De veleiro “estacionado” a barco-hostel: conheça destinos náuticos com acomodações pernoite
Com atrações que vão do Nordeste ao Sudeste, NÁUTICA listou quatro lugares que transformam barco em pousada


De vez em quando, tudo que a gente precisa é relaxar um pouco e sentir a brisa do mar. Navegar num veleiro, dormir em um hostel flutuante, “acampar” num barco no meio do mato… Por todo o Brasil, o que não faltam são destinos náuticos maravilhosos para quem ama pernoitar a bordo.
Ilhabela é um dos 10 destinos mais românticos do mundo
1ª expedição no mar profundo do litoral brasileiro será ainda em 2025
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Pensando nisso, NÁUTICA listou alguns destinos náuticos para quem necessita de um pernoite sobre as águas e, de quebra, conhecer lugares exóticos para “fugir” da rotina. Confira!
Barco-hostel em Paraty
Além do lindo centro da cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, existe outro ponto turístico um pouco mais distante da terra firme: nas águas. O Albatroz, que inaugurou suas atividades em março deste ano, tem atraído os amantes do universo náutico com seu barco-hostel.


O Hostel da Vila, eleito o melhor do mundo em 2023 pelo site Hostelworld, de Ilhabela, estendeu suas atividades para o litoral fluminense. A escuna abriga os viajantes a bordo do barco Albatroz de 75 pés com capacidade para acomodar 26 hóspedes e quatro tripulantes.


Para quem não rejeita um sossego, é possível fazer o roteiro dormindo em rede ou cama, visto que o barco tem dez beliches de casal no andar inferior.


Numa imersão na cultura caiçara, o destino náutico Albatroz inclui brinquedos e atividades náuticas — como snorkel, caiaque, avistamento de plânctons, escorregador e até um stand up paddle gigante! — , além de um chef que cozinha com ingredientes fresquinhos.


O barco-hostel ainda conta com duas expedições. A primeira em Paraty, com duração de dois dias inteiros e itinerário que passa entre as ilhas de Paraty, a Enseada da Cajaíba e o Saco do Mamanguá — o único fiorde tropical do mundo. A segunda é na Ilha Grande, com três dias inteiros de duração e navegação pela Baía de Ilha Grande.
Passeio em Abrolhos
Próximo destino: Bahia! No maior complexo de corais da América do Sul com águas azuis da cor do céu, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é encantador. Agora, já pensou em conhecer toda essa maravilha natural e ter a chance de avistar diversas espécies marinhas a bordo de um barco?


Pois sabia que esse cenário é possível. Considerado um dos dez melhores pontos de mergulho do mundo, o destino náutico oferece um passeio de barco com pernoite. A atração parte do cais de Caravelas e navega de e a 4 horas em mar aberto até o Arquipélago de Abrolhos.
O barco contorna a Ilha Santa Bárbara e ancora num local de águas cristalinas. Em seguida, tem atividades como mergulhos com snorkel, relaxamentos em tapetes flutuantes e passeio de caiaque. A atração conta um monitor do ICMBIO, que dá as boas-vindas e fala sobre o arquipélago
O passeio em Abrolhos também entrega navegações em botes, visita às ilhas de Santa Bárbara e Siriba e outras atividade náuticas. Por conta disso, a “turnê” pode durar até dois ou três pernoites — e tudo isso com o plano de fundo da vida marinha encantadora da região baiana.


A embarcação dispõe de quartos com beliches, tripulação com instrutor de mergulho e equipamentos próprios para as atividades e uma alimentação completa, que engloba café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta, com frutas, sucos e água mineral à disposição.
Velejar em Ubatuba
Em busca de algo mais privativo? Então Ubatuba é uma boa pedida! A cidade no litoral de São Paulo é lar de um charmoso veleiro batizado de Linda Loucura, um dos melhores avaliados pelos usuários do Airbnb, plataforma de locações por temporada.


Ancorado na Praia da Ribeira — um paraíso de águas calmas cercado pela Mata Atlântica –, a poucos metros da areia, o barco a vela tem uma suíte de casal e amplo salão com sofás espaçosos, além de iluminação LED, painéis solares, fogão e banheiros elétricos.


O veleio de 28 pés foi construído em 2021 e permite a opção de pernoite. Segundo o anfitrião, a atração oferece vista para a baía e o canal, acesso à praia (beira-mar) e estacionamento gratuito na rua, com táxi boat incluso no valor da diária.
Veleiro “estacionado”
Por falar em veleiro, que tal conhecer um que está em terra firme e esverdeada? O Hostel da Vila, que também opera em Ilhabela, tem como opção um barco a vela “estacionado” no meio da Mata Atlântica, ideal para um casal, mas com capacidade para até três pessoas.




Além disso, o destino curioso para os amantes do universo náutico pode ser usado como uma sala privativa. O barco — que foi adaptado para maior conforto dos hóspedes — está localizado perto dos banheiros do hostel e sua hospedagem dá direito a café da manhã.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Empresa marcou presença na 26ª edição do evento com toda a linha, que vai do mar à terra firme
Com nove barcos expostos, estande da marca reúne o maior número de lanchas do salão náutico
Estaleiro paranaense leva trio da linha Flyer, marcado por layout e design diferenciados, ao evento na Marina da Glória
Convidados especiais aproveitaram o espaço VIP da Revista Náutica durante a 26ª edição do salão. Confira fotos
Canal do Boat Show no YouTube exibe cobertura diária do evento a partir das 20h. Acesse por aqui