Gales

Por: Redação -
17/08/2014

A quinta etapa da Extreme Sailing Series 2014 promete ser emocionante. A partir da próxima semana, os barcos voadores se enfrentam em Cardiff, no País de Gales. Serão 11 embarcações na disputa mais uma vez. As equipes anunciaram seus tripulantes para as provas.

“Cardiff é uma raia complicada. A baía é cercada por grandes edifícios e achar o vento é um desafio”, disse Leigh McMillan, do The Wave Muscat. Os adversários serão: Alinghi, Emirates Team New Zealand, GAC Pindar, Groupama sailing team, J.P. Morgan BAR, Oman Air, Realteam, Red Bull Sailing Team e SAP Extreme Sailing Team.

Foto: Divulgação

 

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    Nós testamos

    Por: Redação -
    16/08/2014

    O caiaque trimarã a vela Mirage Adventure Island, da americana Hobie Cat, é uma dessas embarcações que encantam na primeira olhada. Projetado para uma pessoa, ele tem dois flutuadores laterais desmontáveis para garantir a estabilidade devido ao mastro. Muito bem acabado e cheio de detalhes – como a engenhosa propulsão a pedal, o mastro de enrolar e o leme retrátil -, o caiaque vale os R$ 10 mil que o importador, a Hobie Brasil, cobra para trazê-lo para nossas águas. Com 4,88 metros de comprimento e 52 quilos, incluindo o mastro, este caiaque é todo desmontável e pode ser facilmente transportado no rack de um carro médio, por exemplo.

    O teste completo deste curioso e versátil caiaque está edição de agosto de NÁUTICA, que acaba de chegar às bancas de todo o Brasil e ainda traz um convite GRÁTIS para o São Paulo Boat Show 2014. Compre seu exemplar e descubra todas as faces do  Mirage Adventure Island.

    Foto: Ana Cristina Fecuri / Texto: Marcio Dottori

     

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      No Brasil

      Por: Redação -

      O Grupo Azimut-Benetti tem uma novidade para a filial brasileira do estaleiro, a construção do iate Azimut 80 em solo nacional. Premiado internacionalmente como o melhor barco a motor da categoria “Flybridge acima de 55 pés”, o iate começará a ser fabricado no Brasil a partir de 2015 e o anúncio e a apresentação técnica serão feitos em setembro durante o São Paulo Boat Show 2014.

      Lançada no salão náutico de Cannes no ano passado, a Azimut 80, que até o momento era fabricada apenas pela sede italiana, tem agradado clientes de várias partes do mundo.

      “Estamos trazendo para o mercado náutico brasileiro um modelo já consagrado e premiado no exterior e não temos dúvidas de que será um sucesso aqui também. Para se ter uma ideia, a apresentação do barco através de material promocional e o suporte de nossa equipe técnica serão realizados no São Paulo Boat Show deste ano mas, mesmo assim, já temos público considerável interessado em encomendas”, explica o diretor comercial da Azimut do Brasil Francesco Caputo.

      “Trata-se de um iate único do gênero de sua categoria que impressiona pelo seu inovador design interior e exterior, sua imponência, seu desempenho e tecnologia. Um modelo desenvolvido especialmente a um público exigente e seleto,” complementa Caputo.

      A embarcação de 25 metros de comprimento fará parte do portfólio dos modelos já fabricados no país juntamente com a Azimut 70, a Azimut 60, a Azimut 48, a Azimut 43, e a novíssima Azimut 42 – sucessos de vendas no Brasil.

      A fábrica, localizada na cidade de Itajaí, Santa Catarina, e instalada atualmente em um espaço de mais de 16 mil metros quadrados tem aumentado sua produção significativamente ano a ano, prova da aceitação dos brasileiros pelos produtos que trazem a expertise italiana.

      A previsão da diretoria é de um crescimento de 50% no volume de vendas nesta temporada náutica em relação à anterior e 80% de aumento em termos de dimensões na produção de barcos a motor de luxo.

      “Percebemos que os clientes brasileiros, geralmente os que já têm um iate, buscam se aperfeiçoar no mundo náutico e, dessa forma, procuram barcos de tamanhos cada vez maiores. A Azimut 80 chegará ao Brasil para atender essas necessidades em alto estilo”, conta o CEO da Azimut do Brasil Davide Breviglieri.

      Além de apresentar o máximo de conforto e lazer sem perder a elegância e o alto padrão da Azimut Yachts, outro grande destaque da 80 é o amplo flybridge com 42 m² que garante o máximo de aproveitamento ao ar livre e pode se adaptar ao gosto dos navegadores.

      Destaque da Coleção Flybridge, a Azimut 80 é um convite para desfrutar a vida a bordo. Seu perfil diferenciado com janelas laterais grandes com popa arredondada e proa esguia e todo o design exterior que a torna inconfundível é assinado pelo consagrado profissional italiano Stefano Righini. Já a decoração do interior da Azimut 80 é de responsabilidade do arquiteto Achille Salvagni.

      A Azimut 80 está equipada com 2 motores MAN CR V12 1140 kW/ de 1550 hp que alcançam 26 nós em velocidade de cruzeiro e 30 nós em velocidade máxima.

      Imagens: Divulgação / Informações: assessoria de imprensa

       

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        Walker

        Por: Redação -

        O Abu Dhabi comemora sua primeira vitória a bordo do Volvo Ocean 65, barco que será usado pelas sete equipes da Volvo Ocean Race 2014-15. O time de Ian Walker cruzou em primeiro lugar a Round Britain and Ireland Race com direito à melhor marca da prova. O Azzam completou o percurso de 1.800 quilômetros em quatro dias e 13 horas e 10 minutos. O recorde anterior era do Groupama, que fez quase um dia e meio a mais do que os árabes.

        O resultado mostrou que o modelo Volvo Ocean 65 é rápido, mesmo sendo menor do que a versão da temporada anterior. “O desempenho não poderia ser melhor. Estou muito contente por cada tripulante, pois tiveram muito trabalho”, disse Ian Walker ao site www.volvooceanrace.com.  Sobre o recorde, Ian Walker emendou: “É muito emocionante quebrar a marca. Devemos comemorar, pois os outros quatro barcos também tiveram desempenho acima da média, mostrando que o veleiro é seguro mesmo com o mau tempo”.

        Apesar da vitória, dois velejadores do Abu Dhabi Ocean Racing se machucaram durante a volta às ilhas britânicas: Phil Harmer tem uma suspeita de fratura na mão e Justin Slattery saiu do barco com uma lesão na costela. A equipe também informou que um vazamento hidráulico foi apontado durante a regata, mas a tripulação solucionou o problema.

        O Abu Dhabi foi perseguido por todo o caminho pelo espanhol de Iker Martínez, que chegou em segundo lugar. “O Abu Dhabi bateu recorde e podemos ver que podemos chegar perto. Nós tivemos alguns problemas e pouco tempo pra testar o barco”, disse Iker Martínez. Na sequência apareceram Dongfeng, Team Alvimedica e Team SCA.

        Dos sete times da Volvo Ocean Race 2014-15, apenas Team Brunel, que decidiu se poupar, e Team Vestas, recém anunciado, não participaram da regata britânica.

        Foto: Ian Roman

         

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          Real 260 Open

          Por: Redação -
          15/08/2014

          A Real 260 Open, lançada pela Real Power Boats no recente Rio Boat Show, é uma lancha de proa aberta e motor centro-rabeta que usa a tecnologia de design de fundo de cascos hidrolift system, criada pelo fundador do estaleiro carioca, o engenheiro Paulo Renha, um aficionado por velocidade na água. Inaugurada por sua irmã menor, a Real 220 (testada por NÁUTICA na edição 298), essa tecnologia consiste na formatação de um fundo diferente da grande maioria, com descontinuidades na carena, com o objetivo de proporcionar uma navegação mais suave no impacto contra as ondas e muito menor resistência com contato com a água. Por conta do sistema, a Real 260 Open dispensa o uso de motores de alta potência, o que resulta em menor consumo de combustível e, também, em maior velocidade.

          O teste completo desta lancha está edição de agosto de NÁUTICA, que acaba de chegar às bancas de todo o Brasil e ainda traz um convite GRÁTIS para o São Paulo Boat Show 2014. Compre seu exemplar e saiba como a Real 260 Open se comportou em nosso teste.

          Foto: Mozart Latorre / Texto: Leonardo Aleman

           

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            Imagens

            Por: Redação -

            Os dinamarqueses do Team Vestas, novo time da Volvo Ocean Race, estão correndo contra o tempo. Chris Nicholson e equipe têm menos de dois meses para deixar tudo pronto para a regata, que começa em outubro, na cidade de Alicante, na Espanha. Anunciado na semana passada, o sétimo barco da Volta ao Mundo deverá fazer uma regata de classificação nesse período. Enquanto a embarcação ainda se prepara para deixar o estaleiro no Reino Unido. outros cinco times estão correndo a Round Britain and Ireland Race. Apenas o Team Brunel decidiu não participar desse evento.

            Foto: Divulgação

             

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              Voltando

              Por: Redação -

              Palma de Maiorca sediará o Campeonato Mundial a classe TP52 do ano que vem. O evento está marcado para julho de 2015 e deverá contar, mais uma vez, com o brasileiro Phoenix, de Eduardo Souza Ramos. As últimas regatas na cidade e a infraestrutura local foram determinantes para a escolha dos organizadores da categoria de oceano, uma das que mais crescem no cenário. Palma de Maiorca já recebeu o Mundial em 2009.

              O atual campeão é o Quantum Racing (EUA). Desde o início do ano, Eduardo Souza Ramos está investindo na categoria.

              Foto: Jesus Renedo

               

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                US Navy

                Por: Redação -

                Três aeronaves brasileiras conduziram adestramento de pouso a bordo do mais novo navio de assalto anfíbio da Marinha Norte-americana, o USS “America”. O modelo está em sua viagem inaugural e parou no Brasil no início de agosto. A embarcação, uma das mais modernas do mundo, conta com 1400 homens a bordo.

                O USS America tem 257 metros de comprimento, 57 metros de largura e pode navegar a uma velocidade máxima de 20 nós (37 quilômetros por hora). A viagem, intitulada “America visita as Américas”, visa reforçar a parceria entre as marinhas do Brasil e dos Estados Unidos, melhorar a segurança marítima e a ajuda humanitária, segundo um comunicado divulgado pelo comandante da embarcação.

                O navio está a caminho de San Diego, na Califórnia, onde fica sua base.

                Foto: Divulgação

                 

                 

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                  Turismo Náutico

                  Por: Redação -

                  Demandas de prefeituras, empresários e entidades ligadas ao turismo náutico de Florianópolis serão discutidas na próxima terça-feira (19), durante o primeiro Simpósio Catarinense sobre Demanda de Infraestrutura Náutica. Organizada pelo Grupo de Trabalho de Turismo (GTT) Náutico de Santa Catarina, a ação é decorrente do projeto de desenvolvimento criado em parceria entre o Sebrae/SC e a Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar) para incentivar o aumento da competitividade da atividade em Santa Catarina. “Queremos sensibilizar e apresentar o potencial das nossas águas”, afirma Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente do GTT Náutico e da Acatmar.

                  Com inscrições gratuitas, porém limitadas, por meio do site www.turismonauticosc.com.br, o evento pretende sensibilizar e apresentar o potencial mercadológico do setor e as demandas reais de infraestrutura. “É mais um importante passo para concentrarmos ações e discutirmos o turismo náutico no estado. Além do lazer, queremos fomentar esse setor que também gera emprego e renda, também focado em estruturas sustentáveis”, destaca Ferrari. O Simpósio será na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

                  Foto: Divulgação / Informações: assessoria de imprensa

                   

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                    Lagoa de Cristal

                    Por: Redação -

                    Conhecida como “Lagoa de Cristal” a maior piscina do mundo fica no resort San Alfonso del Mar, em Algarrobo, no Chile. A gigantesca piscina mede 1012 metros, ou seja, são 20 piscinas olímpicas oficiais juntas, e a parte mais funda mede 35 metros de profundidade. A água desta piscina é aquecida a 26 graus e o espaço é tão grande que velejadores e banhistas podem dividi-lo sem problemas.

                    O resort do investiu cerca de R$ 3,2 bilhões na construção da piscina que é enchida com água do mar.

                    Veja as fotos deste paraíso artificial:

                    Fotos: Divulgação

                     

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                      520 Fly

                      Por: Redação -

                      A versão com flybridge da lancha Solara 520 fara sua estreia no São Paulo Boat Show 2014. O fly da lancha tem 20 m², ou seja, muito espaço para passeios nos dias mais quentes. Outro destaque da lancha é a ótima plataforma de popa.

                      O projeto da Solara 520 Fly foi aprovado pela Volvo da Suécia e, por isso, a lancha é equipada com motores IPS 600 com 435 hp cada.

                      O São Paulo Boat Show 2014 acontece entre os dias 25 e 30 de setembro no Transamerica Expo Center.

                       

                      Imagem: Lanchas Solara

                       

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                        Tango Yachts

                        Por: Redação -

                        O estaleiro argentino Tango Yachts está de volta ao Brasil após uma tentativa frustrada no ano passado. Agora, as belas lanchas do país vizinho, serão vendidas pela American Boat, empresa que também representado o estaleiro americano Chris Craft.

                        A primeira unidade a chegar por aqui é a Tango 38, a embarcação foi adquirida pelo grupo já se encontra em Santa Catarina, no Centro Náutico Porto do Sol, na cidade de Joinville.

                        A Tango Yachts produz lanchas entre 38 e 68 pés, além de dois iates de 80 e 85 pés. Todos os modelos podem ser encomendados através da American Boat.

                        Foto: André Cota/Transacácio/Divulgação

                         

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                          Jet Tour Recife

                          Por: Redação -
                          14/08/2014

                          A orla pernambucana serviu de inspiração para o Jet Tour Sea-Doo deste sábado. O roteiro do passeio para proprietários de motos aquáticas de todas as marcas explora as praias dos arredores da capital Recife, de Maria Farinha, em Paulista, até a Marina Seleta, no Paiva, em Jaboatão dos Guararapes.

                          “A movimentação está grande, aguardamos um grupo expressivo de motos aquáticas e teremos o apoio de quatro lanchas durante o passeio”, antecipou Fernando da Fonte, responsável pela Da Fonte Náutica. A empresa é concessionária em Pernambuco dos produtos que levam a assinatura da BRP, como a Sea-Doo.

                          “Os participantes irão conhecer a orla da região de ponta a ponta a bordo de jets, sob um ângulo diferente. O objetivo é aproveitar ao máximo e navegar com segurança”, continuou. O percurso inclui paisagens variadas. “Partindo no mar de Maria Farinha, vamos passar por Olinda e navegar também por rio, com parada no Marco Zero de Recife para foto histórica. Depois seguimos por Boa Viagem, Piedade e Candeias, que tem muitos apartamentos a beira-mar”, concluiu.

                          A equipe da Da Fonte Náutica está à disposição para mais informações sobre o evento no telefone 81/3325-1022. A organização do Jet Tour Sea-Doo exige o uso dos equipamentos de segurança e a apresentação da habilitação náutica por parte dos pilotos. A Sea-Doo patrocina a campanha Navegue Seguro, da Marinha do Brasil, a qual trabalha a conscientização sobre o uso responsável das motos aquáticas.

                          Foto: Divulgação

                           

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                            Segurança

                            Por: Redação -

                            O Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA) já está usando a lancha batizada de Carioca, embarcação de emprego tático desenvolvida pelo estaleiro brasileiro DGS Defence, na formação de novos navegadores fluviais para a Amazônia brasileira. A região tem 22 mil quilômetros de rios navegáveis e enfrenta problemas como contrabando e tráfico de droga.

                            A Carioca é uma embarcação tubular rígida híbrida fabricada com exclusividade para o Exército brasileiro. Atualmente, está sendo operada pela Divisão de Instrução de Embarcações do CECMA.

                            Possui motor turbo-diesel-intercooler, de seis cilindros e potência de 315 hp, acoplado a um propulsor hidrojato de alto empuxo, que permite navegar em regiões com baixa profundidade. Tem autonomia de mais de 400 quilômetros, transporta três tripulantes e seis passageiros e está equipada com uma metralhadora MAG.

                            Além de potente o barco, feito com tecnologia termoplástica híbrida, é muito seguro pois não afunda, não pega fogo, é de fácil operação e tem baixo custo de manutenção.

                            Foto: Divulgação / Informações: assessoria de imprensa

                             

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                              Rally Arretado

                              Por: Redação -

                              A sexta edição consecutiva do Rally Naútico da Bahia está confirmada para o dia 20 de setembro e trará uma novidade este ano, uma categoria para iniciantes, ou seja, aqueles que gostam mas tem pouca ou nenhuma experiência em ralis de regularidade.

                              A previsão é que as lanchas percorram 20 milhas náuticas na bela Baía de Todos os Santos.

                              Os interessados já podem fazer suas inscrições através da fan page do evento: facebook.com/rallynauticodabahia

                              Foto: Divulgação

                               

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                                Recorde

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                                O multicasco de 70 pés Oman Air Musandam quebrou o recorde da Round Britain and Ireland Race, regata que reúne barcos velozes de oceano entre as ilhas britânicas. O trimarã de Sidney Gavignet cruzou a linha de chegada na manhã desta quinta-feira (14) em  3 dias, 3 horas, 32 minutos e 36 segundos. A marca anterior era do Banque Populaire. Em 2011, o barco percorreu as mais de 1.000 milhas náuticas  16 minutos a mais do que o Oman Air.

                                Foto: Divulgação

                                 

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                                  Gildo

                                  Por: Redação -

                                  Um dos destaques do jet nacional, o paulista Gildo Gonçalves Teixeira vai disputar a Copa São Paulo de Jet, marcada para o período de 29 a 31 deste mês, com seu filho Erik Teixeira. Os dois estão treinando diariamente para fazer bonito na Represa do Guarapiranga, em São Paulo. “Eu e meu filho Erik estamos treinando muito, para garantirmos bons resultados. A Represa de Guarapiranga é um bom local para disputa, não tem pedras na margem, a água é limpa e fica perto de Campinas”, explicou Teixeira.

                                  A disputa também é válida pela quarta e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro – Grand Prix 2014 e o piloto de Campinas luta por três títulos na competição.

                                  Foto: Ricardo Fuchs/Photojetski

                                   

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                                    Atletas Solidários

                                    Por: Redação -

                                    Solidariedade e esporte estiveram juntos na noite da última terça-feira (12), na Sala São Paulo, no centro da capital paulista. O jantar beneficente Atletas Solidários reuniu 17 ídolos brasileiros, com o objetivo de levantar recursos para o Instituto Ingo Hoffmann, que abriga crianças em tratamento intensivo de câncer e seus familiares, no Hospital Boldrini, em Campinas, interior de São Paulo.

                                    Estiveram presentes no evento Alexandre Barros, Ana Moser, Cacá Bueno, Carlos Alberto Kirmayr, Carol Gattaz, Fernando Meligeni, Hortência, Junior Cigano, Lars Grael, Luciano Burti, Maurício Shogun, Robert Scheidt, Rodrigo Minotauro, Rubens Barrichello, Sandro Dias (Mineirinho), Thiago Camilo e Torben Grael, além de Ingo Hoffmann, empresários e imprensa, num total de mais 200 pessoas.

                                    A primeira edição do Atletas Solidários, promovido em parceria com a Mais Brasil Esportes, conseguiu arrecadar R$ 67.201 no leilão realizado com peças e artigos exclusivos dos atletas participantes. O balanço financeiro do evento, com a venda de convites e de apoios e as despesas, será divulgado no site www.ingohoffmann.org.br.

                                    “O feedback que estou recebendo de todos os presentes aqui nesta noite é que está sendo um sucesso. Estão todos elogiando a iniciativa e gostando muito. Inovamos com o fato do leilão ser fechado, foi aprovado. Superou todas as expectativas e foi ótimo”, afirmou Carlos Col, diretor da Mais Brasil Esportes.

                                    Ingo Hoffmann fez questão de subir ao palco e fazer um discurso. “Quero agradecer a participação de todos os que estão presentes, atletas, colaboradores, doadores e empresários. Vocês engrandecem esse evento. A gente só consegue ajudar as pessoas com a ajuda dos outros. O resultado do Atletas Solidários superou nossas expectativas e não apenas pela arrecadação que conseguimos, mas por todo o evento. Essa participação dos atletas é fantástica. Também preciso ressaltar a fundamental participação da Mais Brasil na coordenação e de duas dezenas de fornecedores solidários, que contribuíram com seu profissionalismo.”

                                    Rubinho Barrichello aproveitou o Atletas Solidários e fez uma homenagem a Ingo Hoffmann, relembrando o presente que o ex-piloto dono do Instituto deu ao ainda iniciante na carreira. “Foi o meu primeiro capacete e eu nunca vou esquecer esse presente que o Ingo me deu. Fiz questão de estar presente neste evento e fazer essa homenagem ao Ingo, que é uma pessoa muito especial. Obrigado. Foi com esse capacete que tudo começou”, discursou o piloto da Stock Car, que conquistou a Corrida do Milhão no domingo passado (10/8).

                                    Além da presença dos ídolos do esporte brasileiro e do leilão, o evento teve outras atrações, como a apresentação de Celso Miranda e Otávio Mesquita, jantar elaborado pela chef Adriana Cymes, do Buffet Arroz de Festa. A seleção de vinhos foi da Bueno Wines, de Galvão Bueno, e o show ficou por conta do cantor Walmir Borges.

                                    Fotos: Fernanda Freixosa e Duda Bairros/Divulgação

                                    Informações: assessoria de imprensa

                                     

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                                      SSB or not SSB

                                      Por: Redação -
                                      13/08/2014

                                      Esquecendo um pouco a nossa dita “era eletrônica”, lembramos que no passado as comunicações não eram nada parecidas com o que tempos hoje à nossa disposição. Esses eram os tempos que o VHF era a principal ferramenta de comunicação e que enfrentávamos filas de espera enormes para conseguir uma mísera chamada a cobrar para um número fixo em terra. Além do nome do barco e do prefixo, as estações costeiras pediam o QRC, ou código de cobrança, para o caso da ligação ser paga pelo dono do barco. Após aguardar horas, conseguíamos realizar uma chamada, bastante clara por sinal, onde não somente nós participávamos da ligação, mas também quem quisesse podia ouvir pelo menos um dos interlocutores numa espécie de teleconferência.

                                      Outra opção, que era mais utilizada quando nos afastávamos da costa, era o SSB, do inglês Single Side Band, também conhecido por HF no Brasil, ou Rádio de Alta Frequência, derivado do inglês Higth Frequency. Estes caros equipamentos eram extremamente restritos a uns poucos canais, visto que ainda utilizavam cristais para realizar a modulação de cada frequência, além de consumir uma barbaridade de energia. Com o tempo, foram criados os rádios sintetizados, que permitiam sintonizar qualquer frequência com apenas um cristal, e também surgiram os canais padronizados no mundo todo. O Brasil, como não poderia deixar de ser, além de ter deixado de exportar os cristais que produzíamos, acabou adotando frequências que não fazem parte do que se tornou o padrão internacional de comunicação. Com isto, quando compramos um caro e moderno SSB novinho, descobrimos que os Iate Clubes não operam nas frequências padronizadas, e precisamos pagar também pelo “destravamento” das frequências, permitindo que passemos a operar em canais, digamos, até certo ponto irregulares.

                                      Quem já teve a oportunidade de falar em um rádio destes antigos sabe que às vezes se consegue uma chamada muito boa, outras vezes é como se mantivesse um diálogo com o Pato Donald. Tenho lembranças boas e ruins destes tempos, quer seja quando tentei conversar com minha família na viagem de regresso de uma ida ao Japão em um navio da Petrobras, quer seja quando meus tripulantes falavam com o operador Flavio do Iate Clube do Rio de Janeiro (PYE-21) todos os finais de tarde de uma travessia de veleiro do Rio à Flórida, para saber sobre o capítulo da novela do dia anterior, enquanto isto Salomão Hayala e Odete Roitmann tomavam chá em algum lugar da tv, pois sinceramente não me lembro que novela eles acompanhavam tão febrilmente.

                                      Hoje, o SSB gera uma fonte de receita para os importadores e uma fonte de apurrinhão para os donos de barcos, pois seu uso é praticamente nulo a bordo. Proprietários de barcos mais abastados e modernos preferem investir em um equipamento de comunicação via satélite, como o Inmarsat-C, do que em um rádio de operação complicada e que sua eficiência depende da propagação de um sinal lançado a esmo na atmosfera. É bem verdade que no exterior, os cruzeiristas fazem um grande uso destes equipamentos, e que, as chamadas “Rodas dos Navegadores”, onde estações terrestres prestam apoio (muitas vezes remunerado) a barcos que realizam longas travessias, e tem nessa rede de estações apoio para receber boletins e previsões meteorológicas, resolver problemas mecânicos simples, conseguir informações sobre portos e agendar possíveis reparos e peças com antecedência. Fora isto, existe provedores que enviam mapas meteorológicos e ainda operam caixas postais de internet via SSB, abrindo um enorme leque de opções.

                                      Após o advento do GMDSS, que é o atual sistema de chamada de socorro, estes mesmos rádios receberam acessórios ligados a segurança, como interface com o gps e o botão de chamada de socorro (Distress), que infelizmente não foi adotado por nossas autoridades. Cabe aqui uma pequena observação, não se consegue entender o porquê do Brasil simplesmente não cumprir certos acordos internacionais dos quais é signatário, como o fato das estações costeiras do Brasil não possuírem equipamentos para operar este sistema, diga-se implementado mundialmente e negligenciado por nós, como Estado.

                                      Voltando ao SSB, fica a dúvida, se deveríamos manter estes equipamentos como exigência para barcos que naveguem para o alto-mar, como manda a Normam03, ou se deveríamos deixá-lo como opção para os mais aventureiros, permitindo que pudéssemos substituí-lo por uma tecnologia mais eficiente como a satelital. Não que o custo seja menor, ainda não o é, mas tem sim, maiores possibilidades que as ditas aleatórias frequências de rádio.

                                      O Inmarsat-C possui o tal botão Distress, mas a recepção de seu pedido de socorro se faz por uma rede internacional de monitoramento, que rastreia os satélites Cospas-Sarsat e seu pedido será passado diretamente aos órgãos competentes, sem depender da boa vontade de uma multinacional de telecomunicações, que não vê sentido em atender assuntos de bem estar público que não geram lucro para suas matrizes. Neste equipamento é possível receber boletins de tempo, avisos de segurança, avisos aos navegantes e ainda realizar o trekking do barco em travessias. As comunicações, através de email também são possíveis, mas seu custo proibitivo para qualquer mensagem que não seja realmente importante.

                                      De certa forma, o Brasil já deixou de lado o Navtex, um serviço do qual (mais uma vez) fomos signatários, e que nunca fizemos funcionar, em troca do Inmarsat-C, pois nossas autoridades concluíram que é melhor ter um equipamento via satélite do que algo que utiliza estações costerias para transmissão, sendo o Brasil um dos poucos países do mundo onde as comunicações de segurança não são prestadas por um orgão público, seja civil ou militar. O Navtex traria grandes vantagens aos navegadores ditos de menor poder aquisitivo, pois tem quase o mesmo leque de serviços, menos o envio/recepção de mensagens, e tem um custo muito mais adequado a embarcações de menor porte, como a quase totalidade de nossa frota pesqueira profissional, além dos veleiros e lanchas que cruzam nosso imenso e quase inóspito litoral.

                                      À Marinha do Brasil e a Anatel caberia pressionar a operadora da Rede Radio Costeira, antigamente a Embratel, para que atenda ao GMDSS, ou nos dispense de ter de adquirir equipamentos que, simplesmente, não funcionam como deveriam em nosso próprio litoral. Numa grossa comparação, de nada adianta chamar pelo apito, se o vigilante é surdo!

                                       

                                      Alvaro Otranto é navegador de longas travessias, um dos mais antigos colaboradores da revista Náutica e criador da Moana Livros, primeira livraria na internet especializada em temas de mar e aventura.

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                                        No Sul

                                        Por: Redação -

                                        Grandes marcas e novidades do universo náutico nacional e internacional já são presenças confirmadas para o 7º Festival Náutico Tedesco Marina, que acontece entre os dias 5 e 8 de setembro, com o apoio da NÁUTICA Sul. Considerado o principal do setor no sul do país, receberá importantes nomes mundiais do segmento como Absolute Yachts, Azimut Yachts, Bayliner, Cimitarra, Intermarine, Schaefer, Sea Ray, Sessa, Sunseeker, Ventura e várias outras. A expectativa é receber um público de cerca de 15 mil pessoas durante os dias do evento.

                                        Em paralelo ao desfile de iates de luxo novos e seminovos, que serão expostos em 20 vagas molhadas e mais de 25 vagas secas, o festival contará ainda com uma Feira de Serviços e Produtos.

                                        “A cada ano o Festival Náutico se desenvolve por promover contatos comerciais e ótimos negócios entre expositores e um público exigente. A expectativa é manter esse perfil de visitante e surpreendê-los com inovações”, anuncia a diretora executiva da Tedesco Marina Juliana Tedesco dos Santos.

                                        Serviços de apoio aos proprietários de barcos e suas tripulações também serão mais opções oferecidas.

                                        Foto e informações: assessoria de imprensa

                                         

                                        Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

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                                          Por: Redação -

                                          O Forte Village en Cerdeña, da Itália, é considerado um dos melhores resorts do mundo e para reafirmar sua posição realizou uma atividade muito especial para seus clientes mais especiais, uma exposição de obras do famoso artista Andy Warhol a bordo do iate Ocean Sapphire, que foi projetado pelo arquiteto Norman Foster.

                                          A cada noite 16 pessoas eram convidadas para um jantar italiano exclusivo e ao mesmo tempo apreciar as obras de Warhol expostas nesta embarcação de 41 metros de comprimento. Nesta exposição, as obras de Warhol eram parte de um conjunto de 120 quadros de 24 artistas italianos selecionados pela equipe da galeria de arte Mario Mazzoleni.

                                          Com o fim da temporada especial no Forte Village, as obras foram desembarcadas e o Ocean Sapphire, que pode ser alugado por cerca de R$ 350 mil por semana, partiu para cumprir o restante de sua rota de verão pela Europa.

                                          O iate Ocean Sapphire faz parte de uma série de barcos desenhados pelo arquiteto Norman Foster e foi construído pelo lendário estaleiro italiano Rodriquez Cantieri Navali. O iate tem forma de arco que dá a sensação da embarcação ser bem maior do que realmente é.

                                          O Ocean Sapphire, de 134 pés, pode acomodar até 12 passageiros, além de uma tripulação de sete pessoas.

                                          Fotos: Divulgação

                                           

                                          Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

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                                            Design Premiado

                                            Por: Redação -

                                            A Intermarine, tradicional estaleiro paulista, surpreendeu o mercado náutico com o lançamento de uma Offshore de 48 pés e acaba de arrebatar o júri do A Design Award, levando o prêmio na categoria Yacht and Marine Vessels.

                                            A lancha foi criada, em 2013, pelo departamento interno do estaleiro e seu design foi inspirado em carros esportivos. A Intermarine define a embarcação como “uma reinterpretação do conceito dos barcos esportivos, unindo luxo e velocidade de maneira única”. Foram essas características que deram ao barco o importante prêmio.

                                            O A Design Award é o maior concurso de design no mundo, com sede na Itália e premia os melhores projetos em diversas categorias de produtos.

                                            A nova Intermarine 48 Offshore fará sua estreia no São Paulo Boat Show 2014, que acontece entre os dias 25 e 30 de setembro no Transamerica Expo Center.

