Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2018
Das lanchas de entrada aos grandes iates, o público pôde ver de perto opções para todos os gostos e bolsos
Em 2024, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição. Para comemorar esse momento histórico, a equipe de NÁUTICA vai revisitar o passado novamente para mais uma edição da série Memória Náutica. Hoje é dia de relembrar o Rio Boat Show 2018, ano em que o Brasil sonhava com o hexa e a Marina da Glória recebia a 21ª edição do salão.
Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2017
Mestre em Mecânica, Ricardo Paragon ensina a evitar panes no mar no NÁUTICA Talks
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Ao longo de nove dias, de 14 a 22 de abril, o Rio Boat Show 2018 foi o cartão-postal mais náutico do Rio de Janeiro. A Marina da Glória novamente recebeu centenas de grandes embarcações, entre veleiros, iates e lanchas, que repousaram em grande estilo sobre as águas da Baía de Guanabara.
Apaixonados do mundo náutico viveram sua paixão na plenitude, ao longo de nove dias– dizia a edição 357 da Revista Náutica
O que acontecia no mundo em 2018
Sonhando com o hexa, em 2018 os brasileiros aguardaram ansiosamente pela Copa do Mundo da Rússia. A Seleção Brasileira, comandada por Tite, contudo, saiu da competição nas quartas de final, derrotada pela Bélgica. A final foi disputada entre Croácia e França, e os franceses conquistaram sua segunda taça 20 anos depois.
Falando em Copa, a edição de 2018 proporcionou uma cena que virou meme logo na abertura do evento. O estereótipo de “Ronaldinho em rolês aleatórios” ganhou ainda mais força, depois de o craque aparecer, inesperadamente, batucando um instrumento no meio de uma multidão.
Ao redor do globo, os britânicos acompanharam o casamento do príncipe Harry com a atriz americana Meghan Markle, no Castelo de Windsor, nos arredores de Londres.
Ainda em 2018, um incêndio atingiu o Museu Nacional, na zona norte do Rio. O acervo reunia cerca de 20 milhões de itens, entre eles, o crânio de Luzia, fóssil mais antigo encontrado no continente americano.
Artistas internacionais marcaram presença em solo brasileiro. Naquele ano, o Rio recebeu shows do Radiohead, The Kooks, Ozzy Osbourne, Harry Styles, Simple Plan, Niall Horan e Demi Lovato.
Como foi o Rio Boat Show 2018
Entre as águas da Baía de Guanabara e o pavilhão da Marina da Glória, o evento de 2018 reuniu os mais recentes lançamentos da época tanto em embarcações, quanto em equipamentos, acessórios e produtos de luxo. Por lá, quem se interessava por um dos barcos expostos na água podia realizar um agendamento para um test-drive.
Das lanchas de entrada aos grandes iates, o público pôde ver de perto opções para todos os gostos — e bolsos. Quem foi ao salão buscando um motor também não se arrependeu, afinal, marcas de renome mundial expuseram suas novidades na feira.
O Espaço dos Desejos fez jus ao seu nome e levou ao Rio Boat Show daquele ano automóveis de luxo em alta na época, com lançamentos de marcas como Lexus, Mercedes, Land Rover e Jaguar.
O Grupo BR Marinas esteve na feira e deu conta de animar as noites do salão. Para isso, a empresa levou ao público o espetáculo Romeu e Julieta, apresentado pelos atores Thiago Machado e Bárbara Sut.
Pelo terceiro ano seguido, o Desfile de Barcos marcava o “encontro de gala” do salão. Na noite de abertura do evento, em um sábado, a atração novamente transformou a Baía de Guanabara em uma “passarela náutica”, por onde desfilaram nada menos do que os 12 principais modelos expostos no salão. Para deixar o desfile ainda mais especial, a banda Taikô deu um show com tambores japoneses.
A 21ª edição do evento marcou também a retomada do Fórum Náutico Sudeste, que buscava fornecer um conjunto de ações, em parceria com o setor privado, para estimular o mercado náutico.
Destaques do Rio Boat Show 2018
Entre os iates do Rio Boat Show 2018 estava o Segue 26M, construído na Argentina. A embarcação, de 86 pés, esbanjava espaço em todos os ambientes, e trazia como diferencial linhas arrojadas, característica das lanchas.
A suíte principal ocupava toda a boca do barco, de nada menos que 5,95 metros. No salão, a embarcação foi comercializada a partir de R$ 18 milhões.
A navegação merece ênfase. Com dois motores de 1800 hp cada, o Segue 26M chega perto dos 30 nós– destacava a edição 357 da Revista Náutica
A Azimut 74 ganhou destaque no salão por aproveitar bem os espaços internos. Além de abrigar um grande solário, a embarcação trazia em sua proa um sofá em forma de “C”, que permitia o máximo uso do espaço.
Com 40m² de área útil, o flybridge do barco também chamou atenção pelo tamanho, além dos atrativos da cabine, como um enorme salão bem iluminado, que proporcionava belas vistas.
A gaúcha Cimitarra 600, de 60 pés, levou ao salão uma opção com valor mais atraente entre os grandes barcos. A embarcação trazia bom aproveitamento da proa na cabine e um grande pé-direito no salão inferior, o que era uma ótima vantagem, uma vez que, por lá, estavam áreas como a cozinha e uma sala de estar. Polêmico entre os marinheiros, o barco só dispunha de posto de comando no fly.
Sempre presente nos eventos Boat Show, a novidade da Schaefer Yachts em 2018 foi a Schaefer 580, que trazia plataforma lateral e comando interno sem timão. Sem o equipamento, a lancha navegava comandada apenas por um joystick Volvo Penta. Na cabine, a embarcação trazia três camarotes, sendo dois deles suítes. A principal, à meia-nau, ocupava toda a boca de 4,90 m do barco.
Entre as lanchas menores, destaque para a Triton 300 Sport, uma 30 pés com capacidade para levar até 10 pessoas em passeios durante o dia e 4 no pernoite, além de cockpit ideal para reunir convidados em um sofá articulado que podia ser convertido em solário.
Ainda nessa linha, outro barco menor que chamou atenção foi a FS 290 Wide, que apresentava uma bela plataforma de popa. Apesar de pequena, a embarcação proporcionava aos passageiros banheiro e cama. Para isso, a marca utilizou o espaço sob o convés para instalar, de um lado, uma cama de 1,90 m de comprimento e, do outro, um banheiro de 1,40 m de altura.
Confira mais fotos do Rio Boat Show 2018
Rio Boat Show 2024
Evento náutico mais charmoso do Brasil, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. As águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recebem o evento entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Por lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico com barcos na água e test-drive de embarcações.
O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estarão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.
O público da 25ª edição do evento terá ainda atrações diversas, como palestras, desfile de moda e o tradicional Desfile de Barcos — em que os modelos de destaque do evento navegam pela Baía de Guanabara, junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.
Anote aí!
RIO BOAT SHOW 2024
Quando: De 28 de abril a 5 de maio;
Horário: De segunda a sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h;
Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória);
Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: rioboatshow.com.br.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Com investimento de R$ 100 milhões, o local terá integração com a Baía Afonso Wippel, no complexo Marina Itajaí
Data foi celebrada no Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro; conheça iniciativas da gestão no período
Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, contou sobre o processo na 9ª edição do Congresso Internacional Náutica
Em ano histórico para a marca, estaleiro exibirá cinco lanchas em evento nos Estados Unidos. Veja quais!
Os dois modelos fazem parte linha 2024, têm a mesma potência e pertencem a mesma família, mas são bem diferentes