Semana de Vela

Por: Redação -
18/06/2014

O planejamento de comandantes e tripulações para assegurar vaga na maior competição de oceano da América Latina, tem feito com que as inscrições antecipadas surpreendam a organização da 41ª Ilhabela Sailing Week. A um mês da abertura oficial, em 19 de julho, a flotilha já ultrapassa uma centena de embarcações, incluindo-se todas as classes. Neste ano as regatas estão marcadas para logo depois da Copa e seguem até 26 de julho. As inscrições seguem com desconto até 27 de junho no site oficial da competição ilhabelasw.com.br.

Entre os 108 veleiros, a maioria dos campeões de 2013 garantiu presença para lutar pela defesa do título como, o Crioula (S40), CA Technologies (C30), Ginga (HPE), Mandinga, Quiricomba, Jambock e Rainha (RGS), Absoluto, Rocket Power e Angela Star VI (ORC) e Ruda (IRC). Além do Quiricomba, o Grêmio de Vela da Escola Naval terá outros cinco barcos representando a Marinha do Brasil: Dourado, Brekelé, Bijupirá, Albatroz e Atik, na classe HPE.

A veloz classe S40 promete duelos equilibrados com a presença do bicampeão olímpico Torben Grael, com o Magia V Energisa, e o retorno de Eduardo Souza Ramos, maior vencedor da competição com nove títulos, no comando do Pajero Mitsubishi. Eduardo e tripulação acabam de conquistar o vice-campeonato mundial de TP 52 na ilha mediterrânea de Sardenha. A tripulação sul-africana do WindPower é mais uma atração da S40. O veleiro Mussulo III, de bandeira angolana e que disputou a Cape2 Rio deste ano, é o destaque internacional da classe IRC.

“As inscrições estão acima da média. Em edições anteriores não havia tantas confirmações nesse período que antecede o campeonato. É interessante ver que muitos barcos são novos, participam pela primeira vez”, observa o presidente da Comissão de Regatas Carlos Sodré. Entre as novidades citadas por Cuca, estão o Mini Transat Jacaré, o Clássico Itaciba II, o argentino Intento; além de Rosinha, Escapada, Arretado, Drakon, Terroso e Allure.

Cuca lembra que uma das principais metas é preservar o nível técnico que a organização vem aprimorando ao longo de 40 anos. “Com tantos barcos na água, manteremos a distribuição das classes em duas raias. Uma área restrita para Star e HPE, e outra, onde competirão os barcos de maior calado”. A Ilhabela Sailing Week tem a organização do Yacht Club de Ilhabela e os patrocínios de Mitsubishi e Banco do Brasil. Mais de mil velejadores estarão distribuídos entre S40, ORC, IRC, C30, HPE-25, RGS, RGS Cruiser, Clássicos e Star, sendo que as regatas de ORC e Star também serão válidas pelos Campeonatos Sul-americanos de ambas as classes.

As inscrições feitas até 27 deste mês receberão desconto, saem por R$ 330 por tripulante, com redução de 5% para afiliados da ABVO e mais 25% para barcos que ficarem em outros clubes ou que utilizarem as próprias amarras. Exceção às classes HPE, S40, C30 e Star, será permitida a inclusão gratuita de um tripulante-mirim com até 15 anos.

Foto: Marcos Méndez/SailStation

 

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    Piscina flutuante

    Por: Redação -

    A Badeschiff, navio-piscina em alemão, é uma criação da artista Susanne Lorenz, e nasceu da reforma de um velho cargueiro. A piscina tem 32 metros de comprimento e dois de profundidade e já virou um ponto de encontro para os moradores de Berlim durante os dias quentes de verão.

    A piscina flutua sobre o Rio Spree e o projeto, organizado pela sociedade artística de Berlim, inclui vestiários, banheiros, areia e cadeiras, formando uma praia artificial em volta da piscina. Uma pista de dança, com DJ, também faz parte da diversão.

    É não é só no verão que o local atrai os moradores da cidade, pois durante o rigoroso inverno, período em que as águas do rio Spree ficam congeladas, a Badeschiff é coberta e dá lugar a saunas que fazem muito sucesso no inverno.

    A Badeschiff chama ainda mais a atenção por ficar em um bairro industrial de Berlim.

    Fotos: Arena Berlim

     

     

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      100% aquático

      Por: Redação -

      Com alta capacidade volumétrica para um 6 cilindros em V o novo motor a gasolina de centro-rabeta da Mercruiser de 4,5 litros é o primeiro propulsor da marca desenvolvido exclusivamente para uso em lanchas. Com bloco de ferro fundido este V6, disponível também com 200 hp, tem praticamente a mesma potência, porém é mais leve, mais compacto e mais econômico que o motor V8 de 5 litros também da Mercruiser. Pode ser usado em lanchas de 22 a 26 pés ou, em parelha, em lanchas de 30 a 33 pés.

      O novo motor V6 de centro-rabeta a gasolina da Mercury de 250 hp deverá chegar em nossas águas em novembro.

      Texto: Marcio Dottori

      Foto: Divulgação

       

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        Reforço

        Por: Redação -
        17/06/2014

        O Team SCA confirmou mais uma velejadora para a Volvo Ocean Race. A britânica Libby Greenhalgh foi convocada por ser especialista em meteorologia, função primordial em qualquer regata. A atleta de 33 anos exerceu a função na equipe da Grã-Bretanha de vela juvenil, dando dicas preciosas aos velejadores novatos antes das provas. Além disso, Libby Greenhalgh presta serviço à indústria de navegação, eventos de surf, kitesurf, tours de bicicleta e provas de rali.

