Mudanças climáticas estão afetando o tamanho das baleias-cinzentas; entenda

Em estudo, pesquisadores afirmam redução de 13% no comprimento do animal nos últimos 25 anos

20/06/2024
Foto: Ryan Harvey / Animalia / Reprodução

Que as mudanças climáticas têm afetado a vida no planeta Terra, não é novidade. Mas as consequências desse fenômeno estão ultrapassando questões como temperatura e qualidade do ar e chegando às características físicas dos animais. É o caso da baleia-cinzenta que, nos últimos 25 anos, teve uma redução de 13% em seu comprimento.

É o que afirma um estudo publicado na revista científica Global Change Biology, realizado por pesquisadores da Universidade Estadual do Oregon, nos Estados Unidos. De acordo com os especialistas, a diminuição no tamanho das baleias pode ter consequências tanto para a saúde, quanto para o sucesso reprodutivo dos indivíduos afetados.

Foto: Instituto de Mamíferos Marinhos/Universidade Estadual de Oregon / Divulgação

Encontrada no Oceano Pacífico, a baleia-cinzenta pode atingir até 13 metros de comprimento e costuma carregar por todo seu corpo uma camada de parasitas externos, que conferem a ela uma aparência de rocha. Atualmente, a espécie é considerada ameaçada de extinção, e os efeitos das mudanças climáticas em relação ao seu tamanho podem piorar ainda mais esse status.

 

Para chegar à conclusão do estudo, pesquisadores analisaram 200 baleias-cinzentas de um grupo da espécie no Oceano Pacífico Norte Ocidental — que conta com certa de 14,5 mil baleias. Esse subgrupo tem o acompanhamento do Instituto de Mamíferos Marinhos da universidade desde 2016.


A partir de imagens captadas via drone, os estudiosos conseguiram observar que uma baleia-cinzenta adulta nascida em 2020 deve atingir um tamanho corporal 1,65 metro menor do que uma nascida antes de 2000 — o que reflete a diminuição do animal em 13% no comprimento total.

 

Para se ter uma ideia, se essa mesma tendência fosse replicada em humanos, seria como se a altura média da mulher americana diminuísse de 1,62 metro para 1,42 metro ao longo de 20 anos.

Consequências das mudanças climáticas nas baleias-cinzentas

A diminuição no comprimento das baleias-cinzentas está longe de afetar somente a aparência física desse cetáceo. Na verdade, seu tamanho reduzido traz preocupações, principalmente, quanto a sua reprodução.

 

Isso porque, com um tamanho menor, as baleias podem não ter energia o suficiente para a reprodução. Já no caso dos filhotes, os bebês baleias-cinzentas podem desenvolver certa insegurança durante o processo de independência da mãe, trazendo desafios para sua sobrevivência no mar.

Falando em sobrevivência, o estudo sugere que a diminuição no tamanho corporal pode reduzir também as reservas de energia do animal, deixando a espécie menos resistente a ferimentos causados, por exemplo, por colisões com barcos e emaranhamentos com equipamentos de pesca.

 

Segundo os pesquisadores, além dos danos para a saúde da baleia e seu processo de reprodução, a diminuição “tem efeitos em cascata para os animais e para a comunidade da qual eles fazem parte”, conforme explica Enrico Pirotta, autor principal do estudo e pesquisador da Universidade de St. Andrews, na Escócia.

As baleias são consideradas sentinelas do ecossistema. Se elas não estão bem, isso pode dizer muito sobre o próprio ambiente– Kevin Bierlich, coautor do estudo

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Penha (SC) receberá escala teste durante temporada 2024/2025 de cruzeiros

    A novidade foi compartilhada pelo prefeito Aquiles da Costa, durante o 9 º Congresso Internacional Náutica

    Comerciante paulista ganha lancha da Fibrafort avaliada em mais de R$ 200 mil no São Paulo Boat Show

    "Na hora fiquei sem acreditar", conta o felizardo. Barco equipado com motor Yamaha foi sorteado no encerramento do salão paulista

    Futura aeronave militar dos EUA poderá pousar na água; assista em ação

    Previsão é que a Liberty Lifter, da Aurora Flight Sciences, consiga carregar até 81 mil quilos quando ficar pronta

    Submarino Titan teve problemas identificados muito antes da tragédia, apontam investigações

    Ex-diretor de operações da OceanGate teria sido demitido após apresentar relatório da embarcação e exigir mais testes

    Consultor da Invest/SP destaca o turismo náutico como vetor de desenvolvimento econômico

    Luís Antônio Sobrinho, representando Roberto de Lucena, comentou sobre o potencial paulista no 9º Congresso Internacional Náutica