que fevereiro deste ano registrou aquecimento bem mais alto do que qualquer outro fevereiro presente nos registros. O temor é que de haja uma temporada de furacões entre junho e novembro na área.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Eletrodomésticos de luxo da Elettromec estarão no Rio Boat Show 2024

    Ao todo, sete produtos da marca serão expostos no evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Siga Empreendimentos exibe churrasqueiras e acessórios no Rio Boat Show 2024

    Visitantes poderão conferir produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti

    Fabianne Domingos expõe decorações e enxovais para barcos no Rio Boat Show 2024

    Especialista em projetos personalizados para o mercado náutico também decorou oito barcos expostos no salão carioca

    Especialistas do setor de combustíveis comandam palestra no NÁUTICA Talks

    Pâmela Barreto e Jean Leone conduzem papo sobre o diesel Verana e a gasolina Podium na série de palestras que acontecem no Rio Boat Show 2024

    Almirante Carlos Roberto detalha novos barcos da Marinha no NÁUTICA Talks

    Principais projetos estratégicos em andamento, construções do navio polar e de nova fragata serão destrinchadas durante o Rio Boat Show 2024