Visita

Por: Redação -
18/09/2014

Tsuneshige Nozaki, Supervisor de Engenharia Naval da Yamaha Motors Company do Japão, visitou as instalações do estaleiro Ventura Marine, em Capitólio, Minhas Gerais, para uma supervisão técnica dos processos de produção e qualidade das embarcações Ventura Marine.

O maior interesse do engenheiro japonês era acompanhar a construção da V410 Premium, lancha projetada pela Yamaha e produzida pela Ventura aqui no Brasil. O modelo é sucesso de vendas na Ásia e Europa e

Produzida pela Ventura Marine, a V410 Premium, foi projetada pela Yamaha e é sucesso de vendas na Ásia e Europa. A pequena lancha com flybridge chama a atenção pelo aproveitamento de espaço e opção de motorização IPS que permite o uso de joystick a bordo.

A Ventura Marine já é presença confirmado no São Paulo Boat Show e apresentará sua linha completa de lanchas, incluindo a V300, lançamento do estaleiro que já foi testada por NÁUTICA.

A parceria estabelecida entre Yamaha e Ventura contempla visitas periódicas da equipe de engenharia japonesa para acompanhar o processo de produção dos barcos.

Foto: Divulgação/Ventura

 

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    Brasil no Recorde

    Por: Redação -

    Acontece neste domingo a regata mundial que promete entrar para o livro de recordes como a maior do mundo e o Circuito Ilhabela de Vela—Copa Suzuki Jimny que acontece neste fim de semana em Ilhabela, irá integrar o grupo de 740 clubes que participam do evento. Ao todo serão 65 países e o que deve contabilizar cerca de 12.000 participantes.

    Batizada de Bart’s Bash Regatta, o evento tem ainda um objetivo mais nobre, arrecadar fundos para Fundação Andrew Simpson Sailing, que auxilia no desenvolvimento de crianças para o meio náutico. Andrew, que dá nome à Fundação, faleceu no ano passado durante um treino para o América’s Cup. Por causa dos fortes ventos, o barco em que ele treinava virou e ele ficou preso por cerca de 10 minutos embaixo do catamarã de quase 22 metros. “É uma causa nobre, um motivo ímpar e como amantes desse esporte temos que apoiar”, diz o diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela, Carlos Eduardo Souza e Silva.

    Cada clube ao redor do mundo irá executar sua própria regata de acordo com o regulamento do evento. Para fazer parte, o Yacht Club de Ilhabela solicitou a inscrição à Fundação e deverá seguir regras como ter no mínimo 15 minutos de velejada e mais de um quilômetro de extensão. No caso de Ilhabela, o evento fará parte do Circuito Ilhabela de Vela, porém, a inscrição não é automática, é necessário entrar no site, preencher o formulário de participação e se quiser ajudar a Fundação terá que fazer a doação de 5 euros. O site é www.bartsbash.co.uk e não é obrigatório doar para efetivar a inscrição. “Seria interessante que todos os participantes doassem, mas deixamos a critério de cada um”, diz o diretor.

    A Bart’s Bash Regatta tem também outro alvo: entrar para o livro dos recordes (Guinness Book) como a maior regata do mundo. Até o momento São Paulo está em 381° no ranking de inscritos com confirmação de sete barcos. “Queremos aumentar esse número e ficaremos felizes de participar de um evento grande como esse que repercute o esporte e valoriza os novos talentos” conta Carlos Eduardo Souza e Silva, diretor de vela do O Yacht Club de Ilhabela.

    A terceira e penúltima etapa do Circuito de Vela de Ilhabela termina neste fim de semana.

    Foto: Marcos Mendez/Sail Station

     

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      Nova 48 Offshore

      Por: Redação -

      A Intermarine, tradicional estaleiro paulista, volta a construir uma lancha offshore depois de muitos anos e o lançamento oficial da nova 48 pés será semana que vem durante o São Paulo Boat Show, entre os dias 25 e 30 de setembro, no Transamerica Expo Center. Será uma das principais estrelas do maior salão paulista.

      A Intermarine Offshore 48 não é só uma lancha de alta performance, ela também oferece conforto aos passageiros e ótimo acabamento. A nova esportiva tem capacidade para 11 pessoas em passeios diurnos e também possui cabine para um casal. O desempenho é o principal atrativo desta offshore. O proprietário pode optar entre duas motorizações, dois motores de 725 ou 800 hp cada.

      Veja tudo sobre o São Paulo Boat Show. Acesse: www.boatshow.com.br/saopaulo.

      Foto: Mozart Latorre

       

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        Premiadas

        Por: Redação -

        A temporada náutica 2014-2015, marcada pelo salão de Cannes, na Europa, e pelo São Paulo Boat Show aqui no Brasil, começou bem para o estaleiro italiano Azimut | Bennetti. Dois barcos da marca receberam prêmios do World Yacht Trophy, uma iniciativa do grupo francês LuxMediaGroup que reconhece os trabalhos mais importantes do ano.

        A 95RPH, iate da linha Grande com 95 pés e posto de comando elevado ou Raised Pilot House, foi premiada na categoria de 24 a 36 metros com o título de “Most Achieved Trophy”, ou iate de mais sucesso da temporada. Já a 77S recebeu o prêmio de melhor design exterior na categoria de 15 a 24 metros.

        “Estamos muito orgulhosos por termos recebido esses prêmios”, declarou Giovanna Vitelli, membro da Diretoria do Estaleiro na Itália. “Esta é outra prova de que nossos esforços apreciados não só pelo mercado, mas também pelos maiores especialistas no campo”.

        Os dois modelos premiados ainda não chegaram ao Brasil, mas a Azimut já confirmou presença no São Paulo Boat Show 2014 com dois grandes destaques, a Azimut 42BR e a Azimut 60.

        Fotos: Divulgação

         

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          Pontos

          Por: Redação -

          A Volvo Ocean Race terá uma nova pontuação para a edição 2014-15. A partir de agora, o vencedor será o time que somar menos pontos. No final de cada perna, um ponto será atribuído ao primeiro lugar, dois para o segundo lugar, três para o terceiro — e assim por diante, com 7 pontos para o último colocado.

          A pontuação das In-port Races também sofreram alterações e só valem agora para critérios de desempate.

          A regata começa em 4 de outubro, em Alicante, na Espanha.

          Foto: Divulgação

           

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            Mundial de Vela

            Por: Redação -
            17/09/2014

            O vento não quer mesmo colaborar com os participantes do Mundial de Vela, que está sendo realizado na Espanha pela Federação Internacional. Se até ontem o problema era a falta dele, hoje foi o excesso que atrasou o início das regatas. Depois de alguma espera ele diminuiu novamente e impediu a que o programa fosse completado e apenas 20 regatas, das 64 programadas para o dia foram realizadas. Dentre os que velejaram, a dupla Martine Grael e Kahena Kunze, da 49er FX, foi a melhor do dia, terminando empatada com a dupla inglesa Charlotte Dobson e Sophie Ainsworth, da Inglaterra.

