Renault apresenta veleiro desmontável, jet elétrico e prancha motorizada

Marca francesa propõe novas soluções de mobilidade e mostrou inovações durante lançamento de carro elétrico

Por: Redação -
16/04/2024
Foto: Renault/ Divulgação

Conhecida no universo dos carros, a Renault decidiu sair da terra firme para se aventurar pelos mares ao apresentar ao público cinco novidades surpreendentes, incluindo veleiro desmontável, jet elétrico e prancha de surf motorizada.

Os meios de transporte — que chegam junto com moto de neve e bicicleta elétrica — fazem parte da campanha de lançamento do Renault 5 E-Tech. O veículo, agora 100% elétrico, fez sucesso nas décadas de 1970 e 1980 e foi relançado no mercado europeu durante o Salão de Genebra, em março.

Foto: Instagram @renaultbrasil/ Reprodução

O carro é o responsável por inspirar as cinco soluções de mobilidade, batizadas de 5 Movements (5 Movimentos, em tradução livre) e feitas em parceira com startups francesas. De acordo com a marca, a ideia era criar um meio de transporte que representasse os seguintes elementos naturais do planeta: água, ar, terra e neve.

Como é o veleiro da Renault

Desenhado com foco em praticidade, o R5 Reverso promete a possibilidade de ser desmontado em quatro pedaços em menos de três minutos.

Compactas, as partes podem ser guardadas em pequenos espaços, como em um porta-malas. Quando totalmente montado, o barco mede 3,40 metros por 1,45 metro e pesa quase 17 quilos. A velocidade máxima é de 45 km/h.

Como é o jet da Renault

O R5 Searacer é um jet elétrico desenvolvido para esportes aquáticos. A novidade conta com motor de alta densidade e visa agradar tanto os iniciantes no esporte, quanto quem já está acostumado a correr pelos mares.

Foto: Renault/ Divulgação

O jet tem velocidade máxima de 77 km/h e pesa 65 quilos. Ele ganhou o prêmio A’ Design Award e conta com o apoio do motociclista do French Grand Prix, Fabio Quartararo.

Por dentro dos demais lançamentos

A Plume Foil, prancha de surf elétrica, pesa menos de 30 quilos e tem até 1h30 de autonomia. Ela vem com um motor elétrico que impulsiona o surfista — capaz de usá-la até em águas paradas — e chega a uma velocidade de 35 km/h.

Batizada de Evol BMX, a bicicleta elétrica é alimentada por um motor de 500 W e atinge 45 km/h. A proposta é que seja ideal para “ciclistas entusiasmados e fãs da cultura urbana”, segundo a marca.

Já a moto de neve elétrica, chamada Moonbike, chega a uma velocidade de 40 km/h e conta com um esqui na frente. Por não ter corrente e correia, exige baixa manutenção.

A Renault não informou se as cinco soluções de mobilidade estarão à venda. O que se sabe, por enquanto, é que o carro Renault 5 está chegando às ruas da Europa e que a moto de neve Moonbike terá venda exclusiva naquele continente.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Um dos arpões para caça de baleia mais antigos do mundo foi encontrado no Brasil

    Ferramentas foram descobertas dentro de sambaquis na Baía de Babitonga, litoral norte de Santa Catarina

    Barco Brasil vence 4ª etapa da Globe 40 na categoria Sharp

    Embarcação comandada por brasileiros completou a etapa da Austrália ao Chile em 27 dias, 8 horas e 2 minutos

    Veleiro Esperança crava pódio na Cape2Rio após enfrentar tormenta e dois ciclones

    Equipe gaúcha ficou com o 3º lugar na regata África-Brasil. Theodora Prado recebeu premiação especial por ser a 1ª mulher a realizar a disputa sozinha

    Confira o top 10 atualizado dos iates mais caros do mundo

    A lista começa já na casa dos R$ 600 milhões. Você arriscaria um palpite de quanto custa o mais caro? Veja aqui!

    Aeronave anfíbia pode abrir voo por terra ou água: conheça a Beriev Be-200

    Imagens poderiam ser confundidas com criações de inteligência artificial, mas são reais. Saiba como!