                                            Imagem: Divulgação

                                             

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                                              Multi70

                                              Por: Redação -

                                              O trimarã Oman Air Musandam está com média impressionante na Round Britain and Ireland Race, evento que reúne as principais classes de oceano, inclusive os novos modelos para a Volvo Ocean Race. O barco de Sidney Gavignet tem média de velocidade de 24 nós. Faltam menos de 300 milhas para o Multi 70 completar o percurso. A tendência é que o barco voador termine a Volta à Ilha da terra da rainha na madrugada desta quinta-feira (14).

                                              Além de ser o fita-azul, o trimarã de Omã pode quebrar o recorde atual da regata, que é de 3 dias, 3 horas, 49 minutos e 14 segundos, registrado em 2011 pelo Banque Populaire V. Esse barco já esteve no Brasil durante a Transat Jacques Vabre 2013 que parou em Itajaí, Santa Catarina.

                                              Entre os Volvo Ocean 65, destaque para o Abu Dhabi, com melhor média entre os cinco barco da categoria inscritos. Os espanhóis do Team Campos estão logo atrás. Fechando a flotilha dos VO65 estão as meninas do Team SCA.

                                              Foto: Divulgação

                                               

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                                                Por: Redação -
                                                12/08/2014

                                                A Regatta acaba de fechar mais uma importante parceria para o seu portfólio e, a partir de agora, é dealer oficial da FS Yachts.

                                                “Com a chegada da FS à Regatta pretendemos ampliar a nossa participação no mercado de lanchas de pequeno porte. Muita gente não sabe que é possível comprar um barco legal pelo preço de um carro, por exemplo. É importante para a Regatta voltar a oferecer embarcações nesse valor para quebrar o paradigma de que ter barco é caro”, conta Marcelo Galvão Bueno, sócio-diretor da Regatta.

                                                Há mais de 30 anos atuando no setor náutico, a Regatta é reconhecida por oferecer ao mercado produtos modernos e sofisticados, e os barcos da FS chegam para somar à consolidação da marca. O FS 275 Concept tem capacidade para 11 passageiros e possui uma cabine para duas pessoas. Já o FS 230 Scappare são 10 passageiros sendo dois para pernoite e o FS 205 comporta oito pessoas.

                                                “Dentro do segmento dos barcos de pequeno porte, a FS fabrica um ótimo produto com acabamento de alto padrão, assim clientes que estão buscando barcos nesse nicho se atraem muito pelo nosso produto. Temos certeza que o mercado náutico vai crescer muito especificamente nessa área de embarcações de entrada”, disse Renato Gonçalves, Diretor Comercial da FS.

                                                Há 16 anos no mercado, a FS tem a sua linha produção em Santa Catarina e exporta suas embarcações para Canadá, Eslovênia, Rússia, Angola e Suécia. A precisão da produção limitada, em um processo totalmente artesanal, o poder da alta tecnologia e o primor pela qualidade e bom gosto, dão às embarcações da FS uma personalidade inconfundível e fazem com que o estaleiro colabore com a criação de novas tendências de design no mercado náutico brasileiro.

                                                Além da nova parceria, a Regatta também inaugurou sua nova loja virtual. O site continua a oferecer mais de 8 mil itens de equipamentos e acessórios náuticos importados e nacionais. O novo e-commerce da Regatta ficou mais bonito e muito mais fácil de navegar. Confira: www.regatta.com.br

                                                Foto: Divulgação

                                                 

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                                                  Bate-papo

                                                  Por: Redação -

                                                  No dia 28 de agosto, das 19h30 às 21h, a atleta especialista em esportes a remo Roberta Borsari participará do Projeto Tabelando, no SESC Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 505). O encontro, que promove debates sobre esporte por meio de livros, tem como objetivo apresentar ao público histórias de grandes atletas, ampliando o saber cultural e incentivando as práticas esportivas.

                                                  O livro da vez será “O mar é minha terra”, do velejador Beto Pandiani. Nele, Beto fala um pouco sobre a Travessia do Pacífico — sua viagem mais recente a bordo de um catamarã sem cabine — e também relembra passagens imperdíveis de suas cinco jornadas anteriores, recuperando boa parte de sua trajetória pessoal.

                                                  Além de Beto e Roberta, também participa do bate-papo Guto Zorovich, escritor e editor, autor do livro “Indo além em um Duck”.

                                                  Roberta Borsari é atleta TOP 10 do kayaksurf mundial e aventureira especializada em esportes a remo. Seu nome está entre os das pioneiras da canoagem brasileira e sua carreira possui títulos, feitos, artigos, cursos e palestras. Foi a primeira mulher no mundo a surfar uma pororoca de caiaque, fez travessias inéditas de Stand Up Paddle em mar aberto e possui títulos em modalidades como rafting, canoa havaiana e slalom. Idealizadora do projeto SUPtravessias, visita ilhas como Galápagos, Ilha de Páscoa, Maldivas e Fernando de Noronha, realizando desafios de Stand Up Paddle e registrando as belezas, curiosidades e comunidades locais.

                                                  Foto: Divulgação / Informações: assessoria de imprensa

                                                   

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                                                    Por: Redação -

                                                    A Bombardier Recreational Products Motores da Amazônia Ltda. – BRP Brasil, que produz os jets Sea-Doo, está promovendo o recall de segurança das motos aquáticas Sea-Doo Spark, ano-modelo 2014, com números sequenciais de série entre 00989 e 66787, fabricadas entre os dias 01/02/2014 e 21/06/2014.