        “A Volvo Ocean Race é uma das minhas aspirações. Será uma regata desafiadora e espero mostrar meus conhecimentos em meteorologia”, disse Libby Greenhalgh. Como atleta, a britânica correu nas classes 470 e Match Race.

        O irmão dela, Rob Greenhalgh, foi integrante do Abu Dhabi Ocean Racing na última Volvo Ocean Race. “Espero que a campanha do Team SCA possa abrir mais portas às mulheres na vela mundial, pois elas podem competir no mesmo nível”, disse Libby Greenhalgh.

        A equipe SCA vai ficar nos próximos meses treinando em Lanzarote, na Espanha, antes do início da regata, em outubro. O time é formado também por Sally Barkow (EUA), Carolijn Brouwer (HOL), Sophie Ciszek (AUS), Sam Davies (GBR), Abby Ehler (GBR), Stacey Jackson (AUS), Annie Lush (GBR), Justine Mettraux (SUI) e Liz Wardley (AUS), Dee Caffari (GBR), Elodie Mettraux (SUI) e Sara Hastreiter (EUA).

        Foto: Divulgação

         

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          Em Santos

          Por: Redação -

          Com a participação de mais de 40 embarcações das classes Oceano e monotipos, foram disputadas simultaneamente neste sábado 14 de junho na baía de Santos a 5ª etapa do Circuito Santista de Vela e a Regata Batalha do Riachuelo, comemorando o 149º aniversário da data mais importante da Marinha do Brasil.

          Com a organização da Diretoria de Vela do Clube Internacional de Regatas e apoio da SOAMAR – Sociedade Amigos da Marinha, Marinha do Brasil e Iate Clube de Santos, a regata contou com o acompanhamento do “Navio Patrulha Gurupá “ do “Aviso Patrulha Espadarte” da Lancha Cavala da Marinha do Brasil e a participação do núcleo de Praia Grande do Projeto Navega São Paulo que proporciona a 600 alunos da rede pública de ensino a iniciação nos esportes náuticos.

          O veleiro Rudá foi o melhor da classe IRC, seguido pelo H3+ e pelo Mandinga. Na RGS Cruiser o Chrispin dominou o fim de semana. O Inti venceu na RGS-A e o Aloha foi o campeão na RGS-B.

          Após a regata os velejadores foram recebidos com um churrasco na sede náutica do CIR onde foi realizada a premiação que contou com a presença do Comandante do 8º Distrito Naval Vice-Almirante Lizeo Zampronio, Capitão dos Portos de São Paulo Capitão de Mar e Guerra Ricardo Gomes, os Presidentes da SOAMAR João Bala, do Clube Internacional de Regatas Vidal Sion além de diretores das duas Associações.

          Durante a premiação foi feita uma homenagem póstuma ao velejador e associado do CIR Paulo Cezar Parri falecido no mês de maio.

          A expressiva participação dos velejadores, assim como o apoio da Marinha do Brasil ressaltam a importância da preservação da cultura náutica na cidade que sedia o maior e mais importante porto da América Latina.

          Acesse o site da competição para conferir os resultados completos: www.shownautica.com.br

          Foto: Ale Andreazzi/Divulgação

           

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            Feirão em Angra

            Por: Redação -

            A Yacht Center Group, representante da Prestige no Brasil, realiza, a partir do dia 27 de junho, um feirão de lanchas seminovas com condições especiais de pagamento para os negócios fechados no evento.

            O feirão, que termina somente no dia 6 de julho, acontece na Marina Verolme, em Angra dos Reis, e vai reunir lanchas Real, Segue e Schaefer.

            A YCG também levará as belas Prestige 450 e 620 para o feirão. Acompanhe as novidades do feirão no site (www.yachtcentergroup.com) ou na página do facebook (www.facebook.com/yachtcentergroup) da YCG.

            Foto: Divulgação

             

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              Turismo náutico

              Por: Redação -

              Com a posse dos membros do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico de Santa Catarina, o setor ganha impulso nas ações e estratégias para fomentar atividades de turismo, esporte e lazer no litoral e em áreas próximas a rios, lagos e lagoas do estado. “Agora, com o GTT Náutico, estaremos prontos para efetivamente voltar Santa Catarina de frente para o mar”, afirmou o presidente do Grupo, Leandro Mane Ferrari. Durante o evento, Ferrari destacou que foram estipuladas sete diretrizes para desenvolver o setor. “Temos a consciência de que nosso foco é ampliar o uso do mar, rios e lagos e lagoas”.

              O secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, destacou o papel do setor náutico no desenvolvimento econômico e turístico. “Assim, a força da cadeia produtiva náutica é refletida em todas as partes de Santa Catarina”, afirmou.

              Informações: Raquel Santi – Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte

              Foto: Saul Oliveira/SOL/ASCOM

               

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                Leve e forte

                Por: Redação -

                Inspirado no motor quatro tempos de 150 hp, lançado há dois anos no Brasil, os novos propulsores quatro tempos, quatro cilindros e 2,1 litros da gigante americana Mercury Marine, de 75, 90 e 115, se destacam pelo design atraente e pela tecnologia embarcada. Projetados para competir com os motores de popa dois tempos no quesito peso, a nova linha dos motores de média potência da Mercury promete aceleração forte e economia de combustível.

                Pesando apenas 165 kg, o novo motor de popa da Mercury de 115 hp é o carro chefe da nova família quatro tempos, que começa com um 75 hp. Outra boa nova é que estes motores já deverão chegar no Brasil em agosto, com o mesmo preço da geração anterior.

