Em meio ao assédio do público durante o São Paulo Boat Show 2021 e da distribuição de autógrafos em retribuição ao carinho das fãs (inevitável, afinal, entre outros motivos, a velejadora Tamara acabara de concluir a travessia do Atlântico entre Cabo Verde e Recife, sozinha a bordo de um veleiro de 26 pés), a família Klink encontrou um tempinho para embarcar na famosa “lancha do Pelé”, que estava exposta no salão náutico, num espaço dedicado a preciosidades náuticas.
Com Marina Bandeira Klink no comando, Tamara e as irmãs Laura e Marina Helena no cockpit, o grupo posou para a câmera do próprio dono da lancha, Danilo Iakimoff, responsável pela caprichadíssima restauração da Carbrasmar Xaréu 22 que o eterno Rei do Futebol ganhou da Carbrasmar em 1969 — em homenagem ao seu milésimo gol, marcado naquele ano — e batizou com o nome de sua primeira filha, Kelly Cristina, nascida em 1967.
Sim, fora dos campos, Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, também fazia seus gols de placa. E um dos mais belos deles foi a compra dessa lancha de madeira, que Danilo encontrou caindo aos pedaços e a devolveu ao mar nova de novo. “O próprio Pelé a visitou, e se emocionou por lembrar seu pai, Dondinho, que na época usava muito o barco”, conta o atual proprietário.
Com água salgada nas veias, as quatro mulheres da família Klink não deixaram escapar a oportunidade de conhecer essa autêntica preciosidade náutica. Difícil é fazê-las ficar longe dos barcos.
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Cidade do litoral fluminense (a 60 km do Rio), Maricá prepara-se para ganhar um empreendimento gigantesco — chamado Maraey — com nada menos que quatro hotéis 5 estrelas: um luxuoso eco-boutique resort; um resort temático de luxo (Rock in Rio); um hotel desenhado para ser o mais icônico resort de convenções à beira-mar do país; e o Maraey Golf Resort, ao redor de um campo de golfe de padrão internacional de 18 buracos.
Além disso, o projeto prevê a construção de um centro de convivência, compras, serviços e cultura, com shopping, hospital, ciclovia, aquário oceanográfico, instalações esportivas e uma universidade para 700 alunos. Ao lado, nascerá um novo bairro, com 8 mil residências. Sem contar — e aqui está o detalhe que faz toda a diferença — uma moderna marina, junto com um programa de melhoria da qualidade da água da lagoa ao redor da qual será erguido o complexo, para a navegação e prática de esportes náuticos.
Anunciado durante o 6º Congresso Internacional Náutica, durante o São Paulo Boat Show 2021, pelo empresário Emílio Isquierdo Merlo, CEO da Maraey, o projeto — tocado por um grupo de empresários espanhóis, com investimento de R$ 11 bilhões — tem a ambição de se transformar no principal empreendimento turístico-residencial sustentável do Brasil e, de quebra, em um dos principais destinos náuticos do país.
A preocupação com o uso consciente dos recursos naturais foi total, o que já valeu ao Maraey o selo de turismo sustentável. Por isso, a edificação ocupará apenas 6,6% da área do empreendimento, que prevê a criação da segunda maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de restinga do Estado do Rio de Janeiro, a 5ª maior do Brasil, com quase 440 hectares. Após a conclusão do conjunto de ações, a estimativa é que haja uma recomposição da vegetação nativa de mais de 120 hectares da Restinga de Maricá.
O projeto se integrará, ainda, à comunidade pescadores de Maricá. E mais: 55% da frota que circulará no empreendimento será de veículos elétricos ou híbridos. Não por acaso, o projeto conquistou o Leadership Award 2021 para América Latina, premiação que reconhece projetos e empresas de destaque no caminho da sustentabilidade, as chamadas construções verdes. A pedra fundamental do Maraey Maricá já foi lançada e as obras de infraestrutura, iniciadas, com conclusão num prazo de 11 anos.
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Nesta quarta-feira, 24 de novembro, o canal NÁUTICA exibiu mais um episódio da temporada de Loucos Por Barcos. Um bate papo descontraído semanal sobre os temas náuticos mais pedidos pelos leitores e seguidores.
Nesta semana, o programa debateu a medida do Governo Federal que zera imposto de importação para a compra de veleiros novos.
O bate-papo contou com grande troca de informações sobre barcos, sempre com a interação em tempo real dos telespectadores por meio das redes sociais e o chat do YouTube.
A fabricante chinesa de motores Hidea apresentou durante o São Paulo Boat Show 2021 seu mais recente lançamento, o motor de popa de 130 hp 4T EFI, que promete o que há de mais avançado em tecnologia de motores de popa, oferecendo mais potência, economia e silêncio para a navegação.
Trata-se de um motor rotante e contra rotante – o único da marca com esse diferencial -, possibilitando a utilização em parelha, podendo equipar embarcações acima de 19 pés. A estimativa é de que o valor saia na casa dos R$ 60 mil, com início de comercialização em fevereiro de 2022.
A 24ª edição do São Paulo Boat Show aconteceu de 4 a 9 de novembro, no São Paulo Expo, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor. Na ocasião, o público conferiu as novidades e tendências em veleiros, iates, lanchas, motores, equipamentos, acessórios e serviços do mercado durante os seis dias de exposição.
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A Mardeck, empresa que atua no mercado de pisos náuticos há 24 anos, conta com produtos que prometem não esquentar sob o sol, podem ser personalizados, prometem leveza, segurança e fácil manutenção. A empresa oferece uma série de possibilidades aos compradores: dentre elas, os pisos de EVA, tapetes de vinil e os chamados tapetes flutuantes.
A empresa aproveitou o São Paulo Boat Show 2021 para apresentar seus lançamentos ao público, incluindo o Deck Clean, produto específico para limpeza de pisos em EVA. De acordo com a marca, ele limpa, protege, revitaliza, e veio para suprir a necessidade dos clientes em um produto especial para higienização dos pisos de suas embarcações. Promete proteção contra graxa, gordura, sangue, bebidas em geral, etc. Deverá sair na faixa de R$ 89,90 o recipiente de 1l, que rende entre 30 e 40 m².
Outros produtos apresentados pela empresa durante o salão náutico paulista foram o tapete flutuante em EVA na medida de 3m x 1m e expansível, para suprir uma necessidade do mercado; e o piso em EVA em seis cores feitos sob medida.
A 24ª edição do São Paulo Boat Show aconteceu de 4 a 9 de novembro, no São Paulo Expo, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor. Na ocasião, o público conferiu as novidades e tendências em veleiros, iates, lanchas, motores, equipamentos, acessórios e serviços do mercado durante os seis dias de exposição.
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Especialista em geradores náuticos a diesel, a Swell Marine apresentou os modelos com gerenciamento eletrônico no São Paulo Boat Show 2021. A empresa, que iniciou suas atividades em 1985 e já está no mercado há quase 40 anos, conta com dois modelos: o SM4.0D, indicado para embarcações onde a relação peso e espaço precisa ser reduzida, e o SM7.0D, para embarcações que necessitam de mais potência, sem abrir mão de peso reduzido e dimensões compactas.
A novidade nos modelos é o painel multifuncional que proporciona proteção em todos os níveis do gerador – energia, consumo, temperatura. Conta com sistema de partida automática, plano de manutenção já dentro do equipamento, alertando o proprietário quando a manutenção tem que ser feita e registrando a mesma. O SM4.0D custa na faixa de R$ 25 mil e SM7.0D custa na faixa de R$ 31 800.
A 24ª edição do São Paulo Boat Show aconteceu de 4 a 9 de novembro, no São Paulo Expo, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor. Na ocasião, o público conferiu as novidades e tendências em veleiros, iates, lanchas, motores, equipamentos, acessórios e serviços do mercado durante os seis dias de exposição.
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A Kelson’s, empresa especialista em estofados nos mercados automotivo, náutico, moveleiro e médico-hospitalar, exibiu seus produtos na 24ª edição do São Paulo Boat Show.
No meio náutico, em particular, a empresa especializou-se em revestimentos para toda linha de estofamento náutico e também para a linha de decorações externas. Dentre os diferenciais da marca, estão a alta tecnologia em torno de ações anti bacterianas, maior facilidade na limpeza (um fator importante para embarcações) e maior resistência e durabilidade para áreas externas.
O grande lançamento da marca foi o revestimento antiviral, que atua de maneira que se alguém contaminado por vírus, inclusive o Coronavírus, tiver contato com o material e respingar alguma gotícula, por exemplo, as nanopartículas de prata que compõem o revestimento, então, inativam esse vírus em até 3 minutos, sem necessidade de assepsia.
Os cuidados que se deve ter com este material são os mesmos dos demais revestimentos: limpar com água e sabão neutro, evitando produtos como álcool, alvejantes, etc. O valor é encontrado no mercado na faixa de R$ 65 o metro linear.
A 24ª edição do São Paulo Boat Show aconteceu de 4 a 9 de novembro, no São Paulo Expo, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor. Na ocasião, o público conferiu as novidades e tendências em veleiros, iates, lanchas, motores, equipamentos, acessórios e serviços do mercado durante os seis dias de exposição.
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O estaleiro Lanchas Solara marcou presença em mais uma edição do São Paulo Boat Show. Desta vez, com dois grandes lançamentos – Solara 370 HT Eco e Pontoon Solara -, além de outros modelos de sua linha, e relatou sucesso da marca durante o salão náutico paulista, com a venda de 61 lanchas e 28 pontoons (esses, para revendedores).
“Foi maravilhoso! Vendi quase o triplo de um Boat Show”, disse Celso Antunes. “Até me assustei com o volume de vendas, todas com sinal na conta! Nossas entregas ficaram para janeiro de 2023”, completou.
Situada no estado do Rio Grande do Sul, a Lanchas Solara possui uma unidade fabril no município de Vera Cruz, com área construída de 1 500 m2 e área total de 10 000 m2. A empresa atua nas áreas de design, produção, pesquisa e desenvolvimento de embarcações de esporte e recreio. Atualmente, conta com mais de 1 200 embarcações navegando nas águas do Brasil e do mundo, de acordo com dados da marca.
“Parabéns a todo o time que faz o Boat Show acontecer! A feira, além de elegante, estava perfeita!”, finalizou Celso, muito animado com o resultado do São Paulo Boat Show 2021.
A 24ª edição do São Paulo Boat Show aconteceu de 4 a 9 de novembro, no São Paulo Expo, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor. Na ocasião, o público conferiu as novidades e tendências em veleiros, iates, lanchas, motores, equipamentos, acessórios e serviços do mercado durante os seis dias de exposição.
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Moderna e inovadora, foi projetada para unir design arrojado e acabamento fino, além de oferecer entretenimento e diversão com conforto e segurança. O modelo possui 108 cm x 50 cm x 40 cm e pesa 39 kg, podendo alcançar a velocidade máxima de 21 km/h e 30 metros de profundidade.
Conta com seis níveis de potência e 80 minutos de tempo de execução. Possui sistema de carregamento rápido de 120 minutos. Está disponível em cinco cores: azul, prata, laranja, branca e cinza. Custa a partir de R$ 99 900.
A 24ª edição do São Paulo Boat Show aconteceu de 4 a 9 de novembro, no São Paulo Expo, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor. Na ocasião, o público conferiu as novidades e tendências em veleiros, iates, lanchas, motores, equipamentos, acessórios e serviços do mercado durante os seis dias de exposição.
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A catarinense Luciano Lâminas esteve no São Paulo Boat Show 2021 apresentando suas chapas de compensado naval revestida com lâminas de madeira, compostas ou naturais, para fabricação dos móveis das embarcações.
Com entrega para todo o Brasil, a marca apresentou alguns de seus padrões durante o salão náutico paulista, mas oferece mais de 150 opções de padrões de lâminas de madeira e qualquer um deles pode ser fornecido já aplicado sobre o compensado. O preço sofre uma ampla variação dependendo da madeira que for escolhida, mas uma chapa de 1,22 m X 2,50 m, que é o tamanho do compensado, parte dos R$ 400 chegando até os R$ 1 000.
A 24ª edição do São Paulo Boat Show aconteceu de 4 a 9 de novembro, no São Paulo Expo, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor. Na ocasião, o público conferiu as novidades e tendências em veleiros, iates, lanchas, motores, equipamentos, acessórios e serviços do mercado durante os seis dias de exposição.
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O São Paulo Boat Show chegou em sua 24ª edição em 2021 e reuniu diversas empresas do mercado náutico e de luxo entre os dias 4 e 9 de novembro, no São Paulo Expo. Entre elas, esteve a catarinense Iate Marine, especializada em compartilhamento de embarcações, um serviço que vem ganhando espaço no setor.
A empresa nasceu em 2015 com uma proposta principal: proporcionar os benefícios de ter uma embarcação, com custos até 85% menores em investimentos e custos fixos, graças às cotas oferecidas a partir de R$ 90 mil, que fracionam a compra/venda das embarcações em grupos de quatro ou oito pessoas.
Entre as vantagens do sistema, a Iate Marine destaca o financiamento direto, a recompra para upgrade, a divisão de despesas entre os cotistas, diminuindo os custos de manutenção, serviços e peças e, claro, a praticidade e comodidade que tal modo de compra oferece.
Dentre os serviços oferecidos pela Iate Marine, estão a tripulação exclusiva, oficina também exclusiva, limpeza diária e a gestão das embarcações. Além disso, todo o processo foi inteiramente automatizado: o arranjo pode ser esquematizado através de um aplicativo voltado para as reservas.
Atualmente, a Iate Marine conta com mais de 20 opções de embarcações, entre 34 e 80 pés, para atender às mais variadas necessidades, sempre pensando no padrão de luxo e no serviço de qualidade. A empresa está presente em Balneário Camboriú, Florianópolis e Porto Belo, em Santa Catarina, e pretende expandir para outros lugares do Brasil, inclusive São Paulo, em breve.
A 24ª edição do São Paulo Boat Show aconteceu de 4 a 9 de novembro, no São Paulo Expo, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor. Na ocasião, o público conferiu as novidades e tendências em veleiros, iates, lanchas, motores, equipamentos, acessórios e serviços do mercado durante os seis dias de exposição.
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Nem só de barco vive o São Paulo Boat Show… A 24ª edição do maior salão náutico da América Latina também foi palco para muitas novidades e destaques em equipamentos e acessórios para embarcações. É o caso das luzes subaquáticas da empresa brasileira de soluções náuticas em iluminação Inovaleds.
Com a fabricação de seus produtos em LED, a Inovaleds possui fabricação 100% nacional e suas criações são voltadas para a inovação, sustentabilidade e tecnologia. Os LEDs são completamente submergíveis, possuem entre 27 e 54 Watts de potência, com acionamento por controle remoto.
A linha Super Canhão de Aço Inox, por exemplo, que foi apresentada no Boat Show, tem 12 programações diferentes que alteram as cores de todo o conjunto de luzes. Os circuitos são testados para padrões rigorosos nos quesitos choque mecânico e vibrações.
Eles propõem instalação facilitada, perfil mais baixo, fiação interna que minimiza as falhas de conexões e fixação com apenas 3 parafusos, que não ultrapassam o casco. Outras opções exibidas foram o LED Bronze Naval de 50w azul/branco com 5000 lúmens e o LED Mini 27w RGB.
A 24ª edição do São Paulo Boat Show aconteceu de 4 a 9 de novembro, no São Paulo Expo, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor. Na ocasião, o público conferiu as novidades e tendências em veleiros, iates, lanchas, motores, equipamentos, acessórios e serviços do mercado durante os seis dias de exposição.
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O estaleiro catarinense Schaefer Yachts está completando 29 anos de mercado em 2021 e reforça cada vez mais sua marca mantendo crescente atuação, com seus lançamentos, entregas, representações e atuação fora do país.
A empresa marca presença anualmente em salões náuticos norte-americanos, como o Fort Lauderdale Boat Show e o Palm Beach Boat Show, por exemplo, além, é claro, de fazer parte dos expositores do São Paulo e Rio Boat Show desde as primeiras edições.
No ano passado, a Schaefer apresentou ao público, durante o São Paulo Boat Show, sua lancha esportiva Schaefer V33, desenhada por Márcio Schaefer, filho do fundador da empresa. Apesar de ter sido criado para o mercado internacional, o modelo apresenta um DNA bem brasileiro, por sua elegância, sofisticação e design.
Neste ano, durante o salão náutico paulista, a catarinense exibiu sua lancha de 51 pés, com configuração de suíte diferenciada, além de outros modelos consagrados da marca, como a própria V33 e a Schaefer 660, modelo escolhido pelo cantor baiano Bell Marques para aproveitar o tempo livre em família, mostrado anteriormente por NÁUTICA.
Com um portfólio que inclui o futuro lançamento Schaefer 450 – que vem para criar um novo padrão de classe e requinte na faixa de 45 pés e marcará os 30 anos da Schaefer -, além de outros 13 modelos, entre eles as Schaefer 25M, 770, 660, 600, 510 (em 4 versões), 400, 375, 365, V33, 303, a marca é um dos maiores estaleiros brasileiros contando, também, com ampla representatividade internacional.
Atualmente, gera mais de 700 empregos diretos e conta com mais de 3 500 embarcações entregues ao redor do mundo, mantendo o orgulho de ser uma empresa 100% nacional.
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Entre as novidades apresentadas pela Yamaha durante o Boat Show, está o motor de popa V8 425 XTO, que, assim como o sistema Helm Master™ EX, terá sua comercialização iniciada em 2022. Ainda sem preço definido, este motor foi projetado para fornecer potência e impulso máximos. Alimentado por um motor aspirado de 5,6 litros de grande calibre, o XTO Offshore® abre uma nova categoria de barcos com motores de popa, prometendo uma nova solução confiável, com baixo consumo e qualidade premium.
De acordo com informações da marca, o XTO Offshore® não é apenas o motor de popa mais potente, mas também o mais avançado tecnologicamente, já que conta com o primeiro sistema de potência totalmente integrado da Yamaha. Este sistema combina um sistema de direção elétrica totalmente integrado desenvolvido pela própria Yamaha, eliminando a necessidade de linhas hidráulicas, além de contar com nosso display multifuncional CL7 touchscreen de 7” premium, controles de aceleração “drive-by-wire” avançados, além do controle opcional de posicionamento e manobras joystick Helm Master™, possibilitando uma resposta mais rápida aos comandos, o que gera uma experiência de navegação verdadeiramente sem esforço.
O V8 425 XTO apresenta a tecnologia de injeção direta, que pulveriza combustível em alta pressão e alta precisão diretamente em cada câmara de combustão. Essa tecnologia visa aumentar a eficiência da combustão, proporcionando potência e torque incomparáveis, o que oferece aos proprietários de barcos o que há de mais moderno em aceleração e desempenho em velocidade máxima.
Outros recursos importantes incluem um novo sistema de troca de óleo de rabeta sem a necessidade de remoção do motor da água, além da caixa de engrenagens reforçada, sistema de geração de energia robusto de 90A e hélice de alta impulsão XTO OS de grande diâmetro. Além disso, contém peças reforçadas para operação de carga pesada, incluindo suporte e eixo de comando de válvulas, bem como possui cilindros sem camisa formados por tecnologia de fusão de plasma, além de utilizar velas de irídio, o que permite ainda mais confiabilidade e durabilidade.
Com base nesta tendência do mercado, o V8 425 XTO foi desenvolvido como propulsão para grandes barcos offshore® que proporcionam pesca e cruzeiro seguros e divertidos, alcançando rapidamente águas mais afastadas da costa. Este motor de popa conta com 3 anos de garantia para uso lazer. Para uso comercial¹, a garantia é de 1 ano.
A 24ª edição do São Paulo Boat Show aconteceu de 4 a 9 de novembro, no São Paulo Expo, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor. Na ocasião, o público conferiu as novidades e tendências em veleiros, iates, lanchas, motores, equipamentos, acessórios e serviços do mercado durante os seis dias de exposição.
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Paraty lançará, no dia 3 de dezembro, o calendário turístico e cultural do município para 2022, com ênfase na valorização das tradições locais, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e do turismo de experiência.
O objetivo é diversificar e fortalecer o turismo como base nos eixos cultura e biodiversidade, que conferiram a Paraty o título de patrimônio mundial da Unesco e nortearam a estratégia das políticas públicas de ampliação da oferta turística da cidade.
A programação inclui festivais tradicionais já realizados na cidade, que trazem temáticas de cunho cultural e gastronômico, e incorpora novos eventos esportivos, que valorizam a biodiversidade local.
Além disso, as tradicionais festas religiosas retornam com eventos e celebrações públicas em 2022, depois de dois anos de restrições em razão da pandemia. É o caso da Festa do Divino, considerada patrimônio cultural imaterial do Brasil.
Alguns dos destaques da programação no primeiro semestre são a volta do carnaval de rua, em fevereiro, com os tradicionais blocos paratienses, a celebração do Fest Juá, em março, e o 2º Paraty Jazz & Blues Festival, em junho.
No segundo semestre do ano, teremos o 40º Festival da Cachaça, Cultura e Sabores, o Festival Gastronômico e a volta dos eventos presenciais da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty).
Entre os eventos esportivos que entram na programação de 2022 estão o X Terra, o UB 515, o One Hundred World Series e a Travessia da Serra do Mar.
Além de todos os eventos do Calendário Turístico e Cultural, Paraty também terá, em 2022, um calendário específico de festejos da terra e do mar, valorizando festas e celebrações tradicionais de suas comunidades nas zonas rural e costeira.
Toda semana, um evento diferente, com apelo cultural, gastronômico, esportivo ou religioso. É o calendário de 2022 abrindo as portas para a retomada definitiva do turismo em Paraty.
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Estreante na Classe C30 na temporada de 2021, a tripulação do Kairós, em plena ascensão, aguardava o momento de obter a primeira vitória. E veio de forma épica, com bravura e perseverança, justamente na regata mais desafiadora da Copa Mitsubishi de Vela Oceânica, a Volta à Ilha – Sir Peter Blake, iniciada no sábado e concluída neste domingo (21), após 19h25m30 de navegação.
O Kairós foi o único C30 a cruzar a linha de chegada. A maior parte da flotilha, em todas as classes, desistiu devido à calmaria, sem que houvesse previsão para a entrada do vento. O Caballo Loco segue como líder da classe com apenas dois pontos de vantagem sobre o Kaikias Via Itália, seguido por Kairós. A Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, será decidida no próximo fim de semana (27 e 28/11).
Apesar do desgaste diante das exigências da regata, o comandante do Kairós, Alessandro Penido, expressou sua satisfação ao desembarcar no Yacht Club Ilhabela (YCI) na manhã de domingo. “Ficamos muito felizes por completarmos este desafio. Foi minha primeira Volta à Ilha. Embora eu já tenha participado de outras regatas longas e alguns tripulantes já tivessem corrido a prova, percorremos mais uma etapa importante para o amadurecimento e a consolidação da equipe”.
“Foi uma disputa dura e cansativa devido à falta de vento em vários momentos. Foram mais de 19 horas de competição. A tripulação está de parabéns, pelo esforço, perseverança, espírito colaborativo e bom ânimo a bordo. Foram valorosos. A lua cheia foi um espetáculo à parte realçando ainda mais a beleza de Ilhabela. Que experiência sensacional”, exclamou Penido, com entusiasmo.
Vento zero – Da mesma forma como a maioria dos barcos, a tripulação do Caballo Loco também optou por abandonar a prova. “Levamos mais de duas horas para percorrer umas quatro milhas com menos de dois nós de vento. O sul que era esperado não entrou. Havia uma nuvem muito baixa sobre o Canal de São Sebastião, sem nenhuma perspectiva de vento. Ficamos mais de uma hora com zero nó. Enquanto teve vento, estávamos em segundo lugar, atrás apenas do 4Z Phytoervas”, disse o comandante Mauro Dottori.
Também diretor de Vela do YCI, Dottori enalteceu a proeza do Kairós. “Eles foram guerreiros, tiveram persistência e mostraram que são bravos. O fato deles ganharem uma regata tão especial como a Volta à Ilha, demonstra que vieram para fortalecer a Classe C30 e a vela em geral. Estão de parabéns, nota dez”, enalteceu o comandante do Caballo Loco. O fita azul, primeiro barco a cruzar a linha de chegada, foi o 4Z Phytoervas, com 15h20m15.
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Os empresários Jonas Moura e Elizabeth Moura, que comandam a NX Boats, eram só alegria neste último sábado (20), durante a festa que marcou os sete anos do estaleiro pernambucano no mercado náutico brasileiro.
O evento aconteceu no Hotel Amura Carneiros, situado na badalada Praia dos Carneiros, em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, e teve como atrações shows dos cantores Rafa Cout, Letícia Bastos e Baile do Ed, que subiram ao palco levando os melhores sucessos do momento e garantiram muita animação aos cerca de 300 convidados que prestigiaram o encontro.
Alguns deles, inclusive, clientes do estaleiro NX Boats, chegaram ao local da festa em suas próprias lanchas para brindar com os donos do estaleiro o novo momento da empresa que comemora a marca de mil embarcações fabricadas em Pernambuco, e prepara-se para iniciar 2022 com a meta ousada: ampliar sua atuação internacional, aumentar sua a linha de produção e passar a construir também para o mercado de embarcações de maior porte, com o lançamento do modelo NX 48.
“Já estamos preparando para 2022, durante o Rio Boat Show, o lançamento do modelo NX 48, que inaugura a entrada do nosso estaleiro na chamada divisão Yachts, que são barcos de maior porte, mais luxuosos e mais sofisticados”, afirma o empresário Jonas Moura.
A primeira edição do NX Boats Summer Day, que marcou os sete anos do estaleiro, foi regada a espumantes, whisky e coquetéis exclusivos do restaurante Beijupirá, além de saboroso buffet de carnes e grelhados de frutos do mar do renomado Tapa de Cuadril, sob a batuta do restaurateur Paulo Brol.
“Sem dúvida, uma festa inesquecível e marcante. Já estamos planejando uma segunda edição do encontro para o ano que vem”, garante a empresária Elizabeth Moura.
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A Growdeck, empresa especializada em pisos náuticos em EVA, marcou presença na 24ª edição do São Paulo Boat Show. A marca, que trabalha com as mais variadas aplicações (em lanchas, veleiros, decks, etc) é reconhecida no mercado pelas variações da utilização do tapete náutico. As opções incluem EVA escovado, o tecido de “bolinha”, o tapete anti-fadiga, entre outros.
A empresa já participa do São Paulo Boat Show há 5 anos consecutivos e, neste ano, apresentou como uma de suas novidades uma defensa em EVA, que ao contrário das defensas abauladas, tem um armazenamento mais fácil no barco, já que podem ser empilhadas. O kit com duas custa R$ 140 já para consumidor final.
A Growdeck aproveitou a ocasião para lançar, ainda, defensas para jet, tapete flutuante, piso náutico em três cores e piso náutico camuflado… Como podem ver, a variedade é grande!
A 24ª edição do São Paulo Boat Show aconteceu de 4 a 9 de novembro, no São Paulo Expo, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor. Na ocasião, o público conferiu as novidades e tendências em veleiros, iates, lanchas, motores, equipamentos, acessórios e serviços do mercado durante os seis dias de exposição.
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O São Paulo Boat Show 2021 aconteceu no início deste mês na capital paulista e veio com tudo, marcando a retomada de eventos de grande porte na cidade. O evento também marca um momento importante para o setor náutico, com a melhor edição do maior salão náutico da América Latina dos últimos tempos.
E as vendas realizadas durante os seis dias de exposição estão aí para mostrar! O estaleiro catarinense NHD Boats, por exemplo, teve 18 embarcações vendidas durante a 24ª edição do São Paulo Boat Show, o que superou as expectativas, além de ter números que estão sendo analisados no pós-feira, pois outras negociações ainda estão em andamento.
André Maranhão, um dos sócios da marca, relatou à NÁUTICA que tinham boas expectativas para o Boat Show, inclusive, porque contariam com o lançamento da NHD 370, que já estava com uma divulgação forte pré-feira, tendo um resultado positivo para o produto.
“Durante a feira, foi muito bom, tivemos público excelente, teve mais gente que o esperado. No salão, tivemos presença de público maior, ponto muito positivo, que resultou em bons negócios e contatos para 2022. A feira correspondeu, e até superou, as expectativas, pois percebemos um público mais objetivo, mais comprador do que outras edições, tendo em vista que a NHD Boats também está com a marca mais consolidada. Celebramos o sucesso da NHD 370 e já projetamos novidades pra 2022!”
A 24ª edição do São Paulo Boat Show aconteceu de 4 a 9 de novembro, no São Paulo Expo, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor. Na ocasião, o público conferiu as novidades e tendências em veleiros, iates, lanchas, motores, equipamentos, acessórios e serviços do mercado durante os seis dias de exposição.
A Nautispecial, empresa especialista na fabricação e criação de produtos eficientes para limpeza e conservação de lanchas, iates, veleiros e motos aquáticas marcou presença no São Paulo Boat Show 2021.
Com atuação desde 1996, a marca proporciona soluções através de produtos que sejam biodegradáveis e eco eficientes, utilizando de matérias primas selecionadas e não agressivas ao meio ambiente.
No Boat Show deste ano, a marca apresentou seus novos limpadores perfumados na versão aerossol, feitos à base de capim-limão, citronela ou lavanda, 100% natural, sem cloro e sem petroquímicos. Para o segmento de jets, a marca agora conta com o lava jet de 1 litro para proporcionar maior rentabilidade e ter um melhor custo x benefício para os clientes.