            Quem também teve um dia bom foi a dupla Renata Decnop e Isabel Swan. Elas foram segundas colocadas na única regata do dia para a classe 470 e subiram para a 14ª colocação. Fernanda Oliveira e Ana Barbachan foram oitavas na regata e subiram para 11º. As duas duplas seguem com chances de disputar a medal race no dia 20. As líderes são as austríacas Lara Vladau e Jolanta Ogar.

            “Tivemos um dia de bastante espera em terra por causa do vento forte e por causa do 470 masculino que estava usando a mesma raia. Quando fomos para a água o vento tinha diminuído um pouco, já estava com menos de 20 nós, e fizemos apenas uma regata. Mudamos a regulagem do barco e velejamos com ele muito veloz, o que nos deu uma boa vantagem no início da prova. Ao longo da regata o vento foi caindo e nós conseguimos administrar bem, até cruzar a linha em segundo”, disse Renata.

            Já entre os meninos, Geison Mendes e Gustavo Thissen seguem sendo os melhores brasileiros na 35ª colocação, enquanto Henrique Haddad e Bruno Bethlem estão em 58º e Tiago Brito e Andrei Kneipp estão em 64º. Os líderes são os americanos Stuart Mcnay e David Hughes.

            Primeira a entrar na água em Santander, a classe Laser também foi a primeira a encerrar a sua participação na competição. Nesta quarta-feira terminou a fase final com uma regata a menos do que o programado e agora apenas os dez melhores da Radial e da Standard velejam amanhã na medal race. A regata tem pontuação dobrada e será disputada bem perto do público. Dentre os brasileiros, só Robert Scheidt estará na água a partir das 9h15, horário de Brasília.

            “Foi um dia muito extremo, pois passamos sete horas na água e só fizemos uma regata. Tinha bastante vento de manhã, mas a CR foi um pouco ineficiente e perdeu a oportunidade de fazer três regatas e só fez uma. Fiz uma regata regular, não muito boa. Estou em sexto geral, ainda com chance de ficar pelo menos em terceiro. Tenho que fazer uma excelente regata amanhã e vou brigar para ganhar. A ideia é velejar o melhor possível, sem focar em nenhum adversário específico”, disse Scheidt.

            “Tinha o objetivo de chegar ao pódio e estive bem perto disso, mas não tive um dia bom e infelizmente encerrei a minha participação na 12ª colocação geral.”, disse Bruno Fontes, que viu a vaga na medal race escapar por apenas cinco pontos.

            Também estiveram representando o Brasil Alex Veeren, que ficou na 70º colocação geral na Standard, Fernanda Decnop, 25ª colocada geral na Radial, Tina Boabaid, 64ª, e Odile Ginaid, 79ª na mesma classe.

            Entre os 49ers a melhor dupla brasileira ainda é Marco Grael e Gabriel Borges. Os dois ocupam a 29ª colocação. Já Dante Bianchi e Thomas Low-beer estão em 62º, pois não completaram a segunda regata e foram desclassificados da terceira. No total, a classe correu quatro provas até agora e os líderes são os neozelandeses Peter Burling e Blair Turke.

            A classe Nacra 17 não velejou e João Bulhoes e Juliana Mota seguem na 20ª colocação com duas regatas enquanto Samuel Albrecht e Georgia Silva estão em 61º com uma regata. Na liderança estão os franceses Billy Bresson e Marie Riou.

            Na Finn, duas regatas foram realizadas e Jorginho Zarif aparece em 34º. O líder é o inglês Giles Scott.

            Entre as pranchas, Bimba sofreu com o vento e caiu para 16º. Albert Carvalho é 45º e Gabriel Bastos, 78º, com duas regatas a menos. O líder é o francês Julien Bontemps.

            Entre as meninas, Patrícia Freitas está na 10ª colocação, na zona da medal race. Bruna Martinelli aparece em 31º, sem terminar as três regatas do dia. A líder é a francesa Charline Picon.

            A classe RS:X chegará ao último dia da fase final nesta quinta-feira, quando serão definidos os velejadores que disputarão a medal race na sexta-feira.

            Foto: Thom Touw / Informações: assessoria CBVela

             

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              Rali na Bahia

              Por: Redação -

              O Rally Náutico da Bahia acontece neste sábado, dia 20, com largada no Yacht Clube da Bahia às 11h. A confraternização entre adeptos de esportes de regularidade e amantes do mar chega a sua sexta edição como uma atividade que se fixou no calendário náutico nacional e vem se tornando um dos principais eventos da modalidade no país.

              De acordo com o organizador técnico do rally, Glênio Cogo, a modalidade de regularidade surge com o objetivo de aproximar a tripulação e promover a navegação mais segura, difundido o uso do sistema GPS e das tecnologias disponíveis. “Possibilita também agregar famílias, já que não há um conceito restrito de competidores e sim, de uma equipe, geralmente formada por familiares, que desenvolvem papéis importantes durante a competição”, explica Cogo.

              Após a saída do Yacht Clube da Bahia, os tripulantes seguem em direção à Barra, com ponto neutro na Bahia Marina. Em seguida, Monte Serrat, voltando para o Yacht.

              Um dia antes da competição, na sexta-feira, 19, os navegadores se reúnem no Yacht, às 18h para abertura do evento e apresentação da prova para os inscritos. Este ano haverá consultoria personalizada sobre a utilização correta do GPS náutico, na quinta e sexta-feira, das 9h às 18h.

              Veja a programação completa:

              Encerramento das inscrições: 19 de setembro, 18h
              Consultoria sobre GPS: 18 e 19 de setembro das 9h às 18h no Yacht
              Briefing com entrega de materiais e sorteio da ordem da largada: 19 de setembro, às 18h no Yacht

              Dia 20 de setembro (sábado) – prova
              Entrega dos data loggers: 9h
              Largada: 11h Yacht Clube
              Ponto Neutralizado: Bahia Marina 12h30
              Chegada no Yacht Clube: 16h
              Apuração: 17h
              Premiação e coquetel de encerramento com show de Simone Sampaio, no Yacht Clube: 17h30.

              O evento é realizado anualmente pelo Yacht Clube da Bahia e Bahia Marina, sob assessoria técnica da Apucron – Apuração e Cronometragem.

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                Bart’s Bash

                Por: Redação -

                A regata Bart’s Bash, tentativa de recorde mundial em homenagem ao velejador Andrew Simpson será no próximo domingo (21). Os organizadores querem entrar para o Guinness com provas espalhadas pelo mundo durante as 24 horas do domingo. Mais de 700 clubes de 60 países já se inscreveram on-line no site bartsbash.co.uk. Ainda há tempo para participar.

                O objetivo é lembrar do campeão olímpico Andrew ‘Bart’ Simpson, que faleceu no ano passado em um acidente durante os treinos para a America’s Cup e inspirar a nova geração de velejadores a praticar a modalidade.