                Texto: Marcio Dottori

                Fotos: Divulgação e Marcio Dottori

                 

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                  Golfinhos

                  Por: Redação -
                  16/06/2014

                  O tricampeão pan-americano Ricardo Bimba Winicki é um dos porta-vozes da Baía de Guanabara. Sempre cobrando medidas das autoridades, o atleta reclama bastante da sujeira do palco da vela nos Jogos de 2016. Mas, apesar de todo lixo evidente e comprovado, o velejador mostrou que há tempo para reverter a situação tirando uma foto de um golfinho, que passava pelo litoral carioca com sua família. Segundo Bimba, eram mais de 40 neste fim de semana.

                  “Golfinhos na baía da Guanabara? Sim, é possível! O homem destrói, mas a natureza resiste. Hoje velejamos na Baía de Guanabara cercados por mais de 40 golfinhos que se divertiam entre nossas quilhas e bolinas. Fantástico!!”

                  Foto: Divulgação

                   

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                    Quase

                    Por: Redação -

                    Um ano sem velejar não foi suficiente para enferrujar Eduardo Souza Ramos que, em sua terceira competição na classe TP52, acaba de conquistar o vice-campeonato mundial. Souza Ramos venceu, com seu barco Phoenix, duas das cinco regatas disputadas em Porto Cervo, região da Sardenha. Dois terceiros lugares e um quarto lugar garantiu o segundo lugar para a equipe estreante.

                    Santiago Lange, bicampeão olímpico e tático do Phoenix, foi o porta voz da vitória do barco com bandeira verde e amarela. “Eduardo Souza Ramos está muito feliz com essa conquista. Somos uma equipe nova, com um barco novo e está sendo uma grande estreia”.

                    Ed Baird, skipper da equipe campeã Quantum Racing, elogiou o desempenho do barco brasileiro, “o novo veleiro Phoenix é muito bom”. Eduardo Souza Ramos ainda conquistou o título de Owner-Driver (Proprietário-Timoneiro) por seu desempenho à frente da equipe Phoenix.

                    Os TP52 retornam para a água somente em agosto para disputar a Copa Del Rey, na Espanha. Com essa colocação o Phoenix ocupa, agora, a quarta colocação no Barclays 52 Super Series, circuito europeu da classe.

                    Confira a classificação do mundial:

                    1º Quantum Racing, EUA, (Doug De Vos USA) (1,2,2,3,2) 10 pontos perdidos
                    2º Phoenix, BRA, (Eduardo de Souza Ramos BRA) (4,3,3,1,1) 12 pp
                    3º Rán Racing, SWE, (Niklas Zennström SWE) (3,1,1,4,4) 13 pp
                    4º Azzurra, ITA, (Alberto Roemmers ARG) (2,5,7,2,5) 21 pp
                    5º Gladiator, GBR, (Tony Langley GBR) (5,7,4,5,3) 24 pp
                    6º Provezza 7, TUR, (Ergin Imre TUR) (6,4,6,7,DNF) 33 pp
                    7º Paprec Recyclage, FRA, (Jean Luc Petithuguenin FRA) (8,6,5,9,6) 34 pp
                    8º Hurakan, ITA, (Giuseppe Parodi ITA) (7,8,8,6,8) 37 pp
                    9º B2, ITA, (Michele Galli ITA) (9,DNF,9,8,7) 43 pp

                    Fotos: Martinez Studio/TP52 World Championship

                     

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                      Optimist na represa

                      Por: Redação -

                      No início de junho (7), foi a realizada a primeira regata na Raia 4 Solo Sagrado/ Farol do Pirata, uma área ainda pouco explorada por velejadores, com apoio do Yacht Club de Santo Amaro (YCSA) e a Federação de Vela de São Paulo (Fevesp) .

                      A prova contou com 26 Optimists e jovens velejadores com idades entre 6 e 16 anos. Além de troféus, os ganhadores ainda participaram dos sorteios de um aparelho de TV e quatro bicicletas. Para os adultos, foram sorteados cursos de Arrais, a habilitação para conduzir embarcações.

                      Lars Björkströn, campeão na classe Tornado durante os Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, prestigiou o evento, foi homenageado pelos Piratas do Farol e ainda dividiu sua experiência com os pequenos velejadores. Segundo ele, o iatismo é um esporte ecológico, não exige tanto preparo físico, o nível de perigo é desprezível e pode ser praticado em qualquer idade. Além disso, é muito útil para estimular a independência e responsabilidade na criança. Em alguns países o iatismo é também largamente usado para estimular o trabalho em grupo, completou. Vale lembrar que a seleção alemã de futebol passou por um trabalho desse tipo num veleiro, antes do início dos jogos da Copa FIFA/Brasil.

                      A ideia, segundo William B. Silva, organizador do evento foi incentivar a dedicação ao esporte que oferece desafios reais, proporciona contato maior com a natureza e ensina a respeitá-la. Entre os participantes estava também Fernanda Fernandes Silva, considerada a mais jovem velejadora do país.  A garota iniciou no esporte antes dos 5 anos, incentivada pelo pai. Hoje, aos 8 tem seu próprio Optmist. Só não ganhou ainda autorização para colocá-lo na água sem acompanhamento de um adulto.

                      Os pais ganharam uma confraternização na margem da represa, com exposição, test drive e venda de produtos náuticos. A regata foi patrocinada pela Remar, Itaipava, Oxford in, Renault Itavema France, Printcast, Prohabitar e Casa do Churrasqueiro, Marmoraria Cruzeiro, PerShow, Tom&Cat e Farol do Pirata. “Acho que contribuímos com o esporte, a educação das crianças e com o meio ambiente. O evento reuniu cerca de 300 pessoas, e, acredite, terminada a festa, a margem estava completamente limpa”, comemorou William.

