Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2014
A 17ª edição do evento ficou marcada pela volta do salão náutico à Marina da Glória, após duas edições longe de casa
Em 2024, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição. Para comemorar esse momento histórico, a equipe de NÁUTICA vai revisitar o passado novamente para mais uma edição da série Memória Náutica. Hoje é dia de relembrar o Rio Boat Show 2014, ano em que o salão voltou para sua casa: a Marina da Glória.
Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2013
Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2012
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Depois de duas temporadas navegando em novos mares, o Rio Boat Show 2014 marcou a volta do salão para o seu cenário tradicional, sobre as águas da Baía de Guanabara. Naquele ano, a feira aconteceu de 9 a 15 de abril, e reuniu um público de 34 mil pessoas, que puderam acompanhar a exposição de mais de 180 barcos.
De qualquer ângulo que se olhasse era possível notar a variedade de barcos expostos– dizia a edição 309 da Revista Náutica
O que acontecia no mundo em 2014
Foi em 2014 que o Google finalmente oficializou o fim da rede social Orkut, enquanto o Facebook anunciou a compra do WhatsApp, por US$ 16 bilhões. A morte de Ayrton Senna completava 20 anos, e diversas homenagens ao piloto de Fórmula 1 aconteceram no Brasil e no mundo.
No esporte, o Brasil sediou a Copa do Mundo de Futebol, competição marcada pelo histórico 7 a 1 entre Alemanha e Brasil e a suspensão do uruguaio Luis Suárez por 9 jogos, depois do jogador morder, em campo, o zagueiro italiano Chiellini. Ainda naquele ano, Gabriel Medina se sagrou como o primeiro brasileiro campeão mundial de surf.
Destaques do Rio Boat Show 2014
Clone de Jack Sparrow (do filme Piratas do Caribe), workfashion de bolsas Fendi, aulas de vela e um ônibus anfíbio foram algumas das atrações que levaram o Boat Show daquele ano para além da exposição de barcos. Mas, claro, as grandes estrelas do salão brilharam tanto nas águas, quanto “no seco”.
Um verdadeiro “mar de novidades” desaguou na Baía de Guanabara, onde, inclusive, personalidades da mídia marcaram presença para ver todas de pertinho — por fora, por dentro e em atividade na água. Regina Casé, Carlos Alberto Parreira, Torben e Lars Grael foram alguns dos grandes nomes que atracaram no salão.
Por lá, não só eles como mais de 34 mil pessoas puderam apreciar o espetáculo exposto na Marina da Glória, com embarcações seguindo a alta tendência dos modelos com flybridge, como a brasileira Schaefer 800 Fly, as francesas Prestige 620 Fly e Prestige 550 Fly e a americana SeaRay 510 Fly.
Naquele ano, as marcas estrangeiras já sabiam como agradar o público brasileiro, e a Azimut mostrou isso na prática, adaptando um de seus modelos especialmente para os clientes do país. No caso, a tradicional Azimut 70 — também com fly –, ganhou, claro, uma churrasqueira na popa.
Um modelo nacional que ganhou destaque na ocasião foi a Solara 520 HT, lancha equipada com plataforma de popa submersível, espaço gourmet e até garagem para bote. À época, esse era o maior modelo do estaleiro gaúcho, e contava com espaço para 16 pessoas durante o dia, enquanto 7 delas tinham a possibilidade de dormir a bordo da embarcação.
Também no grupo dos modelos com flybridge, a Sessa F42 se destacou por ser a primeira do estaleiro italiano nesses moldes fabricada no Brasil, através da catarinense Intech Boating — que à época era também responsável pela produção em solo brasileiro dos modelos C40 e C36, sucessos da marca da Itália.
Nos modelos menores, os destaques ficaram por conta da Triton 325, Bayliner 350 BR, Coral 34 A Full, Arthmarine 295, Cat 33 Teaser, Phantom 303, Bayliner 190 Deck Boat e Mestra 22.2. Já nos veleiros, modelos como o Leopard 48, Oceanis 38, Hanse 575, Dufour 40 Grand Large, Bavaria Cruiser 46, Lagoon 39 e Amel 64 deram conta de levar uma gota a mais de charme para o Rio Boat Show 2014.
Nos jets, três modelos fizeram brilhar os olhos dos amantes da adrenalina: Kawasaki Ultra 300 X (com 300 cv de potência), Yamaha FX Cruiser SVHO (com mais 20% de potência que seu antecessor, o FX Cruiser SHO) e o Sea-Doo Spark, jet de entrada de 90 hp e apenas 191 kg.
Confira mais fotos da edição de 2014 do Rio Boat Show
Rio Boat Show 2024
Evento náutico mais charmoso do Brasil, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. As águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recebem o evento entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Por lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico com barcos na água e test-drive de embarcações.
O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estarão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.
O público da 25ª edição do evento terá ainda atrações diversas, como palestras, desfile de moda e o tradicional Desfile de Barcos — em que os modelos de destaque do evento navegam pela Baía de Guanabara, junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.
Anote aí!
RIO BOAT SHOW 2024
Quando: De 28 de abril a 5 de maio;
Horário: De segunda a sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h;
Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória);
Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: rioboatshow.com.br.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Versão totalmente renovada do modelo estará no salão que acontece de 19 a 24 de setembro, no São Paulo Expo
Modelos da Malibu e Axis estarão ao lado de lancha de pesca Boston Whaler, submersível Seabob e prancha com e-foil elétrica
Estaleiro mostrará ao público as aguardados Real 34 Cabriolet e a Real 35 Cabriolet no maior evento náutico da América Latina
Equipamentos capazes de coletar dados a mais de 30 metros de profundidade devem atuar na Antártida por um ano
Experimento reuniu 89 horas de filmagens feitas pela perspectiva da espécie, que percorreu 500 km com os aparelhos acoplados ao corpo