Novo uniforme do Real Bétis é feito de algas marinhas e plásticos retirados do mar

Lançamento busca destacar a luta contra as algas invasoras asiáticas, que vêm impactando a costa da Espanha há 11 anos

08/02/2025
Foto: Real Bétis/ Divulgação

O time de futebol espanhol Real Bétis, lançou nesta quinta-feira (6), um novo uniforme especial e, acima de tudo, ecológico. Em parceria com a fornecedora Hummel e a organização ambiental sem fins lucrativos Parley for the Oceans, a camisa foi confeccionada com plástico retirados do mar, polpa de madeira e algas recebidas da Ásia.

A apresentação do novo uniforme do Bétis aconteceu pela parte da manhã, em um barco nas águas de Tarifa, cidade espanhola onde uma equipe de mergulhadores, de maneira simbólica, tirou o kit do fundo do mar. Confira o vídeo de apresentação abaixo.

 

 

Porém, a equipe de Sevilha não lançou o uniforme em vão. Atualmente, a Espanha enfrenta uma invasão de algas asiáticas nas costas de Andaluzia, e o influxo maciço deste tipo de organismo está deslocando espécies nativas e alterando o equilíbrio natural dos ecossistemas aquáticos.

Fomos informados de que uma alga asiática invasora estava causando muitos problemas em diversos setores da região, então decidimos aproveitar essa situação para destacar a importância de cuidar dos nossos oceanos Rafael Muela, gerente da Fundação Real Betis

De tom predominantemente verde-água — cor presente na gola redonda, ombros e mangas — , a camisa tem o escudo, logo e patrocínios na cor branca com um material luminescente. O uniforme utilizado pelos goleiros terá os mesmos adornos e desenhos dos jogadores de linha, mas na cor azul.

Foto: Real Bétis/ Divulgação
Foto: Real Bétis/ Divulgação

Inclusive, a serigrafia luminescente — ou seja, que produz luz quando submetida a algum estímulo — tem como objetivo “fazer referência à beleza dos ambientes marinhos, como as águas-vivas e outros animais semelhantes que brilham no escuro”, segundo o clube.

Foto: Real Bétis/ Divulgação
Foto: Real Bétis/ Divulgação

O novo uniforme fará sua estreia na equipe profissional masculina no jogo “Forever Green 2025”, dia 16 de fevereiro, contra a Real Sociedad, pela 24ª rodada do campeonato espanhol. As camisas já se encontram disponíveis na loja oficial do Real Bétis por 63,96 euros (cerca de R$ 380, em conversão realizada em fevereiro de 2025).

“Sem azul não há verde”

A partir desta iniciativa, o Real Bétis busca atrair mais olhares para os efeitos das mudanças climáticas que afetam as regiões costeiras de Andaluzia. De acordo com Muela, Tarifa foi escolhida por ser uma das áreas mais afetadas pela invasão das algas vindas da Ásia.

Foto: Instagram @realbetisbalompie/ Reprodução

Nos últimos anos, a Espanha está sob forte ameaça ambiental e econômica por conta da alga invasora chamada Ruhulopteryx okamurae. A espécie desembarcou primeira na cidade espanhola de Ceuta, em 2015, e acredita-se que a disseminação ocorreu por meio das águas de um lastro de um navio.

 

De 11 anos para cá, a alga invasora espalhou-se por vários locais mediterrânicos, como Barcelona (Espanha), Marselha (França), Palermo (Itália), Mar Adriático e pelo País Basco (comunidade autônoma ao norte da Espanha). Em Tarifa, foi formado um grande aterro temporário de 40 mil toneladas dessas pragas.

Como informa o Bétis em comunicado, elas não afetam apenas o meio ambiente, mas servem como um “alerta para a estabilidade econômicas dos munícipios da região, já que as algas também cobrem o fundo do mar, colocando em sério risco espécies nativas e atividades importantes como a pesca”.

 

O lançamento do uniforme também foi parte da campanha “Sem azul não há verde” e teve parceria da Forever Green, plataforma de sustentabilidade ambiental que busca envolver o mundo do futebol na luta contra as mudanças por meio do esporte.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Assista: fotógrafo faz registro impressionante de baleia de Bryde respirando na superfície

    Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela

    Inclusão: venezuelano foi de pintor a líder em um dos maiores estaleiros do Brasil

    Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!

    Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, vence Prêmio Nacional de Turismo

    Após votação aberta ao público, empresário garantiu o 1º lugar na categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”

    Superiate é lançado com sistema inspirado nos usados por estaleiros italianos há mais de 80 anos

    A italiana Baglietto atendeu ao pedido do proprietário e desenvolveu um sistema de lançamento da embarcação auxiliar tal qual entre 1940 e 1960

    Exposição na Inglaterra apresenta barcos de mais de 3 mil anos esculpidos em troncos de madeira

    Mostra dá detalhes sobre a carpintaria pré-histórica, as técnicas de construção e os métodos de transporte da época