                      Veja fotos da competição:

                      Fotos: Divulgação

                       

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                        Sea Ray 510 Fly

                        Por: Redação -

                        A Sea Ray 510 Fly é a primeira lancha com flybridge da marca que vem ao país e para que os clientes possam conhecer o modelo lançado no ano passado nos Estados Unidos, a única unidade está rodando o litoral sul do país, após passar por Angra dos Reis.

                        A lancha é voltada para o mercado global e, segundo o estaleiro, tem muitas características que irão conquistar os brasileiros, como o espaço gourmet no fly, que acomoda 16 pessoas, e salão integrado à praça de popa. A lancha ainda tem três camarotes fechados e plataforma de popa submersível. A motorização são dois Cummins de 715 hp cada.

                        A 510 Fly está, neste momento, na Marina Porto do Sol, em Joinville e depois segue para Balneário Camboriú e Florianópolis. O modelo está disponível para visitação e test drive, interessados devem encaminhar e-mail para [email protected] e agendar a visita.

                        Foto: Divulgação

                         

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                          Bom desempenho

                          Por: Redação -

                          Na última semana, os atletas do Iate Clube de Santa Catarina Bruno Fontes e Matheus Dellagnelo participaram da etapa de Long Beach, Estados Unidos, do Circuito Mundial de Vela, com grande êxito. Bruno Fontes foi vice-campeão da classe Laser e Matheus Dellagnelo terminou em quarto.

                          Acompanhados pelo treinador do Iate Clube de Santa Catarina, Felipe Linhares, a dupla teve um grande desempenho durante toda a semana. Bruno Fontes brigou regata a regata com o americano Charles Buckingham pelo título e Matheus mostrou grande performance nas condições de vento forte, ficando muito próximo da medalha, com apenas quatro pontos de desvantagem para o americano Chris Bernard (3º colocado).

                          Com o resultado, Bruno deve manter-se entre os top-4 do ranking mundial, ganhando pontos importantes no ranking. Já Matheus, com a quarta posição, deve ganhar algumas colocações, pois somou pontos importantes na somatória geral.

                          Classificação final:

                          1º Charles Buckingham (EUA) – 22 pontos perdidos
                          2º Bruno Fontes (BRA) – 26 pp
                          3º Chris Bernard (EUA) – 41 pp
                          4º Matheus Dellagnelo (BRA) – 45 pp
                          5º Cy Thompson (ISV) – 51 pp
                          6º Andrew Lewis (TRI) – 54 pp
                          7º Stefano Peschiara (PER) – 60 pp
                          8º Erik Bowers (EUA) – 61 pp
                          9º Tom Ramshaw (CAN) – 69 pp
                          10º Frederick Vranizan (EUA) – 95 pp

                          Foto: Divulgação

                           

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                            Tempo de navegar

                            Por: Redação -

                            Artigos inspirados em publicações estrangeiras, geralmente colocam em pauta uma matéria que aconselha as pessoas a docarem seus barcos nesta época, realizando reparos e outras atividades que mantem o barco e seus navegadores longe do mar.

                            Meu ponto de vista é contrário a eles. Prego que o Inverno é uma das melhores épocas para se navegar, pois com um número menor de barcos, veleiros e barcos de cruzeiro a motor, é possível navegar em paz, sem ter de enfrentar marolas causadas por lanchas rápidas e mal-educadas, ou a bagunça causada por gente fundeada nas proximidades com o som nas alturas, além de outros exageros de que somos vítimas durante a época mais “quente” do ano, em todos os sentidos.

                            Podem dizer que o tempo piora, e isto é verdade até certo ponto, pois as frentes frias são bem previsíveis nos bons mapas meteorológicos, e podemos nos preparar antecipadamente, procurando um bom abrigo e realizando um cuidadoso e bem seguro fundeio. Quando a frontal chegar, você vai estar deitado com um livro no colo e um chocolate na caneca, e não vai ter de enfrentar uma tempestade de verão em um fim de tarde, que chega sem aviso e sem noção, com fortes rajadas ciclônicas, que jogam o barco num círculo de vento, que te arrasta em qualquer direção.

                            No inverno, o sol é mais amigo, e o barco não fica tão quente. As noites são frias, e os cobertores ganham a vez de trazer aconchego, pois no verão nem o ar condicionado resolve, como o verão de 2014, que foi dos mais rigorosos da história. Antes dele, usávamos a expressão “rigor”, apenas para o inverno, mas este ano a coisa foi alucinante.

                            Porém, se não fazemos os reparos agora, quando iremos colocar o barco em ordem? Eu aconselho que o faça na Primavera, uma estação bonita no nome e que lembra abelhas voando de flor em flor, mas no mar a coisa fica realmente confusa. As frentes que no Inverno obedecem a uma ordem natural e previsível, na Primavera surgem aleatórias e seguidamente de qualquer ponto do litoral Sul, ganhando velocidades ciclônicas, e lançando ressacas imensas sobre nossa costa, tornando o ato de navegar em um, quase, sofrimento.

                            Dizer que todo o nosso litoral é bom no inverno não é correto, pois nossa costa Nordeste sofre com fortes ventos e chuvas; ressacas inacreditáveis invadem a Baía de Todos os Santos e ventos como o Pampeiro, o Minuano e o perigoso Carpinteiro, atazanam com a vida dos gaúchos e catarinenses — os pobres pescadores profissionais que o digam. Porém, na região da Baía da Ilha Grande, você tem como aproveitar, sem grande estresse, os excelentes abrigos encontrados em locais como Paraty-Mirim, Saco do Céu e Sitio Forte, além de outras enseadas menos cotadas, porém muito protegidas não só pelo abrigo do vento, mas pela qualidade da tensa (fundo do mar) que é muitas vezes de lama, e segura a âncora como num grude salvador.

