Primeiro megaiate totalmente elétrico do mundo deverá ganhar as águas no final de 2024

Projeto da Baran Akalin foi desenvolvido ao longo de cinco anos e promete eliminar a necessidade de tanques de combustível

19/06/2024
Foto: Baran Akalin / Divulgação

As tendências ecológicas estão chegando também às maiores embarcações de luxo do mercado. Lanchas, iates e até catamarãs já trazem em suas estruturas tecnologias que visam diminuir os efeitos negativos na natureza. Agora, o estúdio de design Baran Akalin apresenta o Silencieux, que deve vir a ser o primeiro megaiate do mundo a funcionar de forma 100% elétrica.

Com 67 metros (220 pés), a ideia é que o Silencieux funcione como um “explorador de luxo“, capaz de permanecer até três semanas ancorado utilizando apenas energia elétrica. Para isso, o megaiate contará com um sistema de propulsão que elimina a necessidade de tanques de combustível, utilizando geradores de hidrogênio e baterias recarregáveis com 11,4 MW de potência.

Foto: Baran Akalin / Divulgação

Equipado com quatro geradores de torque que produzem 5,2 MW de potência, o iate poderá, segundo a empresa, “fazer viagens sem esforço e sem emissões” com autonomia de “pelo menos” uma circunavegação. O modelo terá ainda uma velocidade de cruzeiro de 16 nós e máxima de 19 nós, além de uma autonomia de 14 mil milhas náuticas. Seus destaques, contudo, não ficam só nos seus meios de propulsão.


Equipado com um casco de aço e uma superestrutura de alumínio, o novo modelo ostentará uma garagem de nada menos que 170 m², espaço suficiente para acomodar um tender de 12 metros, um submarino, jets e vários brinquedos aquáticos.

 

O projeto prevê que as outras embarcações que eventualmente venham a atracar na garagem do megaiate sejam também elétricas, gerando um “suprimento infinito de eletricidade” a bordo.

Foto: Baran Akalin / Divulgação

Nas acomodações, os hóspedes contarão com seis cabines para 12 pessoas e uma suíte master, além de um deck exclusivo para o proprietário com heliporto e área para a tripulação. Nas opções de entretenimento estarão espaços como salões, academia, escritório, sauna, um salão principal de 87m² e um beach club de 155 m², com jacuzzi e varandas laterais.

Foto: Baran Akalin / Divulgação

O flybridge também será um destaque à parte, com vista de quase 360 ​​graus, um pequeno bar e dois espaços lounge (um na proa e outro no terraço).

 

O novo Silencieux deve chegar às águas no final de 2024, pelas mãos de um estaleiro italiano ainda não anunciado.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Seguindo tendências mundiais, Fibrafort exibe Focker 262 GTO com tons monocromáticos

    Estaleiro desembarcou no São Paulo Boat Show 2024 com 13 lanchas, incluindo o esportivo modelo de entrada Focker 212

    São Paulo Boat Show 2024: confira a transmissão ao vivo do 2º dia

    Canal NÁUTICA no YouTube exibe cobertura diária do evento a partir das 19h; assista

    Espaçosas, lanchas de 19 e 20 pés da Ventura têm espaço e comodidades de "gente grande"

    V195 Comfort e V205 Crossover são as novas embarcações de entrada da marca, que exibe nove barcos no São Paulo Boat Show 2024

    Nova NX 41 Horizon traz passagem interna para a proa e espaços ampliados

    Embarcação lançada no São Paulo Boat Show privilegia a área externa sem renunciar à cabine, de 1,90 m de altura

    Confira quem passou pelo Lounge NÁUTICA no primeiro dia de São Paulo Boat Show 2024

    Grandes nomes do setor náutico aproveitaram para passar pelo espaço VIP do evento náutico nesta quinta-feira (19)