Teste FS 205

Por: Redação -
30/06/2014

A FS 205 tem a típica proa sextavada dos modelos mais recentes do estaleiro catarinense FS Yachts, que completou 15 anos de vida, e que segue uma tendência mundial entre lanchas de maior porte que adotaram esse formato para ganhar mais espaço interno sem comprometer a boa navegação. Segundo menor modelo da FS ela é feita para quem procura um barco pequeno, mas bem-acabado e confortável, com capacidade para levar até oito pessoas a bordo. Seu casco, projetado para navegar em águas abrigadas, tem um bom “V” na proa, que o torna apto também para cortar ondas.

NÁUTICA testou este modelo na edição 301, de setembro de 2013. Se você quiser ver a reportagem completa, compre esta edição através do Shopping NÁUTICA no endereço www.lojashoppingnautica.com.br.

Confira algumas imagens da FS 205:

Fotos: Mozart Latorre

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    Mundial de Star

    Por: Redação -

    90 duplas da classe Star iniciaram hoje as disputas do Mundial da classe em Malcesine, na Itália, cidade do lago Di Garda, palco da competição. O dia teve apenas uma regata que não começou nada bem para 24 barcos, eles levaram a bandeira negra, sinal de largada escapada. O melhor brasileiro do dia foi Bruno Prada, ele veleja ao lado do skipper norueguês Eivind Melleby.

    O barco brasileiro melhor classificado foi da dupla Alessandro Pascolato e Henry Boening, eles terminaram o dia na 10ª colocação. Torben Grael, que compete ao lado de Guilherme de Almeida, está em 26º e a dupla paulista Marcelo Fuchs e Ronald Seifert em 27º.

    A dupla Lars Grael e Samuel Gonçalves foi uma das equipes que levaram a bandeira negra a regata de hoje não valeu nada para eles. Outras três duplas brasileiras tiveram a mesma decepção, Admar Gonzaga Neto/Alexandre Freitas, Frederico Viegas/Renato Moura e Andre Luiz Reis/Antonio Moreira.

    As regatas do Mundial de Star continuam amanhã, dia 1º de julho.

    Foto: Divulgação

     

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      Optimist

      Por: Redação -

      Depois de ter conquistado a Búzios Sailing Week na semana passada, Tiago Quevedo e Gabriel Lopes voltaram a repetir a dobradinha no Campeonato Brasil Centro da classe Optimist, encerrado neste sábado na subsede do Iate Clube do Rio de Janeiro, em Cabo Frio. Tiago ficou com o título e Gabriel em vice. Além deles, Erik Hoffmann ficou em 9º lugar e Gabriel Rimoli, em 20º. A flotilha Minuano foi acompanhada pelo técnico Geison Mendes. O campeonato teve a participação de 54 velejadores da classe veteranos. No total foram realizadas oito regatas.

      Foto: Veleiros do Sul

       

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        Candidatos?

        Por: Redação -

        O Campeonato Mundial da Juventude de Vela da Federação Internacional de Vela, a Isaf, já tem sedes garantidas até 2017 e a autoridade máxima da modalidade já quer se adiantar para fazer o tradicional evento em 2018. As regatas para a nova geração da vela ocorrem desde 1971 e já foram realizadas em 26 países. A 44 ª edição será no mês que vem em Tavira, Portugal. No ano que vem é a vez de Langkawi, na Malásia. O evento segue em 2016 para Omã e no ano seguinte para Israel.

        Em 2009, Búzios, no Rio de Janeiro, sediou o Mundial da Juventude e teve como destaque a dupla Martine Grael e Kahena Kunze, que venceram na classe 420. Robert Scheidt e Ricardo Bimba Winicki já foram campeões do evento.

        Foto: Divulgação

         

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          RC44

          Por: Redação -

          O vencedor da Puerto Sotogrande Cup foi decidido na última regata deste domingo (29). Melhor para os russos do Bronenosec, que levaram o troféu da classe RC44 em mais um dia com excelentes condições na Espanha. O time foi seguido pelos compatriotas Synergy Russian Sailing Team, os ingleses do Peninsula Petroleum – que mantêm a liderança no circuito – e pelos os russos do Gazprom Youth Sailing Team.
          A próxima etapa do circuito RC44 será em Marstrand na Suécia.

          Classificação final após 11 regatas:

          1. Bronenosec Sailing Team – 6 5 3 3 5 1 5 6 4 4 3 – 45 pontos
          2. Synergy Russian Sailing Team – 8 2 2 6 7 5 9 2 5 1 1 – 48 pontos
          3. Peninsula Petroleum Sailing Team – 1 3 5 11 1 4 2 4 6 5 6 – 48 pontos
          4. Gazprom Youth Sailing Challenge – 5 1 8 10 2 9 3 1 3 2 9 – 53 pontos
          5. Artemis Racing – 9 7 1 4 6 3 1 9 1 11 5 – 57 pontos
          6. Team Aqua – 3 9 6 2 8 6 8 3 8 8 4 – 65 pontos
          7. Aleph Racing – 2 4 11 7 3 8 10 10 2 3 8 – 68 pontos
          8. Charisma – 10 6 7 8 4 7 6 5 9 6 2 – 70 pontos
          9. Team Nika – 4 10 9 1 11 2 7 7 7 7 7 – 72 pontos
          10. Katusha – 7 8 4 5 9 10 4 8 11 9 11 – 86 pontos
          11. MAG Racing – 11 11 10 9 10 12 (OCS) 11 11 10 10 10 -115 pontos

