Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2012

Em novo endereço, evento recebeu mais de 140 barcos em terra firme e nas águas da Baía de Guanabara

03/04/2024
Foto: Arquivo Revista Náutica

Em 2024, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição. Para comemorar esse momento histórico, a equipe de NÁUTICA vai revisitar o passado novamente para mais uma edição da série Memória Náutica. Hoje é dia de relembrar o Rio Boat Show 2012, ano em que o salão carioca quebrou recordes e apostou em novidades.

Descrita pela edição 285 da Revista Náutica como “um espetáculo” graças à “linda paisagem e à variedade dos expositores”, a 15ª edição do evento mais charmoso da América Latina desembarcou pela primeira vez, entre os dias 12 e 18 de abril, nas águas do Píer Mauá, na parte revitalizada do velho porto da Cidade Maravilhosa.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Cada vez maior. Mais barcos, mais estaleiros, mais expositores e um novo endereço, com mais espaços. O Rio Boat Show 2012 superou tudo diz a edição 285 da Revista Náutica

O que acontecia no mundo em 2012

O ano marcou o centenário do naufrágio do Titanic, acontecimento que, décadas depois, inspiraria a criação do grande sucesso homônimo dos cinemas. Já no Brasil, o mundo náutico ganhou destaque com a promoção da primeira mulher como oficial general das Forças Armadas, a capitã de mar e guerra Dalva Maria Carvalho Mendes.

 

O Facebook se consolidou de vez no território das redes sociais ao superar a marca de um bilhão de usuários e assuntos como a novela Avenida Brasil e a música “Gangnam Style”, do cantor coreano Psy, se tornaram virais entre os brasileiros.


No campo cultural, o filme 2012 — lançado três anos antes — provou estar errado, já que o mundo não acabou. Mas engana-se quem pensa que as confusões tiveram fim. Uma das mais comentadas aconteceu durante a apuração do Carnaval de São Paulo, quando um integrante da escola de samba Império da Casa Verde pulou o cercado e rasgou os envelopes com as notas do último quesito.

 

Para arrematar, a ciência deu grandes passos com a descoberta da chamada “partícula de Deus” e com o pouso do robô Curiosity em Marte, marcando uma nova era de exploração do Planeta Vermelho.

Como foi o Rio Boat Show 2012

A estrutura caprichada da edição conquistou a atenção do público, mas os detalhes também ganharam os holofotes.

 

No estacionamento do evento, as novas picapes da Amarok ficaram à disposição dos visitantes para levá-los até a entrada, dando início às novidades antes mesmo da porta principal.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Carrinhos elétricos transportaram os mais curiosos de um canto ao outro do salão, ao passo que lounges oferecidos pela Oi, patrocinadora do Rio Boat Show 2012, permitiram momentos de descanso em terra firme e nas águas.

Foto: Arquivo Revista Náutica

No mais charmoso salão náutico da América Latina, o píer se transformou em passarela para receber o desfile de moda da Princess. Na belíssima Baía de Guanabara, competições fizeram história: além da Regata Rio Boat Show, que abriu sua 13ª edição com mais de 900 velejadores, foi inaugurado o 1º Rally Náutico do Rio Boat Show, com 14 barcos divididos em categorias para os experientes e os iniciantes.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Rio Boat Show 2012 em números

Ao longo de sete dias, estaleiros de 12 nacionalidades distintas exibiram seus mais de 140 barcos sobre os braços do Cristo Redentor, tanto “no seco”, quanto na Baía de Guanabara.

 

Só nas águas, havia cerca de 100 embarcações, dispostas ao logo de 560 metros de píer, prontas para serem testadas pelos amantes do universo náutico. Agradando a todos os gostos e necessidades, os tamanhos variavam de 30 a quase 90 pés de comprimento.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Quatro pavilhões dos antigos armazéns do porto estiveram repletos de estandes, totalizando três quilômetros de alamedas e corredores com espaço suficiente para quase 100 expositores.

