Descanso sobre as águas: hospedagem em barcos atracados é opção de lazer no litoral brasileiro

Ideia dispensa a necessidade de carteira náutica e traz valores acessíveis para uma experiência pra lá de diferente

14/06/2024

Passar um período — mesmo que curto — longe do estresse do dia a dia é essencial para acalmar a mente e reajustar o leme antes de voltar à rotina. Recentemente, estudos mostraram que observar paisagens com água, inclusive, reduz a frequência cardíaca. Por que não, então, aproveitar essa deixa para curtir um final de semana a bordo? Só que, como diferencial, em um barco atracado.

Uma nova forma de se hospedar parece estar ganhando força no litoral brasileiro: ficar atracado sobre as águas. A ideia, que tem atraído quem busca uma experiência diferente de lazer, ganha força pelo valor mais baixo do que se imagina e por dispensar a necessidade da carteira de habilitação náutica — uma vez que o barco não sai do lugar.

O relato da jovem Marianne Fernandes virou um vídeo que fez sucesso no TikTok e atraiu curiosos. Ela alugou um barco e passou um final de semana sozinha, atracada em Paraty, no Rio de Janeiro. “A experiência que mudou a minha vida”, destacou ela.

 

A vivência de Marianne se tornou ainda mais especial pelo fato da jovem estar cercada por uma das paisagens mais bonitas do país, que ainda traz dezenas de pontos turísticos e culturais. E a boa notícia é: essa experiência pode se estender por outros pontos do belíssimo litoral brasileiro, de maneira fácil — e até econômica.

Ideal para estadias curtas, o aluguel de embarcações para esse tipo de vivência é feito, geralmente, através de plataformas digitais de hospedagens, como o Airbnb. Por lá, não é difícil encontrar opções de lanchas, trawlers, veleiros e até iates por lugares do Brasil todo, de Norte a Sul, como Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e até Manaus.

Os valores variam conforme a escolha da embarcação, localidade, quantidade de pessoas e o tempo de estadia. Mas, para se ter uma ideia, a equipe de NÁUTICA encontrou uma opção em que as diárias a bordo de um veleiro, com possibilidade de pernoite para sete hóspedes, saíam por R$ 260 (valor sem taxas).

Como é, na prática, ficar hospedado em um barco atracado

Cada estadia em barcos atracados tem suas particularidades, tendo em vista que cada proprietário tem o seu modo de alugar a embarcação. De forma geral, próximo ao barco do hóspede fica atracada também outra embarcação, onde o responsável pelo barco alugado faz o pernoite — e fica à disposição para atuar em casos de emergência.

O caminho até terra firme também varia, e pode ser feito a nado, de bote, remo e até táxi boat (por um valor à parte). Alguns podem considerar que essa parte traga “perrengues”, mas a ideia principal é, justamente, apreciar uma experiência que chegue o mais perto possível da realidade de se viver em um barco.

 

As embarcações — principalmente os veleiros — costumam trazer uma estrutura completa, com quartos, banheiro, cozinha e áreas de lazer, como varanda e solário. Alguns anfitriões ainda preparam opções de entretenimento, como stand-up paddle e equipamentos de mergulho, além de jogos de tabuleiro e cartas para passar o tempo, principalmente à noite.

Há também proprietários que fornecem passeios no barco alugado, para que os hóspedes possam conhecer novos lugares da região, atracando a embarcação em pontos turísticos acessados somente via barco, por exemplo. Geralmente, esse tipo de serviço é cobrado à parte.


Um ponto importante é que alguns barcos ficam disponíveis ao hóspede somente durante a noite, para pernoitar, uma vez que a embarcação pode vir a ser usada durante o dia levando outras pessoas para passeios no mar. Nesse caso, o intuito é que o hóspede passe o dia turistando na cidade, e o barco seja apenas um lugar para dormir. Vale conferir essa informação antes de fechar a viagem.

 

Para quem tem habilitação náutica e quer usar a embarcação também para navegar, a melhor opção é procurar por outro tipo de serviço, para aproveitar o barco de forma integral.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Copa Mitsubishi: início da 2ª etapa é marcado por disputas acirradas

    Quase 40 veleiros participaram do primeiro fim de semana da etapa, que continua a todo vapor nos próximos sábado e domingo

    Atleta gaúcha abriu mão de seletiva olímpica para apoiar vítimas das enchentes

    Prestes a ir para Paris 2024, Viviane Jungblut luta pelos atletas que perderam tudo no Rio Grande do Sul

    Agora feito no Brasil, barco da linha open da Sessa estará no Boat Show de Itajaí

    Estaleiro atracará com o modelo KL27 e outros três barcos no evento, que acontece de 4 a 7 de julho

    Diversão flutuante: veja opções de entretenimento sobre as águas

    Tendência, que começa a chegar no Brasil, se espalhou pelo mundo e abrange de locais badalados a ambientes relaxantes

    Lápides medievais são encontradas em bom estado no naufrágio mais antigo da Inglaterra

    Com cruzes cristãs desenhadas, peças estavam no fundo do mar há quase oito séculos