                Foto: OnEdition

                 

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                  Rio-2016

                  Por: Redação -

                  O Comitê Organizador da Rio-2016 divulgou a tabela de preços dos ingressos para a Olimpíada do Brasil. Na vela, os preços variam de R$ 40 a R$ 100. O valor mais alto é para as medal races, as finais das regatas de cada classe. A vela será disputada na Marina da Glória e faz parte do complexo de Copacabana, que tem outras modalidades como maratonas aquáticas e triathlon.

                  Resta saber como serão as arquibancadas e os acessos ao local.

                  Foto: Fred Hoffmann

                   

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                    Tietê navegável

                    Por: Redação -

                    Ônibus anfíbio navega pelo Rio Tietê, na altura do Cebolão, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (17). O passeio faz parte da 3ª edição do projeto “Por uma Cidade Navegável”, promovido pelo São Paulo Boat Show. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população e a opinião pública sobre os benefícios de recuperar os rios urbanos. A experiência, inédita em São Paulo, levou moradores de várias regiões da cidade para um passeio improvável. Do ônibus, que navegava tranquilamente pelas poluídas águas do Tietê, era possível ver o aumento do número de carros na marginal, na região da Ponte do Remédios. O ônibus anfíbio foi trazido do Rio de Janeiro para o desafio que foi completado com sucesso. Apesar dos detritos sólidos, como sacolas, terem se agarrado ao eixo e ao hélice da embarcação, os três passeios programados foram realizados sem interrupções.

                    Alguns dos convidados a bordo voltaram a navegar no rio após muitos anos longe das águas desse símbolo da capital paulista. Ricardo Linares Pereira, Professor de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo e remador, passou boa parte da juventude nessas águas. “O rio já estava um pouco poluído, mas ainda era possível praticar muitos esportes aqui. Com a construção das marginais a poluição piorou muito e os clubes se mudaram para outros locais da cidade”. O professor Ricardo, que rema há quase 50 anos, é um dos poucos paulistanos que tiveram o privilégio de navegar no trecho urbano do Tietê. “No começo da década de 1970 todas as competições aquáticas aconteciam aqui no Tietê, mas agora o único centro de desenvolvimento do remo fica na USP”, conclui Ricardo.

                    Outra passageira que viveu os bons tempos do Tietê era Marlene Maia Mattos, de 80 anos, ela aprendeu a nadar no Tietê com o pai e também, na juventude, competiu em regatas de remos e provas de natação no rio. “É muito triste ver que o rio está morto. Eu nadava com peixes e quase todas as lembranças da minha infância estão ligadas ao Tietê. Eu espero vê-lo limpo e vivo novamente e quem sabe eu possa competir aqui de novo, já que o remo e a natação ainda são muito presentes na minha vida”, disse Marlene que, triste com a situação do rio, chorou emocionando todos a bordo.

                    O ônibus anfíbio que navegou no Rio Tietê na manhã fria desta quarta-feira veio do Rio de Janeiro. Na cidade maravilhosa ele leva turistas em passeios pela Baía de Guanabara. “Hoje tive a certeza que este rio pode ser uma ótima alternativa para desafogar o trânsito paulistano. Nosso ônibus foi desenvolvido para o turismo, mas, com essa experiência, pude ver que uma tecnologia similar pode ser usada como meio de transporte”, declarou Paulo Valadares, que comanda os passeios turísticos no Rio de Janeiro ao lado de Elidio Guerra e Lucas Toledo.

                    O passeio do ônibus anfíbio da ação “Por uma Cidade Navegável” zarpou do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e percorreu o trecho entre o DAEE e a Ponte dos Remédios, chamando a atenção dos que por ali passaram.

                     

                    Fotos: Divulgação

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                      De casa nova

                      Por: Redação -
                      16/09/2014

                      A catarinense Cleide Lana é a nova diretora de marketing da Brunswick Brasil, detentora das marcas Bayliner, Sea Ray e Boston Whaler. Por muitos anos, Cleide ficou à frente do estaleiro catarinense Fibrafort, das lanchas Focker, também como gerente de marketing, tornando-se uma referência do assunto no mercado náutico brasileiro.

                      A Brunswick, maior fabricante de lanchas de passeio do mundo, tem fábrica em Joinville, Santa Catarina, com capacidade para produção anual de até 400 embarcações. As primeiras unidades sendo produzidas pela fábrica são os modelos Bayliner 310BR Special Edition e 250 Sport Boat. Já as primeiras unidades Sea Ray, marca líder nos Estados Unidos, são 375 Sundancer e 395 Sundancer.

                      A Brunswick estará no São Paulo Boat Show 2014 expondo lanchas de todas as marcas que fabrica.

                      Foto: Arquivo NÁUTICA

                       

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                        Mundial de Vela

                        Por: Redação -

                        Nesta terça-feira o vento apareceu no Mundial da Isaf (Federação Internacional de Vela), que está sendo realizado na cidade de Santander, Espanha. Apesar de fraco em algumas raias, agora toda a delegação brasileira já fez a sua estreia. Além do vento rondado, quem também atrapalhou os velejadores foram as algas.

                        Na classe 49erFX a dupla Juju Senfft e Gabriela Nicolino chegou a virar o barco e limpar a bolina (peça que faz com que o barco não ande de lado) e com isso acabou a regata na 25ª colocação. No geral as meninas ocupam a 50ª colocação.

                        Já Martine Grael e Kahena Kunze tiveram uma excelente estreia, vencendo a primeira regata do dia e ficando em quinto na segunda. Tanto elas, quanto Juju e Gabi estão na flotilha amarela, que tem uma regata em atraso em relação à azul. Por isso elas aparecem em 29º e 50º no acumulado, porém quando esta regata for realizada, elas subirão para o top 10. As líderes são as dinamarquesas Ida Marie Nielsen e Marie Olsen, que correram duas regatas.

                        “O primeiro dia foi puxado, mas muito bom para as condições que tivemos hoje. Estamos velejando dentro da baía, que é uma raia complicada e o vento não tem ajudado muito. Mas estamos satisfeitas com os resultados de hoje e amanhã vamos correr uma regata a mais para igualar com a flotilha azul”, disse Kahena.

                        “Nós chegamos a ir para a água novamente no final do dia e largamos bem. Estávamos em segundo lugar, disputando o primeiro após quatro pernas, mas o vento rondou 180 graus e anularam a regata”, disse Gabi.

                        Quem também estreou hoje foi a classe Nacra. Na flotilha amarela, João Bulhoes e Juliana Mota fizeram duas regatas, terminando o dia na 20ª colocação geral. Já a flotilha azul fez apenas uma regata e Samuel Albrecht e Georgia Silva aparecem em 61º, também com chances de melhorar assim que for realizada a segunda regata da série. Os líderes são os franceses Billy Besson e Marie Riou.

                        “Finalmente conseguimos estrear e acabamos não indo tão bem na única regata do dia. A condição estava bastante complicada, com o vento variando muito de direção e intensidade”, disse Samuca.

                        Na 49er, os melhores brasileiros são Marco Grael e Gabriel Borges, na 19ª colocação, com três regatas disputadas. Dante Bianchi e Thomas Low-Beer, únicos brasileiros a velejarem ontem, acabaram não velejando hoje e, com duas regatas, ocupam a 56ª posição. Com a realização da terceira regata para a flotilha amarela, eles deverão subir na classificação geral. Os líderes são os neozelandeses Peter Burling e Blair Turke.

                        Na Finn, Jorginho Zarif foi 15º colocado a única regata do dia na sua flotilha. No acumulado ele aparece em 29º. O líder é o australiano Oliver Tweddell.

                        Entre as pranchas, apenas os homens velejaram hoje. As mulheres ficaram de folga. Ricardo Bimba Winicki sofreu para desviar das algas e chegou a montar a primeira boia na 46ª posição, dentre 49 inscritos. No final, o talento falou mais alto e terminou em 11º. Ele ocupa a 16ª colocação geral. Albert Carvalho está em 40º e Gabriel Bastos em 80º. O líder é o polonês Piotr Myszka.

                        “Velejamos muito perto da praia, com vento bastante rondado. Esta regata foi bem parecida com a regata eu ganhei, com a diferença que naquela não tinha alga”, disse Bimba.

                        Com a realização de mais duas regatas para a classe 470 feminina, a flotilha foi dividida em ouro e prata e as duas duplas brasileiras ficaram entre as melhores. Renata Decnop e Isabel Swan tiveram um bom dia, com um nono e um sexto lugares, subindo para a 21ª colocação geral. Já Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, que estrearam em segundo ontem, caíram para a 14ª colocação após conquistarem um 16º e serem desclassificadas da última regata do dia por estarem acima da linha na hora da largada.

                        Já os meninos fizeram apenas uma regata ontem e uma hoje. Geison Mendes e Gustavo Thiesen são os melhores brasileiros na 58ª colocação. Henrique Haddad e Bruno Bethlem estão em 64º. Os dois estão na mesma flotilha, com uma regata a menos que os líderes Nicolas Charbonnier e Achille Nebout-Javal, da França.

                        Entre os Laser Standard, o dia não foi muito produtivo para os brasileiros. Robert Scheidt caiu para a sexta colocação, a 18 pontos do líder, e Bruno Fontes foi para 11º, e terá que se recuperar amanhã para voltar para a zona da medal race.

                        Na Radial, Fernanda Decnop foi a única brasileira a se classificar para a flotilha ouro e foi 20ª colocada na única regata do dia. Tina Boabaid e Odile Ginaid passaram o dia esperando para velejar na flotilha prata, mas acabaram não velejando por falta de vento. A líder é a holandesa Marit Bouwmeester.

                        A previsão é que nesta quarta sejam realizadas as últimas três regatas da fase final. Na quinta-feira os dez primeiros colocados irão disputar a medal race, que é mais curtinha, bem próxima do público e tem pontuação dobrada. Scheidt, que busca mais um título mundial, não pode mais errar se quiser voltar da Espanha com a medalha de ouro da classe.

                        O Mundial da Isaf vai definir 50% dos países que estarão no Rio em 2016 e, como a classe Laser foi a primeira a ir para a água, 23 vagas já foram definidas entre os Standard. Além do Brasil que já tem vaga nas 10 classes, conquistaram um lugar a Austrália, Bélgica, Canadá, Croácia, Chipre, Dinamarca, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Alemanha, Guatemala, Inglaterra, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Cingapura, Suécia, Polônia, Portugal, Tunísia, EUA e Ilhas Virgens Americanas. Nove vagas virão no Mundial de 2015, outras duas no Sul-Americano, Norte Americano, Africano, Asiático e Europeu e mais duas por convite.

                        Entre as meninas do Radial, a classificação só será conhecida amanhã, já que existem 19 vagas e 33 barcos passaram para a flotilha ouro.

                        Os resultados completos de cada regata e o acumulado podem ser vistos clicando aqui.

                        Foto: Thom Touw

                         

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                          Real 420

                          Por: Redação -

                          O tradicional estaleiro carioca Real Power Boats chega ao São Paulo Boat Show repleto de novidades. Entre os lançamentos, a bela Real 420 linha 2014. Com novo visual, a embarcação inclui vigias panorâmicas que privilegiam a iluminação interior, plataforma de popa integrada ao casco e targa em formato elíptico com LED.

                          A capacidade do barco é para até 16 pessoas em passeios diurnos, e acomoda confortavelmente quatro passageiros em pernoite. A motorização, de centro-rabeta, é feita por dois motores, totalizando de 700 a 1000 hp.

                          Confira todas as embarcações do estaleiro Real Power Boats no São Paulo Boat Show que acontece entre os dias 25 e 30 de setembro no Transamerica Expo Center.

                          Foto: Divulgação / Informações: Boat Show Eventos

                           

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                            O Club Med de Itaparica irá sediar, entre os dias 8 e 15 de outubro, a segunda edição do Club Med Sailing Week, considerado o maior evento de vela da Bahia. A primeira edição foi um sucesso, com a presença de mais de 140 velejadores de diversas classes, com suas famílias. E a expectativa para 2014 é de que mais de 200 atletas participem.

                            Este ano acontecem as etapas do Campeonato Brasileiro de Kitesurf (Racing), a Copa Club Med de Stand Up Paddle (para iniciantes, amadores e profissionais), além de uma Clínica de Optimist para os níveis Veterano, Estreante e Escola de Vela. Serão premiados os três melhores colocados em cada classe. Para as crianças, será realizada uma clínica de Optimist ministrada pelo renomado velejador Rolf Preben e Marco Grael.

                            O evento contará com mais de 30 atividades, dentro e fora da água. Enquanto os velejadores se aventuram, o Club Med de Itaparica oferece diversão e conforto a todos os participantes, familiares e torcedores.

                            As inscrições para o II Club Med Sailing Week já estão abertas e a taxa é de R$ 50 por participante. Basta entrar em contato pelos telefones: 21/3174-1101 e 21/99253-9094 ou pelo e-mail: [email protected]. As diárias no Village estão saindo a partir de R$ 220,00 por pessoa, com um mínimo de 2 diárias. Para quem quiser levar a criançada, o Village oferece uma cortesia para uma criança de até 15 anos a cada dois adultos pagantes, acomodados no mesmo quarto.

                            Foto: Matías Capizzano/Divulgação

                             

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                              Por: Redação -

                              Habilidade técnica, equipamentos adequados e, sobretudo, muita paixão. A Evinrude não só fabrica os motores de popa que são referência no segmento como compreende os fatores fundamentais para as melhores pescarias. Por isso, a marca passa a promover o Workshop de Pesca Evinrude em suas concessionárias pelo país, e as primeiras atividades do evento estão agendadas para esta semana: em Cambé (PR), nesta terça-feira; em Maringá (PR), na quarta-feira; e em Joinville (SC), nesta quinta-feira. O objetivo principal é a troca de valiosos conhecimentos entre pescadores profissionais e amadores, por meio da palestra com o expert Roald Andretta.

                              “Vamos abordar desde a vara e a carretilha até como embarcar o peixe, passando por temas como check list, diário de bordo e escolha e uso correto dos equipamentos”, antecipou Andretta, apontado como uma das maiores autoridades de pesca no país. “A troca de experiências é fundamental aos pescadores e possibilita a descoberta de novas técnicas e procedimentos que incrementam a atividade e trazem mais satisfação para os dias de pescaria”, continuou.

                              Andretta também irá compartilhar conhecimentos sobre os motores das embarcações. “Os motores dois tempos, com os da Evinrude, proporcionam grande desempenho ao pescador por serem ágeis e com grande torque. Vamos dar dicas sobre manutenção preventiva e o uso adequado para aumentar ainda mais a vida útil dos equipamentos”, comentou.

                              O palestrante também terá informações específicas sobre as regiões que receberão o evento. “As características de cada local influenciam na atividade de pesca. Na região de Cambé e Maringá, há represa e o Rio Paraná, ou seja, os principais objetivos dos usuários de embarcações são peixes como tucunaré e dourado. Já em Joinville, na Baía da Babitonga, os pescadores buscam animais como o robalo e a garoupa”, concluiu Andretta. Confira a programação do Workshop de Pesca Evinrude:

                              16/9, Terça-feira
                              Náutica Gold Fish, em Cambé-PR (Rodovia Celso Garcia Cid, 888, Parque Manela)
                              Horário: 19h30
                              Informações e inscrições (vagas limitadas): 43/3174-1515

                              17/9, Quarta-feira
                              Kit Náutica, em Maringá-PR (Avenida Colombo, 8082, Zona 06 – Centro)
                              Horário: 19h
                              Informações e inscrições (vagas limitadas): 44/3262-6365

                              18/9, Quinta-feira
                              Sanáutica, em Joinville-SC (Rua Ottokar Doerffel, 1112, Anita Garibaldi)
                              Horário: 19h
                              Informações e inscrições (vagas limitadas): 47/3433-2800

                              Foto: Divulgação

                               

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                                Tunante II

                                Por: Redação -

                                Embora as buscas oficiais tenham terminado no domingo, os familiares dos quatro tripulantes do veleiro argentino Tunante II, desaparecido há mais de 15 dias em algum ponto da costa brasileira, na altura do litoral de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, quando seguia em direção ao Rio de Janeiro, não desistem. Além de criarem uma petição virtual que está colhendo assinaturas em todo o mundo pedindo a volta das buscas, que estavam sendo feita pelas Marinhas Brasileira e Argentina (para assinar o documento clique aqui), estão arregimentando voluntários no mundo inteiro para pesquisar, centímetro a centímetro, as imagens do oceano em busca de algum sinal do barco, um veleiro de 41 pés, que supostamente está à deriva, depois de perder velas, mastro e bateria durante uma tempestade.

                                O serviço voluntário de pesquisa no site Tomnod está se tornando uma verdadeira corrente mundial e estima-se que já movimente cerca online casino de 40.000 pessoas a passarem horas diante das telas de seus computadores, analisando as imagens, que mostram cenas assim (clique aqui para ver). Elas são a maior esperança das famílias de encontrarem os ocupantes do barco, que, segundo elas, estão lá, a espera de socorro e não podem ser simplesmente abandonados no oceano. Em contato com NÁUTICA, as quatro famílias agora pedem que os brasileiros entrem nesta imensa pesquisa e avisem, através da página no Facebook (Novedades búsqueda Tunante II) qualquer nova imagem que possa ajudar a renovar as esperanças de ainda encontrar o barco e todos os seus ocupantes vivos.

                                Fotos: Arquivo Pessoal

                                 

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                                  Carcará

                                  Por: Redação -

                                  O barco pernambucano Carcará venceu o Norte-Nordeste da classe BRA-RGS. O evento foi o último teste antes da Regata Recife/Fernando de Noronha, com largada marcada para o dia 27 de setembro. A Refeno tem 98 embarcações inscritas para 2014. Este número envolve participantes de 11 estados do Brasil, além de três países: três argentinos, um holandês e um francês. O Rio de Janeiro é o lugar mais bem representado, com 24 barcos inscritos. São Paulo vem logo atrás, com 22. Pernambuco é o terceiro, com 19 embarcações.

                                  “Muitas embarcações locais aproveitaram essa competição para realizar os últimos ajustes antes da Refeno. Se tiver que quebrar, falhar, vai falhar agora e você terá tempo de reparar até a Refeno. Por isso, serviu como último grande teste antes da largada”, afirmou João Jungmann, diretor geral da Refeno.

                                  Foto: Verônica Azevedo/Divulgação

                                   

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                                    Pressão

                                    Por: Redação -

                                    O gaúcho Israel Pereira promete pressão total na final da Copa São Paulo de Jet, que será realizada de sexta-feira a domingo, na Represa de Guarapiranga, em São Paulo (SP). O piloto de Guaíba também briga por título no Campeonato Brasileiro – Grand Prix 2014, que terá sua quinta e última etapa sendo disputada simultaneamente.

                                    “Chegou a hora da superação, vamos torcer os parafusos do jet e ver o que dá. Vamos com a postura bem diferente, pois agora é tudo ou nada. Na primeira etapa da Copa São Paulo e quarta do Brasileiro, fiquei em terceiro lugar na categoria Runabout Turbo Limited e estávamos preparados para as disputas da Super Course, mas infelizmente choveu e as baterias serão realizadas agora no próximo sábado. Estou correndo com um equipamento todo stock, está difícil de ganhar nessa categoria, entretanto, diante da qualidade dos demais pilotos, considero que o resultado obtido foi bom”, analisou o líder do Brasileiro na Super Course Turbo GP.

                                    Em relação ao nível técnico do Campeonato Brasileiro de Jet – Grand Prix 2014 e Copa São Paulo, o gaúcho elogiou. “Muito bom, hoje não existem mais pilotos ‘bobos’. Se fala muito dos competidores mais antigos, mas atualmente os equipamentos, além de serem superiores na potência, existem muitos recursos para preparação. São poucos jets que apresentam problemas técnicos. Hoje se um piloto tem um bom equipamento e largar bem, dificilmente perde a corrida, a não ser por erros técnicos”, argumentou.

                                    Foto: Ricardo Fuchs/Photojetski

                                     

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                                      Calmaria

                                      Por: Redação -
                                      15/09/2014

                                      A segunda-feira não foi nada divertida para os velejadores que disputam o Mundial da Federação Internacional (Isaf) na Espanha. O vento não apareceu e apenas a flotilha amarela do 49er conseguiu velejar e fazer duas regatas As outras 33 que estavam programadas para o dia não foram realizadas. Com isso, a estreia das classes 49er FX, Nacra 17, Finn e 49er (flotilha azul) ficará para amanhã.

