Moedas vikings de mil anos atrás são descobertas em pequena ilha britânica

Com ajuda de detectores de metal, dois homens encontraram 36 moedas cunhadas na Inglaterra e na Irlanda

14/10/2024
Foto: Manx Natiotal Heritage/ Divulgação

O rico legado dos vikings na Ilha de Man — dependência autônoma da coroa britânica entre Inglaterra e a Irlanda — continua dando frutos com a mais recente relíquia encontrada. Dois caçadores britânicos de tesouros desenterraram moedas de prata de mil anos atrás, que indicam uma economia vibrante à época.

As peças encontradas foram oficialmente declaradas um tesouro pela vice-legista de inquéritos da ilha, Rebecca Cubbon. No total, foram encontradas 36 moedas vikings (inteiras e fragmentadas) por John Crowe e David O’Hare, enquanto vasculhavam, com permissão, terras privadas.

Logo após serem encontrados, os achados foram estudados pela pesquisadora norte-americana Kristin Bornholdt Collins, especialista em moedas da Era Viking da Ilha de Man. Segundo ela, o tesouro inclui cunhas de um centavo, fabricadas na Inglaterra e na Irlanda, datadas aproximadamente entre 1000 d.C e 1065 d.C.

 

Allison Fox, curadora de Arqueologia do Patrimônio Nacional de Manx, em comunicado, comemorou a descoberta e disse que o tesouro aprofunda a nossa compreensão da complexa economia da Era Viking na ilha de Man.

[Na Ilha de Man] foi descoberta mais prata da Era Viking por quilômetro quadrado do que na Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales– Allison Fox

A economia e sociedade viking

De acordo com a pesquisa, a maioria das 36 moedas vikings foram cunhadas durante o reinado de Eduardo, o Confessor — um dos últimos reis anglo-saxões a governar a Inglaterra. Inclusive, durante a infância desse rei, o país enfrentou ataques e invasões vikings.

Foto: Manx Natiotal Heritage/ Divulgação

Porém, há também moedas feitas durante o governo dos reis ingleses Aethelred II (978 a 1016 d.C) e o rei viking Canute (1016 a 1035 d.C). Segundo a pesquisa, as peças teriam sido produzidas em diferentes casas inglesas, como Exeter, York, Londres, Lincoln, Cambridge, Hastings e Ipswich.

Este novo tesouro pode ser comparado a uma carteira contendo todos os tipos de cartões de crédito, notas e moedas, talvez de diferentes nacionalidades, como quando você se prepara para viajar para o exterior– Bornholdt Collins

Foto: Manx Natiotal Heritage/ Divulgação

Além disso, segundo a especialista, a descoberta “mostra a variedade de moedas disponíveis para um comerciante do Mar da Irlanda ou habitantes de Man neste período”. A pesquisadora conclui que “ter um material comparativo com datas tão próximas de descobertas separadas é altamente incomum”.

Este importante tesouro foi provavelmente reunido em duas ou mais etapas, com as moedas inglesas e irlandesas anteriores depositadas juntas na primeira instância, e as moedas datadas de Eduardo, o Confessor, adicionadas posteriormente– Kristin Bornholdt Collins

História viking

Os vikings chegaram na região do Mar da Irlanda nos anos 800, primeiro saqueando, pilhando e negociando, até se estabelecer no local. Desde então, vários sepultamentos foram encontrados na ilha, com os primeiros sendo enterrados na tradição pagã, com bens funerários.

Ilha de Man.

Atualmente, o legado viking na ilha de Manx ainda é evidente, principalmente através do parlamento moderno de Tynwald, com raízes deste período. Castelos, cruzes esculpidas, túmulos e assentamentos também são reflexos daqueles tempos que duram até hoje.

 

Quando é encontrado algum artefato neste local, há uma exigência legal de relatá-las ao Patrimônio Nacional de Manx. Até por isso, muitos desses artigos encontrados da Era Viking na Ilha de Man podem ser vistos no Museu Manx, em Douglas — capital da ilha.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Teste Sessa C40: a Sessa mais vendida no mundo em sua melhor versão

    Feita no Brasil, a lancha deu show mesmo em um dia de mar difícil, nas águas de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos

    Só embarcar e navegar: conheça o programa de compartilhamento de catamarãs Lagoon

    Com o Fractional Ownership BYC, barcos têm até três proprietários e concierge que já deixa o veleiro pronto para usar

    Lanchas Focker atracam com nova loja da marca em Bauru (SP), nesta sexta-feira (13)

    Representada pela concessionária Moto Oeste, unidade contará com toda linha de lanchas fabricadas pela Fibrafort

    Com megafesta, NX Boats celebra 10 anos e revela meta ambiciosa para o futuro

    NX Summer Day reuniu mais de 850 clientes e parceiros do estaleiro na Praia dos Carneiros (PE); cerca de 30 lanchas NX também atracaram na festa

    Guia Lago de Itaipu faz raio-X e reúne atrações dos 16 destinos da região

    Produzido pela Revista Náutica, material gratuito traz atrativos turísticos de cidades lindeiras. Saiba como acessar