NÁUTICA TRIP: navegamos a bordo da Victory 300 Ride na Flórida, nos Estados Unidos
Cada vez mais frequentado por brasileiros, desbravamos o trecho entre Fort Lauderdale e Miami, numa jornada de 12 horas
A 31 milhas de Miami, Fort Lauderdale é conhecida como a “Veneza das Américas”, por conta de sua densa malha de canais e rios. São 300 milhas de orla, com lindas praias e diversas opções de passeios. É só sair navegando para achar um lugar de encher os olhos.
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Por sua vez, Miami é uma espécie de capital náutica do mundo. Um lugar onde o amor pela navegação não tem limites. E ainda tem a bela ilha de Key Biscayne, cuja baía é a joia da coroa entre os destinos de barco em Miami.
Nesse cenário deslumbrante, cercado de belezas naturais, com lanchas de todos os tipos e tamanhos, iates glamurosos e veleiros pontilhando o horizonte, embarcamos em uma Victory 300 Ride, lancha feita no Brasil que oferece o conforto e a sofisticação de uma day cruiser, aliada à navegabilidade, estabilidade e segurança de um excelente barco de pesca.
Partindo da Marina Port 32, em Fort Lauderdale, com a companhia de amigos e o fundador do estaleiro Victory Yachts, Eduardo Granda, a Victory 300 Ride navegou por mais de 12 horas, vencendo mais de 80 milhas náuticas.
Nesse período, além de curtir o percurso — com direito a atracar em frente às famosas casas de palafitas de Biscayne Bay, nos paradisíacos bancos de areias de Nixon Sandbar e cruzando o famoso canal de Haulover, em Sunny Isles Beach, onde fechou a viagem — , exploramos todo potencial do casco.
A Victory 300 Ride é um barco que une dois mundos: a segurança e a performance para pescadores que desejam navegar fora da costa, e o conforto e espaço para a família aproveitar as jornadas marítimas. O passeio na Flórida visa demonstrar essa versatilidade, destacando seu uso tanto na costa leste, com a exploração dos canais, quanto no Golfo do México.
Conhecida no Brasil, a Victory 300 Ride chega aos Estados Unidos sem qualquer diferença na qualidade de construção em relação às vendidas no mercado brasileiro.
No entanto, para atender ao mercado americano, são necessárias adaptações específicas conforme as normas da ABYC, que são voltadas exclusivamente para a segurança e questões ambientais no setor náutico. Por exemplo, o tanque de gasolina deve ser de alumínio com especificações rigorosas e incluir um filtro de carvão ativado.
Normas adicionais aplicam-se à parte elétrica e ao sistema de toalete, como a obrigatoriedade de válvulas nas caixas de dejetos para impedir que sejam lançados ao mar, seguindo rigorosamente as leis americanas.
Essas adequações garantem que os barcos brasileiros possam ser comercializados nos Estados Unidos, assegurando também a validade dos seguros em caso de sinistro.
Em nossa jornada, o primeiro desafio foi o congestionamento nos canais de Fort Lauderdale, uma experiência única. O trajeto oferece oportunidades de parar em bares e restaurantes à beira-mar, semelhantes aos de Angra dos Reis, onde se pode atracar o barco e curtir o dia.
Embora não tenhamos parado, a dica fica para quem explora os canais, que contam com diversas opções gastronômicas e vistas incríveis. Ao seguir para Miami Beach, cruzamos o Stranahan River e passamos pelo Porto Everglades, um dos principais motores econômicos do sul da Flórida.
Em mar aberto, a Victory Yachts mostrou sua qualidade, navegando suavemente a 24-25 mph com dois motores de 300 hp. O casco, feito por infusão a vácuo com espuma de Divinycell, absorve impactos, proporcionando uma navegação confortável mesmo a 31 mph.
Essa combinação de potência e suavidade destaca a excelência da embarcação, ideal para cruzeiros em mar aberto.
