Ilha submersa gigante já esteve na superfície em frente ao Brasil

Do tamanho da Islândia, área integrava a Elevação do Rio Grande e pode ajudar a estender fronteiras marítimas brasileiras

25/03/2024
Registros da argila vermelha. Foto: Luigi Jovane/ Reprodução

As ilhas do Brasil são garantia de paisagens deslumbrantes mesmo para o viajante mais experiente, mas se o turismo existisse alguns milhões de anos atrás, os interessados ganhariam mais uma opção de destino: uma gigante ‘ilha submersa’ encontrada próxima à costa do país.

De acordo com um grupo de pesquisadores brasileiros e britânicos, o planalto vulcânico atualmente conhecido como Elevação do Rio Grande — localizado no fundo do mar, a cerca de 1.200 quilômetros da costa — já foi uma ilha tropical com área equivalente à da Islândia, de 103 km². Isso representa em torno de um quinto do total que forma a região.

Características do fundo do mar ao longo da margem continental meridional brasileira, incluindo a Elevação do Rio Grande. Foto: Ana Alberoni, modificado de Alberoni et al., 2019, https://doi.org/10.1007/s00367-019-00606-x

A descoberta, além de surpreendente, pode endossar o pedido do Brasil, feito em 2018, para a extensão de suas fronteiras marítimas, que se estendem apenas 370 quilômetros a partir da costa. Também pode fomentar interesses econômicos devido à presença de ferromanganês, uma liga formada pelos dois minerais.

 

Mas para isso, é necessário que o país prove que a Elevação do Rio Grande tem as mesmas características geológicas que o Brasil possui, desafio que não parece tão difícil, segundo o estudo.

Surgimento da ‘ilha submersa’

Em 2018, pesquisadores realizavam uma expedição a bordo de um submersível para estudar o entorno da Elevação do Rio Grande quando encontraram camadas incomuns de argila vermelha. O material, semelhante a solos tropicais, não deveria estar no fundo do mar.


A equipe, então, decidiu investigar e concluiu que a argila só poderia ter se formado em terra firme.

Essas argilas vermelhas são exatamente iguais, química e mineralogicamente, à terra vermelha, ou terra roxa, que encontramos em todo o Brasil– Luigi Jovane, geólogo, à revista científica Eos

Estima-se que a Elevação do Rio Grande se formou cerca de 80 milhões de anos atrás, a partir de um intenso vulcanismo abaixo da dorsal meso-oceânica do Atlântico Sul. À medida que a atividade vulcânica diminuiu, o planalto derivou para o oeste e afundou.

 

Se estivesse sobre a superfície nos dias atuais, a ‘ilha submersa’ provavelmente formaria uma paisagem deslumbrante, com clima tropical e recoberta de vegetação.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Arte e sustentabilidade: Museu de Vidro Flutuante deve ganhar as águas ainda esse ano

    Projeto une arte em vidro para levar conscientização sobre mudanças climáticas às principais cidades do mundo

    Navio de cruzeiro pode ser alternativa econômica para acomodação de atletas dos Jogos Asiáticos de 2026

    Comitê espera reduzir custos acomodando cerca de 3 mil pessoas em embarcação durante o evento

    Monociclo subaquático permite nadar e pedalar em baixo d'água ao mesmo tempo

    Criado pela empresa francesa Seabike, o dispositivo promete uma velocidade "sobre-humana"; confira

    Após sucesso do Rio Boat Show, Brasil amplia calendário náutico para Brasília e Salvador

    Maior edição após a pandemia, salão carioca entrou para a história pela diversidade de produtos, serviços e atrações, e marcou a expansão do evento para outras regiões

    Parque eólico no mar adotará radar flutuante para evitar colisão de pássaros

    Na Holanda, sistema que combina tecnologias desligará geradores em caso de aproximações de aves