                            Nesta época, além das vantagens já mencionadas, encontramos vagas nas excelentes marinas da região, com o fim do defeso do camarão rosa o cardápio recebe um reforço muito bem-vindo e o clima, se não pede uma calefação, certamente acata bem uma sopinha e uma garrafa de um bom vinho.

                            Faz quase trinta anos que navego profissionalmente, e poucos lugares dentre os que eu conheço se aproximam ou se assemelham a Baía da Ilha Grande, quer seja como beleza natural, quer seja como o excelente recorte do litoral ou mesmo a profundidade média e qualidade da água ou da já comentada tensa.

                            Se for navegar em Angra dos Reis, esteja certo de que se estiver chovendo, o azar será todo da chuva!

                            Navegue por prazer,

                            Navegue com prazer,

                            Navegue o ano todo!

                             

                            Alvaro Otranto é navegador de longas travessias, um dos mais antigos colaboradores da revista Náutica e criador da Moana Livros, primeira livraria na internet especializada em temas de mar e aventura.

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                              O barco Hugo Boss faturou uma das regatas mais badaladas do ano: a IMOCA Ocean Masters, de Nova Iorque até Barcelona. A dupla Peppe Ribes (Espanha) e Ryan Breymaier (Estados Unidos) fez o percurso em 14 dias, 2 horas, 44 minutos e 30 segundos. A dupla comemorou o resultado, pois era apontada como uma das favoritas na travessia. “Tivemos pequenos problemas, mas aprendemos todos os dias nessa regata. Foi muito bom chegar em casa, dormir com a família depois dessa aventura. Foi uma regata bastante intensa, pois até a chegada ao Mediterrâneo, três barcos estavam com chances de ganhar”, disse Peppe Ribes, que é um dos velejadores mais experientes do mundo.

                              Foto: Christopher Favereau

                               

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                                Brasil na BRP

                                Por: Redação -
                                15/06/2014

                                A imprensa e revendedores da Evinrude e Sea-Doo aqui do Brasil foram convidados e estão em Milwaukee, no norte dos Estados Unidos para conferir, em primeira mão, a nova geração de motores Evinrude. Alexandre Moraes, Fernando Alves, Bruno Arakaki e Eslei Gioralla são da BRP América Latina e recepcionaram os brasileiros nos Estados Unidos.

                                A nova geração de motores Evinrude traz inovações tecnológicas importantes, que mudarão para sempre o concorrido e até agora pacato segmento dos motores de popa. Esses motores estarão disponíveis apenas nos modelos de alta potência, V6 de 200 a 300 hp.

                                Confira fotos da turma brasileira nos Estados Unidos:

                                Fotos: Marcio Dottori

                                 

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                                  Faltou vento

                                  Por: Redação -

                                  Faltou vento na raia de Split, na Croácia, e o que era para ser um encontro de campeões na decisão do Europeu de Laser, com Robert Scheidt e Tonci Stipanovic protagonizando o duelo Brasil x Croácia da vela, terminou sem emoção. Com o cancelamento das regatas deste sábado (14), a classificação da sexta-feira foi mantida, consagrando o croata Stipanovic, que velejava em casa, como campeão. Líder do ranking mundial da classe, Scheidt ficou com o quinto lugar.

                                  “Esperamos o dia todo para velejar, mas novamente não tivemos regatas. Saio daqui um pouco desapontado, pois não tive a oportunidade de reagir e descartar o meu único resultado ruim na competição. Com uma ou duas provas, a classificação do Europeu poderia mudar bastante, mas não podemos controlar o vento”, lamentou Scheidt, dono de cinco medalhas olímpicas (dois ouros, duas pratas e um bronze) e 14 títulos mundiais, entre Laser e Star.

                                  Os ventos fracos marcaram todo o Europeu de Laser, que foi encurtado para seis regatas, das 12 previstas no programa. Ainda assim, Scheidt mostrou regularidade, vencendo uma prova e terminando entre os cinco primeiros em outras quatro. “Estou velejando com uma boa velocidade, mesmo nessa condição de ventos fracos. Agora vou me concentrar no evento-teste no Rio de Janeiro. Devo descansar alguns dias, antes de iniciar a preparação para competir na raia olímpica dos Jogos de 2016”, aponta o brasileiro, patrocinado pelo Banco do Brasil, Rolex e Deloitte, com os apoios de Audi, COB e CBVela.

                                  O Aquece Rio International Regatta, primeiro evento-teste para a Olimpíada do Rio de Janeiro, será realizado entre os dias 2 e 9 de agosto. Após a competição, Scheidt segue para o seu principal desafio na temporada, o Mundial de Vela 2014, em Santander, Espanha, em setembro.

                                  Foto: Thom Touw

                                   

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                                    Agitada

                                    Por: Redação -

                                    A equipe mais jovem da Volvo Ocean Race cruzou o Atlântico desde Portugal numa travessia que serviu de treino. A viagem até Newport foi importante para entrosar a tripulação, que tem idade até 30 anos. Apenas um velejador experiente, o neozelandês Stu Bannatyne, está a bordo para orientar a turma, mas não competirá a Volta ao Mundo. “Depois de 10 dias no mar aberto, entrar em Newport foi uma coisa incrível”, disse Charlie Enright. “A travessia foi um marco importante para o Team Alvimedica. Foi um grande passo na nossa preparação. Pegamos boas condições para a modalidade durante a viagem. Estamos animados com o que está por vir. Agora é preparar a volta”.

