Cruzeiro de luxo tem ‘trem’ para o Velho Oeste com ‘bandidos a bordo’ e bebida da época

Restaurante imersivo abusa de tecnologias para garantir que os passageiros se sintam em uma verdadeira máquina do tempo; entenda como funciona

29/07/2024
Foto: Royal Caribbean/ Divulgação

O que vem à sua mente quando você pensa no Velho Oeste? Cowboys, pistoleiros e xerifes em paisagens áridas são alguns dos aspectos que caracterizam esse período da história dos Estados Unidos — e todos eles foram bem representados no cruzeiro de luxo que, por meio de uma ‘viagem de trem’, transporta os passageiros de volta ao passado.

A atividade imersiva está disponível no Utopia of the Seas, um dos maiores navios da Royal Caribbean, que inaugurou sobre as águas neste mês. Para se ter uma noção de sua magnitude, há 18 tobogãs e mais de 40 opções de comidas e bebidas a bordo.

Foto: Royal Caribbean/ Divulgação

Uma das experiências gastronômicas acontece justamente na Royal Railway – Utopia Station, a estação de trem dentro do cruzeiro. Trata-se, na verdade, de um restaurante todo personalizado, cujo objetivo é fazer com que o hóspede “se sinta como se estivesse jantando em uma locomotiva viajando pelo Velho Oeste”.


Como funciona a imersão no ‘trem’ dentro do cruzeiro

Antes de se sentar à mesa, o passageiro aguarda na plataforma do trem, envolvida pelo vapor das máquinas. Por lá, pode desfrutar de bebidas da época — como o Pisco Sour, por exemplo, bastante popular em São Francisco.

Cruzeiro abriu as portas neste mês. Foto: Royal Caribbean/ Divulgação

A decoração do interior também não peca em nada: há quadros de embarque, bilhetes de viagem e telas que simulam paisagens exteriores, como se fossem janelas, capazes de transformar os vagões em uma verdadeira máquina do tempo.

 

Mas os efeitos especiais não acabam aí: enquanto jantam, os passageiros do trem no cruzeiro sentem leves vibrações sob os pés — que imitam a sensação de estar sobre trilhos — e interagem com atores vestidos a caráter, designados para dar um show a bordo.

Foto: Royal Caribbean/ Divulgação

Há ainda a possibilidade de ouvir ecos de tiros, já que os conflitos eram bem comuns no Velho Oeste, ou bandidos correndo pela parte de cima da locomotiva.

 

Embora o tema de faroeste tenha sido escolhido para a estreia do Utopia of the Seas, o trem utópico deve transportar os hóspedes por outros lugares e cenários ao redor do mundo, sempre com charme e efeitos que enganem os sentidos de quem estiver a bordo do cruzeiro.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    "Revolução": diretor da Itaipu Parquetec comenta sobre barcos a hidrogênio apresentados na COP30

    Mais que veículos com potencial de emissão zero, embarcações como o JAQ H1 e o BotoH2 permitem silêncio total

    Para todos: JAQ H1 será aberto para visitação gratuita neste fim de semana da COP30

    Primeiro barco-escola do mundo movido 100% a hidrogênio estará disponível ao público das 13h às 19h

    "Brasil pode ser protagonista": Bruno Dantas, Ministro do TCU, ressalta pioneirismo do JAQ H1 na COP30

    Segundo o magistrado, barco-escola movido a hidrogênio pode colocar o país no centro da discussão de sustentabilidade

    Da quilha ao motor: Veleiro Bravura avança para a reta final da construção na parceria com Yanmar

    O 15º episódio da série mostra Angelo Guedes em um sprint decisivo marcado por grandes avanços e desafios nos bastidores da construção

    Barco-escola: auditório do JAQ H1 é inaugurado com alunos da rede pública do Pará

    Em parceria com a Seduc, Instituto Mondó levou estudantes para conhecer a embarcação 100% movida a hidrogênio verde