Barco com o primeiro CEP flutuante do mundo faz ‘delivery’ de cartas e até pizzas

Embarcação pertence à empresa JW Westcott, na ativa há 150 anos

13/06/2024
Foto: Instagram @jwwestcottcompany/ Reprodução

Imagine que, ao fazer uma compra online, você coloque no campo de informações o CEP não da sua casa, mas de um barco, encarregado de te levar tudo o que você precisa. Pois é esse um dos serviços prestados pela centenária JW Westcott aos navegantes que passam pelo porto de Detroit, nos Estados Unidos.

Há 150 anos na ativa, a empresa é dona do primeiro barco não militar com CEP do mundo. O código postal flutuante foi concedido em 1948, quando o negócio já estava estabelecido, depois de começar timidamente com entregas de cartas dentro de baldes.

Foto: Instagram @jwwestcottcompany/ Reprodução

A ideia de abrir a companhia em 1874 partiu de John Ward Westcott, filho de uma importante família de navegadores de Michigan. Por trabalhar no meio náutico, Westcott percebeu que existia uma grande dificuldade na comunicação entre o navio e a costa — e vice-versa, o que prejudicava as viagens.

 

Ele, então, arranjou uma solução: içar, para os navios que passavam pela região, um balde preso em uma corda, com correspondências e comunicados dentro. A forma inusitada de garantir as entregas foi apelidada de ‘correio no balde’.

Barco com CEP entrega de tudo um pouco

A embarcação mais famosa da JW Westcott é a JW Westcott II, de 45 pés de comprimento. Isso porque foi ela a se tornar o primeiro barco com CEP no mundo — o 48222.

Foto: Instagram @jwwestcottcompany/ Reprodução

O código foi concedido pelo Serviço Postal dos EUA, que enfrentava, na época, dificuldades para contatar os trabalhadores desse correio flutuante, uma vez que eles estavam sempre sobre as águas e, portanto, sem endereço.


Diante da fama e importância que o serviço de entregas ganhou, o barco recebeu um CEP. Hoje, continua atendendo os navios que passam pelo porto de Detroit, só que com uma gama muito maior de opções.

 

Além das famosas cartas, a embarcação — e as demais que compõem a frota da empresa — entrega qualquer coisa que os solicitantes quiserem. Isso envolve ferramentas, remédios, lanches, café, pizza e encomendas feitas pela internet, vindas de todos os lugares do mundo. Isso, é claro, só é possível graças ao código postal, que agrega tudo em um só lugar: um barco que permanece por décadas sobre as águas.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ministério do Turismo faz diagnóstico das necessidades de estruturas náuticas no Brasil

    Em palestra no 9º Congresso Náutica, Isabella Pozzeti disse que 8 projetos pilotos de infraestrutura estão sendo implantados

    Moedas vikings de mil anos atrás são descobertas em pequena ilha britânica

    Com ajuda de detectores de metal, dois homens encontraram 36 moedas cunhadas na Inglaterra e na Irlanda

    Schaefer Yachts estará na estreia do Salvador Boat Show com quatro lanchas

    Grandes barcos do estaleiro catarinense atracarão nas águas da Bahia marina, de 6 a 10 de novembro

    Entenda como grandes navios podem ameaçar o futuro dos tubarões-baleia

    Pesquisa aponta que mudanças climáticas aumentarão consideravelmente o risco de colisões entre o animal e embarcações

    Consultor da Invest/SP ensina caminho para a criação de Distritos Náuticos

    A ideia foi defendida pelo economista Gustavo Grisa, durante o 9º Congresso Internacional Náutica