          Foto: Divulgação

           

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            Novidade

            Por: Redação -

            O estaleiro italiano Riva apresentou seu mais novo iate, o Florida 88, que irá substituir o Riva Bahamas. O Florida 88 é o único iate com o sistema Convertible Top, que abre totalmente o teto rígido da embarcação. Projetado e desenvolvido pelo Grupo Ferretti, em parceria com AYT&D, o Convertible Top, transforma a lancha HT em uma open com um simples toque.

            Ele funciona através de dois braços eletro-hidráulicos que estão escondidos nas laterais de uma targa. Os braços movem o teto do cockpit e o escondem sobre a área da proa. Há também a opção de posicioná-lo sobre o sofá de proa, criando uma cobertura para o sofá em U da proa.

            O Florida 88 vem equipado com dois motores MTU 2000 M93, com 2435 hp cada, levando o barco a 38,5 nós em velocidade máxima. Há ainda uma segunda opção de motorização, um MTU 2000 M94, com 2638 hp cada, que leva o Florida 88 a 40,5 nós de velocidade máxima.

            O cockpit espaçoso torna a Florida 88 um excelente dayboat, mas ela também tem uma ótima cabine com quatro camarotes fechados, salão e duas cabines para tripulação.

            A Riva informou que o iate deve ficar pronto entre o final de 2014 e o começo de 2015.

            Veja as imagens do novo modelo:

            Imagens: Divulgação

             

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              Roleta Russa

              Por: Redação -

              Após quatro dias e 22 regatas a equipe suíça Alinghi venceu a quarta etapa da Extreme Sailing Series, disputa em São Petersburgo, na Rússia. Ontem, domingo, cinco equipes foram para a água com chance de vitória da etapa. As equipes Alinghi e The Wave, Muscat protagonizaram um verdadeiro match race durante as regatas do dia. No fim, a equipe Alinghi terminou como a melhor do dia e conquistou sua terceira vitória na temporada.

              “Estamos muito felizes por poder mostrar que estamos aqui para vencer. A equipe vem trabalhando muito bem e estamos nos sentindo muito mais seguros com esta vitória. Porém ainda temos uma dura luta para alcançar o lugar mais alto do pódio ao fim da temporada”, declarou Morgan Larson, comandante da equipe.

              Agora os velejadores se preparam para a quinta etapa da competição que acontece entre os dias 22 e 25 de agosto, em Cardiff, Reino Unido.

              Confira a classificação geral da Extreme após quatro etapas:

              Alinghi (SUI) 38 pontos
              The Wave, Muscat (OMA) 35 pontos
              Emirates Team New Zealand (NZL) 32 pontos
              Realteam by Realstone (SUI) 28 pontos
              Gazprom Team Russia (RUS) 19 pontos
              J.P. Morgan BAR (GBR) 17 pontos
              SAP Extreme Sailing Team (DIN) 14 pontos
              Red Bull Sailing Team (AUT) 13 pontos
              Groupama sailing team (FRA) 13 pontos
              Oman Air (OMA) 11 pontos
              GAC Pindar (AUS) 4 pontos

              Foto: © Lloyd Images

               

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                Match Race

                Por: Redação -
                29/06/2014

                Velejadores do clube gaúcho Veleiros do Sul participarão do Campeonato Mundial Universitário de Vela de Match Race que começa hoje e termina em 5 de julho no Lago di Ledro em Trentino na Itália. Duas equipes femininas e uma masculina representam o país.

                Philipp Grochtmann, Rodolfo Streibel, Vilnei Goldmeier e Frederico Sidou, todos do Veleiros do Sul (terceiro lugar no Match Race Brasil 2013), serão a equipe masculina, enquanto no feminino Marina Jardim, Adhara Ginaid, Ana Clara Mantovani e Mariana Gliesch Silva (VDS) formam uma equipe e Juliana Mota, Maria Hackerott, Juliana Duque e Amanda Rodrigues são a segundo time que defende o Brasil.

                As equipes embarcaram nesta quinta-feira acompanhadas por Nelson Ilha, presidente da Associação Brasileira de Match Race (Abramatch) que chefiará a delegação brasileira. Todos os velejadores passaram pelas clínicas e projetos desenvolvidos pelo Veleiros do Sul nos últimos anos na classe Match Race. Participam do evento atletas com idade entre 18 e 28 anos e estar cursando graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado ou ter concluído o curso nos últimos seis meses.

