Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2018

Das lanchas de entrada aos grandes iates, o público pôde ver de perto opções para todos os gostos e bolsos

17/04/2024
Foto: Arquivo Revista Náutica

Em 2024, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição. Para comemorar esse momento histórico, a equipe de NÁUTICA vai revisitar o passado novamente para mais uma edição da série Memória Náutica. Hoje é dia de relembrar o Rio Boat Show 2018, ano em que o Brasil sonhava com o hexa e a Marina da Glória recebia a 21ª edição do salão.

Ao longo de nove dias, de 14 a 22 de abril, o Rio Boat Show 2018 foi o cartão-postal mais náutico do Rio de Janeiro. A Marina da Glória novamente recebeu centenas de grandes embarcações, entre veleiros, iates e lanchas, que repousaram em grande estilo sobre as águas da Baía de Guanabara.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Apaixonados do mundo náutico viveram sua paixão na plenitude, ao longo de nove dias– dizia a edição 357 da Revista Náutica

O que acontecia no mundo em 2018

Sonhando com o hexa, em 2018 os brasileiros aguardaram ansiosamente pela Copa do Mundo da Rússia. A Seleção Brasileira, comandada por Tite, contudo, saiu da competição nas quartas de final, derrotada pela Bélgica. A final foi disputada entre Croácia e França, e os franceses conquistaram sua segunda taça 20 anos depois.

 

Falando em Copa, a edição de 2018 proporcionou uma cena que virou meme logo na abertura do evento. O estereótipo de “Ronaldinho em rolês aleatórios” ganhou ainda mais força, depois de o craque aparecer, inesperadamente, batucando um instrumento no meio de uma multidão.


Ao redor do globo, os britânicos acompanharam o casamento do príncipe Harry com a atriz americana Meghan Markle, no Castelo de Windsor, nos arredores de Londres.

 

Ainda em 2018, um incêndio atingiu o Museu Nacional, na zona norte do Rio. O acervo reunia cerca de 20 milhões de itens, entre eles, o crânio de Luzia, fóssil mais antigo encontrado no continente americano.

 

Artistas internacionais marcaram presença em solo brasileiro. Naquele ano, o Rio recebeu shows do Radiohead, The Kooks, Ozzy Osbourne, Harry Styles, Simple Plan, Niall Horan e Demi Lovato.

Como foi o Rio Boat Show 2018

Entre as águas da Baía de Guanabara e o pavilhão da Marina da Glória, o evento de 2018 reuniu os mais recentes lançamentos da época tanto em embarcações, quanto em equipamentos, acessórios e produtos de luxo. Por lá, quem se interessava por um dos barcos expostos na água podia realizar um agendamento para um test-drive.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Das lanchas de entrada aos grandes iates, o público pôde ver de perto opções para todos os gostos — e bolsos. Quem foi ao salão buscando um motor também não se arrependeu, afinal, marcas de renome mundial expuseram suas novidades na feira.

Foto: Arquivo Revista Náutica

O Espaço dos Desejos fez jus ao seu nome e levou ao Rio Boat Show daquele ano automóveis de luxo em alta na época, com lançamentos de marcas como Lexus, Mercedes, Land Rover e Jaguar.

 

O Grupo BR Marinas esteve na feira e deu conta de animar as noites do salão. Para isso, a empresa levou ao público o espetáculo Romeu e Julieta, apresentado pelos atores Thiago Machado e Bárbara Sut.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Pelo terceiro ano seguido, o Desfile de Barcos marcava o “encontro de gala” do salão. Na noite de abertura do evento, em um sábado, a atração novamente transformou a Baía de Guanabara em uma “passarela náutica”, por onde desfilaram nada menos do que os 12 principais modelos expostos no salão. Para deixar o desfile ainda mais especial, a banda Taikô deu um show com tambores japoneses.

Foto: Arquivo Revista Náutica

A 21ª edição do evento marcou também a retomada do Fórum Náutico Sudeste, que buscava fornecer um conjunto de ações, em parceria com o setor privado, para estimular o mercado náutico.

Destaques do Rio Boat Show 2018

Entre os iates do Rio Boat Show 2018 estava o Segue 26M, construído na Argentina. A embarcação, de 86 pés, esbanjava espaço em todos os ambientes, e trazia como diferencial linhas arrojadas, característica das lanchas.

 

A suíte principal ocupava toda a boca do barco, de nada menos que 5,95 metros. No salão, a embarcação foi comercializada a partir de R$ 18 milhões.

A navegação merece ênfase. Com dois motores de 1800 hp cada, o Segue 26M chega perto dos 30 nós– destacava a edição 357 da Revista Náutica

Foto: Arquivo Revista Náutica

A Azimut 74 ganhou destaque no salão por aproveitar bem os espaços internos. Além de abrigar um grande solário, a embarcação trazia em sua proa um sofá em forma de “C”, que permitia o máximo uso do espaço.

 

Com 40m² de área útil, o flybridge do barco também chamou atenção pelo tamanho, além dos atrativos da cabine, como um enorme salão bem iluminado, que proporcionava belas vistas.

Foto: Arquivo Revista Náutica

A gaúcha Cimitarra 600, de 60 pés, levou ao salão uma opção com valor mais atraente entre os grandes barcos. A embarcação trazia bom aproveitamento da proa na cabine e um grande pé-direito no salão inferior, o que era uma ótima vantagem, uma vez que, por lá, estavam áreas como a cozinha e uma sala de estar. Polêmico entre os marinheiros, o barco só dispunha de posto de comando no fly.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Sempre presente nos eventos Boat Show, a novidade da Schaefer Yachts em 2018 foi a Schaefer 580, que trazia plataforma lateral e comando interno sem timão. Sem o equipamento, a lancha navegava comandada apenas por um joystick Volvo Penta. Na cabine, a embarcação trazia três camarotes, sendo dois deles suítes. A principal, à meia-nau, ocupava toda a boca de 4,90 m do barco.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Entre as lanchas menores, destaque para a Triton 300 Sport, uma 30 pés com capacidade para levar até 10 pessoas em passeios durante o dia e 4 no pernoite, além de cockpit ideal para reunir convidados em um sofá articulado que podia ser convertido em solário.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Ainda nessa linha, outro barco menor que chamou atenção foi a FS 290 Wide, que apresentava uma bela plataforma de popa. Apesar de pequena, a embarcação proporcionava aos passageiros banheiro e cama. Para isso, a marca utilizou o espaço sob o convés para instalar, de um lado, uma cama de 1,90 m de comprimento e, do outro, um banheiro de 1,40 m de altura.

Confira mais fotos do Rio Boat Show 2018

Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica

Rio Boat Show 2024

Evento náutico mais charmoso do Brasil, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. As águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recebem o evento entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Por lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico com barcos na água e test-drive de embarcações.

O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estarão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.

 

O público da 25ª edição do evento terá ainda atrações diversas, como palestras, desfile de moda e o tradicional Desfile de Barcos — em que os modelos de destaque do evento navegam pela Baía de Guanabara, junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.

Anote aí!

RIO BOAT SHOW 2024
Quando: De 28 de abril a 5 de maio;
Horário: De segunda a sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h;
Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória);
Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: rioboatshow.com.br.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestra lança 2ª geração do modelo 212 no Rio Boat Show 2024

    Com preço promocional no evento, expectativa do estaleiro é ultrapassar 20 unidades vendidas da lancha de 21 pés; outros dois modelos estão atracados na água

    Focada em desempenho, Azov Yachs exibe lancha que navega em 70 cm de água

    Estaleiro, presente pela primeira vez no Rio Boat Show, anunciou novos projetos para o ano que vem

    NX Boats define NX 44 Pininfarina como “grande lançamento” do Rio Boat Show 2024

    Rasgando elogios, estaleiro colocou a novidade pela primeira vez sobre águas cariocas

    Confira a transmissão ao vivo do segundo dia de Rio Boat Show 2024!

    Canal NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória

    Ventura revela lançamentos para 2025 e destaca nova V550 durante o Rio Boat Show

    Estande da marca no salão conta com 7 barcos de 19 a 55 pés; novas lanchas devem ser apresentadas no São Paulo Boat Show