A marca entrou, também, com produtos para veleiros, com lava veleiro em versão feita com capim-limão e uma cera líquida para deixar o casco mais hidro-repelente e mais liso, visando melhor navegação. A marca lançou, ainda, a linha Off road Clean, especialmente pensada para quadriciclos, com Wash + Ox para lavar o quadri sujo de barro, e o Protector, para quem utiliza o quadri na praia, evitando corrosão.
A 24ª edição do São Paulo Boat Show aconteceu de 4 a 9 de novembro, no São Paulo Expo, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor. Na ocasião, o público conferiu as novidades e tendências em veleiros, iates, lanchas, motores, equipamentos, acessórios e serviços do mercado durante os seis dias de exposição.
A E-life aproveitou o São Paulo Boat Show 2021 para lançar seu novo modelo de eFoil Carver. Trata-se de um modelo menor, feito para quem busca mais emoção, com respostas mais rápidas nas curvas. É indicado para praticantes intermediários e avançados.
Carver tem capacidade para 90 kg, promete 35 km/h de velocidade máxima e autonomia de até 90 minutos. Seu tempo de carregamento leva entre 3 e 4 horas. É encontrada por R$ 109 mil no mercado.
A 24ª edição do São Paulo Boat Show aconteceu de 4 a 9 de novembro, no São Paulo Expo, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor. Na ocasião, o público conferiu as novidades e tendências em veleiros, iates, lanchas, motores, equipamentos, acessórios e serviços do mercado durante os seis dias de exposição.
O arquipélago de Seychelles, no Oceano Índico, está novamente aberto para turistas do Brasil. A medida foi anunciada no dia 12 de novembro pelo Ministério da Saúde de Seychelles.
Para entrar em Seychelles, os viajantes brasileiros terão que apresentar um teste PCR negativo para a Covid-19 realizado até 72 horas antes do embarque e o formulário de autorização de viagem para o país preenchido.
A autorização de viagem é obrigatória para todos os visitantes internacionais. Também é necessário apresentar um seguro de saúde e viagem válido para cobrir eventuais custos relacionados à Covid-19 (quarentena e/ou tratamento) durante a permanência em Seychelles.
As condições de entrada de brasileiros não são afetadas pelo status de vacinação contra a Covid-19, mas os visitantes do Brasil são fortemente encorajados pelo Governo de Seychelles a estarem totalmente imunizados antes de entrar no destino.
A entrada de viajantes provenientes do Brasil será permitida 14 dias após a data oficial de reabertura do destino, neste caso, 12 de novembro.
Com ares de paraíso tropical, Seychellesé um país insular formado por 115 ilhas no Oceano Índico. Considerada a menor capital da África, Victoria, com algumas características de uma vila de pescadores, fica na ilha Mahé, dona de praias de areia clara e águas limpíssimas e de uma vegetação exuberante. Um passeio de barco pelo Parque Nacional Marinho de St. Anne para observar a fauna local é obrigatório. Mergulhar e ver de perto corais e cardumes de peixes coloridos nas praias de Anse Source d’Argent e Grand Anse também é uma das atrações do local. Várias modalidades de esportes aquáticos, a exemplo de windsurf e vela, também encontram espaço em diferentes praias espalhadas pelo país.
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A Regata Volta à Ilha será a atração do primeiro fim de semana da etapa decisiva da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, neste sábado (20/11). Devido à exigente logística para se correr a prova de aproximadamente 45 milhas (cerca de 80 km) e ao desgaste das tripulações permanecerem em competição por mais de dez horas, será a única regata do fim de semana (20 e 21/11).
As demais provas que decidem a temporada ficarão para o segundo fim de semana (27 e 28/11), quando também será feita a premiação da Regata Volta à Ilha, em homenagem ao velejador e ambientalista neozelandês Sir Peter Blake, presente no Yacht Club Ilhabela na primeira edição da prova, em 2000. Após as regatas haverá canoa de cerveja e na noite de sábado (27) será oferecido jantar de confraternização às tripulações, além do show musical da George Moon Band.
O comandante do Caballo Loco, Mauro Dottori, destacou a superação da vela em 2021. “Apesar das restrições, o ano está sendo muito bom para a vela. Estamos com força. Conseguimos realizar a Semana de Vela e outra série de regatas em Ilhabela e Ubatuba. Na Classe C30 especificamente, estamos travando uma disputa intensa com o Kaikias pela Copa Mitsubishi, o que é bastante saudável para a vela. Eles são nossos amigos e velejam muito bem. Tem sido muito legal também, vermos o estreante na C30, Kairós, crescendo na raia a cada regata”.
O Caballo Loco é o atual campeão e lidera o circuito com apenas dois pontos de vantagem sobre o Kaikias Via Itália. “Estamos bem preparados para a Volta à Ilha. Neste ano o desafio será ainda maior porque o contorno será completo, com largada e chegada em frente ao Yacht Club Ilhabela. Claro que vai depender do vento, mas estimo nove ou dez horas de regata. As principais exigências são a condição física e o entrosamento da equipe”.
Vento em todas as direções – O timoneiro do Kaikias Via Itália, Beto de Jesus, natural de Ilhabela, alerta para os cuidados especiais para correr uma regata de longa distância. “É necessário uma estratégia bem traçada e conhecimento do percurso para se buscar o objetivo. Contornar a ilha, significa velejar com ventos em todas as direções. É preciso estudar as pressões para se definir o posicionamento do barco mais próximo da ilha para se aproveitar o terral, por exemplo, ou mais distante da costa”.
Ao contrário das regatas barla-sota, entre duas boias, em uma prova de percurso, as tripulações precisam adotar outra postura. “Uma regata como a Volta à Ilha, impede que se marque os adversários, até porque todos vão largar juntos e, em seguida, cada um seguirá o seu rumo. Velejar contra o Caballo Loco para nós significa um aprendizado, mas nós queremos ser campeões”, afirmou Beto de Jesus com diplomacia e otimismo. O Kaikias Via Itália foi campeão do Circuito Ilhabela em 2019.