                                      “Passamos o dia esperando. Pelo menos a temperatura estava agradável, com sol, e nós ficamos em terra, ao contrário dos meninos que ficaram boiando”, disse Bruna Martinelli, da RS:X.

                                      Quem compartilhou da mesma frustração foi Renata Decnop, do 470. “Nós tivemos duas semanas de treino maravilhosas e agora o vento acabou! Estou sonhando com aqueles 15 nós da Coaches Regatta, evento que disputamos na mesma raia uma semana antes”, disse ela.

                                      Dentre os que realmente velejaram hoje, está a dupla brasileira Dante Bianchi e Thomas Low-Beer. A dupla finalizou o dia na 16ª posição da flotilha amarela do 49er. Os líderes são os austríacos Nico Delle-Karth e Nikolaus Resch.

                                      Os resultados completos de cada regata e o acumulado podem ser vistos clicando aqui.

                                      Quem quiser, poderá acompanhar as regatas ao vivo através do blog da Isaf. Além disso, durante as regatas finais, será possível acompanhar os barcos através de tracking 2D e 3D e torcer para a equipe brasileira.

                                      Em todo ciclo olímpico a Federação Internacional promove um evento mundial, que visa definir parte das vagas dos Jogos. Em 2007 ele foi realizado em Cascais, Portugal, e em 2011 em Perth, na Austrália. Para este ciclo a ideia foi adiantar o evento em um ano, dando mais tempo para que cada nação possa definir e treinar os seus representantes.

                                      Foto: Javier Torres / Informações: assessoria de imprensa

                                       

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                                        Pop 25

                                        Por: Redação -

                                        Às vezes, a aquisição barco ideal é o maior empecilho para fazer do mar um lar. Quando isso acontece, a construção por conta própria pode ser a solução. É nisso que o escritório de projetos Yacht Design, do ex-cruzeirista Roberto Barros, o Cabinho, e família, trabalha, e foi de lá que saiu o Pop 25. O projeto, vendido por AU$ 300 (menos de R$ 650), é de um pequeno veleiro oceânico com quilhas e lemes duplos, ótima capacidade de água, opção de motor elétrico e tão fácil de construir que 57 pessoas do mundo todo já compraram as plantas — três já estão navegando e vêm outros a caminho.

                                        Para descobrir todos os detalhes deste projeto confira o teste da edição de setembro de NÁUTICA, que acaba de chegar às bancas de todo o Brasil.

                                        Foto: Bruno Castaing / Texto: Daniel Borghetti

                                         

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                                          Tedesco

                                          Por: Redação -

                                          O 7º Festival Náutico Tedesco Marina, que terminou na noite do dia 8, gerou um total de negócios de R$ 70 milhões, superando as expectativas e os números da edição anterior quando foram fechados R$ 45 milhões. O evento recebeu 10 mil visitantes durante seus quatro dias de realização.

                                          A direção do evento lembra que os números em negócios deverão ser ainda maiores em razão dos contatos comerciais estabelecidos já que muitas propostas poderão ser finalizadas após o evento

                                          “Encerramos esta sétima edição do Festival Náutico muito satisfeitos devido ao aumento em mais de 50% em vendas realizadas, o que comprova os esforços de toda a equipe da organização em atrair expositores e público qualificado, além dos aprimoramentos em infraestrutura do festival e atrações aos visitantes”, ressalta a diretora executiva Juliana Tedesco dos Santos. “O resultado comprova não só a expressiva adesão do público interessado em náutica como também o crescimento e o potencial desse mercado do Sul do país”, complementa.

                                          O Festival Náutico Tedesco Marina, realizado entre 5 e 8 de setembro, recebeu 26 expositores em uma área de 4,5 mil m² mais 22 vagas molhadas, entre estaleiros nacionais e internacionais e seus revendedores e empresas especializadas em produtos e serviços de náutica e de luxo.

                                          O evento também marcou o 8º aniversário de uma das maiores e mais modernas marinas do país.

                                          Informações: assessoria de imprensa / Foto: Acioni Cassaniga/Divulgação

                                           

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                                            Em Ilhabela

                                            Por: Redação -

                                            O tempo bom e o vento em condições excelentes do primeiro dia de regatas da terceira etapa do XIV Circuito Ilhabela de Vela – Copa Suzuki Jimny estenderam-se durante o domingo, com ventos de leste de 15 a 20 nós e um belo dia ensolarado. As classes HPE e C30 disputaram duas regatas barla-sota, enquanto os barcos da classe RGS realizaram duas regatas nas proximidades de Ponta das Canas.

                                            Na disputada classe C30, o Caballo Loco que terminou o primeiro dia de regatas empatado com o CA Techonologies, ganhou vantagem nas regatas do domingo e assumiu a liderança. “A equipe é muito unida e cada detalhe faz a diferença. Foi um presente de aniversário”, conta o tripulante George Nehm que comemorou no domingo seu aniversário.

                                            Na classe HPE, o Ginga manteve a liderança, com o mesmo número de pontos perdidos do primeiro dia. “É importante manter essa regularidade para ganharmos vantagem na tabela”, diz o comandante Breno Chvaicer.

                                            A competição, uma das principais da vela oceânica brasileira, será retomada no próximo fim de semana, 20 e 21 de setembro, para mais regatas valendo para a terceira e penúltima etapa do evento.

                                            Confira os resultados do primeiro final de semana, com descarte na classe HPE:

                                            HPE
                                            1 – Ginga (Breno Chvaicer) – 5 pontos perdidos
                                            2 – Suzuki Bond Girl (Rique Wanderley) – 9 pp
                                            3 – Atrevido (Fabio Bocciarelli) – 12 pp
                                            4 – Fit To Fly (Eduardo Mangabeira) – 13 pp
                                            5 – Artemis (Luis Castellari) – 20 pp
                                            6 – Bronco (Caio Prado) – 26 pp
                                            7 – F7/Ser Glass (Renata Belloti) – 27 pp
                                            8 – Conquest (Marco Hidalgo) – 28 pp
                                            9 – Repeteco (Fernando Haaland) – 31 pp
                                            10 – Takra (Luiz Eduardo D’Almeida) – 31 pp
                                            11 – Xereta (Zonda Boats) – 39 pp

                                            C30
                                            1 – Caballo Loco (Mauro Dottori) – 8 pp
                                            2 – C A Technologies (Marcelo Massa) – 10 pp
                                            3 – Barracuda (Humberto Diniz) – 12 pp
                                            4 – + Realizado (José Luiz Apud) – 15 pp
                                            5 – Caiçara Porsche (Marcos de Oliveira Cesar) – 16 pp

