Team Brazil fica em último na estreia de corrida de barcos elétricos
Primeiro GP da E1 Series, realizado na Arábia Saudita, teve equipe de Tom Brady como vencedora; confira
Não foi das melhores a estreia do Team Brazil na E1 World Championship Series, a primeira competição de corrida de barcos elétricos, que tem times fundados por atletas e celebridades — como Tom Brady e Rafael Nadal. No primeiro circuito da temporada, realizado em Jeddah, na Arábia Saudita, o time “brasileiro” ficou na última posição.
Tom Brady se junta a estrelas e anuncia entrada em competição de barcos elétricos
Rafael Nadal anuncia entrada em competição de barcos elétricos
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Na primeira etapa de corridas oficial da E1, que aconteceu em 3 e 4 de fevereiro, o Team Brazil caiu nas semifinais e terminou atrás do Team Checo (de Sergio Pérez, piloto de Fórmula 1); Team Drogba (ex-jogador de futebol); e Team Aoki (do DJ de mesmo nome), respectivamente. Assim, o circuito chamado Place Race foi vencido pelo time Checo.
Com o piloto sueco Timmy Hansen e a pilota britânica Catie Munnings, os “brazilians” não passaram da terceira posição durante a corrida. Assim, termina na lanterna não só desta etapa, mas também da classificação geral do torneio, que tem o Team Brady — sim, aquele Brady — , na liderança.
Ver essa foto no Instagram
A equipe do Team Brazil não teve a melhor volta em nenhuma etapa, não passou das semifinais e nem sequer foi o melhor time nas qualificatórias — ficou em terceiro. Logo, soma apenas um ponto na classificação geral, conquistado pela última posição do Place Race. Achou o regulamento confuso? Calma, explicamos!
Como funciona a E1 Series?
A E1 Series é uma corrida de alta velocidade em barcos conhecidos como “Racebirds”, que podem chegar a quase 100 km/h, alimentados por baterias elétricas, e usam a tecnologia de hidrofólios para “planar sobre as águas” — assim como já acontece com os veleiros da célebre America’s Cup.
O GP da E1 funciona da seguinte forma: há uma corrida qualificatória com os oito barcos do torneio — o time que termina na primeira colocação ganha um ponto extra. Na fase seguinte, há duas semifinais (com quatro equipes cada). Os dois melhores de cada chave avançam para a Super Final, disputada por quatro equipes.
Já os quatro times que não avançam para a final do GP disputam o Place Race, que serve para somar pontos na classificação geral. Entenda como ficam as pontuações de cada colocado ao final do Grande Prêmio:
- 1º colocado (vencedor da Super Final): +20 pontos;
- 2º colocado (vice da Super Final): +16 pontos;
- 3º colocado (terceiro da Super Final): +13 pontos;
- 4º colocado (último da Super Final): +10 pontos;
- 5º colocado (primeiro do Place Race): +7 pontos;
- 6º colocado (vice do Place Race): +5 pontos;
- 7º colocado (terceiro do Place Race): +3 pontos;
- 8º colocado (último do Place Race): +1 ponto.
Vale destacar que a equipe com a volta mais rápida também ganha um ponto extra. Além disso, todas as etapas — Place Race e Super Final — são disputadas duas vezes, visto que toda equipe da E1 Series tem dois pilotos — um homem e uma mulher — , e cada um pilota uma vez dentro dessas fases.
Torcedores, calma
Além de ficar em último lugar, é importante dizer que a equipe que homenageia o Brasil foi a que teve menos tempo de preparação para a disputa. Isso porque o anúncio da entrada do Team Brazil na liga foi em 10 de janeiro, enquanto a divulgação de quem eram os pilotos aconteceu no dia 15 do mesmo mês. Assim, Timmy Hansen e Catie Munnings tiveram míseros 19 dias de treinamento para o GP de Jeddah.
Eu acho que eu e o Timmy estamos aprendendo muito como um time e também com os engenheiros. Todo mundo é novo nisso- Catie Munnings
O dono da equipe é o conhecido Marcelo Claure, boliviano milionário que fundou o Inter Miami — time de futebol dos Estados Unidos onde joga Lionel Messi — , comprou o Bolívar — time de futebol mais vitorioso da Bolívia — e adquiriu, em sociedade com o Grupo City, a maior parte do Girona, vice-líder da La Liga.
Pode-se dizer que a maioria de suas equipes alcançaram o sucesso comercial ou esportivo, seja em disputas nacionais ou internacionais. Então, se tivemos calma, quem sabe o Team Brazil também não vira uma equipe de sucesso na E1?
A próxima etapa, que será em Veneza, na Itália, está marcada para os dias 11 e 12 de maio.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Equipamentos da tradicional marca japonesa prometem manutenção simples, com taxa abaixo de 3%
Dois grandes sucessos da marca atracarão no salão, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu
Espécie não era vista na costa de Washington desde 1970; um dos animais avistados é sobrevivente das capturas
Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar
Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu