Movimento tenta libertar baleia Bella, presa há 10 anos em um shopping

Beluga vive em aquário minúsculo em um dos maiores empreendimentos da Coreia do Sul

04/06/2024
Foto: Hot Pink Dolphins/ Reprodução

Ao longo da última década, tudo o que a baleia Bella teve de espaço para nadar e viver foi um pequeno aquário dentro do sexto arranha-céu mais alto do mundo, localizado na Coreia do Sul.

Presa dentro do Lotte World Aquarium, situado em um mega shopping, a baleia da espécie beluga tem garantido a atenção de ativistas ao redor do mundo, que lutam pela sua libertação. Além dos protestos contra o Grupo Lotte, proprietário do aquário, uma petição internacional visa garantir os direitos do animal.

Foto: Hot Pink Dolphins/ Reprodução

O aprisionamento da baleia ocorreu em 2013, quando foi capturada no Oceano Ártico, na costa da Rússia, aos dois anos de idade. Junto com Bella, outras duas baleias macho — Bello e Belli — foram vendidas à empresa.

 

Em 2016, no entanto, Bello morreu prematuramente aos cinco anos de idade, sendo que a expectativa de vida da espécie gira em torno de 35 a 50 anos. Em 2019, Belli também não resistiu — fato que deu início ao clamor público pela libertação de Bella.

Como vive a baleia Bella

Embora as belugas cresçam até 5,5 metros, o tanque que abriga Bella tem apenas sete metros de profundidade. De acordo com o jornal The Guardian, o animal reveza entre “girar sem rumo e flutuar imóvel”.

Ela não tem estímulo e mostra sinais de doença mental– Jo ak-gol, do Hot Pink Dolphins, ao portal britânico

Como a baleia Bella foi retirada muito cedo de seu habitat natural, devolvê-la à natureza está fora de cogitação, já que não conseguiria sobreviver em mar aberto. A melhor saída seria transferi-la a um santuário à beira-mar, segundo especialistas da área.

 

Desde 2019, quando passou a ser alvo de críticas, o Grupo Lotte prometeu libertar a baleia Bella, anúncio feito novamente em 2021, mas que nunca saiu do papel.


Em comunicado recente ao The Guardian, o aquário disse cogitar um santuário na Islândia, Noruega ou Canadá, e afirmou estar em discussões com o governo e grupos de direitos dos animais para realizar a libertação “com base em um plano científico e prático”.

 

Embora a Coreia do Sul tenha proibido a compra de baleias e golfinhos em dezembro de 2023, a lei não se aplica a aquisições retroativas. Ou seja, animais em cativeiro podem ser mantidos legalmente em cativeiro.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Marinha usa radar capaz de rastrear embarcações além da linha do horizonte

    Fabricado no interior de São Paulo, equipamento é o primeiro do tipo desenvolvido, instalado e operado na América Latina

    Restaurantes exóticos levam clientes para debaixo do mar e meio do oceano; veja 5 lugares diferentões

    Estabelecimentos pelo mundo unem experiências aquáticas a menus convidativos para atrair curiosos e interessados em novas vivências

    Guia do Marina Itajaí Boat Show 2024 já está no app da NÁUTICA; saiba como acessar

    Gratuito para download, conteúdo especial reúne informações sobre expositores, atrações e dicas para os visitantes

    Atração leva público para velejar no Marina Itajaí Boat Show 2024

    Parceria da Associação Náutica de Itajaí com a Marina Itajaí, atração acontece nos dias 6 e 7 de julho; saiba mais

    Conheça o megaiate que Bill Gates colocou à venda antes mesmo de ficar pronto

    Veja detalhes do modelo da Feadship movido a hidrogênio, que bilionário encomendou em 2019