Por que cor do mar é diferente em cada praia? Entenda o que muda
Enquanto alguns locais exibem águas cristalinas, outros sofrem influências que alteram as tonalidades favoritas dos banhistas
Em um país recheado de praias belíssimas como o Brasil, é natural que seus habitantes e turistas sonhem em desfrutar das águas mais cristalinas — aquelas que encantam tanto no ao vivo quanto pelas fotos. Mas você sabe o porquê de a cor do mar mudar de um local para o outro?
Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2007
Tartaruga gigante de quase 2 metros pode ter vivido com humanos na Amazônia
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
A explicação envolve vários fatores, mas, antes, é importante ter em mente que grandes quantidades de água limpa são sempre azuis. O motivo é que as moléculas de H20 atuam como um filtro da luz do sol — que é branca e, portanto, contém todas as cores do arco-íris — e refletem com maestria o azul.
Dessa forma, a ideia de que a cor do mar deve-se ao céu não passa de um engano.
Fatores que alteram a cor do mar
Praias mais rasas com areia clara dão a impressão de a água ser cristalina, já que é mais fácil para a luz solar bater no leito e voltar para nossos olhos sem interferências.
Caso o litoral seja impactado pela água de rios, é possível que receba sedimentos, barro, decomposição de folhas e outros elementos de coloração marrom, capazes de emprestar a tonalidade ao mar.
Microrganismos como algas e bactérias fotossintetizantes também exercem um poder de influência enorme na cor, devido aos pigmentos amarelos presentes em suas matérias orgânicas. Como a mistura de azul com amarelo é verde, dá para entender o motivo das águas ficarem em um tom não tão agradável aos banhistas.
Também vale apontar que águas mais profundas são de um azul mais escuro do que as mais rasas por conta da dificuldade da luz solar em penetrar suas camadas.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos
Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu
Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória
Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga
Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência