Estúdio australiano revela conceito elegante, sustentável e esportivo de iate com 88 pés

Por: Redação -
29/07/2021

A Azurite Yacht Design revelou seu mais recente conceito de design, o Infinit-e 88, de 26,8 metros. O estúdio australiano projeta embarcações de última geração desde 2020 e se concentram no uso de materiais ecológicos para reduzir o lixo.

O Infinit-e 88 apresenta linhas exteriores arrojadas e elegantes, e será construído com casco e superestrutura de alumínio. A cor predominante no exterior é o pérola metálico, enquanto sua superestrutura, em preto fosco, apresenta um telhado de vidro e janelas de altura total, que inundam o salão principal com luz natural. As portas deslizantes (também de altura total) para estibordo oferecem um layout de plano aberto e uma entrada adicional para o iate.

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Na plataforma frontal, há uma área para refeições ao ar livre para até seis pessoas, bem como um local para banhos de sol em sua proa. Além disso, ainda é possível aproveitar o passeio náutico em um bar na própria embarcação, ou em uma área de estar adicional para seis pessoas no convés traseiro — e que pode ser convertida em uma área de jantar para 10 pessoas com mesas deslizantes do convés.

Uma das características mais destacadas do Infinit-e 88 é a plataforma de natação no convés de popa em expansão, que pode dar dois metros adicionais de espaço à popa para que os hóspedes acessem a água. Aqui, ainda é possível encontrar duas garagens, que podem armazenar pranchas de surf, dois submarinos pequenos, roupas e equipamentos de mergulho.

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O design interior de plano aberto do Infinit-e 88 foi finalizado com móveis de alta qualidade para máximo conforto. Ele utilizará materiais de origem sustentável e pode ser personalizado de acordo com o gosto do proprietário.

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A suíte máster de largura total cobrirá uma área de 30 m² e inclui banheiro privativo, closet, área de estar e escritório. Como um adicional ao luxo, o proprietário ainda poderá contemplar uma coleção de arte exclusiva, exposta por toda parte no iate.

Com um forte foc

 Portanto, essa porção tem uma combinação equilibrada de cores e texturas para criar uma aparência ousada e brilhante, mas usa apenas materiais naturais e sustentáveis ​​como algodão, linho, madeira, metal, vidro, mármore e lã.

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O Infinit-e 88 também terá a opção de motorização exclusivamente com energia elétrica, podendo navegar a 12 nós nesta configuração, de acordo com o estaleiro. Os motores são IPS Drive Hybrid Volvo Penta, e prometem operar a uma velocidade máxima de 32 nós.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

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    Por: Redação -

    A Prestige Yachts está adicionando um novo modelo à sua linha de embarcações X-Line, lançada no início de 2021. A nova lancha X60 será apresentada ao público pela primeira vez no Miami International Boat Show, que acontecerá em fevereiro de 2022.

    “Com um conceito de design baseado em espaços volumosos, fluxo de movimento fácil e luz natural, o X60 apresenta uma arquitetura única, layouts inteligentes e acabamentos luxuosos”, explica Erik Stromberg, diretor de marketing de produto da Prestige.

    prestige yachts x60

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    Ele ainda completa: “Criamos este projeto inspirado em novas formas de viver: com mais espaço, uma ligação mais próxima com a natureza e uma vida também centrada na convivência com a família e amigos”.

    Os conceitos básicos para orientar o processo de design do novo X60 incluem espaços volumosos, luz natural e fluxo fácil de movimento a bordo, de acordo com o estaleiro. Por isso, a declaração arquitetônica da embarcação, o espaço redistribuído, as várias áreas para relaxamento e o nível de conforto a bordo tornam o X60 o herdeiro do X70, carro-chefe da linha de produtos.

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    Para complementar, a própria Prestige afirma que a arquitetura da lancha de 60 pés (18,30 metros), desenhada pela Garroni Design, é única.

    “Assim como o X70, ela reinventa o espaço a bordo, rompendo Com os códigos estabelecidos com plataformas laterais assimétricas no convés principal”, afirma a empresa em nota. “Nesse modelo, a passagem entre o convés de proa e o posto de comando é feita pelo convés de bombordo. Uma porta lateral para o posto de comando interno também oferece fácil acesso ao exterior. Esta arquitetura permite um real ganho de espaço, tanto no interior como no exterior”.

    Com as mudanças, o cockpit do X60 passou a oferecer 40% mais espaço do que um clássico de 60 pés, de acordo com o fabricante. Ele se abre para um salão espaçoso e o casco conserva a herança de sua irmã mais velha, com linhas sinuosas e curvas energéticas. O baixo centro de gravidade confere ao casco do barco uma estabilidade maior, e, consequentemente, mais conforto a bordo.

    prestige yachts x60prestige yachts x60

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    O designer Camillo Garroni explica: “Nosso desafio foi inventar um novo estilo de lancha, onde, a bordo, pudéssemos nos sentir como se estivéssemos em um loft, como se estivéssemos em uma ilha no mar. O X60 também apresenta um design aberto ao mar e ao ar puro. O cockpit infinito oferece uma vista incrível do oceano, com fácil acesso ao salão através de uma grande porta de vidro deslizante, eletricamente controlada”.

    prestige yachts x60prestige yachts x60

    Erwin Bamps, gerente geral da Prestige Yachts, acrescentou: “Após os recentes lançamentos do X70 e do Prestige 690, a chegada desta nova lancha, de mais de 18 metros, afirma a posição da Prestige no segmento de mercado de grandes barcos a motor. A bordo do X60, viver na água é natural”.

    Quando o assunto é potência, o novo X60 é movido por 2 motores a diesel Cummins QSC 8.3, de 600hp, com V drive ou Zeus pod drive como opções. Ele ainda acomoda o máximo de 7 hóspedes a bordo, divididos em 3 camarotes.

    Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

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      NÁUTICA preparou uma lista do que não pode faltar a bordo antes da partida. Confira

      28/07/2021

      Conheça a sua embarcação. Antes da partida, sempre se certifique de que ela esteja em bom funcionamento, em condições e devidamente equipada para emergências. Evite inconveniências e potenciais riscos usando alguns minutos para verificar se está levando a bordo o seguinte:

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      • Equipamentos mínimos exigidos pelas normas da marinha (Norman 3)

      • Documentação de Registro da Embarcação (TIE)

      • Numeração e nomenclatura de casco visíveis nos locais obrigatórios

      • Coletes salva-vidas – um para cada pessoa a bordo (mesmo que a capacidade seja maior)

      • Boia circular com retinida flutuante e, se for o caso, facho Holmes COM PILHA em bom estado

      • Pirotécnicos regulamentares (na validade)

      • Extintores de incêndio (totalmente carregados e na validade)

      • Supressor de chamas (sempre bom ter um item c0mo este a bordo. Seja uma Colcha antichama ou dispositivo de pó-químico manual)

      • Dispositivo sonoro (apito, buzina)

      • Luzes de navegação em ordem

      • Luz de fundeio em ordem

      • Quadros RIPEAM

      • Rádio VHF Marítimo (fixo) 25w

      • Rádio VHF portátil (HT) 5 ou 6w

      • Âncora principal em ordem e fixada ao casco. Âncora reserva menor.

      • Carta náutica acessível (se for eletrônica, atualizada)

      • Bússola magnética

      • Defensas e crock

      • Cabos longos para amarração (proa/popa) e spring (bordos)

      • Bombas de esgotamento de porão com automático (em ordem)

      • Conjunto de ferramentas para itens básicos de motor, filtros, bombas juntas hidráulicas, conexões elétricas e tomadas de água do casco

      • Peças sobressalentes (fusíveis, velas, rotores de bom de água salgada, correias etc.)

      • Pano de chão

      • Itens de limpeza biodegradáveis e ecológicos

      • Uma bateria sobressalente (totalmente carregada)

      • Óleo de transmissão (rabetas/reversores) extra

      • Óleo de motor extra

      • Óleo para sistema de direção extra

      • Propulsão alternativa (dependendo da embarcação – “get home” em ordem e com fonte de combustível separada

      • Lanterna e Pilhas

      • Kit de primeiros socorros

      • Protetor solar (FPS 30+)

      • Espelho

      • Refletor de radar

      • Bandeira do Brasil

      • Comida e água

      • Roupa extra

      • Toalha

      • Máscara de mergulho

      • Faca grande com face serrilhada

      • Telefone celular

      • Fonte extra de carregamento de celulares

      • Cabos de carregamento

      • Binóculos

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      Verificações e testes de segurança:

      • Rádio marítimo (chamada de voz), fixo e HT

      • Luzes de navegação e de ancoragem

      • Direção de teste (movimento livre do leme/rabetas)

      • Bomba de esgotamento de porão e automáticos

      • Verifique se há excesso de água nos porões

      • Verifique se há vazamentos no sistema de combustível ou mesmo gases (cheiro)

      • Verifique os fluidos do motor e rabetas/reversor

      • Verifique o sistema elétrico, carga de baterias, eletrônicos e itens ligados pelo painel do comando

      • Verifique os medidores (se houver: baterias, fluídos etc.)

      • Verifique a quantidade de combustível (pelo medidor e visual/mecanicamente)

      • Certifique-se de que a âncora está pronta para uso, presa e se houver, guincho funcionando)

      • Verifique funcionamento dos flapes (se houver)

      • Certifique-se de que os passageiros conheçam os procedimentos de emergência e

      • localização dos itens de salvatagem

      • Faça todos colocaram o colete salva-vidas para verificar o encaixe adequado

      • Verifique a previsão do tempo com ais de uma fonte

      • Registre um plano de navegação e siga-o, dando seu aviso de saída e chegada.

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        Barco do Guarujá vence regata desta terça-feira na Semana de Vela de Ilhabela

        Por: Redação -

        Em um dia de tempo bom, mas pouco vento, os veleiros tiveram que aguardar cerca de duas horas para darem a largada para a segunda regata da 48ª Semana de Vela de Ilhabela, maior evento de Vela de Oceano da América do sul, com sede no Yacht Club de Ilhabela. São 81 barcos na disputa.

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        Com cerca de sete nós e ventos que melhoraram chegando aos 10/12 nós, o barco do Pier 27, do Guarujá, Bravo, desbancou os favoritos e venceu no tempo corrigido chegando 34s a frente do capixaba, do Iate Clube do Espírito Santo, +Bravíssimo. Phytoervas-4Z terminou em terceiro, dois segundos atrás. O Fita Azul, ou seja, que cruzou a linha de chegada em primeiro, foi o Phoenix, mas no tempo corrigido ficou na sétima colocação.

        Jorge Berdasco, comandante do veleiro Bravo, se surpreendeu com o resultado: “Foi maravilhoso. Andamos bem, vento pro nosso barco, muito feliz, não era esperado. Acho que pegamos 12 nós no máximo, mar liso, pra gente é muito favorável, conseguimos ganhar no geral, o que é muito bom pra gente”, disse Berdasco.

        Luciano Secchin ainda não sabia o resultado final, mas o feeling dele estava correto quanto ao bom desempenho do +Bravíssimo: “Vento não firmava, saímos com vento noroeste que não firma, depois sul, esse negócio da frente fria querer entrar, conseguimos firmar com um Leste e fizemos uma regata boa. Não foi genial, mas parece que foi bom, pelo feeling o resultado foi bom sim”, disse o comandante que traz sua equipe pela quarta vez seguida.

        Com o resultado, após duas regatas realizadas, o +Bravíssimo empatou na liderança com o barco de Ilhabela, o Xamã, que nesta terça-feira ficou com o quinto lugar. Os dois estão com seis pontos perdidos, apenas dois a frente do barco santista Rudá, do Clube Internacional de Regatas.

        Eduardo Souza Ramos, do Phoenix, barco mais moderno do país, um Botin 44, destacou a evolução na competição que marca a estreia do veleiro: “Foi muito bem, regata foi boa, tivemos uma boa largada, vento foi apertando um pouco o que dá vantagem pros barcos que vem mais atrás. Foi ótima regata e bom divertimento. Lentamente estamos nos adaptando, leva tempo e vamos lá”.

        Depois dos primeiros dias de sol, a 48ª Semana de Vela de Ilhabela promete desafios maiores nesta quarta-feira com a entrada de uma frente fria que chega já na noite desta terça-feira para Ilhabela.

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        “Prova de resistência, vamos velejar em segurança para terminar a regata, é sobrevivência, não tem muito o que fazer, nosso barco é o menor da classe então visamos segurança da tripulação e do equipamento”, disse Berdasco. Eduardo Souza Ramos, seguiu: “Amanhã será água na cabeça, mas vamos lá”.

        Secchin aponta os preparativos: “Precisamos comer o que está no prato, se tiver segurança suficiente para fazer a regata. Pessoal da Comissão de Regata é super experiente, se tiver regata não temos que ficar escolhendo. Para esse tipo de condição nós mudamos a regulagem do barco, tensiona mais o estaimento dos cabos de aço que sustentam o mastro, mudamos as velas para vento forte, roupa de frio”.

        Barco quase centenário com 95 pés e 90 toneladas segue na disputa pelo título nos Clássicos

        Nos Clássicos, o Kameha Meha segue na liderança com duas vitórias nas duas regatas e o Atrevida, barco de 1923 e de Ilhabela, vem em segundo lugar. Átila Bohm destaca as dificuldades em navegar no veleiro de 95 pés e 90 toneladas: “Barco muito diferente dos outros. Quando a gente quer que ele não ande, ele anda muito e do contrário ele não anda (risos). Ele desloca a 90 toneladas, é um barco diferente da maioria da flotilha que tem 15 toneladas no máximo. Sempre é difícil, principalmente nas largadas, mas hoje foi bem interessante, o Cuca Sodré posicionou bem a regata, teve a sorte de pegar uma regata boa do lado esquerdo, fomos rápido”.

        Na classe BRA-RGS, a liderança está com o Aloha, que venceu no domingo e, agora, ficou em sexto. O Bravo, vencedor nesta terça, está em segundo apena um ponto perdido atrás e está empatado com o Zeus. A disputa promete nos próximos dias com o Iguinho da Mamãe em quarto com apenas dez pontos perdidos e o +Bakkanna em quinto com 12. 14 barcos estão na disputa na classe.

        No Mini Transat, o Jacaré pulou para a liderança com a vitória ultrapassando o Bloody Bones. O Daddy-O é o terceiro colocado. No Bico de Proa, o Super Bakann, do Ubatuba Iate Clube, venceu a regata e pulou para a ponta deixando o BL3 Mangalo em segundo e o Susso em terceiro. São 17 barcos na disputa. Nos Multicascos o Maré XX venceu a segunda regata seguida e lidera com o Reforça D4 em segundo e o Stress em terceiro.

        Confira os resultados finais e o geral no site do evento.

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          Projeto Limpeza dos Mares ancora em Bombinhas no próximo sábado

          Por: Redação -

          A próxima edição do projeto Limpeza dos Mares chega a Bombinhas (SC) neste sábado (31), consolidando uma iniciativa de sucesso que inspirou até mesmo balneários da Itália – fruto das parcerias internacionais da Associação Náutica Brasileira (ACATMAR). Será a 25ª etapa, que infelizmente superará a marca de 106,2 toneladas retiradas do fundo do mar, praias e costões em toda a história do projeto.

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          Desta vez, a ação será na praia do Canto Grande, nas proximidades do trapiche da cidade. “Sempre que retornamos ao local, como em outras edições, constatamos uma diminuição na quantidade de resíduos recolhidos. Consideramos um dos resultados de nossa iniciativa, que é despertar nas comunidades a importância da preservação dos nossos mares”, afirma Michele Castilho, diretora da ACATMAR.

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          O projeto inclui dezenas de voluntários, entre mergulhadores, empresas e membros da comunidade, entre outros. “É uma satisfação darmos apoio à ideia, que corrobora exatamente com os valores de nossa empresa”, conta Gustavo Custódio, gerente nacional de marketing do Fort Atacadista, patrocinador do Limpeza dos Mares.

          Esta etapa irá cumprir as restrições impostas pelas autoridades com relação à pandemia, cumprindo os protocolos exigidos, e a quantidade permitida nas embarcações.

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            Sessa Marine confirma presença na próxima edição do São Paulo Boat Show

            A Intech Boating, que fabrica as lanchas italianas Sessa Marine no Brasil, confirmou presença na próxima edição do São Paulo Boat Show, que foi lançada no último dia 8, durante coquetel na capital paulista. O maior salão náutico da América Latina acontecerá de 4 a 9 de novembro, no São Paulo Expo, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor.

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            Marcelo Galvão Bueno, da Regatta Yachts e Sessa Marine, mostrou-se muito contente com a volta do São Paulo Boat Show ao seu formato tradicional. “Dentro do pavilhão eu acho que dá para ter uma concepção mais ampla, dá para levar barcos maiores, e no ano passado foi um pouco restrito. O lado bom é que o mercado está aquecido, e a expectativa é muito boa. Eu acho que será um sucesso!”, afirmou.

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            Marcelo adiantou que, como é de costume, a marca apresentará novidades no salão náutico paulista, mas não confirmou quais serão elas. “A gente já vem, todo ano, colocando alguma coisa nova em nossos barcos, e a ideia para esse ano é, realmente, trazer um modelo novo”, finalizou.

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              Por: Redação -

              Uma nova experiência turística está disponível no Principado de Mônaco, país situado no coração da Europa: a observação de baleias e golfinhos. O visitante tem a oportunidade de encontrar os mamíferos mais poderosos do mar e, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação da vida marinha da região durante o passeio Whale Watching Monaco.

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              Acompanhados por profissionais certificados, o viajante embarca em uma aventura em alto-mar, descobrindo as espécies de baleias e golfinhos que habitam o santuário de Pelagos, área protegida na costa da Riviera Francesa, no Mediterrâneo. A região é regularmente frequentada por um grande número de mamíferos marinhos ao longo do ano, principalmente no verão.

              O passeio é realizado em dois barcos, um com capacidade para 10 pessoas e outro para 12 — sempre com saída do Port Hercule. A excursão pode ser feita das 8h30 às 13h ou das 13h30 às 18h. Também existe a opção de realizar essa excursão com a duração de um dia inteiro, das 08h às 18h.

              monaco whale watching

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              Durante o passeio, a tripulação compartilha curiosidades sobre a vida marinha em águas monegascas. É possível reservar uma das embarcações para a observação em passeios privados.

              Desenvolvido em estreita colaboração com a Fundação Príncipe Albert II, de Mônaco, a nova atividade turística permite ao viajante atuar em favor de um mundo mais sustentável e responsável. Assim, 5% do valor de cada excursão vendida é revertido para a proteção do santuário de Pelagos.

              Veja mais detalhes no vídeo abaixo:

              Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

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                Dupla olímpica da classe Nacra 17 disputa primeiras regatas dos Jogos de Tóquio

                Por: Redação -

                A dupla olímpica da classe Nacra 17, Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino, disputaram na madrugada desta quarta-feira (28), as primeiras três regatas da classe Nacra 17 nos Jogos de Tóquio. Os brasileiros largaram a disputa olímpica na 11º colocação.

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                As disputas ocorreram na raia de Kamakura, onde o vento variou entre 12 a 16 nós. Na primeira regata, Samuca e Gabi fizeram o 10º lugar. A segunda disputa teve como resultado um 14º que entrou como descarte. Já na terceira e última disputa do dia os brasileiros tiveram seu melhor desempenho, conseguindo ficar em 3º lugar por boa parte do percurso, finalizando em 9º.

                O time italiano Ruggero Tita e Caterina Banti largou na liderança, seguidos pelos alemães Paul Kohlhoff e Alica Stuhlemmer e ,em terceiro, estão os australianos Jason Waterhouse e Lisa Darmanin.

                Nesta quinta-feira (29), as regatas da classe Nacra ocorrem na raia de Sagami a partir das 0h05min (horário do Brasil). Ao todo serão realizadas 12 regatas de onde sairão os dez melhores para a disputa da final, a medal race (regata da medalha).

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                A Nacra 17 em Tóquio 2020

                As tripulações da classe Nacra 17 são mistas (um homem e uma mulher). Timoneiro e proeira têm por objetivo trabalhar em sincronia com total e equilíbrio sobre as ondas em um barco de alta performance, muito rápido, que pode alcançar 50km/h. São 20 os países na disputa olímpica: além do Brasil, Argentina, Austrália, Áustria, China, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grã Bretanha, Alemanha, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Porto Rico, Suécia, Tunísia, Uruguai e Estados Unidos.

                Calendário de Regatas da Classe Nacra 17 (horário do Brasil)

                QUI, 29/07 – RAIA DE SAGAMI
                Regatas 4, 5 e 6, a partir das 0h05

                SEX, 30/07 – DIA RESERVA

                SAB, 31/07 – RAIA DE ZUSHI
                Regatas 7, 8 E 9 a partir das 0H05

                DOM, 01/08 – RAIA DE ENOSHIMA
                Regatas 10, 11 E 12 – a partir das 0h05

                SEG, 02/08 – DIA RESERVA

                TER, 03/08 – MEDAL RACE (Final)
                3H33

                O calendário completo da vela nos Jogos está aqui e os resultados parciais da classe Nacra 17 aqui.

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                  Conheça a história dos associados do Veleiros do Sul que realizaram o sonho de morar em veleiro

                  Por: Redação -
                  27/07/2021

                  O sonho de viver a bordo se tornou realidade para o casal Ana Mähler e Vitor Pereira. No dia 5 de abril deste ano, os associados do Veleiros do Sul, clube de Porto Alegre (RS), deram início a uma nova jornada com a pretensão de rodar o mundo.

                  A bordo do veleiro Papillon, um Jeanneau, Ana e Vitor, na companhia das shih-tzu Linda e Star, saíram do VDS, inicialmente, rumo ao Recife, passando por Rio Grande, Florianópolis, Porto Belo, Itajaí, São Francisco, e subindo a costa brasileira.

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                  No início, o planejamento era “depois de Recife, cruzar para Portugal devido à nossa vontade de ficar pelo Mediterrâneo”, afirmou Vitor. Por causa da pandemia e das dificuldades de transitar entre os países. porém, o casal ficou de avaliar a situação. “Outra opção, melhor em questão de rota, é ir para o Caribe, e de lá subir de Saint Martin a Portugal”, completou com relação ao percurso.

                  O casal, que planejava os detalhes da partida rumo à vida a bordo há um ano, hoje, vivem a mais esperada aventura de suas vidas. O sonho de morar a bordo se tornou realidade!

                  De Porto Alegre a Rio Grande, Florianópolis e Itajaí, foram muitas as experiências e os desafios vividos pelo casal nestes primeiros meses de mudança. Confira o relato de Ana e Vitor, e viva um pouco do início desta jornada de volta ao mundo com eles:

                  Zarpamos no dia 8 de abril do Veleiros do Sul rumo a Rio Grande, com muitas expectativas sobre como seria o resto de nossas vidas. Ainda na véspera da partida, um amigo disparou: “Olha, a Ana tem certeza do que irá enfrentar?! Acho que espero vocês lá em Floripa, com uma petição de divórcio”… Já que a passagem do temido e repleto de folclore litoral gaúcho para esposa e dois dogs seria um grande desafio.

                  Ledo engano, descemos a Lagoa com vento NE médio de 23 nós, só no pano e com o barco muito bem equilibrado. Fomos recebidos com uma gentil fiscalização da Marinha do Brasil para documentos, salvatagem e informações sobre nosso roteiro. Atracamos no Museu Oceanográfico, uma vez que o trapiche de fora do RGYC estava lotado, com outros veleiros aguardando a frente S que nos levaria a SC.

                  Então, no dia 12 de abril, perto das 7 horas da manhã, partimos rumo ao nosso próximo destino. A descida até os Molhes de Rio Grande leva umas 2 horas e são horas de expectativa, então perguntas como “como será que está a ondulação? O vento será o mesmo da previsão?” e tantas outras sobre o barco e o tempo do percurso são comuns.

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                  Saímos da Barra com razoável ondulação, já que com Frente S era de se esperar. Seguimos tranquilos, organizados e preparados para o trecho. Aproximadamente 26 horas após o zarpe, nosso motor desligou no través de Tramandaí. Sem sinal de telefone, internet, sem vento e com ondas de 2,5 metros, ficamos um tempo à deriva. Subimos as velas mesmo sem vento e conferimos o equipamento na busca de uma solução.

                  Nesse momento, toda a tripulação se manteve serena, equilibrada e com movimentação proativa. A união de todos, cada um a seu modo, foi mágica e trouxe toda energia positiva que era necessária para aquele instante.

                  Conseguimos religar o motor em baixa rotação, o que nos ajudou a equilibrar o barco, manter um deslocamento e aguardar o vento, que algumas horas depois encheu as nossas velas e nos levou até Laguna com segurança.

                  Conseguimos manter média de 4 nós a 1 300 rpm e decidimos entrar pela Barra Sul de Florianópolis rumo ao Veleiros da Ilha, onde teríamos mais condições de fazer o reparo necessário. A entrada da Barra foi mais um desafio, pois só com o motor e em baixa rotação tivemos que vencer algumas ondas grandes que se formam ali naquelas condições com um grande swell.

                  A chegada foi fantástica, emoções à flor da pele, uma gratidão imensa e o sentido de missão cumprida. O veleiro nos leva a lugares distantes, une pessoas, nos entrega grandes emoções e aprendizados para a vida. Um traslado desses nos modifica de dentro para fora e sem dúvida nenhuma nos faz pessoas melhores.

                  Nos despedir dos nossos dois tripulantes e amigos Carlos Sombra e Marcus Silva foi difícil, pois formamos uma família que não se deseja separar, porém faz parte da vida e, então, depois de reparado o problema (Entupimento do Pescador do Tanque de Diesel) demos adeus também ao ICSC, que nos recebeu muito bem e seguimos em frente, dando a volta na Ilha rumo Jurerê, Tinguá, Magalhães, Porto Belo e, finalmente, Marina Itajaí, onde aproveitamos para fazer ajustes, descansar um pouco nessa vida de marina, que não é nada mal.

                  Estamos todos bem, felizes, convictos de nossas decisões e com olhos no futuro para novos lugares a serem explorados, vividos e sentidos como a vida tem que ser.

                  Deixamos Itajaí por bombordo… O que dizer de uma cidade que se modernizou para receber a Volvo Ocean Race? Foi difícil deixá-la para trás. Um belo calçadão, bons restaurantes, uma marina excelente, fora as amizades que ali fizemos.

                  Tínhamos uma previsão de parada para ajustes em nosso veleiro, afinal tudo que fizemos e instalamos precisava ser testado e, certamente, ajustes seriam necessários, porém, Itajaí foi algo a mais que uma simples parada técnica, pois a marina é um condomínio com várias famílias morando a bordo.

                  A vida de marina tem lá seus encantos, ainda mais em uma cidade charmosa e com tantos recursos, porém a vida que escolhemos é para seguir adiante e, então, foi o que fizemos em 12 de junho.

                  Saímos bem cedinho e fizemos um traslado tranquilo para São Francisco do Sul, cidade histórica com sua primeira presença em 1504 por uma frota Francesa que ali esteve.

                  Ficamos em uma poita no centro da cidade, visual incrível, quase como uma paisagem européia, pois o conjunto é tombado pelo IPHAN e está em bom estado.

                  São Francisco tem muito charme e muita história, além de uma modernidade jovem que desponta por alguns restaurantes e cafés em estilo contemporâneo. Em época de pandemia, tivemos a decepção de não poder visitar o Museu do Mar e todo aquele acervo incrível de barcos que por lá está atrás dos frios portões.

                  Após explorarmos os cantos e recantos de SFS, decidimos entrar mais pela Baía de Babitonga e atracamos em Joinville, fantásticas instalações onde fomos recebidos com muito carinho e atenção. Encontrar um clube ou uma boa marina durante um percurso longo é sempre reconfortante, pois são lugares que podemos repor água potável, combustível, fazer supermercado, etc…

                  Pouca gente sabe que Joinville é próximo ao mar, deve se cuidar a tábua de marés, que tem um enorme potencial para barcos de esporte e lazer, além de ter um Iate Clube alinhado com suas demandas. Sem dúvida, um belo lugar a ser visitado por nós velejadores do sul do país.

                  Após recuperarmos as energias, foi chegada a hora de zarpar mais uma vez, e estamos descobrindo que essa acaba sendo a parte chata da viagem. Deixar amigos que fizemos em cada porto não é tarefa simples e ainda estamos aprendendo a lidar com esse sentimento.

                  Novo zarpe, dessa vez com destino à Baía de Paranaguá… Confesso que iria passar reto por aqui, mas um amigo que gosto muito insistiu que deveríamos fazer essa parada, então, ajustamos o rumo e adentramos o Canal da Galheta em meio a grandes navios, com direito a correnteza forte e uma beleza rara de se ver.

                  Atracamos no Iate Clube de Paranaguá (ICP), um lugar bem diferente do que estamos acostumados pois aqui, a maré já chega a 2 metros e a correnteza a 3 nós. Deve-se ter alguns truques para colocar os barcos nas vagas, que por si só também são diferentes de tudo que vimos até agora.

                  Ah, Paranaguá! O VDS tem um belo convênio com o ICP, que nos dá 15 dias de cortesia com água e energia. Nossa pretensão era de fazer um pit stop de dois ou três dias para depois seguir para Santos, em São Paulo, mas… O que era para ser dois dias já está em 23 e contando…

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                    Robert Scheidt já está na zona de medalhas na Olimpíada de Tóquio. Após três regatas disputadas na madrugada desta terça-feira (27), na raia de Enoshima, o velejador brasileiro subiu de 8° para o 3° lugar na classificação geral da classe Laser. O bicampeão olímpico conseguiu um 3°, um 17° (já descartado) e um 5° lugares, resultados que garantem mais um salto na tabela, após terminar o primeiro dia em 11° lugar.

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                    Com ventos de 17 nós, Scheidt largou bem, chegou a primeira marca em 7° e faz valer sua reconhecida velocidade no popa para ganhar posições até chegar em 3°. Na segunda prova do dia, as rajadas perderam força e oscilaram, entre 14 e chegando a oito nós. Robert enfrentou dificuldade na primeira perna, no contravento, e iniciou em 16°. Chegou a cair para 18°, recuperou para 14° e acabou cruzando a linha de chegada em 17°.

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                    A terceira regata desta terça-feira parecia repetir os problemas na prova anterior. Scheidt largou em 15° e iniciou uma recuperação barco a barco. Chegou a segunda marca em 7°, depois em 6° para, em seguida, conseguir mais uma ultrapassagem até cruzar a linha de chegada em 5° lugar. A disputa contou com ventos mais constantes, na casa dos 12 nós.

                    Com o desempenho desta terça-feira, Scheidt está em 3° lugar na competição da classe Laser, com 33 pontos perdidos, já contando o descarte do pior resultado (17° na quinta regata). Robert está seis pontos atrás do segundo colocado, o australiano Matt Wearn, com 27 pontos perdidos, e a 15 pontos do líder, o cipriota Pavlos Kontides, com 18pp.

                    Faltam agora quatro regatas para o fim da fase de classificação da classe Laser. Os velejadores terão folga nesta quarta-feira (28). Apenas os dez melhores colocados avançam para a Medal Race, que tem pontuação dobrada, marcada para domingo, dia 1º de agosto.

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                      A bordo de jet Sea-Doo, fotógrafo realiza sonho de fotografar a onça pintada no Pantanal

                      Por: Redação -

                      A bordo de seu Sea-Doo, o fotógrafo de natureza Ricardo Martins embarcou em uma jornada de tirar o fôlego e ficou cara a cara com o animal mais icônico do Pantanal. O contato recorrente desde a infância com o Pantanal despertou em Ricardo Martins um enorme desejo: fotografar a onça pintada, o maior felino das Américas e uma das espécies mais emblemáticas da fauna brasileira. O poder do animal permeou os sonhos do menino que cresceu, se tornou fotógrafo profissional e embarcou literalmente rumo à realização do sonho de criança.

                      Para viver a aventura pantaneira, e conseguir registrar as mais incríveis imagens do local, foi necessário muita pesquisa e preparação. Mas o maior desafio estava em encontrar uma maneira de se mover de forma ágil pela região, além de poder se aproximar ao máximo de seu objeto de desejo. Martins já sabia que a busca precisaria ser pelos rios, ao longo das margens, para evitar ataques dos animais e manter a segurança.

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                      “Precisava de um veículo de baixo calado, bastante ágil e confiável, que pudesse me levar sozinho e em segurança para ficar cara a cara com a onça pintada”, relata o fotógrafo. “Encontrei exatamente o que precisava no jet Sea-Doo, a embarcação perfeita para viver uma experiência única”.

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                      Toda a aventura de Ricardo Martins no Pantanal está registrada em um vídeo inédito, que mostra detalhes dos dias que passou na região em busca da foto perfeita da onça pintada. Mas até conseguir realizar seu sonho, ele pôde reunir os melhores cliques da fauna e da paisagem local. Mesmo as situações de tensão inerentes ao desafio a que se propôs, a troca de experiências com ribeirinhos o fez seguir e não desistir: “Fantástico ouvir as pessoas dali e perceber o quanto elas agregaram ao resultado final do trabalho. Toda carga de sentimento com essas trocas está refletida nas imagens que consegui captar. Fotografia pura, sentimento puro… Pantanal”.

                      Após alguns dias navegando na região a bordo de seu Sea-Doo, Ricardo Martins visualizou a onça pintada: “Nunca vou esquecer a primeira vez que ela cruzou meus olhos, quando vi os olhos dela dentro dos meus. Sonhei com esse momento e pude ver aqueles olhos amarelos me encarando. A foto ficou simplesmente incrível”.

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                        Regata do Amanhã promove o aprendizado através da Vela de Oceano para garotada

                        Por: Redação -

                        A segunda-feira foi dia de folga de regatas na 48ª Semana de Vela de Ilhabela, mas a organização do evento promoveu a Regata do Amanhã com a presença de 35 crianças e adolescentes de quatro projetos sociais de Ilhabela, São Sebastião, Praia Grande e Paraty (RJ). O evento tem o apoio da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO.

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                        A garotada foi distribuída em onze veleiros na regata realizada pelo canal de São Sebastião e aproveitou para aprender principalmente a trabalhar em equipe, algo que a Vela de Oceano proporciona com barcos que chegam até doze tripulantes.

                        “É o primeiro contato deles com esse mundo oceânico, mas no geral é tudo para eles isso aí. Na nossa escola de vela, temos apenas os monotipos, e eles poderem velejar nesses barcos grandes, iniciando é de extremamente importante. Eles acordaram cedo, ficaram ansiosos para poderem velejar,” revelou Samuel Solano, instrutor náutico da Escola de Vela de Ilhabela Lars Grael desde 2011. Ele que trouxe 19 crianças para a experiência: “Vela em si traz muitos benefícios, parte de sociabilidade, estar em um veleiro grande, você tem que saber trabalhar em equipe , tem toda uma hierarquia a seguir, tem um comandante que passa todos os conhecimentos, é importante a vela oceânica”.

                        A escola, que hoje tem 150 crianças e adolescentes, não só desenvolve cidadão, mas prepara os destaques para a competição, caso de Alex Kuhl, o Alemão, que conquistou no começo do mês o título Mundial da classe de iniciação no esporte, a Optmist, realizada na Itália, feito inédito para o esporte no Brasil: “A Prefeitura de Ilhabela leva muito à sério a parte de competição também, tanto é que Alex está desde os 10 anos na Escola e hoje está na flotilha”, disse. “Alex virou uma referência para os demais meninos, ele é fruto desse trabalho social e investimento da Prefeitura”.

                        Outro projeto participante foi a Escola de Vela de São Sebastião que nasceu há mais de vinte e cinco anos: “Alguns alunos já tiveram oportunidade de fazerem trabalhos em um veleiro em atividades complementares. Essa experiência na Regata do Amanhã foi extremamente importante pelo aspecto coletivo de entender a dinâmica de equipe com um de auxílio ao outro e questão de saberem lidar com diferença de comportamento, não tem um igual ao outro e aí eles vão saber lidar com a diferença de opiniões e isso agrega muito, principalmente em uma fase da vida onde eles começam a entender a diferença de opiniões. Foi muito bacana”, relatou Rafael Mendes.

                        Alex Sandro, Piu Piu, timoneiro do barco Bravo, deixou sua função para duas meninas dos projetos Navega São Paulo, de Praia Grande, e do projeto de Ilhabela: “Foi uma honra ter a molecada no barco Bravo, essa interação é muito importante para o desenvolvimento da vela nacional e movimentar os barcos trazendo os garotos de projetos sociais e de clubes, de outras classes de monotipos. Isso agrega bastante o desenvolvimento da Vela”.

                        “As meninas que foram a bordo foram as timoneiras, fiquei só no comando, orientando, mas quem mandou hoje foram as mulheres. Elas se saíram muito bem, dominaram… acho que perdi minha função de timoneiro (risos). Dá um senso de coletividade, elas chegaram à conclusão que todas as manobras era preciso informar e que o trabalho em equipe é de extrema importância no desenvolvimento mental e da vela da garotada”.

                        Alex passou por todo o processo que esses meninos e meninas estão iniciando. Ele é oriundo do projeto Grael, em Niterói (RJ), e além de fazer parte do Bravo, tem sua empresa de turismo náutico e hoje vive do esporte. Pela experiência de vida, ele dá um conselho para a criançada: “Manter o foco, não perca o  objetivo.  É difícil se manter na vela ainda mais vindo de projeto social, mas isso está mudando aos poucos e dou muita força para isso. Jorge (Berdasco, comandante) sempre disponibiliza o barco para eu correr com a molecada do Projeto Grael e outros projetos e esse desenvolvimento é muito importante para termos também mais barcos na raia e também viver da vela”.

                        ABVO promove Mini Curso de Regulagem de Mastros durante a Semana de Vela

                        Nesta segunda-feira pela manhã, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano realizou um mini curso de Regulagem de Mastros no veleiro Beleza Pura, ministrado pelo sul-africano radicado no Brasil, Kenn Venn, um dos promotores da tradicional regata Cape to Rio, e Mário Martinez, comodoro da ABVO e comandante do Rudá. O curso foi destinado a velejadores de barcos das classes RGS, Bico de Proa e demais veleiros.

                        “É uma obrigação da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano não só administrar rating, mas promover cursos. Era uma antiga solicitação dos velejadores que queriam dicas de regular mastros. Teremos ainda outras de regulagem de vela, táticas de regata e muito mais que iremos promovendo ao longo do ano”, disse Mario Martinez.

                        As regatas válidas pela 48ª Semana de Vela de Ilhabela serão retomadas nesta terça-feira, a partir do meio-dia e seguem até o sábado, dia 31.

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                          Unindo esportividade e elegância, nova lancha de 68 pés da Riva tem estreia na Itália

                          Por: Redação -

                          O Grupo Ferretti, da Itália, anunciou o lançamento do novo Riva 68 Diable da Riva. Esportivo mas elegante, o modelo foi para a água pela primeira vez no Lago Iseo. Construído no estaleiro Sarnico, de Riva, está programado para fazer sua estreia no Cannes Yachting Festival, em setembro.

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                          “Riva 68 Diable é a tentação irresistível à qual todos os proprietários e fãs de Riva mal podem esperar. Parece um design do futuro, mas também é uma viagem fantástica através do estilo característico da Riva e detalhes sofisticados”, disse o CEO do Grupo Ferretti, Alberto Galassi.

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                          “Uma mistura incomparável de inovação e habilidade manual, oferece desempenho excepcional e conforto incomparável. Eu entendo o entusiasmo gerado em torno deste barco incrível e isso me dá imenso prazer”, continuou.

                          Uma das características de destaque do Riva 68 Diable é a inovadora capota rígida embutida, com um design limpo e linear que esconde os elementos técnicos e tecnológicos. Também protege as áreas centrais do barco, incluindo a área de refeições e o posto de comando no convés principal. O resultado é uma cobertura total e conforto, sem sacrificar a diversão e a esportividade de um modelo aberto com velocidade máxima estimada pelo fabricante em 40 nós.

                          Outra característica funcional do design é o teto solar que pode ser aberto em duas direções (para frente e para trás). Existem três acomodações para seis convidados no convés inferior, dispostas em torno de um espaço aberto contendo uma cozinha e uma sala de jantar para versatilidade e conveniência. A suíte máster fica à meia-nau, com o camarote duplo com camas de solteiro a bombordo e o VIP à frente.

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                            Barco de Ilhabela conquista título na Regata de Alcatrazes na abertura da 48ª Semana de Vela

                            Por: Redação -
                            26/07/2021

                            Começou, neste domingo (25), no litoral norte de São Paulo, a 48ª Semana de Vela de Ilhabela, o mais importante evento de Vela de Oceano do Brasil e da América do Sul, que não aconteceu presencialmente em 2020 devido à pandemia. Ao todo, 81 barcos de todo o país disputam a competição com sede no Yacht Club de Ilhabela.

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                            Foram mais de sete horas no mar para a maioria dos barcos na regata mais importante da competição, a Regata de Alcatrazes por Boreste, em homenagem à Marinha do Brasil, com extensão de cerca de 55 milhas náuticas. O veleiro de Ilhabela, Xamã, foi o campeão no tempo corrigido cruzando a linha de chegada às 20h01min. “Foi muito legal, as condições estavam super boas, tirando uma paradinha na saída do canal de São Sebastião. A volta foi com vento forte. A estratégia foi sempre aquela mesma: tentar com o vento leste sair por cima em direção à Toque-Toque 60 graus, foi o que fizemos. Foi bom o desempenho, mar muito liso, muito bonito, Alcatrazes estava lindo”, disse o comandante Sérgio Klepacz.

                            O segundo lugar ficou para o Rudá, de Santos, que manteve a boa regularidade diante da prova de resistência e teve um problema após cruzar a linha de chegada, a quebra de vela mestra. “Foi uma regata bem legal, vento fraco, vento forte, frio, foi bem disputada em todas as condições de vento. Foram cerca de sete horas no mar, prova de resistência, mas o barco foi bem, se comportou bem. Por incrível que pareça, cruzamos a linha de chegada e quebrou a vela mestra, ficamos sem, mas amanhã consertamos e seguimos em frente”, declarou Mário Martinez, comandante do barco sediado no Clube Internacional de Regatas e também Comodoro da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO. Completou o pódio outro barco santista, o Asbar IV, de Jonas Penteado.

                            Barco mais moderno do país, o Phoenix fez sua estreia como Fita Azul. O veleiro cruzou a linha de chegada em primeiro lugar com 6h54min40s, mas acabou perdendo no tempo corrigido. Problemas na largada e pouco depois atrapalharam o desempenho do barco modelo Botin 44, de 44 pés, todo em fibra de carbono, liderado por Eduardo Souza Ramos, onze vezes campeão da Semana de Vela. “Barco é uma delícia, absolutamente dentro do esperado, superrápido, super gostoso, tranquilo de leme. Resultado foi ruim, mas só por erros nossos, principalmente, na linha de partida, mas a velejada foi um espetáculo”, apontou Ramos que destacou o comportamento no vento contra e a favor: “Perfeitamente bem, na volta tinha vento forte, trecho com 22 nós”.

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                            O veleiro King chegou a estar na frente durante a disputa, principalmente no trecho de ida até Alcatrazes, e o comandante Fábio Faccio comentou sobre a disputa: “Regata longa, largamos muito bem, ficamos em primeiro no canal inteiro até a saída da ponta da sela, quando o Phoenix nos alcançou e passou e fomos disputando com o Rudá, com o 4Z, Xamã, Itajaí, teve uma troca grande de posições. Dia de sol, vento forte na parte da noite. Regata muito gostosa, bom estar de volta em Ilhabela”.

                            A Regata de Alcatrazes marcou a estreia dos ToTs customizados para cada tipo de regata na classe ORC. O TOT adequado é utilizado para cada tipo de regata com determinado ângulo de vento para o resultado final da regata, dando assim o resultado preciso de acordo com a medição de cada veleiro.

                            Nas classes Bico de Proa e Clássicos, a regata foi até a ilha do Toque-Toque por Boreste. Entre os veleiros Clássicos, o Atrevida, barco quase centenário, de 1923 e acima dos 90 pés, do Yacht Club de Ilhabela, foi o vencedor, deixando o Kameha Meha em segundo lugar e o Morgazek, em terceiro. Na Bico de Proa, a vitória ficou com o BL3 Mangalo, seguido pelo Super Bakanna e o Blu 1. Na BRA-RGS, o troféu ficou com o Aloha, seguido pelo Silvertip e o Iguinho da Mamãe. Na Mini 6.5, o vencedor foi o Bloody Bones, na frente do Jacaré, e o Xavante fechando o pódio. Nos Multicascos, o Maré XX foi o vencedor seguido pelo Reforça D2 e o Stress não completou.

                            As regatas válidas pela 48ª Semana de Vela de Ilhabela serão retomadas nesta terça-feira, a partir do meio-dia. Nesta segunda-feira é realizada a Regata do Amanhã para jovens e crianças de Escolas de Vela de Ilhabela, São Sebastião, Paraty (RJ) e Praia Grande (SP).

                            Clique aqui para conferir mais resultados e detalhes sobre a programação do evento.

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                              A paulista Intermarine é uma das empresas confirmadas na 24ª edição do São Paulo Boat Show, que foi lançada no último dia 8, na capital paulista. O maior salão náutico da América Latina acontecerá de 4 a 9 de novembro, no São Paulo Expo, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor.

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                              A empresa vai com uma grande expectativa para a próxima edição do salão náutico paulista, apostando que essa será uma das melhores e mais produtivas edições dos últimos anos, que acontece em um momento em que a sociedade está retomando gradativamente as atividades normais, com toda a movimentação causada pela pandemia de Covid-19 e o avanço da vacinação da população.

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                              “Eu costumo dizer que o Boat Show é um evento insubstituível. Ele é muito importante e é o grande evento do mercado! Onde quer que ele esteja, ele faz a diferença. Eu acho que, esse ano, toda a condição aponta para termos uma expectativa alta porque a gente está numa fase final de toda essa situação tão difícil que a gente viveu, as pessoas estão com uma pulsão contida muito represada, e acho que elas vão entender esse Boat Show como o primeiro grande evento pós-pandemia”, disse Rafael Paião à repórter Dani Marcondes, durante o coquetel de lançamento.

                              O representante de marketing do estaleiro fez suspense com relação ao que a empresa irá exibir durante o salão náutico paulista, mas adiantou que terá novidade Intermarine por lá!

                              Assista à entrevista que Rafael Paião deu à repórter Dani Marcondes durante o coquetel de abertura do evento:

                               

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                                Homem tenta navegar em “bolha flutuante” da Flórida até Nova Iorque

                                Por: Redação -

                                Um homem tentou navegar do condado de St. Augustine, na Flórida, até Nova Iorque em uma “bolha flutuante”, no sábado (24), mas a embarcação foi arrastada para o mesmo estado. A engenhoca de forma cilíndrica acabou parando na costa do Condado de Flagler, também na Flórida, segundo a guarda local, que foi acionada por moradores.

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                                “Nesta manhã, nós respondemos a um chamado sobre uma embarcação que foi levada à costa da área de Hammock. Obrigado aos cidadãos preocupados que relataram isso. Temos o prazer de anunciar que o ocupante da embarcação está seguro e sem ferimentos!”, disse o Departamento do Xerife do condado de Flagler.

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                                O homem que tentou navegar até Nova Iorque é o corredor Reza Baluchi e não é a primeira vez que ele tenta cruzar as águas do Atlântico em uma embarcação flutuante. Em 2014, a Guarda Costeira dos EUA o resgatou enquanto ele tentava chegar à ilha Bermudas. Ele afirma que faz isso para tentar arrecadar dinheiro para caridade.

                                Em seu perfil no Twitter, ele se descreve como um “corredor de maratona, atleta radical, tomador de risco, inventor e filantropo” e que “nasceu para correr ao redor do mundo” em sua “bolha promovendo a paz”. “Meu objetivo é não só arrecadar dinheiro para moradores de rua, mas também arrecadar dinheiro para a Guarda Costeira, arrecadar dinheiro para o departamento de polícia, arrecadar dinheiro para o corpo de bombeiros. Eles estão no serviço público, fazem isso por segurança e ajudam outras pessoas ”, disse Reza Baluchi”, disse à WOFL-TV, em Orlando.

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                                  A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), informa que a aproximação e a passagem de um sistema frontal poderão provocar ventos de direção Oeste a Sudoeste, com intensidade de até 100 km/h (55 nós), na faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna, entre a manhã do dia 27 e a noite de 28 de julho.

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                                  O mesmo sistema ainda poderá ocasionar ventos de direção Sudoeste a Sudeste, com intensidade de até 75 km/h (40 nós), na faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna, do Paraná e de São Paulo, ao sul de Santos, entre a tarde do dia 27 e a manhã do dia 28 de julho.

                                  Os ventos associados a esse sistema meteorológico poderão provocar agitação marítima, com ondas de direção Sudoeste a Sudoeste, com até 6 metros de altura, em alto-mar, na faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna, entre a manhã do dia 27 e a noite de 28 de julho; e ondas de direção Sudoeste a Sudoeste, com até 4,0 metros de altura, em alto-mar, entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna, do Paraná, de São Paulo e do Rio de Janeiro, ao sul de Arraial do Cabo, entre a tarde de 27 e a noite de 28 de julho.

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                                  Adicionalmente, há previsão de condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de direção Sudoeste a Sudeste, com até 3 metros de altura, na faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna, entre a manhã do dia 27 e a noite de 28 de julho.

                                  A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no se endereço eletrônico. Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o RUMAR – Instituto Rumo ao Mar.

                                  Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de irem ao mar, e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.

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                                    Por: Redação -

                                    A primeira regatada da classe Laser na Olimpíada de Tóquio começou com vento fraco, na casa dos nove nós, e terminou com uma brisa de oito nós, na madrugada deste domingo (25), na raia em Enoshima. Robert Scheidt, que se tornou oficialmente recordista brasileiro em sua sétima participação nos Jogos, cruzou a linha de chegada em 11° lugar. O vencedor foi o francês Jean Baptist Bernaz, companheiro de treino do bicampeão olímpico de 48 anos.

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                                    A falta de vento provocou o adiamento da segunda regata programada para a estreia da classe Laser no Japão. Com isso, Scheidt retorna à raia de Enoshima na madrugada desta segunda-feira (26), a partir da 00h05. Com o resultado deste domingo, o bicampeão olímpico brasileiro acumula 11 pontos perdidos. Estão programadas duas regatas por dia, até sexta-feira (30). A medal race, com os dez melhores classificados na luta final pelo pódio, será no próximo domingo (1).

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                                    Na regata deste domingo, Scheidt brigou sempre no pelotão da frente da regata. Chegou a montar a segunda boia na sexta colocação, mas depois caiu para a nono e cruzou a linha de chegada em 11° lugar. Atrás do líder francês chegaram o finlandês Kaarle Tapper e o norueguês Hermann Tomasgaard, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

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                                      A marca britânica de embarcações a motor Sunseeker, acaba de apresentar seu conceito mais recente: o Sunseeker Predator 55 Evo. A lancha de 16 metros foi pensada para ter navegabilidade e desempenho embutidos em seu DNA. Os diretores do estaleiro explicam que “os cascos, no geral, são semelhantes aos modelos de corrida antigos do estaleiro. A diferença é que agora eles podem lidar com mais volume e peso”.

                                      sunseeker predator 55 evo

                                      Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

                                      Ewen Foster, diretor técnico da Sunseeker, ainda completou: “Para nós, desempenho é muito mais do que velocidade. O manuseio é muito importante. Nossos lemes funcionam de forma independente e temos um sistema de estabilização como parte de nosso Hydro-Pack, que ajuda o barco a manobrar e se mover. Sempre fomos conhecidos pela navegação marítima, especificamente nos mares seguintes. Acho que a maioria concordaria que o 55 navega como um barco muito menor do que ela realmente é”.

                                      Dito isso, um grande diferencial que propicia esse rendimento é o casco em V profundo. Essa porção do design foi levemente ajustada em relação ao antigo Predator 50 para ter uma seção traseira mais plana, ajudando na flutuabilidade e planagem, além de aumentar o volume interno.

                                      “Dez anos atrás, os Predators eram tudo sobre velocidade”, complementa Foster, “mas agora falta de vibração, segurança, conforto, a capacidade de ser usado por um usuário iniciante — tudo isso é importante para nós. Poderíamos ter feito um barco mais rápido, mas não se trata mais apenas de velocidade. A qualidade que colocamos em nossos barcos aumenta o peso. Usamos materiais bonitos e às vezes pesados ​​— pedra e madeira pesada. E a construção não é apenas bonita, é à prova de balas. Os cascos estão rígidos. Isso nos torna pesados ​​e temos orgulho disso. A combinação geral se prova repetidamente e os clientes adoram”.

                                      sunseeker predator 55 evo

                                      Novos assentos independentes no posto de comando também foram adicionados e permitem que os proprietários desfrutem de seu desempenho ao máximo durante a navegação, oferecendo suporte enquanto corta as ondas.

                                      No cockpit, há assentos estofados bem equipados para até 6 pessoas socializarem em torno de uma mesa de centro fixa, posicionada em frente aos novos armários.

                                      sunseeker predator 55 evo

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                                      O design de interiores, por sua vez, ficou sob os cuidados de Stuart Jones. Ele explica que o interior da embarcação está repleta de materiais e artesanato que está no mesmo nível de embarcações maiores, muito fora de sua classe — desde madeiras como eucalipto, nogueira e cereja americana quente ao cetim.

                                      sunseeker predator 55 evo

                                      Assim, o estilo do 55 segue um conceito um tanto quanto peculiar (apesar de atraente). Nas palavras dos responsáveis pelo design, a embarcação é “metade carro de corrida, metade apartamento sofisticado em Londres”.

                                      “Estamos envolvendo muito mais design de interiores baseado em terrenos, e vemos isso particularmente na iluminação e nos móveis”, afirma Jones. “O estilo dos móveis está muito alinhado com o que você vê em casas de luxo. O acabamento, por exemplo, não é plano e quadrado; perfila para o resto do barco em geral. Existem muito mais formas, muito mais tipos de acabamentos e apenas mais materiais sendo usados ​​em geral”.

                                      Abrigando o número máximo de 6 convidados, de acordo com o estaleiro, o Sunseeker Predator 55 Evo é equipado com motorização Volvo Penta.

                                      Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

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                                        Por: Redação -
                                        24/07/2021

                                        O estaleiro holandês Royal Huisman lançou o Projeto Phi, de 58,5 metros, um dia depois da embarcação ter sido avistada pela primeira vez. O Projeto Phi deve ser entregue ainda em 2021, ao lado de seu tender PHI Phantom, de 36 metros. O estaleiro lançou primeiro o tender — pela Alia Yachts, em abril de 2021 — e só agora o superiate.

                                        projeto phiprojeto phiprojeto phi

                                        Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

                                        A embarcação de alumínio e deslocamento rápido foi projetada por Cor D Rover, com arquitetura naval foi assinada por Van Oossanen Naval Architects, enquanto o interior é das diretorias do estúdio de design de Londres Lawson Robb.

                                        Falando sobre o projeto, o representante do proprietário e gerente de projeto Guy Booth contou: “Todos nós envolvidos na criação de PHI nos sentimos um privilégio por ter tido a oportunidade de contribuir para este projeto inovador. A cooperação entre a equipe do proprietário, os arquitetos, os designers e todos na Royal Huisman têm sido excepcionais. Podemos estar justificadamente orgulhosos do que alcançamos”.

                                        projeto phi

                                        Equipado com a forma de casco de deslocamento rápido XL do Van Oossanen Naval Architect, o Phi é descrito pelo estaleiro como uma “embarcação tecnicamente e altamente avançada, que estabelece novos padrões”.

                                        O Cor D Rover também revelou anteriormente que o convés superior do superiate abrigará a “cobertura” do proprietário, enquanto o convés principal será predominantemente dedicado às atividades diurnas dos hóspedes.

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                                        projeto phiprojeto phi

                                        A embarcação também terá uma piscina DEPP patenteada, que reduz a quantidade de água doce usada para aquecimento e tratamento da água quando a piscina não está em uso. Coberta por uma tampa nivelada, a piscina também pode se tornar um “tanque selado” com o toque de um botão, disse o estaleiro.

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                                        Falando sobre o design, Rover também explicou que “em vez de apenas construir um grande superiate em uma chamada “plataforma” de estaleiro para desfrutar dos prazeres de estar no mar, o proprietário da Phi queria construir uma embarcação com história profunda subjacente, um conhecimento profundamente enraizado que permeia todos os aspectos do iate, desde sua aparência externa até a experiência interna”.

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                                         A tripulação será de12 passageiros, com número máximo de 11 hóspedes permitidos a bordo.

                                        Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

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                                          Por: Redação -

                                          Robert Scheidt começa a escrever mais um capítulo da história olímpica do Brasil. O velejador se torna recordista nacional de participações em Olimpíadas na madrugada desse domingo (25). Será a sétima vez na maior competição do planeta do homem que já conquistou cinco medalhas, sendo duas de ouro. Aos 48 anos, mostra disposição de estreante para lutar por mais um pódio na classe Laser, cuja primeira regata será disputada na raia de Enoshima, a partir das 2h30 (horário de Brasília).

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                                          “Mesmo sendo a sétima Olimpíada, sempre dá um frio na barriga. E essa ansiedade é normal. Passa quando a disputa começa e acredito estar bem preparado e na briga por uma medalha. Acredito que minha experiência pode ajudar, principalmente por conta de ser um evento diferente no sentido que ninguém conseguiu treinar como antes, velejando na raia, por exemplo. Estou confiante de ter feito a melhor preparação possível. Agora é competir, jogar o jogo, que é o que a gente mais gosta”, diz o bicampeão olímpico.

                                          Scheidt aproveitou ao máximo os 12 dias de aclimatação em Enoshima para a reta final de preparação para lutar pela quarta medalha na classe Laser (as outras duas foram conquistadas na Star). A partir deste domingo (25), serão 11 regatas, dez na fase de classificação e a medal race, programada para dia 1 de agosto, quando Robert espera estar entre os dez finalistas e na lutar pela sexta medalha olímpica.

                                          Aos 48 anos, Scheidt vive um desafio diferente no Japão. “Com a idade, é preciso atenção especial com o tempo de recuperação e o maior risco de lesão. Se antes, com 20-30 anos, minha filosofia era fazer mais que os outros para que o resultado viesse como consequência, hoje em dia, meu volume de trabalho é bem menor, mas com qualidade e intensidade maior. Tem também as coisas simples, que muita gente negligencia, como alimentação regrada e sono. E por ter feito tudo isso sempre, ainda tenho chance de seguir usando meu corpo em alta performance. Ele me permite esse abuso, que são essas velejadas de Laser, que é um barco que exige muito da parte física”, conta.

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                                          O velejador explica porque segue em frente mesmo tendo uma carreira consagrada no esporte mundial, com cinco medalhes olímpicas e 14 títulos mundiais em duas classes, a Laser e a Star. “O que me motiva é a paixão pelo esporte. Não só velejar, mas competir, testar meus limites. O que estou fazendo na Laser, ninguém nunca fez e isso mostra para a juventude que os veteranos também têm muita lenha para queimar, que se cuidando e querendo muito, dá para velejar por muito tempo. No meu caso, é isso, a chama, a paixão, a vontade de tentar de novo e lutar”, garante.

                                          No Japão, Scheidt enfrentará atletas até duas décadas mais jovens. Entre seus principais adversários estão o alemão Philipp Buhl, atual campeão, Matt Wearn, da Austrália e Sam Meech, na Nova Zelândia, e o francês Jean Baptist Bernaz, companheiro de treino de Robert nesse ciclo olímpico. “Acho que teremos dez a 12 atletas lutando pelas três medalhas e acredito que estou entre eles. A Laser é muito forte, com uma grande representatividade no mundo e é a classe na qual o velejador faz a diferença. Todo o material vai ser fornecido pela organização – vela, mastro e barco – então, o que conta é a maneira como se veleja, as escolhas táticas”, explica o bicampeão olímpico.

                                          Scheidt está envolvido com o movimento olímpico há 25 anos. Na estreia, em 1996, nos Jogos de Atlanta, ganhou a medalha de ouro, feito repetido oito anos depois, em Atenas/2004. Na Laser ainda tem uma prata (Sydney/2000), além de mais uma prata e um bronze na classe Star (Pequim/2008 e Londres/2012). No Rio de Janeiro, em 2016, ganhou a regata da medalha, mas terminou a competição na quarta colocação.

                                          Além da confiança, Robert leva na bagagem para Tóquio o apoio e a torcida da mulher, a medalhista de prata na Laser Radial Gintare, e dos filhos, Erik e Lukas, que permanecerão em Torbole, na Itália, onde residem. “Esse companheirismo e essa torcida dentro de casa são ótimos. A Gintare sempre me apoia. É uma grande velejadora, viveu três Jogos Olímpicos e está do meu lado para o que der e vier. Os meus filhos também torcem muito”, conta Scheidt. Erik, inclusive, já veleja e ficou em top 20 no Campeonato Mundial de Optimist, no início de julho, na Itália.

                                          Em março de 2020, foi eleito o maior atleta olímpico do Brasil, em votação coordenada pela Rede Globo com os maiores medalhistas olímpicos do País. Na comemoração dos 100 anos de história do Brasil nos Jogos Olímpicos, no início de agosto deste ano, ficou em segundo lugar em votação de 100 jornalistas, atrás apenas de Adhemar Ferreira da Silva e à frente de Joaquim Cruz, seus ídolos que muito o inspiram.

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                                            Por: Redação -
                                            23/07/2021

                                            A Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2021 começa neste sábado, 24 de julho, e vai até o dia 31 na raia do litoral norte paulista. O maior evento da modalidade da América do Sul contará com oito classes no programa de regatas, com a inclusão das categorias Multicascos e Mini Transat junto às demais ORC, RGS, Bico de Proa, Clássicos, C30 e HPE25. A competição deve reunir mais de 100 barcos.

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                                            O primeiro dia de provas será no domingo (25) com a Alcatrazes Por Boreste – Marinha do Brasil, acompanhada pela Toque-Toque por boreste e Renato Frankenthal. A entrada das novas classes de barcos aumenta ainda mais a diversidade da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que oferece aos participantes correr regatas ao lado de atletas profissionais, olímpicos e amadores. Com a oficialização de Multicascos e Mini Transat, a Semana de Vela de Ilhabela amplia ainda mais sua presença nacional e internacional, já que as classes têm velejadores espalhados pelo país e principalmente no Nordeste.

                                            “Correr a Semana de Vela de Ilhabela é uma grande oportunidade para os velejadores terem contato com todos da vela de oceano do Brasil. É um grande encontro, com muita festa e regatas de alto nível. São veleiros muito competitivos na mesma raia de equipes amadoras, que buscam mais conhecimento do próprio barco e diversão. Mas quando dá a largada, todos querem sair vencedores no final”, afirmou Mauro Dottori, velejador do Caballo Loco e organizador da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

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                                            A classe Mini Transat 6.50 é formada por veleiros de 21 pés, próprios para longas travessias oceânicas e resistente às condições mais severas do clima. “É um barco seguro e veleja com velocidades extraordinárias, atingindo 13 nós e surfando muito. São veleiros construídos para regatas de percurso, como o nome já diz, mini transatlântico. Quem olha de longe pensa que não vai sair do Canal de São Sebastião, mas eles são muito bem construídos, a maioria veio da França por mar pra cá”, explicou José Carlos Rodrigues de Souza, o Crispin, presidente da categoria no Brasil.

                                            A Multicascos, como o nome já diz, é formada por veleiros de dois ou mais cascos em paralelo, como os famosos catamarãs e trimarãs. A diferença principal para os barcos tradicionais é que, com dois cascos, o veleiro não aderna quando aumenta o vento e isso os tornam mais rápidos. É uma embarcação com geometria estabilizada, derivando sua estabilidade de seu feixe largo, ao invés de uma quilha com lastro, como acontece com um barco monocasco. Em 2021, a Multicasco, que tem loa mínima de 28 pés, deve ter até cinco equipes confirmadas.

                                            O evento também terá regatas virtuais, como no ano passado, e rígido protocolo de segurança em função da Covid-19. Será exigido teste de PCR com 72 horas de antecedência para o credenciamento. A última regata presencial foi realizada em 2019, com mais de 120 veleiros de todo o país e nações vizinhas.

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                                              O estúdio de design Lazzarini revelou um novo conceito de megaiate, chamado Saturnia, e que abriga seu próprio “porto privado” para barcos de apoio. O conceito futurista de 100 metros (328 pés) será produzido em fibra de carbono, e apresenta uma silhueta geométrica com linhas angulares. Segundo o designer, esse material tornará o megaiate “50 por cento mais leve que os barcos do mesmo tamanho”.

                                              saturnia

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                                              A principal característica do projeto é o “porto privado” localizado à meia-nau, acessado por meio de duas grandes aberturas automáticas de cada lado. Operando como um porto marítimo, as embarcações podem entrar e sair mesmo quando o Saturnia está navegando, e podem aportar tenders com calado de até 1,5 metros.

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                                              saturnia

                                              O conceito foi imaginado para ter um sistema de propulsão híbrido, composto por motores a diesel de dois lados e um dispositivo eletrônico central de jato d’água. O cruzeiro terá emissão zero e velocidade máxima de 30 nós, de acordo com o estaleiro.

                                              Abrangendo cinco conveses, o Saturnia pode ser personalizado para ter entre 10 e 20 suítes para hóspedes, e até 20 membros da tripulação. Os interiores são caracterizados por pé-direito alto e amplas janelas de vidro deslizantes.

                                              As comodidades a bordo incluem várias piscinas e áreas de jantar ao ar livre, uma plataforma de lançamento para eVTOLs (uma espécie de helicóptero elétrico) e um lounge com fundo de vidro.

                                              Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

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                                                Por: Redação -

                                                Curtindo férias forçadas, devido às filmagens de ‘Missão Impossível 7’ terem sido paralisadas desde o mês passado por causa de um caso positivo de covid-19 no set, Tom Cruise aproveitou alguns dias no mar da Inglaterra. O astro norte-americano escolheu a dedo um iate gigante e cheio de acomodações para viajar por Cornualha, um condado britânico.

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                                                A embarcação tem 68 metros e pode receber 12 pessoas, além de 17 tripulantes. Jacuzzi, academia, deck para tomar sol, piscina para natação e toboágua são algumas das atrações disponíveis para Tom Cruise. Conta, ainda com cinco camarotes, incluindo uma suíte máster, além de espaços internos com enormes sofás brancos. O Daily Mail diz que há rumores de que o luxuoso iate pode pertencer ao bilionário Roman Abramovich, dono do Chelsea, clube inglês.

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                                                  O bairro de Schoonschip é um inovador bairro circular e flutuante da cidade holandesa de Amsterdã. Ele nasceu de um projeto comunitário, e tem a intenção de se tornar um protótipo para outros empreendimentos urbanos flutuantes no futuro.

                                                  Elaborado pelo escritório de arquitetura holandês Space & Matter, o projeto compreende 46 residências em 30 lotes de água, conectados por um cais. Eles ainda empregam recursos descentralizados e sustentáveis de energia, água e sistemas de esgoto.

                                                  bairro amsterdabairro amsterda

                                                  Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

                                                  Com o último de seus edifícios concluído este ano, o empreendimento apresenta uma estratégia de adaptação importante de ser considerada, em face das mudanças climáticas e da elevação do nível do mar.

                                                  O novo bairro no canal Johan van Hasselt já conta com mais de 100 residentes e foi iniciado em 2010, por um grupo de entusiastas determinado a criar uma comunidade neutra em energia.

                                                  bairro amsterdabairro amsterdabairro amsterda

                                                  O conceito inicial do plano urbano da Space & Matter tem uma ideia básica: um cais que conecta todas as moradias e propõe encontros casuais entre os residentes, enquanto cada casa preserva a vista panorâmica da água.

                                                  Cada casa foi fabricada fora da habitação, incorporando os pré-requisitos do terreno. Elas seguiam o plano já apresentado pelo escritório de arquitetura, que também desenhou duas das casas flutuantes. Assim, as residências puderam ser projetadas com diferentes estilos, materiais e caracterizações.

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                                                  ”Viver na água oferece uma ótima solução para lugares onde as mudanças climáticas e o aumento do nível do mar são um perigo iminente. A solução não apenas protege as pessoas contra a natureza, mas também a própria natureza”, explica Sascha Glasl, um dos arquitetos responsáveis.

                                                  Antes de qualquer desenho, uma série de valores específicos foram definidos pela comunidade para que o bairro atendesse tanto às necessidades quanto à ideologia dos moradores do local. Assim, o bairro representa uma visão arquitetônica dos habitantes, que responde às mudanças climáticas vivenciadas por eles.

                                                  bairro amsterdabairro amsterdabairro amsterda

                                                  O projeto foi criado em torno de um modelo comunitário circular e apresenta uma rede inteligente de painéis solares que ajudam os residentes a trocar energia entre si. O desenvolvimento também incorpora trocadores de calor submersos para aquecimento e resfriamento e tecnologias de tratamento de água para recuperar energia e nutrientes de águas residuais. Além disso, a comunidade se esforça para conseguir o fechamento do circuito local.

                                                  Dentre as intenções de compartilhamento dos proprietários, também está o conhecimento acumulado ao longo da década de desenvolvimento do projeto, fomentando um terreno fértil para soluções sustentáveis e circulares.

                                                  “Achamos necessário e estimulante compartilhar nossa mentalidade social e sustentável com outras pessoas, ajudando-as a aprimorar seus conhecimentos e habilidades. Gostamos de aprender com os outros e recebemos de volta todos os que desejam aprender conosco”, disse Marjan de Blok, um dos primeiros associados do Schoonschip.

                                                  bairro amsterdabairro amsterdabairro amsterda

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                                                    Na estreia do Brasil nos esportes individuais nas Olimpíadas, o remador brasileiro e do Botafogo, Lucas Verthein, garantiu vaga nas quartas de final do single skiff ao conquistar a terceira colocação na primeira bateria da categoria no Japão.

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                                                    “A sensação é muito boa. Fica um nervosismo muito grande no inicio, para dar o start na prova. Mas depois que você se alinha e ouve o start, passa tudo. Foi o que eu fiz hoje, o meu melhor na parte técnica para fazer uma ótima prova e me classificar”, afirmou Lucas.

                                                    Aos 23 anos, Lucas Verthein estreia nas Olimpíadas neste ano e teve excelente desempenho. Depois de uma ótima largada, em que saiu junto com o norueguês Kjetil Borch, que venceu a bateria com tempo de 6:54:46, Lucas se manteve na segunda colocação a maior parte do tempo.

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                                                    Na reta final, quando passou a se poupar, acabou perdendo a posição para o húngaro Bendegúz Pétervári-Molnár, que teve tempo de 7:04.42. Mas o que valia era ficar entre os três primeiros para ir direto às quartas e foi o que Lucas fechando em 7:05.00.

                                                    “Na reta final, eu ia fazer um esforço para me garantir na segunda colocação, mas o barco saiu um pouco do controle e ia invadir a outra raia. Eu tive que fazer um esforço para realinhar e foi quando ele me passou. Aí eu decidi não forçar e me estourar, já que estava com a vaga na mão”, revelou o brasileiro, que reclamou da raia japonesa.

                                                    A repescagem do single skiff acontece nesta sexta-feira, às 21h, e define quais serão todas as baterias da fase decisiva. As quartas de final acontecem no próximo domingo (25), com as baterias masculinas começando às 21h40, quando Verthein volta a competir.

                                                    Outros resultados do 1º dia do remo em Tóquio

                                                    Ainda na categoria do brasileiro Lucas Verthein, classificaram-se Kjetil Borch (NOR), Bendeguz Petervari-molnar (HUN), Stefanos Ntouskos (GRE), Jordan Parry (NZL), Alvaro Torres (PER), Sverri Nielsen (DIN), Alberto di Mauro (ITA), Vladislav Yakovlev (CAZ), Trevor Jones (CAN), Mindaugas Griskonis (LTU), Onat Kazakli (TUR), Damir Martin (CRO), Alexander Vyazovkin (ROC), Cris Nievarez (FIL), Oliver Zeidler (ALE), Ryuta Arakawa (JAP) e Abdelkhalek Elbana (EGI).

                                                    Foto: REUTERS/Piroschka Van De Wouw

                                                    O segundo bloco de baterias do dia foi novamente da categoria single skiff, só que desta vez a disputa foi feminina. Uma das primeiras classificadas do dia, Nazanin Malaei (IRA) se destacou entre as adversárias por utilizar um hijab, vestimenta cultural árabe para cobrir os cabelos das mulheres. Além da iraniana, Kara Kohler (EUA), Tatsiana Klimovich (BLR), Sanita Puspure (IRL), Kenia Lechuga (MEX), Anneta Kyridou (GRE), Hanna Prakatsen (ROC), Yan Jiang (CHN), Veronica Toro Arana (PUR), Victoria Thornley (GBR), Jeannine Gmelin (SUI), Lovisa Claesson (SUE), Magdalena Lobnig (AUT), Carling Zeeman (CAN), Maike Diekmann (NAM), Emma Twigg (NZL), Sophie Souwer (HOL) e Jovana Arsic (SER) foram as classificadas para as quartas de final.

                                                    Na sequência, os homens voltaram aos remos para se enfrentar na categoria double skiffs. As vagas diretas para a semifinal ficaram com França, China, Comitê Olímpico Russo (ROC), Polônia, Suíça, Nova Zelândia, Holanda, Grã-Bretanha e Romênia. Já no duelo de duplas femininas melhor para Nova Zelândia, Estados Unidos, França, Romênia, Canadá, Itália, Holanda, Lituânia e Austrália.

                                                    Última categoria do dia em Tóquio, a skiff quádruplo teve Holanda, Austrália, Polônia e Itália como finalistas no masculino, e no feminino, Alemanha, Holanda, China e Polônia.

                                                    Foto: REUTERS/Piroschka Van De Wouw

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                                                      Por: Redação -

                                                      A cidade de Palm Beach, na Flórida (EUA), está se aproximando da conclusão de uma renovação multimilionária de sua marina, com reabertura prevista para 1º de novembro de 2021.

                                                      Os 40 milhões de dólares investidos em upgrades e melhorias transformarão as docas clássicas em um centro de embarcações de classe mundial que acolherá barcos de 60 a 294 pés.

                                                      palm beach marina

                                                      Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

                                                      A marina da cidade está aceitando reservas sazonais (1º de novembro a 30 de abril), anuais (1º de dezembro a 30 de novembro) e temporárias, já contando com a data prevista de finalização.

                                                      Essa é a única marina pública na ilha de Palm Beach, e ela oferece atracação para barcos a motor e veleiros desde os anos 1940. A nova Town Marina proporcionará aos clientes 84 deslizamentos, localizados ao longo das clássicas docas australianas, brasileiras e peruanas, ao mesmo tempo que apresenta uma nova doca Royal Palm de 250 pés.

                                                      palm beach marina
                                                      Impressão artística da marina da cidade de Palm Beach

                                                      Os clientes da marina se beneficiarão de um plano aprimorado que inclui um sistema de doca flutuante, enquanto desfrutam de um conjunto de atualizações tecnológicas, como Wi-Fi de alta velocidade, energia costeira aprimorada e sistemas de segurança de última geração.

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                                                      Os hóspedes também terão acesso gratuito ao campo de golfe à beira-mar, às instalações de saúde e bem-estar recentemente atualizadas no Morton and Barbara Mandel Recreation Center, além das 13 quadras de tênis premier da cidade.

                                                      “A cidade de Palm Beach tem o orgulho de reintroduzir uma nova instalação de referência de última geração que irá elevar ainda mais o estilo de vida clássico de Palm Beach”, disse Mike Horn. “As melhorias impressionantes e as comodidades atualizadas de classe mundial proporcionarão aos clientes uma experiência de primeira classe”.

                                                      palm beach marina

                                                      O Town Marina está localizado a poucos passos do bairro sofisticado de compras e restaurantes da Worth Avenue, e oferece acesso às instalações recreativas de classe mundial da cidade.

                                                      “A modernização da Palm Beach Marina funcionará em harmonia com o espírito, estilo e qualidade de vida da cidade”, completou Carolyn Stone, gerente municipal assistente de Palm Beach. “Os moradores de Palm Beach esperam o melhor, e é isso que teremos quando a marina totalmente atualizada e renovada for inaugurada”.

                                                      Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

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                                                        22/07/2021

                                                        A NHD Boats acaba de exportar sua primeira lancha de 34 pés para a Turquia. O modelo também é a primeira lancha na versão Silver Arrow exportada pela marca. Trata-se de uma versão com gel cinza no casco, no convés, nas peças, com detalhes em gel preto. A lancha de 10,20 metros de comprimento combina os benefícios de uma lancha com uma proa espaçosa com solário com as comodidades de uma cabinada.

                                                        Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

                                                        Um dos pontos altos do modelo é o double open deck – solução que amplia a área útil da embarcação na região da popa – totalizando 7 metros de plataforma –, proporcionando mais espaço e comodidade na utilização desta área, que inclui espaço gourmet com acabamento em teca, e é a “queridinha” dos brasileiros.

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                                                        O cockpit amplo e sem degrau de entrada é protegido por um hardtop em fibra, que compõe o design do barco. Internamente, a NHD 340 tem uma cabine com banheiro e cozinha, além de pernoite em duas camas.

                                                        Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

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                                                          Por: Redação -

                                                          Com dois dos principais títulos da temporada em disputa, a Classe C30 correrá a 48ª Semana de Vela de Ilhabela e a segunda e decisiva etapa do Campeonato Brasileiro, iniciado em janeiro, em Florianópolis. As regatas válidas por ambas as competições serão realizadas de 25 a 31 de julho, com sede no Yacht Club Ilhabela.

                                                          Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

                                                          A Semana de Vela sofreu um hiato em 2020 devido à pandemia. No ano anterior, 2019, o Caballo Loco, de Ubatuba, conquistou o título inédito na competição, enquanto o Kaikias Via Itália, de Ilhabela, venceu pela primeira vez o Campeonato Brasileiro. Em 2020, após a etapa de Florianópolis no início do ano, o Brasileiro foi decidido em Ilhabela, porém, ao final da temporada, na última etapa da Copa Suzuki, com o Caballo Loco chegando à sua primeira conquista nacional.

                                                          Neste ano, o Brasileiro segue totalmente aberto com os cinco primeiros colocados separados por apenas dois pontos perdidos: Caballo Loco (12), Corta Vento (12), Katana Portobello (13), Zeus Team (13) e Kaikias Via Itália (14). A novidade da Classe C30 neste ano será o Kairós (ex-Mais Realizado), de Ilhabela, com a nova tripulação correndo a Semana de Vela pela primeira vez na C30. Corta Vento, Katana e Zeus são de Florianópolis.

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                                                          Natural de Ilhabela, Beto de Jesus, timoneiro do Kaikias, exalta o retorno da Semana de Vela. “Estamos ansiosos e felizes pela volta do campeonato de oceano mais importante da América Latina, além disso, teremos também o Campeonato Brasileiro. A ideia é de treinarmos o máximo possível até sábado, a fim de testarmos e ajustarmos velas e equipamentos”.

                                                          O experiente velejador lembra que houve mudanças recentes na tripulação do Kaikias Via Itália. “Também precisamos treinar manobras e evoluirmos no geral. O campeonato é longo, o que exige entrosamento da equipe. As regatas da Classe C30 são intensas e faremos de tudo para vencer. Sabemos que virá pedreira pela frente, mas se Deus quiser vai dar tudo certo”, espera Beto de Jesus.

                                                          A competição será aberta no domingo (25) com a tradicional Regata Alcatrazes por Boreste em homenagem à Marinha do Brasil. Para a Classe C30, a Semana de Vela começará com a Regata Ilha de Toque-Toque e seguirá até sábado (31). O Campeonato Brasileiro terminará na sexta-feira (30). São esperados mais de cem barcos das Classes C30, HPE 25, ORC, BRA-RGS, Clássicos, Bico de Proa, Multicascos e Mini Transat.

                                                          Circuito Ilha de Santa Catarina (1ª etapa do Brasileiro)

                                                          1 – Caballo Loco (Mauro Dottori): 1+6+1+4 = 12 pontos perdidos

                                                          2 – Corta Vento (Daniel de Matos): 4+2+4+2 = 12 pp

                                                          3 – Katana Portobelo (Cesar Gomes Neto): 2+3+DNF(7)+1 = 13 pp

                                                          4 – Zeus Team (Inácio Vandresen): 3+4+3+3 = 13 pp

                                                          5 – Kaikias Via Itália (Eduardo Mangabeira): 5+1+2+6 = 14 pp

                                                          6 – Iron Lady (Marcelo Bernd): 6+5+5+5 = 21 pp

                                                          Os Campeões Brasileiros da Classe C30

                                                          2012 – Loyal – 06 (Marcelo Massa) – Grêmio de Vela Ilhabela (GVI)

                                                          2013 – Loyal – 06 (Marcelo Massa) – GVI

                                                          2014 – Loyal – 06 (Marcelo Massa) – GVI

                                                          2015 – Loyal – 06 (Marcelo Massa) – GVI

                                                          2016 – Zeus Team – 08 (Inácio Vandresen) – Iate Clube S. Catarina (ICSC)

                                                          2017 – Katana Portobello – 07 (Cesar Gomes Neto) – ICSC

                                                          2018 – Caiçara UV.Line – 09 (Pablo Lynn) – Pindá Iate Clube (Ilhabela – PIC)

                                                          2019 – Kaikias Via Itália – 03 (Eduardo Mangabeira) – Yacht Club Ilhabela

                                                          2020 – Caballo Loco – 01 (Mauro Dottori) Ubatuba Iate Clube (UIC)

                                                          Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

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                                                            Não bastava ser dona do prédio mais alto da Terra, o Burj Khalifa, e da maior fonte de água do mundo, Dubai acaba de estabelecer um novo recorde mundial: a piscina de mergulho mais funda da Terra.

                                                             

                                                            A cidade dos Emirados Árabes inaugurou a chamada “Deep Dive Dubai”, uma piscina com impressionantes 60 metros de profundidade.

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                                                            E não é uma simples piscina: ela tem toda uma temática de “cidade submersa”. Os mergulhadores podem explorar apartamentos abandonados e até gravar filmes em um estúdio de cinema submarino.

                                                             

                                                            No ambiente, músicas e luzes especiais estimulam os visitantes a explorar as profundezas de uma cidade perdida reconstruída, repleta de objetos do cotidiano e coberta por uma vegetação exuberante.

                                                            deep dive

                                                            A nova atração, que surge como mais uma tentativa para atrair turistas em meio à pandemia, tem 1 500 metros quadrados e um volume de água equivalente a 6 piscinas olímpicas — cerca de 14,6 milhões de litros d’água. O melhor? Ela acaba de ser aberta ao público.

                                                             

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                                                            Imagem externa da Pearl Diving Pool, instalação onde fica a Deep Dive Dubai, a piscina mais profunda do mundo — Foto: Deep Dive Dubai via Reuters

                                                            Ele ainda explica que a intenção do projeto é “relembrar a herança do mergulho nos emirados e da extração de pérolas”, e por isso o formato de ostra da estrutura externa do complexo.

                                                             

                                                            A Deep Dive Dubai oferece cursos de mergulho para iniciantes ou mergulhadores certificados, e 56 câmeras monitoram todo o espaço, para garantir a segurança dos visitantes. Para os interessados, a sessão de uma hora custa entre 500 e 1 500 dirhams (cerca de 700 a 2 000 euros).

                                                            Por Naíza Ximenes, sob supervisão do jornalista Maristella Pereira

                                                             

                                                            Gostou desse artigo? Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para ser avisado sobre novos vídeos.

                                                             

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