Suíço dará volta ao mundo usando apenas barco a remo e bicicleta

Desafio Human Impulse propõe a circum-navegação solo do mundo usando apenas a força humana

12/03/2024
Foto: Instagram @human_impulse / Divulgação

Entre as grandes façanhas do mundo náutico, uma que muito chama atenção são os velejadores que cruzam o globo a bordo de suas embarcações, afinal, nada parece ser mais desafiador do que isso. Contudo, o suíço Louis Margot promete mudar essa história com o projeto Human Impulse, em que dará uma volta ao mundo usando apenas a força humana.

Sempre sozinho e com trajetos intercalados entre a bicicleta e um barco a remo, o desafio de circum-navegação começou em 3 de setembro de 2023. Ainda Há um recorde a ser quebrado, que atualmente é de 5 anos e 11 dias, de acordo com o Guinness World Book (o livro dos recordes). A Human Impulse propõe que a jornada seja finalizada em menos de 3 anos.

Foto: Instagram @human_impulse / Divulgação

Louis Margot já deu início ao trajeto, sendo que a primeira etapa do percurso foi percorrida de bicicleta, saindo de Morges, na Suíça, rumo a Portimão, em Portugal — rota que levou 25 dias. De lá, o suíço partiu para Limón, na Costa Rica, a bordo do barco a remo. Atualmente, o aventureiro já atravessou o Atlântico, rumo ao seu destino — mesmo em meio a grandes desafios.

Louis antes e depois de cruzar o oceano Atlântico a remo. Foto: Instagram @human_impulse / Divulgação
Foto: Instagram @human_impulse / Divulgação

Foram 76 dias e mais de 6.500 km para cruzar o Oceano Atlântico, remando desde as Ilhas Canárias, na Espanha. De lá, Louis partiu em 13 de dezembro rumo a Martinica, no Caribe, e chegou na manhã do dia 28 de fevereiro.

 

Ele aproveitou o destino caribenho para ter alguns das de descanso antes de seguir para a Costa Rica, onde irá concluir a segunda etapa do trajeto.

Foto: Instagram @human_impulse / Divulgação

Na terceira parte da Human Impulse, Louis partirá para os Estados Unidos de bicicleta. De lá, seguirá para Bali, na Indonésia, de barco — de onde voltará sobre duas rodas para a Suíça. Todo o percurso pode ser acompanhado ao vivo no site oficial da Human Impulse.

Quem é Louis Margot, participante da Human Impulse

Nascido na comuna de Morges, na Suíça, Louis Margot, de 30 anos, sempre foi apaixonado por esportes — e aventuras. Logo cedo, aos 13 anos, ele — que já praticava judô — começou a remar e entrou no Clube de Remo Avançado de Morges.

Foto: Instagram @human_impulse / Divulgação

A partir daí, conquistou medalhas no Campeonato Suíço em 2008, foi convocado para a seleção suíça de remo e ganhou um título mundial no Campeonato Mundial Júnior (na República Tcheca, em 2010) na categoria de quatro homens.


Seus estudos na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, lhe proporcionaram a oportunidade de entrar para o Cambridge University Boat Club, e assim participar da Boat Race, um evento anual realizado em Londres, que opõe as tradicionais universidades de Cambridge e Oxford.

 

Em busca de novos desafios no esporte, o suíço desenvolveu paixão também pelo ciclismo, que o levou a uma prova de mais de 3.000 km rumo a Istambul, na Turquia.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Armatti Yachts vai exibir três lanchas no Marina Itajaí Boat Show 2024

    Modelos de 30, 37 e 42 pés marcarão presença no evento, que acontece de 4 a 7 de julho

    Por que a tocha olímpica não apaga debaixo d’água? Entenda

    Tradicional revezamento que antecede os Jogos contou com trecho submerso na França, a 20m de profundidade no Mediterrâneo

    Enorme submarino de guerra surge em Santos, no litoral de São Paulo

    Embarcação da Marinha, o Tikuna - S34 chamou a atenção ao atracar com tripulantes sobre o casco

    Quase 1.500 anos: cientistas identificam a planta marinha mais antiga do mundo

    Espécie de alga marinha surgiu no Mar Báltico no período das Invasões Bárbaras, de 375 d.C. a 700 d.C

    Copa Mitsubishi de Vela: 2ª etapa termina com premiação e domingo sem ventos

    Participantes disputaram regatas no sábado, mas premiação aconteceu no dia seguinte sem novas competições