Ciência no gelo: navios da Marinha partem do RJ pela 44ª Operação Antártica

Expedição científica reúne 26 projetos, do clima à arqueologia, e promete descobertas sobre o futuro do planeta

Por: Nicole Leslie -
03/10/2025
Navio Polar Almirante Maximiano (H41) e o Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel (H44) fundeados na Baía do Almirantado, em frente à EACF, em OPERANTAR anterior. Foto: Iran Cardoso Jr. / Divulgação

Neste domingo (5), dois navios da Marinha do Brasil deixam o calor carioca da Base Naval da Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro, e partem em direção ao frio glacial na Antártica. A bordo, parte dos 181 pesquisadores que integram a 44ª Operação Antártica (OPERANTAR), um dos maiores programas científicos do país. Durante mais de seis meses, eles vão enfrentar mares revoltos, ventos cortantes e temperaturas extremas em nome da ciência — e da presença do Brasil no continente branco.

Criada em 1982, a OPERANTAR garante não apenas a produção científica nacional, mas também o direito de o Brasil participar das decisões globais sobre o futuro da Antártica. Nesta edição, 26 projetos foram aprovados em áreas que vão da biodiversidade à arqueologia, passando por clima, geologia, impactos ambientais e até mudanças socioeconômicas ligadas ao continente.

Foto: Felipe Sugimoto / Edital MCTI / Divulgação

A expedição conta com dois navios da Marinha: o Navio Polar Almirante Maximiano (H41), carinhosamente chamado de “Tio Max”, e o Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel (H44), conhecido como “Gigante Vermelho”. Aviões e helicópteros também dão suporte, transportando pesquisadores entre o Brasil, o Chile e a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), a principal base nacional no continente gelado.

 

O trajeto tem algumas escalas: do Rio de Janeiro vai até Rio Grande (RS), depois segue para Punta Arenas, no Chile, e enfim corta as águas até a Antártica. Parte dos cientistas permanece embarcada para pesquisar o oceano ao longo do caminho, enquanto outros seguem de avião diretamente ao continente gelado.

Veteranos e estreantes no gelo

Entre os cientistas da 44ª OPERANTAR está o biólogo Paulo Camara, pós-doutor em botânica que soma mais de 15 expedições à Antártica. Ele participa do projeto BRYOANTAR, que busca mapear espécies ameaçadas da flora local.

Ver o projeto aprovado é prova de reconhecimento e produtividade– contou

Foto: Centro Polar e Climático da UFRGS / Edital MCTI / Divulgação

Do outro lado da experiência está a pesquisadora Izadora Galera, que pisará pela primeira vez no continente gelado. A bordo do “Tio Max”, ela se surpreendeu com a estrutura da embarcação.

Participar sempre foi um sonho. É uma experiência de outro mundo, estou animada com o que vem por aí– disse

Ciência em várias frentes

A OPERANTAR reúne pesquisas em diferentes áreas. Um deles é o projeto IMANTAR, que estuda a alta atmosfera e os efeitos de fenômenos como tempestades solares. Os equipamentos, instalados na base brasileira, funcionam o ano inteiro e recebem manutenção anual durante a expedição.

Equipamentos do projeto IMANTAR. Foto: Eduardo Perez Macho / Arquivo pessoal

Para o pesquisador Eduardo Perez Macho, mesmo após três viagens, a sensação de estar e estudar na Antártica não perde a força — e segue impressionante. “Não é apenas uma oportunidade científica, mas uma vivência transformadora”, confessou.

 

Outro destaque é o projeto ArqueoAntar, com três décadas de existência. Nesta edição, a equipe pretende escanear os sítios arqueológicos estudados em detalhes, para criarem um modelo em 3D que revele novidades sobre as primeiras ocupações no continente.

Luara Stollmeier, do projeto ArqueoAntar, em campo durante edições anteriores da OPERANTAR. Foto: Luara Stollmeier / NUIP-LEACH-UFMG

Trabalhamos com histórias de grupos pouco visibilizados. Por isso, vamos também registrar um documentário durante a expedição– contou a pesquisadora Luara Stollmeier

Na linha do clima, o projeto PRO-SAMBA investiga como mudanças hidrográficas e químicas do oceano Austral se relacionam com o ciclo do carbono e o aquecimento global. “Pela primeira vez, vamos monitorar as trocas de gás carbônico durante todo o verão austral, e não apenas em coletas pontuais”, explicou Rodrigo Kerr.


Já o FRÁGILMAR busca entender como peixes antárticos respondem às variações de temperatura e estresse ambiental. Para Ana Paula Nascimento Corrêa, estar no projeto é mais que ciência:

Participar da Operantar traz sensação de dever cumprido. É uma oportunidade única de contribuir com a conservação desse ambiente e ainda representar o Brasil– revelou à NÁUTICA

Ana Paula Nascimento Corrêa, do projeto FRÁGILMAR, na 43ª OPERANTAR. Foto: Ana Paula Nascimento Corrêa / Arquivo pessoal

Investimento e futuro

Segundo a Marinha, a 44ª OPERANTAR recebeu R$ 2,25 milhões em recursos públicos destinados à manutenção dos laboratórios e alojamentos na Estação Antártica. O número de pesquisadores apoiados pelos 26 projetos é 32% maior do que na edição de dois anos atrás, o que reforça a ampliação do apoio à ciência brasileira no continente.

 

A missão está prevista para retornar com os cientistas às águas cariocas do Rio de Janeiro em 11 de abril de 2026. Até lá, o que se descobrir no gelo poderá ajudar a entender não apenas a Antártica, mas também o futuro do planeta.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Assista: fotógrafo faz registro impressionante de baleia de Bryde respirando na superfície

    Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela

    Inclusão: venezuelano foi de pintor a líder em um dos maiores estaleiros do Brasil

    Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!

    Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, vence Prêmio Nacional de Turismo

    Após votação aberta ao público, empresário garantiu o 1º lugar na categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”

    Superiate é lançado com sistema inspirado nos usados por estaleiros italianos há mais de 80 anos

    A italiana Baglietto atendeu ao pedido do proprietário e desenvolveu um sistema de lançamento da embarcação auxiliar tal qual entre 1940 e 1960

    Exposição na Inglaterra apresenta barcos de mais de 3 mil anos esculpidos em troncos de madeira

    Mostra dá detalhes sobre a carpintaria pré-histórica, as técnicas de construção e os métodos de transporte da época