                                            RGS
                                            1 – Montecristo (Julio Cechetto) – 3 pp
                                            2 – Asbar II (Sergio Klepacz) – 7 pp
                                            3 – Fram (Felipe Adar) (4+2+3) – 9 pp
                                            4 – Orson (Carlos Eduardo S Silva) – 11 pp
                                            5 – BL3 Urca (Pedro Rodrigues) – 15 pp
                                            6 – Jazz (John Julio Jansen) – 19 pp
                                            7 – Helios (Marcos Gama Lobo) – 24 pp
                                            8 – Zeppa (Diego Zaragoza) – 24 pp
                                            9 – Xiliky (Fabio Cantanhede) – 25 pp
                                            10 – Rainha Empr Capital (Leonardo Pacheco) – 33 pp

                                            RGS Cruiser
                                            1 – Jambock (Marco Aleixo) – 3 pp
                                            2 – BL3 Wind Nautica (Clauberto Andrade) – 6 pp
                                            3 – Cocoon (Luiz Marcelo Caggiano) (3+4+3) – 10 pp
                                            4 – Boccalupo (Claudio Melaragno) (4+3+4) – 11 pp

                                            Foto: Marcos Mendez/Sail Station

                                             

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                                              Do Nordeste

                                              Por: Redação -

                                              O estaleiro pernambucano Ecomariner, que começou construindo lanchas de proa aberta e esportivas nos anos 1990, justamente para atender as preferências do usuário das águas quentes do Nordeste, hoje tem uma ampla e variada linha de barcos, que contemplam pequenos modelos a grandes lanchas com flybridge.

                                              Prova disso são os dois destaques do estaleiro para o São Paulo Boat Show. Representantes da Ecomariner estiveram na redação de NÁUTICA, em São Paulo, para divulgar o lançamento da Ecomariner 210, que estará exposta no salão paulista, e da Ecomariner 600 Open, que terá desenhos e detalhes técnicos divulgados, também, durante o São Paulo Boat Show.

                                              A 210, de proa aberta e linhas esportivas, será o grande destaque da Ecomariner para o São Paulo Boat Show. Com 2,20 m de boca e motorização de popa, acomoda até 7 pessoas em passeios diurnos.

                                              O São Paulo Boat Show acontece entre os dias 25 e 30 setembro no Transamerica Expo Center.

                                               

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                                                Por: Redação -

                                                O veleiro Tunante II, à deriva há 20 dias na costa brasileira, não está mais sendo procurado pela Marinha do Brasil. As buscas foram suspensas ontem, domingo, e os familiares dos tripulantes Alejandro Vernero (62 anos), Horacio Roberto Morales (63) Jorge Benozzi (62) e Mauro Cappuccio (35) criaram uma petição online para que as buscas sejam retomadas, até o momento 14 mil pessoas já assinaram a petição, mas o objetivo é recolher 100 mil assinaturas.

                                                Segundo familiares e amigos, a empresa Inmarsat, à qual pertencem os dois telefones satelitais a bordo, detectou uma última atividade na manhã de 28 de Agosto, às 2h54. A comunidade de velejadores do mundo todo continua envolvida nas buscas através do software TOMNOD, que por meio de algumas fotos de satélite permite que a área de busca seja mapeada.

                                                As filhas de Jorge Benozzi, famoso médico oftalmologista argentino, e Horacio Morales, estão em Porto Alegre acompanhando o trabalho dos velejadores e tentando, junto aos órgãos responsáveis, a retomada das buscas oficiais. Giovanna, filha de Jorge, acredita que há chances do veleiro ser encontrado, pois as imagens do TOMNOD mostram atividades em uma área que ainda não foi explorada pela Marinha e Aeronáutica.

                                                Um rebocador da Marinha do Brasil e duas aeronaves da Força Área Brasileira estavam realizando as buscas ao veleiro argentino Tunante II que desapareceu na costa da cidade de Rio Grande do Sul.

                                                A petição pela retomada das buscas pode ser assinada no link www.peticiones.org

                                                Foto: Arquivo Pessoal

                                                 

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                                                  Vestas

                                                  Por: Redação -

                                                  A Volvo Ocean Race promete muitas emoções a partir de outubro. A Leg 0, regata teste para equipes e organização, mostrou que a Volta ao Mundo terá equilíbrio, drama e muita ação. A prova de 345 milhas deste fim de semana não valeu pontos, mas serviu para as sete equipes acertarem os últimos detalhes nessa reta final de preparação.

                                                  A vitória do percurso de Alicante – Palma de Maiorca – Alicante ficou para o Team Vestas Wind, barco dinamarquês, último a entrar na Volvo Ocean Race. A vantagem foi pequena, menos de 100 metros para o Team Brunel, da Holanda. Na sequência chegaram Abu Dhabi, Team Alvimedica, Team SCA, Dongfeng e Team España fechando a flotilha.

                                                  “Não foi apenas sorte. Velejamos bem e mostramos para nossa tripulação que podemos ser competitivos. A regra é ser fiel à estratégia e proceder bem nas manobras”, disse Chris Nicholson, comandante do Team Vestas Wind.

                                                  O caso mais dramático da regata foi a queda do chinês Jin Hao Chen (Horace), tripulante do Dongfeng. “Poderia ter sido muito pior em condições de regata de verdade. Não é divertido alguém cair ao mar na escuridão. Vimos que ainda cometem muitos erros”, contou Charles Caudrelier, comandante do Dongfeng. Apesar do susto ocorrido durante a velejada noturna, o atleta foi resgatado rapidamente.

                                                  As sete equipes vão agora fazer um balanço do que foi a Leg 0 e preparar suas tripulações para a Regata In-Port Race de Alicante, em 4 de outubro.

                                                  Foto: Ainhoa Sanchez

                                                   

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                                                    Por: Redação -

                                                    As mulheres brasileiras que disputam o Campeonato Mundial de Vela, em Santander, na Espanha, começaram bem. Fernanda Oliveira e Ana Barbachan terminaram o primeiro dia de regatas da classe 470 em segundo lugar, enquanto Patrícia Freitas subiu para a terceira posição na classificação da classe RS:X.

                                                    Fernanda, que passou o primeiro semestre afastada das águas por conta da gravidez, voltou em grande estilo. No primeiro dia do Mundial, uma vitória e um terceiro lugar nas duas regatas.

                                                    Na classe RS:X, Patricia Freitas está na terceira posição. Neste domingo (14), a atleta terminou em segundo lugar uma das provas e terceiro na outra.

                                                    Já Robert Scheidt foi punido por queimar a largada na única regata do dia e caiu da primeira para quarta posição no geral. “Nas condições que estamos enfrentando, com ventos fracos, largar bem é fundamental para ficar entre os primeiros colocados de uma flotilha grande, com 49 barcos. Para largar bem você precisa correr alguns riscos. Hoje o vento estava jogando muito para fora da linha de partida, o que favorecia os erros, conforme aconteceu com vários velejadores. Eu exagerei, fui agressivo demais, e acabei desclassificado”. Uma posição atrás de Robert Scheidt está Bruno Fontes, que também não teve um bom dia, terminando em 34ª a prova.