                                                    O motivo do recall é um possível defeito na coluna de direção que pode apresentar problemas quando conduzida com aplicação de manobras intensas e saltos, podendo ocorrer até a quebra da coluna. O problema pode resultar em perda de equilíbrio ou perda de controle do equipamento. Segundo a BRP, um acidente desse tipo pode levar a danos físicos graves e até a morte do condutor ou passageiros.

                                                    Os proprietários de jets que se encaixam nas especificações acima devem suspender o uso do equipamento imediatamente e contatar um dos revendedores autorizados Sea-Doo para agendar a troca gratuita da coluna de direção.

                                                    Para encontrar um revendedor acesse o site da Sea-Doo (www.sea-doo.com.br) ou ligue 19/3783-9600.

                                                    Foto: Sea-Doo/Divulgação

                                                     

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                                                      Turismo Náutico

                                                      Por: Redação -

                                                      A posse de Santa Catarina em uma das cadeiras do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico Nacional foi realizada nesta quarta-feira, 6 de agosto, em Brasília, na sede da Embratur. A conquista de uma das vagas só foi possível com a criação de um grupo de trabalho estadual – iniciativa que contou com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

                                                      “Com a participação nos dois Grupos de Trabalho poderemos planejar ações para desenvolver o setor náutico e sugerir um aproveitamento da costa que ofereça mais qualidade de vida a todos”, destacou o presidente do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico de Santa Catarina, Leandro Mané Ferrari – recém empossado como membro do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico Nacional.

                                                      O estado pretende fazer um centro de monitoramento das atividades náuticas, com informações e estatísticas do setor. Outro objetivo é propor mudanças nas leis existentes a fim de facilitar novos investimentos, como a construção de marinas, portos turísticos e trapiches. O Grupo de Trabalho também pretende divulgar os conceitos do Programa Bandeira Azul e incentivar a adesão de praias de todo o litoral catarinense.

                                                      Fotos e informações: Acatmar

                                                       

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                                                        O lendário velejador Sir Robin Knox-Johnston, de 75 anos, foi forçado a sair da competição Sevenstar Round Britain and Ireland Race após danos na vela mestra e no mastro de seu veleiro Grey Power.

                                                        A competição começou ontem na Ilha de Wight, após a largada ter sido adiada devido ao mau tempo.

                                                        Sir Robin disse que tudo estava indo bem a bordo e que eles estavam tendo uma grande velejada, com ventos de 21 nós. Infelizmente, como o conserto da embarcação irá demorar alguns dias, eles tiveram que informar à organização da regata de que não será possível continuar.

                                                        Ele o tripulante Simon Clay estão agora rumando para Calais, na França, o porto mais próximo.

                                                        Esta seria a segunda regata que Sir Robin Knox-Johnston competiria em seu Open 60 em preparação para disputar a Rota do Rum em novembro, clássica competição francesa de travessia oceânica em solitário.

                                                        “Velejando em solitário me sinto mais casa, ninguém pode te ajudar ou atrapalhar” ele confesssou. “e a Rota do Rum é uma regata clássica”

                                                        Foto: Divulgação / Informações: assessoria de imprensa

                                                         

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                                                          Por: Redação -

                                                          Vestas, empresa líder em energia eólica no mundo, foi anunciada nesta terça-feira (12) como a última equipe para a Volta ao Mundo. O australiano Chris Nicholson será o comandante — ele tem seis títulos mundiais e quatro participações na Volvo Ocean Race. “É uma honra ser o comandante da equipe Vestas Wind. A empresa tem capacidade e conhecimento de aproveitar o poder do vento”, disse Chris Nicholson, que por duas vezes representou a Austrália nos Jogos Olímpicos.

                                                          O time Vestas Wind Systems representará a Dinamarca na Volvo Ocean Race. O CEO Knut Frostad aprovou a entrada do primeiro barco dinamarquês na história da regata. “A Vestas é uma empresa global focada em energia eólica, tornando o mundo um lugar mais limpo para as gerações futuras”.

                                                          A equipe terá também dois dinamarqueses: Nicolai Sehested e Peter Wibroe. “No geral, estou muito contente em ter sete equipes na linha de largada. Todos a bordo do novo Volvo Ocean 65, um conceito de barco introduzido há dois anos”, disse Knut Frostad.

                                                          A Vestas construiu forte reputação em tecnologia eólica, além de fornecer produtos e serviços no segmento. A fabricação de turbinas eólicas começou em 1979 e hoje, a empresa é líder de mercado na área.

                                                          O time Vestas Wind System disputará o título contra Team SCA, Abu Dhabi Ocean Racing, Dongfeng Race Team, Team Brunel, Team Alvimedica e um time espanhol – que ainda não definiu o nome.

                                                          Foto: Divulgação

                                                           

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                                                            Depois de ficar mais de seis meses preso na Rússia, o navio Artic Sunrise, de propriedade do Greenpeace, está de volta à Holanda. A embarcação será restaurada por causa dos danos. Em 2013, 30 tripulantes do Artic Sunrise, entre eles a bióloga brasileira Ana Paula Maciel,  foram detidos em águas do Ártico pela guarda-costeira russa, quando tentavam subir na plataforma ‘Prirazlomnaya’, da Gazprom, em forma de protesto. A ação causou tensões diplomáticas entre Rússia e Holanda. Em novembro, o tribunal ordenou que a Rússia libertasse o navio do Greenpeace e seus tripulantes assim que a Holanda pagasse uma fiança.

                                                            Foto: Divulgação

                                                             

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