Ilha submersa gigante já esteve na superfície em frente ao Brasil
Do tamanho da Islândia, área integrava a Elevação do Rio Grande e pode ajudar a estender fronteiras marítimas brasileiras
As ilhas do Brasil são garantia de paisagens deslumbrantes mesmo para o viajante mais experiente, mas se o turismo existisse alguns milhões de anos atrás, os interessados ganhariam mais uma opção de destino: uma gigante ‘ilha submersa’ encontrada próxima à costa do país.
Novo submarino de luxo em forma de peixe promete ficar até 7 dias submerso
Conheça o raríssimo pinguim-rei amarelo que encantou a internet
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
De acordo com um grupo de pesquisadores brasileiros e britânicos, o planalto vulcânico atualmente conhecido como Elevação do Rio Grande — localizado no fundo do mar, a cerca de 1.200 quilômetros da costa — já foi uma ilha tropical com área equivalente à da Islândia, de 103 km². Isso representa em torno de um quinto do total que forma a região.
A descoberta, além de surpreendente, pode endossar o pedido do Brasil, feito em 2018, para a extensão de suas fronteiras marítimas, que se estendem apenas 370 quilômetros a partir da costa. Também pode fomentar interesses econômicos devido à presença de ferromanganês, uma liga formada pelos dois minerais.
Mas para isso, é necessário que o país prove que a Elevação do Rio Grande tem as mesmas características geológicas que o Brasil possui, desafio que não parece tão difícil, segundo o estudo.
Surgimento da ‘ilha submersa’
Em 2018, pesquisadores realizavam uma expedição a bordo de um submersível para estudar o entorno da Elevação do Rio Grande quando encontraram camadas incomuns de argila vermelha. O material, semelhante a solos tropicais, não deveria estar no fundo do mar.
A equipe, então, decidiu investigar e concluiu que a argila só poderia ter se formado em terra firme.
Essas argilas vermelhas são exatamente iguais, química e mineralogicamente, à terra vermelha, ou terra roxa, que encontramos em todo o Brasil– Luigi Jovane, geólogo, à revista científica Eos
Estima-se que a Elevação do Rio Grande se formou cerca de 80 milhões de anos atrás, a partir de um intenso vulcanismo abaixo da dorsal meso-oceânica do Atlântico Sul. À medida que a atividade vulcânica diminuiu, o planalto derivou para o oeste e afundou.
Se estivesse sobre a superfície nos dias atuais, a ‘ilha submersa’ provavelmente formaria uma paisagem deslumbrante, com clima tropical e recoberta de vegetação.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Estreia nesta 5ª feira (16) mais novo roteiro da família a bordo de barco-casa pelos canais holandeses
Embarcação reformada do estaleiro italiano Solimano une robutez e potência ao charme e sofisticação de barcos luxuosos
Palestras reunirão grandes nomes do mundo náutico para bate-papo interativo durante a 26ª edição do salão, de 26 de abril a 4 de maio
Atleta olímpico fazia teste em suporte de câmera quando avistou a menina em apuros sendo levada para alto mar
Número é duas vezes maior do que se acreditava até então; análise foi feita através de registros fotográficos