Marinha lança primeiro navio de guerra do Programa Fragatas Classe Tamandaré, em Itajaí

Fragata de 107 metros foi batizada hoje em cerimônia que contou com a presença de autoridades

Por: Redação -
09/08/2024
Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

A Marinha do Brasil realizou, nesta sexta-feira (9), a cerimônia de lançamento da primeira das quatro fragatas — um tipo de navio de guerra — previstas no Programa Fragatas Classe Tamandaré em Itajaí, Santa Catarina.

O evento, feito em parceria com a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis, aconteceu na Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, do comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, e de outros convidados especiais.

Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

Inteiramente fabricada no Brasil, a fragata Tamandaré F200 tem 107 metros de comprimento e autonomia de 5,5 mil milhas náuticas. De acordo com a Marinha, possui alto poder combatente e é capaz de proteger a extensa área marítima brasileira, além de realizar operações de salvamento, combater ações de pirataria e poluição ambiental, dentre outras ameaças.

 

A construção do navio de guerra começou em 2022, com transferência de tecnologia entre Brasil e Alemanha, e a expectativa é de que seja incorporado à Marinha em 2025.


“O lançamento da Tamandaré concorre para o processo de incremento da capacidade operacional da esquadra, dotada de avançado poder combatente e tecnologia embarcada atual”, afirmou o almirante Olsen, comandante da Marinha.

Investimento em defesa

Segundo o ministro da Defesa, a entrega das fragatas substituirá os navios com mais de 40 anos de operação, “materializando a inadiável renovação da nossa esquadra”. A F200, inclusive, foi batizada por sua esposa, Vera Brennand — tradição em que uma garrafa de champanhe é quebrada no casco, como um rito de proteção contra todos os perigos do mar.

Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

Durante a cerimônia, o presidente Lula chamou a atenção para a “geração de empregos, aumento da arrecadação fiscal e fortalecimento do núcleo do poder naval” que o Programa de Fragatas da Classe Tamandaré gerou e destacou que este é um projeto que beneficia áreas como “defesa, economia, tecnologia e cooperação internacional”.

O lançamento dessa fragata é mais um passo do nosso Brasil rumo à modernização tecnológica de nossas Forças Armadas e fortalecimento de sua base industrial de defesa– Luiz Inácio Lula da Silva

Até 2029, quatro fragatas serão entregues à Marinha. De acordo com a Força Armada, todas serão equipadas com o que há de mais moderno em radares, sensores e armamentos.

Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

Em março, a Marinha também lançou o submarino Tonelero, a terceira da Classe Riachuelo (também chamada de S 42). A embarcação é fruto do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), um projeto ambicioso que nasceu de um acordo selado entre Brasil e França em 2008.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Gosma azul encontrada no fundo do Pacífico pode ajudar a entender os primórdios do planeta

    Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz

    Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

    Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro

    YouTuber lança câmera a 200 metros de profundidade e registra criatura não identificada

    Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!

    Quanto custa uma lancha no modelo multipropriedade?

    Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas

    Dois em um: novo trimarã promete velocidade de regata oceânica e luxo de iate

    Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1