                                    Newport é uma das cidades-sede da Volvo Ocean Race. Vai receber, em 2015, os barcos vindos de Itajaí, no Brasil.

                                    Outra equipe que busca ganhar experiência e milhas velejadas é o Dongfeng Race Team. No dia 26 de junho, Charles Caudrelier deve anunciar os três chineses que estarão a bordo na regata de Volta ao Mundo. Depois de navegar 10.000 milhas náuticas até agora, incluindo uma travessia transatlântica, o comandante francês acredita que sua equipe está se preparando muito bem. “A tripulação passou pelos testes tirando nota 10, principalmente pela travessia transatlântica concluída nessa semana. Os chineses e os ocidentais estão de parabéns”, disse Charles Caudrelier.

                                    Enquanto isso, a equipe feminina do Team SCA tem um período de descanso após fazer a mesma viagem dos Estados Unidos até a Europa. As 12 mulheres deixaram Lanzarote, na Espanha, base de treinos do time, para uma pequena pausa. Porém, as meninas fazem pequenos treinos de musculação e corrida.

                                    O time do Abu Dhabi Ocean Racing também está mais sossegado em relação aos demais. Entretanto, os árabes de Ian Walker já têm viagem até Newport no fim do mês.

                                    A Volvo Ocean Race é destaque na Holanda com o Team Brunel. Cada vez mais, a modalidade ganha adeptos no país, que já tem tradição na vela. Durante a semana, 4 000 crianças locais ganharam miniatura do Volvo Ocean 65 das mãos de Bouwe Bekking. Uma revista também será distribuída para os pequenos durante as paradas falando da regata.

                                    Foto: Sam Greenfield /Volvo Ocean Race

                                     

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                                      Por: Redação -
                                      14/06/2014

                                      Disponível apenas nos modelos de alta potência, V6 de 200 a 300 hp, os novíssimos motores coloridos da Evinrude, mostrados pela primeira vez na cidade de Milwaukee, no norte dos Estados Unidos, trazem inovações, tecnológicas importantes, que mudarão para sempre o concorrido e até agora pacato segmento dos motores de popa. Totalmente novos, “os E-Tec da geração 2 não tem nada em comum com a geração antiga, nem mesmo um parafuso”, revela o engenheiro Ednilson Beneli, responsável pela área técnica da BRP na América Latina, empresa da qual a Evinrude faz parte, junto com os jets Sea-Doo.

                                      Desenvolvidos para proporcionar baixíssimo índice de manutenção, os novos motores da Evinrude têm cinco anos de garantia, ou 500 horas, o que vier primeiro. A primeira geração, lançada em 2003 tem três anos de garantia ou 300 horas de uso. Além da garantia mais longa do mercado, os novos motores E-Tec, de acordo com a Evinrude, são 15% mais econômicos e têm 20% a mais de torque e potência que seus concorrentes diretos. Detalhe: os E-Tec G2 também são motores dois tempos com injeção direta de combustível, mas muito mais desenvolvidos que a geração anterior, razão pela qual poluem 75% menos e são os motores “mais limpos” do mercado, mesmo em relação aos quatro tempos, segundo a fábrica.

                                      Outro ponto revolucionário nos novos E-Tec, além das tampas e apliques coloridos, que possibilitam fazer até 400 combinações diferentes, é o sistema de direção hidráulica servo assistida já embutida no motor. Por isto é pelo comando de aceleração eletrônico a instalação é muito simples, feita apenas por cabos elétricos.

                                      Texto e fotos: Marcio Dottori

                                       

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                                        Copa do Mundo

                                        Por: Redação -

                                        Os iates estão invadindo a Cidade Maravilhosa e para receber essas embarcações, que vêm ao país assistir aos Jogos da Copa do Mundo de Futebol, a Marina da Glória instalou novos píeres com tecnologia francesa. Os píeres da Metalu têm piso de madeira plástica e estrutura de alumínio. Montado em módulos, de até 12 metros de comprimento, a estrutura fica sobre flutuadores rotomoldados em polietileno.

                                        Além de oferecer mais conforto para os usuários da Marina da Glória, os píeres novos deixaram a orla da marina ainda mais bonita.

                                        Confira algumas fotos:

                                        Fotos: Bruno Castaing

                                         

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                                          Por: Redação -

                                          O Phoenix, de Eduardo Souza Ramos, ganhou duas regatas consecutivas na Audi TP 52 World Championship, em Porto Cervo, na região italiana da Sardenha. Com este resultado, os brasileiros sobem para o segundo lugar na classificação geral, logo atrás do Quantum Racing. No sábado (14) serão disputadas as provas finais. “Foram duas boas largadas. Estamos muito felizes com os resultados de hoje”, disse Souza Ramos. O barco estreou esse ano e pode ser uma das alternativas para a vela nacional no exterior.

                                          Eduardo Souza Ramos confirmou também que estará na Ilhabela Sailing Week, que ocorre em julho, depois da Copa do Mundo.

                                          Foto: MartinezStudio

                                           

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                                            Remo

                                            Por: Redação -

                                            Remadores de 18 escolas da rede municipal de Educação de Itajaí disputam hoje, dia 14, a 10ª regata de remo clássico “Cidade de Itajaí”. Ao todo, 288 crianças do projeto “Navegando pela cidadania” participarão de competições de remo em canoas baleeiras nas raias do Saco da Fazenda.

                                            A regata, que já é uma tradição no mês de junho, vai levar para a água seis barcos estilo baleeira. Em cada um, equipes de oito crianças serão acompanhadas por um timoneiro, responsável por dar a direção para a canoa. Ao final de quatro regatas, as três melhores equipes subirão ao pódio e serão premiadas na própria sede da associação. “Apesar de ser feita a premiação, o objetivo é trabalhar muito mais a cooperação do que a competição. É um dia de integração entre as turmas”, avalia Cristiane Ziem, secretária de ensino da associação.