Mais do que nunca, o maior salão náutico do país — e da América Latina — fez jus ao título que ostenta há 13 anos. O que era grande ficou maior ainda aponta a edição 285 da Revista Náutica

Destaques do Rio Boat Show 2012

Mantendo a visibilidade dos anos anteriores, a Ferretti apresentou o maior barco do evento náutico: O Ferretti 881 HT, com 27 metros de comprimento, quatro suítes e um banheiro com janelão rente à banheira.

 

Se o assunto é luxo, o iate Princess 85 Fendi deu o nome graças à parceria com a grife Fendi. Quase exclusivo, o barco anunciado, na época, por R$ 27 milhões, contou com a decoração da marca em almofadas, carpetes e até móveis.

 

Já a Numarine 78 HT, fabricada na Turquia, fez sucesso não só por atracar pela primeira vez no Brasil, como também por ser um barco de alto nível, com muita tecnologia embarcada e amplos espaços ao ar livre.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Os estaleiros brasileiros também fizeram bonito em solo carioca. Embora oficialmente lançado durante o evento, o Real Power Top 320 já chegou ao Boat Show com 14 unidades vendidas. A possibilidade de criar uma espécie de sala ao ar livre — devido ao banco de pilotagem que vira para trás e ao sofá que pode ser usado para ampliar o solário de popa — foi um de seus maiores charmes.

 

A lancha de estreia da Portofino Yachts, a Portofino 35, ganhou o status de uma das “mais elogiadas” do evento mesmo sendo a menor com flybridge que desembarcou por lá — apenas 35 pés de comprimento, mas com recursos disponíveis em barcos bem maiores.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Visitantes interessados em dar os primeiros passos no mundo náutico também foram contemplados e puderam avaliar ótimas opções, como a brasileira Pioner 15 — com preço mais acessível, em torno de R$ 20 mil –, e a norte-americana Bayliner 180 BR — com somente 18 pés, mas com área de proa.

 

Veleiros para quem sonha em viver a bordo, lanchas para pesca e jets focados em potência completam o recorte da vasta gama de opções disponíveis na 15ª edição do evento.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Confira mais fotos do Rio Boat Show 2012

Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica

Rio Boat Show 2024

Evento náutico mais charmoso do Brasil, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. As águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recebem o evento entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Por lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico com barcos na água e test-drive de embarcações.

O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estarão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.

 

O público da 25ª edição do evento terá ainda atrações diversas, como palestras, desfile de moda e o tradicional Desfile de Barcos — em que os modelos de destaque do evento navegam pela Baía de Guanabara, junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.

Anote aí!

RIO BOAT SHOW 2024
Quando: De 28 de abril a 5 de maio;
Horário: De segunda a sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h;
Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória);
Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: rioboatshow.com.br.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks terá papo sobre a história dos jets com Renan Macedo

    Fundador da Usina do Jet ainda falará sobre o avanço das corridas e expedições a bordo da embarcação; palestra acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Danimar leva scooter aquática e modelos off road ao Rio Boat Show 2024

    Concessionária oficial de marcas como Segway, empresa também apresentará UTV e quadriciclo ao público do evento náutico

    André Homem de Mello recorda histórica volta ao mundo a vela no NÁUTICA Talks

    Primeiro brasileiro a alcançar o feito em solitário e sem escalas integra agenda recheada do Rio Boat Show 2024

    Fernando Moraes conduz mergulho pelas ilhas brasileiras no NÁUTICA Talks

    Biólogo marinho trará à tona detalhes sobre biodiversidade e história de locais emblemáticos durante o Rio Boat Show 2024

    Prós e contras do envelopamento náutico serão discutidos com Pedro Dias no NÁUTICA Talks

    Especialista em adesivagem náutica, "Pedrinho" vai conduzir bate-papo na série de palestras do Rio Boat Show 2024