                Foto:  Fred Hoffmann

                 

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                  Boabaid

                  Por: Redação -
                  28/06/2014

                  Maria Carolina Boabaid é um dos destaques do Europeu de Laser para atletas com até 18 anos. A competição em Aarhus, na Dinamarca, é uma prévia do Mundial da Juventude, que será em julho. No total, velejadores de 21 países participam das disputas na Classe Laser Radial, com 86 velejadoras na flotilha. Campeã Brasileira Sub-19 e da Copa da Juventude, disputada em Florianópolis, Maria Carolina Boabaid aparece como uma das grandes esperanças da Classe Laser Radial para os próximos anos.

                  Após as disputas em Aarhus, a atleta do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha  embarca para Portugal onde fará um período de aclimatação e treinamentos no local do Mundial.

                  Foto: Gabriel Heusi

                   

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                    Rússia

                    Por: Redação -

                    O penúltimo dia de regatas da etapa de São Petersburgo da Extreme Sailing Series foi bastante equilibrado. Neste sábado (28) foram seis vencedores em dez regatas entre os barcos velozes e voadores. O desempenho mais destacado, apesar da igualdade entre os times, foi do Alinghi, que assumiu a liderança provisória com três primeiros, mas The Wave, Muscat, Team NZ, JP Morgan, SAP Extreme Sailing Team, Oman Air e Gazprom Team Russia podem subir ao pódio na regata de hoje (29).

                    Classificação geral:

                    1 Alinghi (SUI)  117 pontos
                    2 The Wave, Muscat (OMA)  105 pontos
                    3 Emirates Team New Zealand (NZL)  93 pontos
                    4 º JP Morgan 85 pontos
                    5 SAP Extreme Sailing Team (DEN)  83 pontos

                    Vejo o vídeo da competição: 

                    Foto: Divulgação

                     

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                      Novidade

                      Por: Redação -
                      27/06/2014

                      A BoatSP, representante dos estaleiros Triton e Fishing, abre nova loja em Curitiba para ampliar a distribuição das marcas no Sul do país. A nova loja deve inaugurar no meio do mês de julho e terá showroom das marcas representadas pela BoatSP.

                      Essa será a sexta loja da empresa fundada em 2010 e que também é representante das lanchas Mestra. A BoatSP já tem lojas em São Paulo, Ubatuba, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Balneário Camboriú e, em breve, Curitiba.

                      Para o São Paulo Boat Show, que acontece entre os dias 25 e 30 de setembro, a revenda leva a nova Triton 450, uma lancha de 45 pés e duas versões, HT e flybridge.

                      Foto: Divulgação

                       

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                        Orgulho nacional

                        Por: Redação -

                        Cinco vezes medalhista olímpico, Torben Grael inaugura um dos importantes prêmios da vela mundial. O Magnus Olsson Prize está nas mãos do brasileiro pelos seus feitos na modalidade. Além das medalhas olímpicas, com direito a dois ouros na Star (Atlanta-96 e Atenas-2004), o velejador levou o Ericsson 4 ao título da Volvo Ocean Race na temporada 2008-09. O atleta também liderou a inédita campanha verde e amarela na Volta ao Mundo de 2005-06 com o Brasil 1.

                        A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (26), em Estocolmo, na Suécia, país de Magnus Olsson. O velejador faleceu em 2013, em Lanzarote, na Espanha. O sueco era um dos mentores do Team SCA, time 100% feminino que disputará a Volvo Ocean Race nessa temporada.

                        “Magnus Olsson foi um dos velejadores mais competentes e completos de todos os tempos”, disse Torben Grael. “Receber esse prêmio com seu nome me enche de orgulho e satisfação. Magnus, com o seu conhecimento e generosidade, foi um dos pilares da nossa conquista da Volvo Ocean Race em 2008-09”.

                        Além de Torben Grael, dois jovens atletas receberam uma bolsa por meio da fundação que leva o nome do velejador sueco. Simon Lundmark, de 18 anos, corre na classe Laser, e Albin Johnsson, de 17 anos, veleja na classe Europa. Ambos vão receber 15.000 Coroas (moeda da Suécia) e terão o apoio de Torben Grael como uma espécie de mentor.

                        “Nosso objetivo com as bolsas de estudo é inspirar mais jovens velejadores suecos a se tornar profissionais no futuro. Eu acho que Magnus teria ficado feliz com esse apoio e por servir de inspiração. Esse era o seu sonho”, disse a sócia de Olsson, Viveca Eckeström, que também integra o conselho da fundação.

                        Foto: Volvo Ocean Race

                         

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                          Ajuda

                          Por: Redação -

                          No mês de maio o arqueólogo Barry Clifford declarou ao mundo que pode ter encontrado a nau Santa Maria, uma das três caravelas que Cristovão Colombo comandou na descoberta da América em 1492. A descoberta foi feita durante mergulhos na costa do Haiti. Clifford só irá ter certeza se os destroços são mesmo da nau Santa Maria caso consiga investigar a fundo os destroços, mas para isso precisa de dinheiro, coisa que o Haiti não tem. Por isso a Unesco ofereceu ajuda ao país.

