Surfista escapa de morte por afogamento graças a recurso do Apple Watch

Australiano viveu momentos de pânico ao não conseguir retornar para a praia, mas foi resgatado após acionar função de emergência do relógio

Por: Redação -
31/07/2024
Rick foi resgatado por helicóptero. Foto: Westpac Lifesaver Rescue Helicopter Service Queensland/ Facebook/ Reprodução

Não é novidade que o Apple Watch tem várias funções, mas nem todos sabem que salvar vidas pode ser uma delas. Na Austrália, um homem de 49 anos se livrou de um afogamento eminente ao usar um recurso do relógio, que o permitiu acionar a emergência e obter ajuda antes que fosse tarde demais.

O caso aconteceu na praia de Tallow, onde Rick Shearman praticava bodysurf — modalidade que dispensa o uso de prancha, sendo necessário movimentar apenas o corpo para pegar ondas.

Foto: thoroughlyreviewed.com/ Flickr/ Reprodução

Ele estava a cerca de um quilômetro da costa quando, ao tentar retornar para a praia, ficou preso na zona em que as ondas quebravam.

Levei algumas pancadas fortes na cabeça e fiquei debaixo d’água por um tempo. Comecei a entrar em pânico e a ter cãibras– Rick Shearman ao portal australiano ABC News

Surfista e nadador experiente, Rick sabia que de nada adiantava lutar contra o oceano. Ele, então, deixou que a correnteza o levasse e tentou manter a calma, já que sabia que não conseguiria se livrar do perigo sem ajuda.

 

Embora sua namorada estivesse na praia, o australiano acreditava que ela já havia saído para fazer compras. Ou seja, ninguém estaria procurando por ele. Foi aí que se lembrou do acessório em seu pulso.


Como o Apple Watch salvou a vida de Rick

Enquanto lutava contra as ondas, o surfista acionou a função de emergência do relógio e ligou para o 000, número que, na Austrália, serve para acionar polícia, bombeiros e ambulâncias.

 

As condições do mar, no entanto, não facilitaram a tarefa de Rick, “sacudido pelo vento e pelas grandes ondas” e distante da costa.

Foi bastante difícil utilizar [o relógio]. Eu tinha que segurá-lo próximo ao ouvido para ouvir o que estava acontecendo e falar com o atendente– Rick Shearman

Ele permaneceu na linha ao longo de uma hora, até que o socorro veio a seu encontro por meio de um helicóptero da Westpac Lifesaver Queensland. A equipe de resgate recebeu o pedido de ajuda por volta das 10h. Veja abaixo:

 

 

Após ser içado pela aeronave, Rick foi levado a um lugar seguro e recebeu atendimento médico. Apesar do susto, ele passa bem. “É incrível que eu tenha conseguido usar essa tecnologia para salvar minha vida”, comentou. “Se não fosse por esse serviço no relógio, eu provavelmente estaria vagando por águas internacionais agora”.

 

O Apple Watch tem certificação à prova d’água em profundidades de até 50 metros desde a linha Series 2 — sendo que alguns modelos mais robustos garantem o funcionamento em profundidades ainda maiores.

 

Ainda que tenha chamado a atenção, esta está longe de ser a primeira vez que o Apple Watch ajuda a salvar uma vida. Diversas pessoas relataram, no passado, terem sido socorridas graças à função de emergência do dispositivo.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    YouTuber lança câmera a 200 metros de profundidade e registra criatura não identificada

    Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!

    Quanto custa uma lancha no modelo multipropriedade?

    Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas

    Dois em um: novo trimarã promete velocidade de regata oceânica e luxo de iate

    Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1

    Assista: fotógrafo faz registro impressionante de baleia de Bryde respirando na superfície

    Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela

    Inclusão: venezuelano foi de pintor a líder em um dos maiores estaleiros do Brasil

    Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!