Com um casco em V de 19 graus na popa, projetado para mares agitados, o barco de 30 pés com console central oferece uma navegação segura e confortável, com consumo de 15 galões por hora (57 litros de gasolina). Mesmo em condições adversas, ele mantém 3.000 giros com suavidade, sem impactos bruscos, destacando seu equilíbrio.
Surpreendentemente, navegamos com a capota de sombreamento armada na proa, e ela permaneceu firme, protegendo as pessoas a bordo. O barco se adapta a diferentes usos: velocidade, pesca ou passeios familiares — inclusive com banheiro –, tudo com excelente desempenho.
Durante o NÁUTICA Trip, em cruzeiro baixo, a 2.800 giros e 28-29 mph, o consumo foi de 48 litros/hora, combinando economia e conforto.
Navegando pela costa, passamos por Sunny Isles Beach, com seus famosos prédios envidraçados que parecem saídos de filmes americanos. Logo adiante, chegamos a Miami Beach, cruzando a Ocean Drive. O que mais impressiona é a cor da água: com quase 20 metros de profundidade sob o casco, o mar exibe um azul indescritível.
Aumentamos um pouco a aceleração para 3500 giros, alcançando 32-33 mph, e o consumo aumentou muito pouco, apenas dois galões a mais, mantendo a navegação confortável.
Após deixar Miami Beach, chegamos à entrada da Baía de Biscayne, uma das áreas mais valorizadas de Miami. Encontramos um local espetacular para mergulho com snorkel em águas cristalinas, seguido de um brinde e um lanche, porque ninguém é de ferro.
A duas milhas da costa de Miami e uma milha ao sul de Key Biscayne, está Stiltsville, uma vila de palafitas no meio do Atlântico. Ótimo ponto para mergulhar. Essas casas, construídas desde os anos 1930, serviram como refúgio para políticos e celebridades durante a Lei Seca e, nas décadas de 40 e 50, tornaram-se ponto de encontro para festas da alta sociedade.
Em 1992, o furacão Andrew destruiu quase todas, restando apenas cinco, agora tombadas pelo patrimônio. Paramos perto de uma delas para pescar e relaxar antes de continuar rumo a Key Biscayne Downtown, onde vamos confraternizar com nossos convidados durante esta NÁUTICA Trip. Como anfitriões, é claro que não podemos deixar de brindar enquanto seguimos mar adentro.
De Key Bicayne, seguimos para Key Virginia, uma ilha histórica, localizada nos limites da cidade de Miami e conhecida por sua bela praia, que é considerada um dos símbolos da Flórida. Fazemos mais uma parada apenas para mergulhar e curtir um pouquinho mais. Que sensação incrível estar numa água dessas, com golfinhos pulando atrás da gente, a bordo de uma embarcação como a Victory 300 Ride.
Apesar da configuração típica de uma lancha de pesca (com console central), essa lancha traz muitos recursos para conquistar quem prioriza os passeios com a família. O cockpit, com amurada toda acolchoada, de acabamento caprichado, tem sofá de proa com uma mesa à frente.
A lista de itens de conforto inclui ainda uma mesa rebatível na popa, bancos retráteis de quatro posições, porta-copos por todo lado, dois chuveirinhos de água doce e geleiras nos dois bordos. E ainda há um encaixe para a churrasqueira. A Victory pensou em tudo.
Fim de tarde, já saindo no canal — com mais ventos –, o mar, como já era previsto, ficou mais picado. Encaramos para mostrar a navegação desse barco, que é superconfortável. Todo mundo fica à vontade a bordo. Com a velocidade para 31 milhas, a 3.100 giros, percebemos uma navegação muito gostosa, mesmo com o mar um pouco mais difícil.
Finalizando a viagem, entramos em um dos canais de Fort Lauderdale para retornar para a marina. Foram mais de 12 horas de passeio, uma jornada inesquecível, a bordo de uma lancha que segue o estilo dos barcos de pesca, mas com o conforto de uma autêntica embarcação de passeio: a polivalente Victory 300 Ride.
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