                          O pedido de ajuda partiu do próprio Haiti que reconhece a importância histórica desta possível descoberta. A ministra da Cultura do país, Monique Rocourt, enviou uma carta, em 12 de junho, pedindo ajuda ao Conselho Científico da Convenção da Unesco para a proteção do patrimônio cultural subaquático de 2001. A Unesco enviará ao Haiti uma missão de especialistas para examinar os destroços e isso poderá determinar se a descoberta se trata realmente a nau Santa Maria de Cristovão Colombo.

                          “Nos próximos meses a Unesco enviará uma missão para avaliar o estado deste patrimônio submerso em frente à costa da cidade de Cabo Haitiano, ao norte do país”, declarou um comunicado da organização com sede em Paris.

                          Foto: Divulgação

                           

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                            Aplicativo

                            Por: Redação -
                            26/06/2014

                            O estaleiro Fibrafort, com sede em Itajaí (SC), acaba de lançar o primeiro aplicativo de Indústria Náutica do Brasil. A Fibrafort é a maior fabricante de lanchas da América Latina em unidades vendidas, com mais de 13 mil embarcações da marca navegando em águas do Brasil e do exterior.

                            Com o App a Fibrafort proporcionará diversão a bordo aos amantes das águas e da conectividade. Pode-se acompanhar os eventos em que a empresa irá participar, compartilhar fotos, conferir vídeos dos produtos, montar o seu Focker e acessar as redes sociais da Fibrafort. O aplicativo já está disponível em quatro plataformas, Android, iOS, Google Play e Web.

                            O Brasil é um dos países com maior potencial náutico do mundo, com 8 mil quilômetros de costa marítima com boas condições de navegação, além de mais de 32 mil quilômetros de águas de interiores em rios, represas e lagos. “Os brasileiros estão mais próximos do segmento náutico, com cada vez mais facilidades para adquirir ou trocar os seus barcos, o lançamento do aplicativo, vem para incrementar a diversão na água”, comenta Rafael Ferreira, coordenador de marketing do estaleiro.

                            Acesse o link para conhecer a novidade: focker.mobapp.at

                            Imagens: Divulgação

                             

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                              RecBoats no Brasil

                              Por: Redação -

                              A Phoenix Internacional, empresa do interior de São Paulo, é a representante oficial da RecBoats, grupo que acaba de ser comprado pela gigante Beneteau, e já levou para o Rio Boat Show as bonitas lanchas Four Winns e promete mais novidades para o salão paulista.

                              Segundo Gabriel Isper, diretor da Phoenix Internacional, a entrada da Beneteau não altera os contratos e planos de vendas já traçados para os representantes das marcas Four Winns, Wellcraft, Glastron e Scarab, todas, parte do grupo RecBoats. “Continuamos como representantes oficiais das quatro marcas no Brasil e com planos de crescimento para este ano”, reforça Gabriel.

                              Os planos de crescimento incluem a chegada de uma nova marca da RecBoats para o São Paulo Boat Show deste ano. “Ainda não sabemos se os visitantes do salão terão o prazer de conhecer uma Wellcraft ou uma Glastron, mas garantimos que tem novidade esse ano”, comenta Gabriel.

                              A Phoenix Internacional tem levado aos salões náuticos do país as lanchas da Four Winns e já comemora o sucesso de três modelos (230 BR, 295 BR e 325 BR) no mercado nacional.

                              O São Paulo Boat Show acontece entre os dias 25 e 30 de setembro, no Transamerica Expo Center.

                              Foto: Divulgação

                               

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                                Melhor do ano

                                Por: Redação -

                                A Jeanneau & Prestige, divisões do grupo Beneteau, reuniram em Nantes, na França, os representantes da marca de todo o mundo para sua convenção anual. Cerca de 400 dealers compareceram ao evento que aconteceu entre os dias 24 e 25 de junho. A convenção apresentou e alinhou, junto aos dealers, as estratégias de negócios das duas marcas.

                                O evento também serviu para premiar os melhores representantes da Jeanneau & Prestige e a Yacht Center Group, representante do estaleiro Prestige no Brasil, ganhou o prêmio “Best Performance of the year”, ou seja, foi a representante que teve maior crescimento e melhor performance de todos os dealers Prestige do mundo no último ano.

                                A empresa deixou um recado em sua página na rede social Facebook: “estamos muito felizes e gostaríamos de agradecer aos nossos clientes, amigos e colaboradores por nos ajudarem a crescer cada vez mais”.

                                Na foto, Rodrigo Roza, gerente operacional da Yacht Center Group, entre Nicolas Harvey, diretor de vendas para as Américas, e Jean-Paul Chapeleau, diretor mundial da Jeanneau & Prestige, exibindo o prêmio.

                                Foto: Jean-Jacques Bernier/Divulgação

                                 

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                                  Dongfeng

                                  Por: Redação -

                                  Está definida a tripulação do Dongfeng para a Volvo Ocean Race 2014-15. Em Lorient, na França, base de treinamento da equipe, o comandante Charles Caudrelier anunciou o time e cumpriu a promessa de mesclar velejadores experientes com atletas chineses. É a primeira vez na história que quatro asiáticos participam da regata a bordo. A Volta ao Mundo começa no dia 4 de outubro, com a in-port race, uma regata de curta duração, em Alicante, na Espanha. Depois, os barcos partem para a Cidade do Cabo, na África do Sul.