                                                    Nesta segunda-feira (15), estreiam as classes Nacra 17, 49er e 49er FX.

                                                    Foto: Jesus Renedo

                                                     

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                                                      14/09/2014

                                                      Espremido entre a península coreana e o Japão, há um pequeno braço do Oceano Pacífico e uma antiga disputa para ver qual nação batizará definitivamente esse canto do planeta: se Mar do Leste (nome usado pelos coreanos) ou Mar do Japão (como anseiam os japoneses). Esta disputada porção de água, junto à Baía do Chifre de Ouro, na Rússia, é palco também, há três anos, de uma emocionante competição de jet: o Russky Grand Prix, famoso encontro que reúne valentes pilotos de moto aquática de diferentes partes do mundo. O desafio é navegar (ou melhor, correr e, literalmente, voar!) 200 quilômetros por dia durante uma semana ao redor das temidas e imprevisíveis águas da Ilha Russky, que pertence à lendária cidade de Vladivostok, uma das mais orientais da Rússia.

                                                      Ao final de cinco dias e mil quilômetros navegados – ou um pouco mais do que a distância ida e volta entre Santos e Rio -, conhece-se o vencedor.

                                                      A história completa e os vencedores desta incrível disputa estão na edição de setembro de NÁUTICA, que acaba de chegar às bancas de todo o Brasil.

                                                      Texto: Ricardo Fuchs e Tarcísio Alves / Foto: Ricardo Fuchs/Jetskiworld

                                                       

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                                                        Por: Redação -

                                                        Com 30 barcos inscritos na terceira etapa do XIV Circuito de Vela de Ilhabela – Copa Suzuki Jimny, o primeiro dia de regatas em Ilhabela foi como o esperado e contou com um dia belíssimo e ventos em condições excelentes. As classes C30 e RGS e RGS Cruiser disputaram duas regatas de barla-sota de aproximadamente 7.5 milhas náuticas cada, realizadas nas proximidades de Ponta das Canas. Já os barcos da HPE realizaram três regatas barla-sotas de quatro milhas cada.

                                                        As embarcações da classe RGS Cruiser coincidentemente alcançaram os mesmos resultados do primeiro dia da etapa anterior. “Durante a largada tivemos um problema com a esteira da vela grande, mas logo conseguimos resolver e com a tripulação focada nos bordos tivemos um bom rendimento”, conta Claudio Ramirez, timoneiro do Jambock, que está na liderança com dois pontos perdidos.

                                                        Na classe C30, houve empate entre o CA Technologies de Marcelo Massa e o Barracuda, de Humberto Diniz, com cinco pontos cada, mas a embarcação de Marcelo Massa ganhou vantagem. “As regatas foram bastante disputadas. Nesta etapa contamos com três tripulantes novos e durante a primeira regata sofremos para pegar o entrosamento, já na segunda pegamos o ritmo e deu tudo certo”, disse o comandante Marcelo Massa.

                                                        As expectativas são de que o tempo e os ventos mantenham-se assim hoje, quando acontecem novas regatas do primeiro final de semana da segunda etapa do XIV Circuito de Vela de Ilhabela – Copa Suzuki Jimny. Confira os resultados do primeiro dia da competição.

                                                        Foto: Marcos Mendéz /SailStation

                                                         

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                                                          Veja o vídeo e tire suas dúvidas:

                                                           

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                                                            13/09/2014

                                                            Robert Scheidt fez valer, neste sábado (13), a experiência como único campeão mundial da Laser na raia de Santander. Em busca do 12º título na competição, o velejador superou a estreia regular e venceu a primeira regata do dia, no Mundial de Vela na Espanha. Ainda foi o terceiro colocado na prova que encerrou a fase classificatória, assumindo a liderança com 6 pontos perdidos, à frente do holandês Nicholas Heiner e do australiano Tom Burton, seu principal adversário. A etapa final será disputada a partir deste domingo (14).

                                                            O sábado começou quente, com 26 graus, rajadas de vento de até 20 nós e disputas bem mais equilibradas na Laser. Correndo na flotilha vermelha, Robert Scheidt foi quem melhor aproveitou as condições do clima, liderando a primeira regata, à frente de nomes fortes da classe como o cipriota Pavlos Kontides, vice-campeão mundial em 2013, o inglês Nick Thompson e o francês Jean-Baptiste Bernaz.

                                                            “O vento estava difícil, com muita corrente na raia. Larguei bem melhor nas duas regatas de hoje e velejei com mais consistência”, festejou Scheidt, maior atleta olímpico brasileiro, com cinco medalhas (dois ouros, duas pratas e um bronze) e 14 títulos mundiais, entre Laser e Star.

                                                            No final da tarde, a chegada da chuva interrompeu as regatas da Laser Radial e da estreante RS:X. Já em andamento, a prova da flotilha vermelha da Laser, de Robert Scheidt, foi a última do dia, encerrando a fase classificatória. “Consegui uma pequena vantagem na liderança, mas temos seis regatas pela frente e o nível vai subir ainda mais, com muitos pontos em jogo. Este será um campeonato em que a média de resultados prevalecerá. Espero manter os bons resultados amanhã”, observou o brasileiro, patrocinado pelo Banco do Brasil, Rolex e Deloitte, com os apoios de Audi, COB e CBVela. Também representando o Brasil na disputa da Laser no Mundial de Santander, Bruno Fontes fechou a etapa em quarto lugar, enquanto Alex Veeren ficou com a 59ª posição.

                                                            Os velejadores voltam à água já neste domingo (14), para a disputa da fase final do Mundial de Vela de Santander. As flotilhas serão reagrupadas em ouro, que segue na disputa por medalha, e prata, com mais seis regatas previstas. Os dez primeiros colocados na flotilha ouro vão para a medal race, valendo pontos dobrados, na quinta-feira (18).

                                                            Classificação após três regatas e um descarte:

                                                            1. Robert Scheidt (BRA)- 6 pontos perdidos ([13]+2+1+3)
                                                            2. Nicholas Heiner (NED) – 8 pp (3+[10]+1+4)
                                                            3. Tom Burton (AUS) – 10 pp (5+3+8+2)
                                                            4. Bruno Fontes (BRA) – 14 pp (4+7+[9]+3)
                                                            5. Jesper Stalheim (SWE) – 14 pp ([12]+4+5+5)
                                                            6. Ryan Palk (AUS) – 15 pp (5+9+[13]+1)
                                                            7. Charlie Buckingham (USA) – 16 pp (6+[23]+2+8)
                                                            8. Pavlos Kontides (CYP) – 17 pp ([20]+12+4+1)
                                                            9. Juan Ignácio Maegli Aguero (GUA) – 18 pp (3+1+[50]+14)
                                                            10. Nick Thompson (GBR) – 19 pp (1+[18]+11+7)
                                                            59. Alex Veeren (BRA) – 53 pp (28+11+[37]+14)

                                                             

                                                            Foto: Ivan Zedda/Isaf Sailing World Cup 2014

                                                             

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