                                            Foto: Leonardo Cristofoli

                                             

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                                              Por: Redação -
                                              13/06/2014

                                              Um dia após a vitória do Brasil sobre a Croácia por 3×1, na estreia da Copa do Mundo 2014, o jogo mudou entre Robert Scheidt e Tonci Stipanovic, no duelo travado pelos dois países na vela, em Split, Croácia. Número 1 do ranking mundial da Laser, o brasileiro perdeu a liderança do Campeonato Europeu para o adversário croata nesta sexta-feira (13), ao terminar a única regata do dia em 18º, e está agora em quinto lugar na classificação geral.

                                              Os ventos fracos dos últimos dias têm dificultado o desempenho dos velejadores na raia de Split. Na quinta-feira (12), a brisa fraca levou ao cancelamento das regatas programadas para o dia, deixando os competidores livres para acompanhar a abertura da Copa do Mundo. Nesta sexta, após um atraso de mais de duas horas, a flotilha ouro da Laser, que briga pelo pódio, realizou apenas uma regata, com percurso mais curto devido ao vento de apenas 6 nós (10 km/h).

                                              “Infelizmente, foi um dia ruim para mim aqui em Split. Larguei bem, mas o vento soprou do lado oposto ao que eu estava, e não consegui me recuperar a tempo”, lamentou Scheidt, dono de cinco medalhas olímpicas (dois ouros, duas pratas e um bronze) e 14 títulos mundiais.

                                              Para alcançar o pódio neste sábado (14), Scheidt precisa ter um bom desempenho e ainda contar com a ajuda do vento. De acordo com as regras do Europeu de Laser, pelo menos mais uma regata deve ser completada para que os velejadores possam descartar um resultado da fase final da competição. A regra mantém o brasileiro com chances de brigar até mesmo pelo ouro, já que, com o descarte, ele pode excluir o 18º lugar. “A Comissão de Regatas tentará fazer três provas neste sábado, mas acho difícil, porque a previsão ainda é de ventos fracos. De qualquer forma, tenho que me concentrar em velejar muito bem no dia decisivo”, destacou Scheidt.

                                              Classificação após seis regatas e um descarte

                                              1. Tonci Stipanovic (CRO) – 13 pontos perdidos (2+4+[20]+1+5+1)
                                              2. Rutger Van Schaardenburg (NED) – 19 pp (3+2+[21]+2+6+6)
                                              3. Nick Thompson (GBR) – 19 pp (2+3+[7]+6+3+5)
                                              4. Tom Burton (AUS) – 19 pp (1+8+5+[12]+2+3)
                                              5. Robert Scheidt (BRA) – 29 pp (4+[5]+3+1+3+18)
                                              6. Francesco Marrai (ITA) – 29 pp (4+7+2+[10]+6+10)
                                              7. Pavlos Kontides (CYP) – 37 pp (7+1+[28]+5+1+23)
                                              8. Giovanni Coccoluto (ITA) – 37 pp ([23]+5+2+20+8+2)
                                              9. Jean Baptiste Bernaz (FRA) – 39 pp (6+17+[22]+11+1+4)
                                              10. Filip Jurisic (CRO) – 41 pp (13+1+[39]+1+14+12)

                                              Foto: Thom Touw

                                               

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                                                O estaleiro de Pernambuco Royal Mariner acaba de lançar sua mais nova lancha, a RM 460. Com 46 pés e boca de 3,80 metros, a RM 460 tem dois camarotes fechados, banheiro, sala e cozinha na cabine.

                                                A lancha tem design esportivo, marca do estaleiro com sede em Recife, mas ainda tem o conforto das lanchas cabinadas. Segundo o estaleiro, o modelo vai agradar consumidores de todo o país, “os nordestinos estão mudando um pouco seu gosto e os pedidos por lanchas cabinadas está crescendo”, conta Carlos Moraes Filho, do estaleiro. “Estamos diversificando nossa produção para atender essa nova necessidade do mercado nordestino e também atender consumidores do Sul e Sudeste do país”, completa Carlos.

                                                O RM 460 aceita motorização de centro-rabeta, a partir de dois motores de 350 hp diesel ou dois motores de 380 hp gasolina. O modelo ainda tem cockpit espaçoso e espaço gourmet na popa.

                                                A primeira unidade da RM 460, maior modelo do estaleiro, estará na água em setembro deste ano.

                                                Imagem: Divulgação

                                                 

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                                                  Um parque, um rio, um lago, qualquer lugar que corra um pouco de água é apropriado para esses riders praticarem wakeboard. A maluquice virou vídeo e está fazendo sucesso na rede. Andrew Adams, Davis Griffin e Chris Abadie são os três protagonistas desta aventura onde eles praticam Wake até no asfalto, tudo para provar do que são capazes quando sobem em uma prancha. Os amigos usam uma máquina de cable wake para substituir a lancha que puxa os riders nas competições regulares.

                                                  O vídeo intitulado ‘Drop the Gun’  foi gravado em vários locais dos Estados Unidos e mostra que esses amigos não têm mesmo limites quando o assunto é wake.

                                                  Assista:

                                                   

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                                                    Refeno

                                                    Por: Redação -

                                                    A diretoria da 26ª Regata Recife Fernando de Noronha, a Refeno, anunciou, recentemente, que a maior regata oceânica do Brasil terá um novo percurso a partir da edição deste ano. Após a largada no Marco Zero do Recife, programada para o dia 27 de setembro, ao invés de seguir direto para o Arquipélago Fernando de Noronha, as embarcações passarão em frente a praia de Boa Viagem nas imediações do Edifício Acaiaca.