                                  “Essa equipe é um marco no desenvolvimento da regata”, disse o CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad. “Estamos aumentando nossa base de fãs na China, uma chave estratégica para o mercado. Agora todos vão querer saber como estão os velejadores chineses a bordo. Além disso, a modalidade está crescendo no país depois dos Jogos Olímpicos de Londres, quando uma velejadora ganhou uma medalha de ouro”.

                                  Aos poucos os chineses começam a povoar as regatas, principalmente a Volvo Ocean Race. Um velejador do país correu as edições de 2008-09 e 2011-12. Agora, o número subiu pra quatro e, até 2020-21, o objetivo é que um barco 100% asiático dispute a prova.

                                  Jin Chen Hao (nome em português para Horácio), Jiru Yang (Lobo), Ying Kit Cheng (Kit) e Liu Ming (Leo) foram os velejadores chineses selecionados após seis meses de formação e 10.000 milhas velejadas, incluindo travessias oceânicas. Charles Caudrelier ressaltou que o fator decisivo para a escolha do quarteto foi a motivação.

                                  “Sabíamos que havia muitos candidatos fortes e que o nosso processo de formação deveria ser rigoroso e intenso”, disse o diretor da equipe de Bruno Dubois. “Temos uma grande equipe, mas estes velejadores chineses têm muito a aprender”.

                                  Charles Caudrelier completou a equipe com o sueco Martin Strömberg, ex-companheiro de Groupama, e com os franceses Thomas Rouxell, Pascal Bidégorry, Kevin Escoffier e Eric Peron. O nome do repórter a bordo será anunciado nas próximas semanas.

                                  O Dongfeng Race Team também apresentou outros dois patrocinadores para a campanha: Aeolus Pneus, fabricante de pneus, e da cidade de Shiyan, onde fica a sede da montadora Dongfeng, famosa pelas montanhas Wudang e pelo berço do Kung Fu no país.

                                  Foto: Yvan Zedda/ Dongfeng

                                   

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                                    Nível 0

                                    Por: Redação -

                                    A Usina Hidrelétrica de Três Irmãos em Pereira Barreto chegou ao nível “0” nesta semana. A falta de chuva deixa os reservatórios de hidrelétricas da região noroeste paulista com os níveis mais baixos do país. Pesquisas do Instituto Agronômico de Campinas apontam que o período entre outubro de 2013 e março de 2014 foi o mais seco dos últimos 123 anos. O resultado é a redução no volume dos rios, afetando escoamento de produção, turismo e lazer. A Hidrovia Tietê-Paraná tem o tráfego paralisado por causa da estiagem.

                                    Apesar do volume, a Companhia Energética de São Paulo garante que a pouca quantidade de água não vai prejudicar o fornecimento de energia, pois o sistema energético do país é interligado.

                                    Foto: Pereira Barreto / Divulgação

                                     

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                                      Sayula

                                      Por: Redação -

                                      Em 8 de setembro de 1973, uma flotilha de 17 barcos deixou Portsmouth, na Inglaterra, para enfrentar a primeira edição Volvo Ocean Race, que era chamada de Whitbread. Ninguém apostou no tal Sayula, liderado pelo mexicano Ramon Carlin. Quando a flotilha voltou para a Grã-Bretanha, lá estavam eles em primeiro lugar.

                                      Para recordar o feito, a equipe se reuniu na Cidade do México, justamente na casa de Carlin. A iniciativa foi de Bernardo Arsuaga, que está trabalhando em um documentário sobre a equipe. A maioria não se encontrava desde a cerimônia de entrega de prêmios em 1974. “Foi maravilhoso e muito emocionante. Você pode encontrar bons velejadores em todos os lugares, mas é muito raro encontrar alguém com a visão de Ramon Carlin. Ele era – e ainda é – um grande cara e um grande líder”, disse Dalrymple-Smith.

                                      Com 50 anos na época, o mexicano viu um anúncio sobre a regata. Decidido, comprou um Swan 65, levou sua esposa Paquita, seu filho Enrique, seu melhor amigo Adolfo e dois sobrinhos com ele para Europa. Por lá achou experientes velejadores que toparam formar o time. Os 12 companheiros de equipe não se conheciam e só se reuniram pouco antes da regata. “Ramon se aproxima de um comandante perfeito”, explica Bob Martin. “Ele se preocupava com a gente, nós tivemos a melhor comida e o barco foi perfeitamente equipado”.

                                      Assim como Sayula, o sucesso da equipe vencedora – seja ela qual for – vai depender do respeito e amizade a bordo. A Volvo Ocean Race, sem espaço para decisões de última hora e amadorismo, começa em outubro deste ano, na Espanha.