Estreante na Classe C30 nesta temporada, o comandante Alessandro Penido conduzirá o Kairós em sua primeira Volta à Ilha. “Será um novo desafio para a equipe. Serão aproximadamente 50 milhas náuticas com expectativa de mais de oito horas de regata. A meteorologia aponta para um vento sul de até dez nós” (cerca de 18 km/h).
“Os preparativos para este tipo de prova envolvem preocupações adicionais como, navegação noturna, estar em mar aberto e buscar desempenho máximo por um período longo. Mas a tripulação está muito animada, torcendo por bons ventos e muita diversão”, é o que espera Penido, assim como outras 30 tripulações que devem dar a Volta à Ilhabela.
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Com as soluções da empresa de aluguel de embarcações, os navegadores em potencial podem pesquisar por barcos cadastrados por proprietários particulares e, ainda, visualizar detalhes, disponibilidade, taxas, experiências anteriores e classificações por estrelas.
A 24ª edição do São Paulo Boat Show aconteceu de 4 a 9 de novembro, no São Paulo Expo, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor. Na ocasião, o público conferiu as novidades e tendências em veleiros, iates, lanchas, motores, equipamentos, acessórios e serviços do mercado durante os seis dias de exposição.
A empresa de seguros náuticos Vokan marcou presença pelo segundo ano consecutivo no São Paulo Boat Show. Criada em 2013, a Vokan investiu em seguros que deixam a empresa ou pessoa tranquilas até em alto mar. Ela oferece proteções sob medida contra incidentes e acidentes que possam ocorrer com embarcações, tripulação ou terceiros.
Dentre as coberturas garantidas em qualquer plano, estão a assistência de salvamento, as medidas contra perda total, roubo ou furto total qualificado, danos parciais e as operações de colocação e retirada da água — desde que dentro do litoral brasileiro.
O proprietário também poderá escolher as opções extras para incrementar seu pacote, que incluem a navegação sob custódio de terceiros, roubo ou furto qualificado de equipamentos (sob consulta), participação em regatas (inclusive danos a mastros e velas), participações em competições de pesca, remoção de destroços e extensão para viagens internacionais.
A 24ª edição do São Paulo Boat Show aconteceu de 4 a 9 de novembro, no São Paulo Expo, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor. Na ocasião, o público conferiu as novidades e tendências em veleiros, iates, lanchas, motores, equipamentos, acessórios e serviços do mercado durante os seis dias de exposição.
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A Seakeeper, fabricante de estabilizadores giroscópicos para embarcações de esporte e lazer, adquiriu uma instalação em Leesport, Pemsilvânia (nordeste dos EUA), para apoiar seu crescimento de vendas.
A área abrigará as principais operações de fabricação e engenharia da Seakeeper e tem mais de 23 mil metros quadrados.
A compra ocorreu em novembro de 2020 e foi resultado de uma busca que permitisse à empresa manter sua força de trabalho atual de mais de 150 pessoas de sua equipe global na sede da Pensilvânia. O novo local fica a 24 km da fábrica atual na cidade de Mohnton, o que é excelente para os funcionários e para a logística da empresa.
Atualmente, a Seakeeper está localizada em vários edifícios que tornam difícil acompanhar o crescimento. Agora todos estarão no mesmo local, trabalhando de forma mais agregada e eficiente, segundo a direção da empresa.
Após adquirir sua sede atual em 2011, a empresa expandiu a propriedade em seis edifícios. À medida que a empresa crescia, o espaço limitado de vários prédios tornava difícil atender à demanda. A mudança para o novo local eliminará essas complicações e aumentará a capacidade de produção e eficiência.
No fechamento do ano fiscal de 2021 (nos EUA ocorre em setembro), a Seakeeper disse que a produção aumentará mais de 80% a cada ano. Com a capacidade agregada e o crescimento geral em toda a empresa, a Seakeeper aumentou seu quadro de funcionários em mais de 77% neste ano, com mais de 80 desses novos cargos baseados na sede da empresa. Mais de 60% da equipe global da empresa está localizada na Pensilvânia e a Seakeeper está planejando adicionar outros 40 funcionários em 2022. A empresa agora fabrica produtos para barcos que variam de 23 pés (7 m) a mais de 200 pés (60,9 m).
“A compra deste edifício é uma boa notícia para muitos de nós”, disse o presidente e CEO da Seakeeper, Andrew Semprevivo. “É bom para nossa equipe em crescimento e é um dos muitos indicadores do sucesso de nosso produto e da saúde da indústria naval.”
NÁUTICA foi pro mar e testou e tirou todas as dúvidas sobre o uso, instalação, custo e funcionamento do sistema. Em breve em nosso canal no Youtube.
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A Metalu, empresa especializada no desenvolvimento, fabricação e instalação de soluções em alumínio para píeres e passarelas há mais de 45 anos, aproveitou a 24ª edição do São Paulo Boat Show para apresentar seus produtos.
Com atuação internacional, a Metalu vem marcando presença há alguns anos no maior salão náutico da América Latina. A marca utiliza de tecnologia de ponta em seus projetos, com ênfase na segurança e integração estética ao ambiente.
A metodologia da Metalu segue padrões internacionais, sendo responsável pela construção de 50% das marinas francesas e mais de 2 mil metros lineares de píeres implantados no Brasil.
Os projetos gerais incluem passarelas, píeres, painéis solares e flotters. Quanto ao repertório mais exclusivo da empresa, ela já construiu píeres nas Olimpíadas de 2016, balsas para apoio em Ilhabela, uma passarela móvel no Rio de Janeiro, durante o Rio Boat Show, etc. Inclusive, durante o São Paulo Boat Show 2021, foi responsável pela montagem das passarelas na exposição Tesouros Náuticos (foto).
A 24ª edição do São Paulo Boat Show aconteceu de 4 a 9 de novembro, no São Paulo Expo, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor. Na ocasião, o público conferiu as novidades e tendências em veleiros, iates, lanchas, motores, equipamentos, acessórios e serviços do mercado durante os seis dias de exposição.