                                                    A alteração, que exigira um bordo para o sul, vai acrescentar algumas milhas no percurso e um novo recorde deverá ser estabelecido nesta edição.

                                                    “A mudança vem atender uma solicitação de patrocinadores e de espectadores que irão ter um belo visual ao mesmo tempo em que estiverem curtindo a mais bela praia do Recife”, justificou o Comodoro do Cabanga Iate Clube de Pernambuco e coordenador geral da Refeno, Marcos Medeiros.

                                                    A Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha atrai, todos os anos, competidores do Brasil e de várias partes do mundo. E não é difícil entender por quê. O mar, o vento e o clima de Pernambuco são ideais para a navegação. E as paisagens, tanto na partida quanto na chegada, são das mais belas do país.

                                                    Foto: Divulgação

                                                     

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                                                      Por: Redação -

                                                      O Projeto Grael (www.projetograel.com.br) – instituição criada pelos irmãos e velejadores Torben, Lars e Axel Grael, que usa o esporte como ferramenta de inclusão social – abre 350 vagas para os cursos de vela, natação, canoa havaiana e as oficinas profissionalizantes na área náutica. Todos os cursos são gratuitos e destinados a estudantes entre 9 e 29 anos que estejam matriculados ou que tenham concluído o Ensino Médio em escola pública. As matrículas podem ser feitas a partir do dia 16 de junho, próxima segunda-feira. As aulas começarão no dia 11 de agosto.

                                                      Os alunos terão oportunidades em duas áreas, desenvolvimento esportivo e iniciação profissionalizante. Os cursos oferecidos na área de desenvolvimento esportivo são: natação, Optimist Básico I e II, Optimist Avançado I e II; Dingue Básico I e II; Dingue Avançado I e II e Canoa Havaiana.

                                                      Já na área de iniciação profissionalizante os cursos de Marcenaria Náutica, Carpintaria, Mecânica para motor a diesel, Mecânica para motor de popa, Fibra de vidro, Eletroeletrônica e Capotaria estarão com matrículas abertas.

                                                      As matrículas deverão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do Projeto Grael, na Avenida Carlos Ermelindo Marins, 494 – Jurujuba, Niterói/RJ. Dúvidas: 21/2711-9875 ou [email protected].

                                                      Foto: Divulgação

                                                       

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                                                        Por: Redação -
                                                        12/06/2014

                                                        Mais de 57 mil militares da Marinha do Brasil, Exército e Aeronáutica foram mobilizados para atuar pela defesa das 12 cidades-sede da Copa do Mundo, que começa nesta quinta-feira (12), em São Paulo (SP), com o jogo entre Brasil x Croácia, na Arena Corinthians.

                                                        Parte da tropa, no entanto, agirá somente como força de contingência, em regime de pronta-resposta, caso um pico de crise na segurança leve a Presidência da República a autorizar seu uso. Dos efetivos previstos, aproximadamente 21 mil militares das Forças Armadas estarão de prontidão para atuar nessas situações.

                                                        Para garantir o fornecimento regular de serviços à população e fiscalizar movimentações suspeitas em fronteiras, nos espaços aéreos ou marítimos, as Forças Armadas atuarão em dez eixos estratégicos. As atividades principais, nessas áreas de interesse, visam aproveitar a capacidade operacional das Forças Armadas no cumprimento de missões constitucionais, típicas de Defesa, como a proteção marítima e fluvial, a defesa cibernética e o controle do espaço aéreo.

                                                        Testado e aprovado em eventos anteriores, como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, esse modelo de atuação integrada beneficiou-se das experiências adquiridas e incorporou novidades para a Copa de 2014, como a participação da Defesa nas escoltas e na segurança dos Centros de Treinamento de Seleções (CTS), além do uso de bases aéreas militares na recepção de aeronaves que fazem o transporte de delegações e autoridades participantes do evento.

                                                        Foto: Divulgação

                                                         

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                                                          Por: Redação -

                                                          O Nordeste será a casa do México na primeira fase da Copa do Mundo. O time de Hernandez e Giovanni dos Santos, adversário do Brasil no segundo jogo, disputará partidas em Natal, Fortaleza e Recife. Para ver o time de perto, mais de 3 mil torcedores vieram ao Brasil e muitos chegaram em um cruzeiro para o Mundial. O navio atracou na capital pernambucana e os fãs de tequila já curtem as delicias da região. O pacote mais barato custou R$ 22 mil e dá direito além da hospedagem no navio, ao ingresso para uma partida do México na primeira fase.

                                                          O México está no Grupo A, ao lado de Brasil, Camarões e Croácia. Ao todo, são esperados 30 mil turistas mexicanos no Brasil, durante o período da Copa do Mundo, de acordo com o consulado do México.

                                                          Foto: Divulgação

                                                           

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                                                            Por: Redação -

                                                            O prefeito de São Francisco, Ed Lee, confirmou que a cidade californiana não será sede da America’s Cup, em 2017. Os norte-americanos foram excluídos pelos organizadores, que ainda podem optar por San Diego, Chicago e Bermudas. A alegação do staff foi bastante vaga, mas informações dão conta de que o município não queria pagar o aluguel e os salários dos trabalhadores que participariam da reformulação do local das regatas.

                                                            A carta enviada ao prefeito de São Francisco diz que a cidade pode sediar a outra edição, apenas em 2021. Outra opção seria abrigar as seletivas em 2016. O Oracle USA é o atual campeão da regata mais famosa do mundo.

                                                            Foto: Divulgação

                                                             

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