                                      Foto: Arquivo pessoal de Bernardo Arsuaga

                                       

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                                        Teste Cimitarra 500 Fly

                                        Por: Redação -
                                        25/06/2014

                                        Fundado em 1999, o estaleiro Cimitarra fabrica lanchas de lazer de 34 a 76 pés. Este modelo, de 50 pés, lançado em 2012, tem três versões, hard top, flybridge e, lançada recentemente, Sun Deck. Em 2013 o modelo de 50 pés foi reestilizado, o fly teve seu tamanho aumentado, ampliando a capacidade de ocupação, enquanto a praça de popa deixou de ter o grande solário, também em favor de mais lugares para sentar. A escada de acesso ao fly, que, antes, ficava no salão, também foi colocada ali. A 500 fly ainda tem opção de motorização IPS. Vale dizer que a construção da lancha é aprimorada desde 2009, quando foi introduzido o processo de infusão a vácuo, o que resultou em maior resistência do casco e menor peso.

                                        NÁUTICA testou este modelo na edição 304, de dezembro de 2013. Se você quiser ver a reportagem completa, compre esta edição através do Shopping NÁUTICA no endereço www.lojashoppingnautica.com.br.

                                        Confira algumas imagens da Cimitarra 500 Fly:

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                                          Em chamas

                                          Por: Redação -

                                          Em poucos minutos 24 milhões de dólares foram reduzidos a cinzas. Essa é o resumo das imagens captadas por um drone, veículo aéreo não tripulado, em San Diego, nos Estados Unidos. O acidente aconteceu em uma marina da cidade enquanto o Polar Bear, iate de 31 metros e preço estimado em 24 milhões de dólares, passava por reformas fora da água. Mais de 100 trabalhadores tiveram que deixar o local por causa da fumaça preta que invadiu todos os cantos da marina.

                                          A embarcação pertence ao empresário americano Larry Jodass e foi construída em 2011 pelo estaleiro Citadel Yachts. Já as imagens foram captadas pelo drone de Kurt Roll, um apaixonado por vela e nautimodelismo. Ele estava navegando no barco de um amigo quando avistou a cortina de fumaça preta do incêndio.

                                          As primeiras investigações apontaram que faíscas das máquinas de solda, utilizadas pelos trabalhadores que estavam reformando a embarcação, foram as culpadas pelo início do incêndio.

                                          Veja o vídeo divulgado na internet:

                                           

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                                            Atlantis 50 Open

                                            Por: Redação -

                                            A Azimut Atlantis 50 Coupè está no mercado desde o ano passado e agora ganhou uma nova versão a 50 Open, que deve ser lançada em setembro deste ano. A Open é, basicamente, a mesma lancha com apenas alguns detalhes que a diferenciam da versão Coupè.

                                            Para começar, o salão foi integrado à área externa, por isso, parece mais amplo. Enquanto a versão Coupè tem diferentes acabamentos no salão e na praça e plataforma de popa, enquanto na versão Open todos os ambientes são revestidos de teca. O sofá da Open foi reconfigurado para maximizar este ponto de vista com um arranjo em forma de U e assentos adicionais de frente para a área externa. A lancha tem, também, hard top com teto solar elétrico e uma garagem para bote na popa.

                                            A cabine tem duas configurações, dois ou três camarotes.

                                            A lancha pode atingir até 32 nós em velocidade máxima e 28 nós em velocidade de cruzeiro e tem a mesma motorização da Coupè, dois Cummins de 600 hp cada.

                                            Imagem: Divulgação

                                             

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                                              Mundial de Star

                                              Por: Redação -

                                              A partir do próximo domingo (29) será disputado em Malcesine, na Itália, o Mundial da classe Star. Em busca do quarto título internacional do ano, Lars Grael e o proeiro Samuel Gonçalves desembarcaram no início da semana na cidade do lago di Garda, onde fazem os últimos ajustes no barco e aproveitam para conhecer a raia. O evento seguirá até o dia 5 de julho e reunirá nada menos que 90 velejadores, entre campeões olímpicos e mundiais, como seu irmão Torben Grael, o francês Xavier Rohart, e o brasileiro Bruno Prada.

                                              “Esta será uma grande competição! Será muito forte no aspecto qualitativo (com vários campeões mundiais na raia e outros favoritos) e quantitativo (com 90 barcos na mesma linha de largada). Começamos a treinar na terça-feira e usaremos um Star Folli emprestado de um italiano, que é quase irmão do Star da mesma marca que possuímos nos Estados Unidos”, disse Lars.

                                              Lars Grael chega embalado pela vitória no campeonato Hemisfério Ocidental, conquistado na semana passada no Lago Sunapee, nos Estados Unidos. E apesar de não se colocar como um dos favoritos, o objetivo da dupla é terminar entre os dez melhores colocados.

                                              “Ano passado ficamos em 17º e foi decepcionante. Fui medalha de bronze no Mundial de 2009 e 4º colocado no Mundial de 2010 em parceria com Rony Seifert, então este ano, ficar entre os 10, seria uma boa meta”, define ele.

                                              Quando perguntado quem será seu maior adversário, Lars acha difícil apontar apenas um, já que a classe Star é a chamada classe das estrelas, e não é difícil encontrar na água campeões mundiais e medalhistas olímpicos. “Posso dizer que entre os favoritos, dentre outros, estão o italiano Diego Negri, e os campeões mundiais Torben Grael, o americano bicampeão Mark Reynolds e o francês também bicampeão Xavier. Destaque ainda para o norueguês Eivind Melleby que fará dupla com o tricampeão mundial e medalhista olímpico, o brasileiro Bruno Prada.”