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Mais uma conquista para o turismo náutico nacional. Uma decisão divulgada nesta quinta-feira (18), aprovada durante a 188ª Reunião Ordinária do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex), assegurou a inclusão de barcos à vela, mesmo com motor auxiliar, na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul (LETEC). A medida assegura a isenção de tributos federais para todos os interessados em importar veleiros – esportistas e empreendedores do turismo que utilizem suas embarcações como ativo econômico.
Atualmente, os impostos federais de importação correspondem a 20% do valor pago pelo comprador da embarcação. Com isso, a expectativa é de redução na comercialização das embarcações, estimulando assim o turismo náutico nacional. A medida de redução já está em vigor.
“Essa é mais uma conquista histórica para o turismo nacional, graças ao compromisso do presidente Bolsonaro com a nossa atividade. A isenção de impostos para a aquisição de veleiros beneficiará esportistas e empreendedores do turismo em todo o nosso território. O aumento de embarcações resulta também no maior número de marinas, melhoria da infraestrutura e, consequentemente, em mais postos de trabalho”, comentou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
TURISMO NÁUTICO – A atividade é caracterizada pelo contato com a água – salgada ou doce – e está ligada à navegação, à prática de esportes aquáticos ou outras atividades realizadas na água. Outra característica importante é que, diferente de outros meios de transporte, as embarcações são os principais atrativos do turismo náutico, já que elas oferecem lazer e entretenimento, em vez de apenas deslocamento.
Publicação lançada no mês de julho deste ano pelo Ministério do Turismo indica atrações e produtos relacionados ao mar em todo o território nacional, além de rios, lagos e reservatórios de água doce. Trata-se do primeiro Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo com foco no Turismo Náutico e que lista os principais destinos e opções de lazer no segmento. (Acesse AQUI)
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O veleiro Bruschetta, tetracampeão mundial da classe J-24, foi campeão, no último domingo (14), no Troféu das Ilhas, realizado pelo Ubatuba Iate Clube, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.
O barco comandado por Evandro Csordas venceu as duas regatas de percurso: um longo no sábado e, neste domingo, a de percurso médio, finalizando com dois pontos perdidos no geral, à frente do Twister 2, que teve cinco pontos perdidos, e em terceiro o Kamua, também com cinco pontos.
“Foram regatas muito disputadas, longas, decididas nos detalhes. Regatas assim exigem longos momentos de muita concentração de toda tripulação, ainda mais se tratando de Ilhas. Fizemos o dever de casa e executamos o que treinamos. A tripulação a cada dia está mais afinada e sincronizada. O Santinha (Maurício Santa Cruz) novamente fez toda diferença e após dois dias de competição e escolhas acertadas, colhemos o resultado, somos os campeões e fechamos o ano com 100% de aproveitamento. Agora é curtir a vitória e continuar treinando e seguindo o planejamento”, disse o comandante Evandro Csordas seguido por Maurício Santa Cruz, que venceu os quatro mundiais com o veleiro e tem mais um título mundial na classe Snipe e ainda medalhas de Ouro em Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro e Guadalaraja, no México, em 2011: “Foram regatas de vento médio para fraco com um pouco de mar. Depois de muita semana de chuva, o sol apareceu e tivemos uma bela velejada pelas ilhas de Ubatuba. Estou bem contente pelo resultado do ano e também pela tripulação estar melhorando a cada campeonato”.
A tripulação do Bruschetta contou ainda com Júlio Falcão e Fabinho Kiss. A equipe comandada por Evandro Csordas fecha invicta na temporada com títulos na regata Ubatuba – Ilhabela com quase 70 barcos, o Ubatuba Sailing Festival, que foi o Campeonato Brasileiro da BRA-RGS, em setembro, além de ter vencido o Mini Circuito de Ubatuba no mês passado.
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A capital do Pará, Belém, será palco para o Amazônia Jet Sports, que será realizado nos dias 4 e 5 de dezembro. O evento absorveu o Campeonato Paraense Drag Racing Jet Ski, hoje organizado e realizado pela APJS (Associação Paraense de Jets Sports) com apoio nacional da BJSA (Associação Brasileira de Jet Ski) entidade filiada a IJSBA (Internacional Jet Sports Boating Association).
Um dos formatos em disputa será o Arrancadão, uma tradição nas competições de jet sports no Norte do país. A organização marcou para o dia 4, a partir das 11 horas as disputas desse estilo. Os competidores que participarão do Amazônia Jet Sports foram divididos em quatro categorias. A Original até 300 hp reunirá competidores com equipamentos totalmente originais de fábrica. As disputas têm largada em dupla e em movimento. O vencedor será o piloto com maior número de pontos.
Na categoria Limited, os equipamentos poderão sofrer alterações em alguns itens para ganhar mais potência e velocidades. De acordo com o regulamento, os itens que podem sofrer alterações são: módulo, refrigeração, filtro de ar, escapamento, pratinhos de válvulas, hélice, captador e placa.
Os equipamentos dessa categoria serão vistoriados por mecanismos e preparadores para terem sua liberação de participação. A largada é em movimento em duplas. O ganhador é o piloto que tiver o maior número de pontos.
Na disputa da Super Livre masculino e Livre feminina, os participantes podem realizar nos equipamentos qualquer tipo de preparação. Como nas outras categorias, a largada é em movimento em dupla. O vencedor é o piloto que tiver o maior número de pontos.
No dia 5, as disputas do Amazônia Jet Sports também começarão as 11 horas e serão realizadas as provas de Super Course em duplas, com circuito oval, demarcado por boias, em um total de 22 voltas divididas entre os pilotos de cada dupla participante. Os vencedores serão os que completarem todo percurso em primeiro lugar.
Na sequência da programação do Amazônia Jet Sports, será disputada a prova de Endurance em duplas. De acordo com os organizadores, o percurso será duas voltas inteira na ilha de Outeiro, sendo uma volta para cada piloto da dupla, em um percurso de 31 km cada volta. A largada será no estilo Lemans e os vencedores serão os que completarem a competição em primeiro lugar.
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