Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2014

A 17ª edição do evento ficou marcada pela volta do salão náutico à Marina da Glória, após duas edições longe de casa

08/04/2024
Foto: Arquivo Revista Náutica

Em 2024, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição. Para comemorar esse momento histórico, a equipe de NÁUTICA vai revisitar o passado novamente para mais uma edição da série Memória Náutica. Hoje é dia de relembrar o Rio Boat Show 2014, ano em que o salão voltou para sua casa: a Marina da Glória.

Depois de duas temporadas navegando em novos mares, o Rio Boat Show 2014 marcou a volta do salão para o seu cenário tradicional, sobre as águas da Baía de Guanabara. Naquele ano, a feira aconteceu de 9 a 15 de abril, e reuniu um público de 34 mil pessoas, que puderam acompanhar a exposição de mais de 180 barcos.

Foto: Arquivo Revista Náutica

De qualquer ângulo que se olhasse era possível notar a variedade de barcos expostos– dizia a edição 309 da Revista Náutica

O que acontecia no mundo em 2014

Foi em 2014 que o Google finalmente oficializou o fim da rede social Orkut, enquanto o Facebook anunciou a compra do WhatsApp, por US$ 16 bilhões. A morte de Ayrton Senna completava 20 anos, e diversas homenagens ao piloto de Fórmula 1 aconteceram no Brasil e no mundo.


No esporte, o Brasil sediou a Copa do Mundo de Futebol, competição marcada pelo histórico 7 a 1 entre Alemanha e Brasil e a suspensão do uruguaio Luis Suárez por 9 jogos, depois do jogador morder, em campo, o zagueiro italiano Chiellini. Ainda naquele ano, Gabriel Medina se sagrou como o primeiro brasileiro campeão mundial de surf.

Destaques do Rio Boat Show 2014

Clone de Jack Sparrow (do filme Piratas do Caribe), workfashion de bolsas Fendi, aulas de vela e um ônibus anfíbio foram algumas das atrações que levaram o Boat Show daquele ano para além da exposição de barcos. Mas, claro, as grandes estrelas do salão brilharam tanto nas águas, quanto “no seco”.

Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica

Um verdadeiro “mar de novidades” desaguou na Baía de Guanabara, onde, inclusive, personalidades da mídia marcaram presença para ver todas de pertinho — por fora, por dentro e em atividade na água. Regina Casé, Carlos Alberto Parreira, Torben e Lars Grael foram alguns dos grandes nomes que atracaram no salão.

Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica

Por lá, não só eles como mais de 34 mil pessoas puderam apreciar o espetáculo exposto na Marina da Glória, com embarcações seguindo a alta tendência dos modelos com flybridge, como a brasileira Schaefer 800 Fly, as francesas Prestige 620 Fly e Prestige 550 Fly e a americana SeaRay 510 Fly.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Naquele ano, as marcas estrangeiras já sabiam como agradar o público brasileiro, e a Azimut mostrou isso na prática, adaptando um de seus modelos especialmente para os clientes do país. No caso, a tradicional Azimut 70 — também com fly –, ganhou, claro, uma churrasqueira na popa.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Um modelo nacional que ganhou destaque na ocasião foi a Solara 520 HT, lancha equipada com plataforma de popa submersível, espaço gourmet e até garagem para bote. À época, esse era o maior modelo do estaleiro gaúcho, e contava com espaço para 16 pessoas durante o dia, enquanto 7 delas tinham a possibilidade de dormir a bordo da embarcação.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Também no grupo dos modelos com flybridge, a Sessa F42 se destacou por ser a primeira do estaleiro italiano nesses moldes fabricada no Brasil, através da catarinense Intech Boating — que à época era também responsável pela produção em solo brasileiro dos modelos C40 e C36, sucessos da marca da Itália.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Nos modelos menores, os destaques ficaram por conta da Triton 325, Bayliner 350 BR, Coral 34 A Full, Arthmarine 295, Cat 33 Teaser, Phantom 303, Bayliner 190 Deck Boat e Mestra 22.2. Já nos veleiros, modelos como o Leopard 48, Oceanis 38, Hanse 575, Dufour 40 Grand Large, Bavaria Cruiser 46, Lagoon 39 e Amel 64 deram conta de levar uma gota a mais de charme para o Rio Boat Show 2014.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Nos jets, três modelos fizeram brilhar os olhos dos amantes da adrenalina: Kawasaki Ultra 300 X (com 300 cv de potência), Yamaha FX Cruiser SVHO (com mais 20% de potência que seu antecessor, o FX Cruiser SHO) e o Sea-Doo Spark, jet de entrada de 90 hp e apenas 191 kg.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Confira mais fotos da edição de 2014 do Rio Boat Show

Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica

Rio Boat Show 2024

Evento náutico mais charmoso do Brasil, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. As águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recebem o evento entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Por lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico com barcos na água e test-drive de embarcações.

O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estarão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.

 

O público da 25ª edição do evento terá ainda atrações diversas, como palestras, desfile de moda e o tradicional Desfile de Barcos — em que os modelos de destaque do evento navegam pela Baía de Guanabara, junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.

Anote aí!

RIO BOAT SHOW 2024
Quando: De 28 de abril a 5 de maio;
Horário: De segunda a sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h;
Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória);
Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: rioboatshow.com.br.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada

    Italiana Rossinavi lança catamarã híbrido-elétrico de 43 metros

    Modelo nasce como “projeto mais inovador” do estaleiro, com tecnologias sustentáveis e até uso de Inteligência Artificial

    Schaefer Yachts anuncia barco que não afunda, ideal para resgates em alto-mar

    Com o nome de Interceptor 48 Pilot, novidade é fruto de parceria com a empresa irlandesa Safehaven Marine