                                              A partir desta quinta-feira os barcos poderão começar a ser medidos. No dia 29 será realizada a regata de abertura, que não conta pontos. Do dia 30 ao dia 5 será realizada uma regata por dia. Caso não seja possível velejar em algum destes dias, os dias 6 e 7 servirão como reserva.

                                              Lars Grael e Samuel Gonçalves contam com o patrocínio da Light através da a Lei de Incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

                                              Foto: Fred Hoffmann

                                               

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                                                Artemis

                                                Por: Redação -

                                                O Artemis Racing não está 100% a favor das novas regras ou protocolo da 35ª edição da America’s Cup. Em uma entrevista publicada na Yachting World, Ian Percy, gerente da equipe, afirmou que as equipes são prejudicadas pela indecisão em relação ao local das regatas e o formato. Para os suecos, São Francisco, nos Estados Unidos, seria o local mais lógico para o evento.

                                                “Parece que os custos vão aumentar em vez de reduzir. A possibilidade de dois eventos em duas partes diferentes do mundo parece ser totalmente desnecessário”, disse Ian Percy.

                                                O atual campeão da America’s Cup é o Oracle USA, que é quem dita as regras da próxima edição pelo regulamento. As regatas serão disputas em 2017.

                                                Foto:  Chuck Lantz ©

                                                 

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                                                  Por: Redação -
                                                  24/06/2014

                                                  Exatos 1585 veleiros na raia, assim foi a Round The Island Race, regata que contorna a famosa ilha de Wight, berço da America’s Cup. Cerca de 16 mil velejadores participaram da competição que reúne amadores e profissionais como Sir Ben Ainslie, que estava a bordo do Farr 45 Rebel, e Sir Robin Knox-Johnston, que velejou a bordo do Open 60 Haven KJ Grey Power, único veleiro Open 60 na raia.

                                                  Além de disputar a raia com tantos veleiros, as equipes também passaram por um teste de paciência. Os ventos, essenciais em uma regata, não passaram de três nós no começo da prova o que levou o veloz catamarã Team Richard Mille só cruzar a linha de chegada quase nove horas após a largada. A equipe foi a fita azul da competição com 8 horas, 51 minutos e 37 segundos no tempo real, o catamarã venceu também na sua classe, a GC32. O segundo a cruzar a linha de chegada também foi um catamarã da classe GC32, o Spax Solution, que completou a prova após 9 horas, 5 minutos e 9 segundos de navegação.

                                                  Já Sir Ben se envolveu em um match race com o veleiro Toe in the water too!, tripulado por militares feridos e mulheres que serviram recentemente no Afeganistão, Sir Ben, inacreditavelmente, perdeu a batalha e o Toe cruzou a linha de chegada na 9ª colocação enquanto o Rebel, de Ben Ainslie, só chegou na 16ª.

                                                  Sir Robin Knox-Johnston cruzou a linha de chegada em 198º, levando longas 18 horas, 6 minutos e 11 segundos no mar. Mas no fim, quem se importa mesmo com a vitória? O importante aqui é fazer parte desta imensa festa da vela, e depois de ver as fotos abaixo não há quem vá discordar disso.

                                                  Fotos: Divulgação

                                                   

                                                  Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

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                                                    Por: Redação -

                                                    O Grupo Beneteau, detentor das marcas Beneteau, Jeanneau, Lagoon, Prestige e Monte Carlo, anunciou, nesta quarta-feira (23) a aquisição da RecBoats, responsável pela construção de lanchas das marcas Four Winns, Wellcraft, Glastron e Scarab. Essas marcas incluem lanchas de passeios, caso das Four Winns e Glastron, lanchas de pesca e lanchas esportivas.

                                                    Esta aquisição faz parte da estratégia de crescimento da Beneteau no mercado americano de lanchas. Depois de inaugurar as vendas de lanchas com mais de 12 metros, em 2010, o Grupo está embarcando na segunda fase do seu projeto, que é entrar no mercado de lanchas com menos de 40 pés, o que exige um investimento industrial nos Estados Unidos. Por si só, este segmento é responsável por quase 40% do mercado global de barcos a motor nos Estados Unidos.

                                                    Com fábrica na cidade de Cadillac, no estado do Michigan, a RecBoats tem uma receita de cerca de 150 milhões de dólares e emprega 475 pessoas. São mais de 200 revendedores em toda a América do Norte.

                                                    A Beneteau vai ampliar a distribuição das lanchas RecBoats nos mercados em que opera, incluindo o Brasil. Essa aquisição é mais um passo para o objetivo maior do Grupo Beneteau que é se tornar o maior grupo náutico do mundo, posição essa ocupada, hoje, pela Brunswick.

                                                    Foto: Divulgação/Four Winns

                                                     

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                                                      O trimarã Oman Sail, barco que já esteve no Brasil na Transat Jacques Vabre, mostrou mais uma vez sua impressionante performance. Comandando por Sydney Gavignet e Damian Foxall, a embarcação bateu recorde da rota de costeira de Kiel a Eckernforde, percorrendo as 27,5 milhas em 1 hora, 47 minutos e 22 segundos. A prova fez parte da Kiel Week.

                                                      Ao contrário do que ocorreu na Transat Jacques Vabre em 2013, o trimarã da classe MOD70 tinha mais de dois velejadores a bordo, inclusive o árabe Mohsin Al Busaidi, que foi o primeiro velejador árabe a completar uma volta ao mundo em 2009.

                                                      Foto: Divulgação

                                                       

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                                                        Depois de depoimentos, entre eles o do comandante do navio e de testemunhas, a Polícia Federal de Pernambuco trabalha com a hipótese de suicídio na investigação sobre o caso do turista mexicano Jorge Alberto López Amores, de 29 anos. Imagens das câmeras do navio mostram o estrangeiro pulando do 15º andar do cruzeiro MSC Divina, na quarta-feira passada, nas proximidades do Cabo Calcanhar, Rio Grande do Norte. Esta manhã, a PF se pronunciou sobre o caso em entrevista coletiva concedida pelo assessor de comunicação Giovani Santoro, na sede da corporação, no Cais do Apolo, no Recife.

                                                        Os trabalhos para achar o corpo estão cobrindo uma área de busca de cerca de 4 mil quilômetros quadrados nas proximidades do Cabo Calcanhar, Rio Grande do Norte. Estão envolvidos na operação um navio da Marinha, dois aviões da Força Aérea Brasileira e mais de 100 homens no mar e em terra, com apoio do Comando Naval do Nordeste e da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) e dos navios mercantes que passam pelo local e da comunidade marítima da região.

                                                        Foto: Divulgação

                                                         

                                                         

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                                                          23/06/2014

                                                          José Yunes, advogado e ex-deputado, é o novo Comodoro do Yacht Clube de Ilhabela (YCI) e exercerá a função até 2017, e tem como vice-comodoro Sergio Canestrelli. Os dois estiveram na solenidade comemorativa à Batalha Naval do Riachuelo, onde José Yunes recebeu a medalha “Amigo da Marinha”, criada para agraciar personalidades civis, bem como instituições que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha, na defesa dos interesses atinentes à instituição e na divulgação da importância do mar para o país.

                                                          Yunes, que tomou posso em Abril deste ano, destacou que o maior objetivo de sua administração é ver terminada as obras de construção da nova sede social do clube que é palco da mais importante competição de vela do país, a Ilhabela Sailing Week. Esta é a primeira semana de vela que não contará com o patrocínio máster da Rolex, que dava nome à regata. O Comodoro, em conversa com NÁUTICA, ressaltou que a Rolex continua sendo parceira do evento e que outros dois importantes patrocinadores estão apoiando a maior semana de vela do país. “Já fechamos parceria com o Banco do Brasil e com a Mitsubishi, isso prova que a vela ainda tem muito espaço e prestígio entre as grandes empresas”, comentou José Yunes.

                                                          Na foto, Sergio Canestrelli, Vice-Comodoro YCI, Marco Fragalli e Marcelo de Carvalho Fragalli, Ernani Parcionik, outras duas personalidades agraciadas com a medalha “Amigo da Marinha”, José Yunes, Comodoro do YCI e Berardino Fanganiello, Comodoro do Iate Clube de Santos, durante a solenidade comemorativa à Batalha Naval do Riachuelo, realizada no Comando do 8º Distrito Naval, em São Paulo.

                                                          Foto: Divulgação/YCI

                                                           

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                                                            A Flotilha Minuano do Veleiros do Sul faturou nesse sábado (21) a Búzios Sailing Week – Monotipos 2014 realizada pelo Iate Clube Armação de Búzios, no Rio de Janeiro, com dois velejadores empatados em pontos no topo do pódio. O campeão brasileiro da classe Tiago Quevedo venceu por critério de desempate, fazendo dobradinha com o campeão sul-americano de 2013 Gabriel Lopes como vice-campeão.

                                                            Foram realizadas cinco regatas na disputa que começou na quinta-feira (19). Tiago e Gabriel foram primeiro e segundo consecutivamente nas duas primeiras regatas (resultados que definiram a vitória de Tiago). Após a sexta-feira sem regatas, os velejadores disputaram três neste sábado, evidenciando a disputa parelha entre a dupla. Enquanto Gabriel venceu uma e fez 4º e 8º, Tiago chegou em 2º, 4º  9º. A dupla empatou com 17 pontos perdidos. Em terceiro lugar ficou Clara Penteado (ICRJ) com 29 pontos. Erik Hoffmann, também correu pelo Veleiros do Sul e encerrou em 18º.

                                                            A dupla Gabriel Lopes e Tiago Quevedo representa o Brasil no Mundial de Optimist em outubro, na Argentina. Participaram da Búzios Sailing Week – Monotipos 2014 as classes Optimist, 420 e Laser Radial.

                                                            Foto: CBVela

                                                             

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